O Ickabog J.K. Rowling

Resenhas - O Ickabog

Phi 18/05/2024

Um conto de fadas incrível
Pense num conto de fadas bem escrito. Esse conto fala sobre um reino onde existia uma lenda de um ser temível, o ickabog. Sobre um rei que era muito negligente, deixou a alfaiateira dele morrer, e resolveu compensar indo atrás da fera. Sobre Bert, um menino covarde, que amadureceu e levantou coragem quando o reino mais precisava. Daisy, a menina com o coração e a coragem para mudar a situação, e fazer a diferença se tornando amiga do ickabog. O pai de daisy, e a mãe de bert, que resistiram, encheram de esperança mentes tão derrotadas pela crueldade de lorde cuspêncio. E o ickabog, que traz consigo uma filosofia grande e profunda sobre sermos o exemplo para nossos filhos.
É certo que esse livro não é perfeito: ele, assim como Robin Hood, por um longo instante, foi cruel. Cuspêncio fazia de tudo para manter a mentira dele ativa, e para isso, se comportu de forma astuta e autoritária como o porco na revolução dos bichos. Digo que esse conto foi muito parecido com a revolução de George Orwell. Mas no lugar de demonstrar apenas crueldade, demonstrou a importância da esperança, da união, e de lutar pelos ideais que consideramos certos, que nos tornam o que somos, nossa essência. Teve muito amadurecimento, e uma revolta que foi crescendo, crescendo, e quando estourou, puf! Fez o livro valer muito a pena.

Lisa Vermasi 05/05/2024

Odeio ter que separar a obra do autor
É inacreditável que uma pessoa tão preconceituosa escreva histórias tão gostosas de se ler.

De infantil esse livro tem apenas os nomes dos personagens e da cidade, pois nos leva a lições que não somente as crianças precisam ler, mas todos os adulto.

Era uma vez?

Um livro que conta sobre a maldade humana na sua mais pura essência, que conta sobre egoísmo, sobre a soberba, sobre morte, fome e misérias. Um livro que, apesar do final feliz, tem páginas tristes e de muito sofrimento onde a gente fica refletindo o quanto é real a história narrada, vivemos isso todos os dias.

Por vários momentos você perde a esperança de uma melhora, de um recomeço pois estamos tão acostumados a ver gente ruim se dar bem (e como existe isso no mundo!) que parece até mentira que um reino tão devastado por enganações possa voltar a ser tão belo algum dia.

Realmente eu fico me perguntando ?que crianças deveriam ler esse livro?? Uma vez que a sua pureza ultrapassa o lógico, eu acho que o público alvo somos nós mesmos, que estamos imersos em tanta sujeira que precisamos de um choque de realidade como esse para nos tornarmos mais amáveis.

Annalisa 18/02/2024

O Ickabog

A leitura desse livro foi completamente diferente de qualquer coisa pela qual eu esperava. Sabia apenas que era uma história "para crianças" e que existiu um concurso de desenhos em cada país para compor o livro. Juro que pensei que seria um leitura mais rápida, simples e que eu conseguiria matar de uma única vez. Porém, quando dei por mim, estava presa em uma enorme rede de mistérios, mentiras, injustiças e grandes vilões. O livro é direcionado para uma leitura mais infantil sim, mas seus ensinamentos e lições ficam para qualquer tipo de leitor ou idade.

O livro nos apresenta um pequeno país chamado Cornucópia, no qual todos os cidadãos parecem viver felizes e contentes, cada qual com suas atividades e trabalhos. Cornucópia era governada por uma longa linhagem de reis, e o atual Rei Fred não poderia ser mais infantil, mimado, narcisista, ingênuo e manipulável. E é por conta dessa personalidade fraca dele que diversas desgraças recaem sobre todo o reino.

O Ickabog em si é uma história contada em todo o reino, de geração em geração, mais como uma lenda ou fábula, aquele conhecido "sejam crianças bem comportadas, comam toda a comida, respeitem seus pais... Se não o Ickabog vai puxar seus pés a noite". E tudo muda, quando uma sucessão de fatos e coincidências leva o Rei Fred a acreditar que realmente viu um Ickabog. E dessa forma, manipulando seus medos e consciência frágil, os dois "amigos" do Rei Fred passam a controlar o Rei, o país e todos os seus súditos. Um país que era reconhecido pela "felicidade" de seus moradores, por suas comidas, culturas e caprichos, se vê tomado de medo, escuridão, fome e miséria.

O livro vai nos contando como tudo isso aconteceu, e como pequenas mentiras se tornam grandes monstros. De como as pessoas são gananciosas e manipuláveis. E que só o poder da verdade, do amor e da amizade é realmente capaz de superar esses desafios e trazer todo o reino de volta a glória.

De forma geral é sim uma leitura até que rápida e não muito profunda (levando em consideração que é um livro para crianças), mas tudo é realmente muito bem escrito, os personagens e suas personalidades são ótimas. E você realmente consegue criar uma conexão com tudo isso.

A edição o livro é um comentário a parte, estrutura completamente deslumbrante, e os desenhos das crianças brasileiras completam toda a magia da história. Foi maravilhoso ver pelos olhos de outros como a magia da leitura e da imaginação podem ser despertados em cada um.

sarah.bianchin. 25/01/2024

Tirem as crianças da sala
Primeiro quero dizer que é muito injusto que uma pessoa tão podre crie histórias tão incríveis.

Eu consigo entender de onde vem a ideia de que esse é um livro infantil, e realmente existem muitos elementos que remetem a isso (aliás antes de ler eu achava que ia ser meio bobo), mas ao mesmo tempo, CARA, NÃO! É história de gente grande, cheia de reviravoltas e personagens maldosos - aliás, uma das especialidades de JK Rowling na minha opinião são os vilões. Não sei se eu leria esse livro para crianças pequenas, mas a história é muito boa e te prende.

Danessy 17/01/2024

Escritora corajosa
É fato que J. K. diz verdades que incomodam os identitários, mas que precisam ser ditas. O mesmo ocorre neste livro, a escritora é corajosa e não ameniza as maldades do mundo nem para as crianças! Minha opinião completa eu publiquei em https://aniliquajo.blogspot.com/2023/12/o-ickabog.html

Vevemler 16/01/2024

Não é um livro infantil!
Por mais que seja vendido como um livro infanto-juvenil, acho que algumas crianças possam ficar meio chocadas com os acontecimentos e em algumas partes podem ficar entediadas, pois há muita trama política na história.
Comecei lendo para meus filhos, mas quando algumas injustiças começaram a acontecer, a leitura começou a ter um efeito negativo, deixando eles meio tristes, então resolvi ler sozinha, pois a escritora é uma péssima pessoa, mas não posso negar que amo o jeito dela de escrever.
As ilustrações são um motivo a mais para ler, afinal foram feitas por crianças brasileiras, e todas estão "assinadas" por elas, o que torna o livro ainda mais incrível!
Acredito que para adolescentes de 13 a 15 anos seja mais interessante.
Realmente muito boa a trama. Simples mas como sempre, muito bem escrita!
Amei.

@vanessachrisostomo 11/01/2024

Livro infantil
Apesar disso, me prendeu bastante e não conseguia parar de ler. Tem assuntos complexos sobre o comportamento, e como as mentiras podem ter como resultado coisas bem cruéis.

Alan_Henrique 11/01/2024

ÓTIMO!
Adorei a leitura do "O Ickabog", ocorreu de maneira fluida do início ao fim. O livro apresenta um belo reflexo da sociedade humana em que vivemos, na qual, as pessoas vivem dia após dia pensando no auto benefício. Embora seja indicado para crianças, adultos e jovens irão adorar a temática do livro. Recomendaria para amigos e familiares!

Dica: Se for ler para uma criança, tenha em mente que o livro aborda temas que necessitam de uma explicação simples para o pequeno leitor, evitando que ele perca a magia da leitura.

Nanda 31/12/2023

O Ickabog
Amei a mensagem final do livro e tudo q ele passa. A leitura se torna um pouco cansativa no meio, mas vale a pena

Yas 29/12/2023

Um retrato da maldade de forma lúdica
A leitura desse livro foi difícil de início, justamente pelo fato da maldade do ser humano ser retratada em sua forma pura. Porém a história é tão envolvente e surpreendente que serve para nos fazer refletir sobre até onde iríamos por poder. O sofrimento dos personagens é causado pelo medo de cada um admitir a verdade que eles ignoram, pois é cômodo continuarem estagnados sem terem que desprender esforço algum para realizar mudanças. E ver como os jovens são papéis fundamentais em todo o processo de mudança, me fez pensar em como devemos ter fé e investir ainda mais naqueles que estão se desenvolvendo e que serão o futuro. Simplesmente uma leitura magnífica para encerrar o ano e me fazer retomar o hábito de ler. ??

Gisele Carmona 05/11/2023

Eu achava que encontraria uma leitura infantil, até mesmo pelo perfil dos vilões e tal, mas confirme as coisas foram se desenvolvendo, o medo real pelos personagens começou a aparecer, a crueldade cresceu junto com o livro. Os violões davam ódio. E eu senti um imenso alívio quando as coisas começaram a virar. Um livro sobre mentiras que enganam toda uma sociedade e podem levá-la à ruína. Me surpreendeu.

Paula823 26/10/2023

Resenha do Livro "O Ickabog" da Autora J.K.Rowling.

O reino da Cornucópia era muito feliz, até que uma sequência de eventos, e uma figura mística, tomam forma.
Bert e Daisy são muito amigos, quase como irmãos, e suas famílias são muito próximas. Algumas tragédias colocarão esta amizade em conflito, entretanto, a descoberta do Ickabog irá uni-los novamente.

Apesar da classificação indicativa ser para crianças, eu não indicaria, pois tem diversas cenas de assassinatos.
A escrita da autora é impecável, assim como em suas outras obras.O enredo é envolvente, tem diversos personagens, e todos em algum momento se encaixam perfeitamente na história.
A narrativa traz questões como ganância, soberba, avareza, futilidade, vaidade, inveja, bullying e uma excelente lição de moral.
Com uma trama encantadora, nos perdemos no reino da Cornucópia, querendo conhecer os Ickabogs.

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Marina.Caetano 30/09/2023

Bem JK Rowling
Historinha para se ler para as crianças antes de dormir. Com criancas heroinas, adultos perversos com sede de poder e riqueza.
No começo parecia uma crítica a maneira que os governos lidaram com as medidas autoritárias para controle da pandemia. No final pareceu propaganda antimonarquista para crianças, o que foi meio irritante para mim pessoalmente. Mas no geral é uma historinha "fofa", com muitas palavrinhas inventadas e viradas de sorte providenciais para nossos herois (tudo muito a cara da J.K. Rowling). Uma leitura leve e rápida. Leio devagar e tenho pouco tempo e terminei em menos de 1 semana.

Manuela 10/09/2023

Um bom livro infantil. A história segue um desenrolar constante, apesar de, não ter me prendido tanto inicialmente. Já no final, segue um fluxo mais intenso que leva o leitor a querer saber o final.

Clichês, um povo que sofre por anos e alcança o "felizes para sempre" fazem parte da história. Como disse, um bom livro infantil, aos mais velhos ficam lacunas e impossíveis que, algumas vezes, soam demais.

o Ickabog narra a história de um monstro "imaginário" e o reflexão de sua crença em todo um país.