Correio noturno

Correio noturno Hoda Barakat

Resenhas - Correio noturno

B.B. 08/05/2024

De forma bastante intimista, para além do contexto de guerra e da deslocação do lugar dos imigrantes árabes, os anseios pessoais das personagens é muito bem conduzido por Hoda Barakat. Faz com que se aprofunde dentro do pessoal de cada um e se sinta parte da introspecção do momento de escrita das cartas ao mesmo que tempo que se adentra dentro do passado e das relações tão distintas por parte deles. Gosto muito como as personagens se interligam, se pertencem mesmo se desconhecendo. Um excelente livro!

Renata.Mieko 30/04/2024

Vou reler esse livro em outro momento.
Não estava no momento certo pra me prender e aproveitar da forma certa o livro...

Catarina 29/04/2024

Correio Noturno - Hoda Barakat ??
Um conjunto de 6 cartas, todas escritas por imigrantes e cada uma com uma história arrebatadora.

A vida real de 6 narradores diferentes, com vidas distintas, mas que no fundo têm similaridades, a maior delas é o desamparo. Narrativas que mostram a realidade de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

Cartas que nunca foram enviadas ao destino final, mas que de alguma forma tocaram o coração de alguém.

Uma leitura incrível, muito envolvente, sensível e que nos faz refletir sobre o mundo.

Livro enviado pelo clube da @amoralivros_brasil em Abril/24

Nota: ????????

Sigam meu IG literário: https://instagram.com/vinho.livros.cultura

SocorroBaptista 18/04/2024

Gosto de romances epistolares, mas este é bem diferente, visto que não há de fato uma correspondência entre pessoas, mas cartas que nunca são entregues a seus destinatários, cartas que sempre relatam muitos sofrimentos e que nos trazem pouca esperança. Fiquei um pouco triste.

K.Castanheda 18/04/2024

Um romance epistolar que nos apresenta as confissões de diferentes pessoas que encontram-se longe de sua terra natal e impedidos de regressar. Um lugar para a voz de personagens que por diversas razões não podem se apropriar de suas histórias.

Inspirações Literárias 17/04/2024

RECOMENDADÍSSIMO!
Um rance epistolar de tirar o fôlego e nos emocionar.

Livro vencedor do Internacional Prize for Arabic Fiction 2019.

Gláucia 20/03/2024

Vale a pena reler essa obra epistolar profunda e impactante
Relendo para apresentar esse livro profundo e impactante, que revela confissões através de cartas nunca remetidas e nunca recebidas pelos destinatários originais. As cartas, por vezes inacabadas, são encontradas e lidas por pessoas que se sensibilizam e às vezes até se identificam por mais distante que pareçam as suas realidades, que são costuradas formando uma espécie de narrativa coletiva.

deodato 25/12/2023

Alguns abraços escritos
Nos papéis de carta, onde as palavras se tornam abraços para a alma sedenta por acolhimento às suas dores, emerge a tinta de sentimentos não dito, entrelaçado com os ecos das respostas sussurradas ao vento do silêncio.

🇱🇧 Leitura 15/196 da volta ao mundo em páginas.

Paulo.Vitor 10/11/2023

"Agora, tenho a impressão de que uma máscara gigantesca cobre o mundo inteiro, de que o mundo é um acúmulo de milhares de máscaras empilhadas, e de que sou cega."
Livro composto de cartas ficcionais, que individualmente, descobrimos detalhes dos personagens, com suas personalidades e peculiaridades, cada um com seus conflitos, e como um todo, vemos a intenção crítica presente no livro, que as vezes, pode passar batido.
É interessante ir descobrindo, pouco a pouco os detalhes do remetente e destinatário, e de certa forma, como algumas delas se entrelaçam ou, ainda, feito de maneira magistral pela autora, como algumas cartas PARECEM ter relações com outras, enganam o leitor, mas, acabam por se diferenciar. A premissa é boa, inteligente, e apesar de se distanciar muitas vezes da temática principal, que a princípio, pode não parecer ter um foco, mas tem, e, apesar de ser uma obra que critica algo já muito comentado, faz isso de maneira completamente inovadora.
Apesar de ser um livro curto, é de leitura complicada, não por ser um texto complexo, mas sim pois exige reflexão para unificar as cartas, que apesar de ter como palco, diversos países diferentes, e diversas personalidades diferentes, o tema central é o mesmo, e as aflições, os sofrimentos, as dificuldades são compartilhadas.
As duas últimas cartas da parte 1 foram muito boas, as duas últimas da 2ª parte também, e a parte 3, que compila cartas escritas pelo próprio carteiro, fecham o livro com chave de ouro.
Gosto bastante da editora Tabla, fazem edições bonitas de ótimos livros.
Recomendo e leitura

Lilian 04/11/2023

Cartas, mas diferente
O livro tem o formato de cartas, mas é diferente, porque elas não são trocadas entre as mesmas pessoas, o que deixa a estrutura bem interessante

Leila 01/11/2023

Correio Noturno, da autora libanesa Hoda Barakat, é uma obra que aborda a temática do expatriamento e do desenraizamento com uma leveza surpreendente, considerando a profundidade das histórias que desfila diante do leitor. Embora tenha apreciado a leitura, não posso deixar de notar que a narrativa se torna, em certa medida, esquecível.

O romance apresenta personagens com vidas estraçalhadas por situações traumáticas, violências e um forte sentimento de não pertencimento. A autora habilmente explora os aspectos emocionais desses expatriados, que enfrentam desafios e dilemas emocionais, fazendo com que o leitor se conecte com suas angústias e anseios. A abordagem sensível da autora ao tema da migração e do impacto psicológico que ela tem sobre as pessoas é, sem dúvida, uma das maiores forças do livro.

A narrativa de Hoda Barakat é fluida e envolvente, o que torna a leitura agradável e rápida. A autora consegue capturar a atenção do leitor com sua narrativa não convencional. No entanto, a impressão que fica é que, embora a história tenha tocado em questões profundas e relevantes, ela não deixa uma marca duradoura na memória do leitor. Faltou algo que tornasse a obra verdadeiramente memorável.

No entanto, Correio Noturno é uma obra digna de atenção, especialmente porque temos muito pouco da literatura libanesa traduzida por aqui e mesmo que o livro não seja inesquecível, ele oferece uma perspectiva valiosa sobre as vidas de pessoas que enfrentam o desafio de viver longe de sua terra natal nos dias atuais.

Sabrina Tamelini 23/09/2023

Vale a leitura
Livro contemporânea na escrita e estrutura.
Trata de cartas escritas e nunca enviadas, e que a cada carta conecta a personagem seguinte. Foi meu primeiro livro de uma autora do Oriente Médio. Vale muito a leitura

Greice21 21/07/2023

Te escrevo...
4º livro do 3º trimestre
*Correio noturno* , _Hoda Barakat_
Dividido em três partes, em formato de carta acompanhamos cinco personagens.
Iniciamos com um homem em um quarto de hotel lembrando o momento em que sua mãe o abandonou ás portas de um trem, o personagem diverge entre a compreensão de que a mãe o fez por conta do atual cenário de pobreza em que encontra, e que quer o melhor para seu filho, e a magoa de que mesmo após anos, a mãe nunca lhe perguntou, nunca demonstrou interesse por seu atual paradeiro e perspectiva de vida. Tem de lidar ainda com a paixão avassaladora e ciúme doentio, perante sua amada, regado de rancor, de pedidos de nova chance e amor doentio. Refere-se muitas vezes as duas mulheres de sua vida, responsáveis por sua desgraça e sofreguidão. Antes de sair de cena, e nota que está sendo espionado. O último resquício de que esteve naquele local, é a carta, a qual da sequência próxima personagem que chega de seu pais natal, para um reencontro. Enquanto escreve, a personagem devaneia, em como será o reencontro com o amado, qual a melhor conversa, a melhor comida a ser servida, e dúvida estampada de com reagirão após tantos anos longe um do outro. Será perceptível a diferenças entre ambos que o tempo os marcou? Em certo ponto ela se pergunta se não está alimentando falsas expectativas acerca do encontro. Antes que termine os clamores da jovem apaixonada, um jovem endereça uma carta de desculpas a mãe, diretamente do aeroporto, enquanto tenta passar uma certa tranquilidade ao deparar-se com a segurança. Juntamente com o pedido de desculpas, o jovem levanta o fato da educação que recebeu dos pais, e não levou a sério, sendo que agora paga o preço por não dar-lhes ouvido. Após tanto tempo distante, ele assume que a mãe não o reconheceria, mental e fisicamente, trabalhou no serviço de inteligência do regime e o torturou várias pessoas. Agora refugiado, mais para fugitivo, está tentando nova vida, no entanto sua ficha, o barra muitas chances. Sem identidade, sem lar ou comida ,sem nenhum documento ele é acolhido por uma mulher em sua casa, mas o medo de ser descoberto, acaba impondo algumas condições terríveis, das quais uma sem que ele tenha controle acaba traçando sua sentença. Partindo para a carta entre irmãos, a qual a
remetente encontra-se no aeroporto e encontra a carta do personagem anterior , fica tocada pelo fato de o outro ter endereçado a carta a mãe, na qual toma como um pedido de remissão por seus atos. Logo ela traz a tona sua história também, na qual mantém contato com a mãe, a qual parecesse cada vez mais descontente com a quantia de dinheiro que lhe é enviada, recriminando o filho de que a neta tem cada vez mais necessidades. O irmao está preso, e 3 a ele quem ela ela dirige a carta. Ela foi prometida pela mãe em casamento aos 14 anos, e após um escândalo envolvendo divórcio se viu obrigada a sair do país para ganhar a vida. Após algum tempo, ela retorna para sua terra Natal e tem uma grande surpresa. Por fim , um filho redigi uma carta ao pai enfermo , encorajado ao encontrar em seu armário uma carta.A carta é de uma mulher a seu irmão
preso, na qual ela confessa o que sempre escondera dele, fala de sua vida até então e por que ela se encontrava sozinha no mundo. Um livro cativante, reunindo narrativas que se cruzam, em um cenário: a guerra. Em boa parte, refugiados, que decidiram ou foram forçados pelas consequências, a fugir de sua terra Natal. Em busca de qualidade de vida, de sonhos, de entra queridos há muito esquecidos, mas que se separam com percalços. A crueldade, o crime, o preconceito, a rejeição, a solidão. A autora nos envolve no relato de cada personagem, e mais interessante ainda, que ao fim as histórias se interligam, como uma carta mesmo, onde tem se o remetente e o destinatário. Embora, como trazido , em inúmeras vezes estas se extraviam, e ficam sem respostas. Como cheguei a esse livro? Por intermédio do projeto incrível da Laura , o LiteraSul. Conhecendo o projeto ,e por meio da obra escolhida, ficou perceptível como conhecemos pouco das diferentes culturas e quão rica ela pode ser.

Beatriz Machado 06/12/2022

Perfeito para iniciar na literatura árabe
Eu soube um dia desses que esse foi meu segundo árabe lido, considerando que 'Canção de Ninar' é marroquino, mas valeu como uma experiência incrível e pretendo continuar lendo os livros da autora e de vários outros livros árabes.

Com o advento da Copa do Mundo no Catar, dei uma chance à literatura árabe, tendo em vista que é um povo deixado de lado juntamente com os africanos (ps: africanos do Norte da África, que em sua maioria, são árabes. Sim, é uma confusão). Logo, passei a dar uma chance e cá estou eu apaixonadíssima pela literatura.

O livro "Correio Noturno" é a primeira publicação de Hoda Barakat, autora libanesa, no Brasil pela Editora Tabla, responsável por traduzir livros do Oriente Médio e Norte da África (países árabes) no nosso país.

A obra é formada de três partes onde há cinco cartas iniciais, cinco ecos e uma carta final (é um romance epistolar), o do tal correio noturno. Essas cartas escritas por árabes nunca são entregues aos destinatários por uma finalidade, mas elas acabam caindo em mãos de outras pessoas, e essas cartas formam um fluxo onde as histórias não possuem um fim: são ligadas.

Temos, por exemplo, uma namorada que não entende o porquê que o namorado sumiu e essa carta será encontrada por outra pessoa que vai contar sua história por meio de carta, e essa carta será encontrada por outra pessoa e assim sucessivamente. Essas cartas não chegam ao destinatário como mencionado, mas cairão em outras mãos que ao meu ver seriam de pessoas que moram na Europa (não necessariamente europeias) que na maioria das vezes, a Europa refúgio número 1 dos migrantes árabes.

Ao final do livro, sabemos o porquê que o "Correio Noturno" não entregou as cartas, e o resumo da história acaba por aqui.

Em que pese seja a minha segunda leitura árabe, confesso que para mim seria como se fosse a primeira vez. Hoda consegue descrever o sofrimento do povo árabe em cinco cartas, seja pelo domínio do ISIS (Estado Islâmico), seja pela aplicação radical da religião, imposição da cultura de forma ferrenha e etc.

O povo árabe é visto com maus olhos aqui no ocidente porque vemos mal a real situação da região tomada por estes países. A imposição estatal que leva a violação dos direitos humanos e ainda o domínio dos grupos terroristas levam ao ocidente uma visão de que o Oriente Médio/Norte da África é composto somente de violações e que o povo apoia, mas não. O povo é a vítima disso tudo e não deve levar nas costas a culpa do Estado e dos grupos terroristas. Óbvio que eu estou sintetizando, porque não tem como trazer o mau do radicalismo, as ditaduras, tudo em uma resenha, mas algo que podemos ter certeza é que o povo sempre será a primeira vítima.

Leitura imprescindível!

site: https://www.instagram.com/readstriz/

joara 21/10/2022

Confuso
Tive alguns problemas na leitura desse livro. Fui entender a proposta das cartas na metade, mesmo assim não me convenceu. Não lembro de nenhuma parte marcante, não sei se é a escrita ou problema com a tradução. De qualquer forma, foi um livro que eu achava que seria profundo, mas não me prendeu tanto assim.