Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

@livresenhas 12/01/2023

Não entendi nada em certo ponto mas muito lindo parabéns.
Em cada página desse livro eu consigo interpretar um pedaço de mim, é um livro tão aberto ao ser que se propõe a ler. Belíssima leitura, consegui ver tão além das palavras?

Belíssimo.

(Não entendi nada em certo ponto mas é isso, top 4,2?
Bea 13/01/2023minha estante
Liv casa comigoooo???

Felipe 30/07/2023

Esse livro é poesia pura, do início ao fim...
Conheci esse livro por conta de um vídeo que apareceu na minha for you do tiktok e comecei a ler sem muitas expectativas, porém, felizmente, o livro me surpreendeu bastante!

A forma como a história é contada e a escrita super fluida tornam o livro ainda mais interessante.

Esse livro traz uma reflexão tão bonita, sobre, principalmente, o autoconhecimento. E também sobre como e porquê de enfrentar nossos medos e e os fantasmas do passado que ainda nos assombram.

É um livro lindo e que com certeza me fez (faz e ainda vai fazer) refletir e pensar sobre muitas coisas. Essa obra não é apenas uma leitura, mas uma experiência, de verdade. LEIAM!

Mi 24/12/2020

Um mergulho necessário
"Primeiro eu tive que morrer" é um encontro de mulheres, não somente das personagens, mas de cada uma de nós que o lê, mesmo que em diferentes momentos. O romance de estreia da autora Lorena Portela é um convite a um mergulho necessário em nossas próprias profundezas. Não é aquele tipo de mergulho raso que a gente dá nas férias pagas em 12x pra depois voltar pra rotina e pagar tudo. É um mergulho capaz, inclusive, de nos tirar dessa rotina inconsciente. A personagem principal é uma publicitária esgotada física e mentalmente, consumida pelo estilo de vida adotado e admirado pela atual sociedade do TER. Aconselhada pela terapeuta, ela negocia um longo período de férias e se instala numa pousada em Jericoacoara (Nordeste brasileiro) a fim de se recuperar. Lá encontra muitas mulheres, fora e dentro dela. Amigas antigas, novas amigas, amores, enfim, personagens que se entrelaçam e nos mostram as dores e delícias de ser mulher - o que nós sabemos bem, mas é bom lembrar pra que a gente não se deixe naufragar num mar de maré favorável a homens. E se a Lorena tinha alguma intenção de despertar na leitora o interesse por Jeri, ela conseguiu!! Subiu de posto na lista de futuras viagens, mas antes o meu mergulho em mim mesma.

A resenha constante no link abaixo é de autoria da sócia Tatiane Depieri, no perfil @ascomplexas

site: https://www.instagram.com/p/CJI71nwDHCc/?utm_source=ig_web_copy_link

Maarie.ol 05/12/2023

Quem deixou a Lorena Portela escrever esse livro?
O começo é tipo: ai que delícia o verão, sol, praia, água e mergulho.

O meio: que fofas, quero um amor igual o delas, e quem é Amália?. Te amo Guida.

Já o fim maravilhoso vai para um caminho completamente diferente do que imaginei, doeu, mas curou ao mesmo tempo (inclusive o capítulo 25 e 26) irei dormi pensando nesse livro e vou demorar para digerir esses últimos capítulos

?O mergulho como placenta de onde se renasce. Para de respirar, morrer por segundos, voltar. O mergulho como mistério, estar imersa, deixar de ser vista, mas continuar existindo. O afundamento como reinício?

Obrigada Lorena Portela por te escrito esse livro.

carol 07/03/2023

Lindo, sensível
Me identifiquei diversas vezes com as palavras da autora? a sensação angustiante da procura pela felicidade enquanto triste? aiai.. mt bom, amei
Luíza 06/06/2023minha estante
tu pode me dizer se esse livro tem romance sáfico?

Minhas Galáxias 12/02/2024minha estante
Tem sim, Luiza

Maria 13/02/2023

Quanto tempo leva pra morrer?
?Quantas mortes uma mulher já enfrentou pra continuar viva? O quanto de dor uma mulher é capaz de suportar e se manter de pé??

Livro sensível, leitura fácil e arrebatadora, mistura questionamentos da vida com leveza e profundidade ao mesmo tempo.
Luíza 06/06/2023minha estante
tu pode me dizer se esse livro tem romance sáfico?

marina.siqueira 27/03/2023

Não era bem o que eu esperava. É uma jornada de autodescoberta, com algumas reflexões bacanas, mas não me envolvi tanto com a história. Achei um pouco confusa e corrida. Poderia ter explorado melhor o Burnout e da psicose da principal. Mas, de qualquer forma, não é um livro ruim e indico mesmo assim. Foi uma leitura sensível.

Danielle.Nardez 05/01/2023

Lindo
Adorei esse livro .. curto mas intenso . Uma publicitária decide tirar dois meses de descanso em uma praia paradisíaca do Ceará ? e nesse momento consegue viver livre das pressões do dia a dia de sua vida como publicitária .
O que ela encontra são prazeres nunca antes experimentado , mas também suas sombras que a princípio reluta em conhecer , mas que após uma experiência de ?morte? entende que o caminho para o renascimento passa por obstáculos necessários .
Primeiro eu tive que morrer é um livro escrito de maneira fluida , me levou aos lugares vivenciados pela personagem? um linda viagem à Jericoacoara..
Vale a leitura ? e também as reflexões sobre nossas vidas tão atribuladas que não ao menos nos permitimos sofrer, amar e nos reconhecer ..
Amei ?

endlessbluee 10/04/2024

É um livro de citações, sentimentos e temas profundos, mas a história tem muitos furos.

O livro está todo grifado, a história é bem fluida, a conexão com a personagem foi fácil, e do meio para o final parecia um mistério a ser resolvido, mas é o que é, não há mistério ou explicações.

Um livro sobre dor, a dor que conhecemos tão bem, a dor quotidiana, o cansaço, e é também a cura, a cura trazida pela água que também é o fim.

Marcianeysa 07/09/2021

Lindo
Já conhecia a autora das redes sociais e resolvi ler o livro depois de ouvir o podcast "Bom dia, obvious". Que livro! Li em 2 dias. Sensível e autêntico, traz questões intensas sobre o desafio de ser mulher. A?ém disso, nos transporta à belíssima Jeri. Amei
Dri 13/03/2022minha estante
Amei esse livro! Tbm conheci pelo podcast Bom dia, Obvious. ?

Maria 12/01/2024

As músicas de caetano veloso são uma ótima trilha sonora pra história mais marcante que li nos últimos tempos. é sobre sentir, se curar, amar, deixar ser amado e *se* amar também. tudo é um processo :)

Danielli15 02/05/2021

Mergulhos internos
A leitura começou devagar pra mim, exatamente como a entrada no mar em um dia não tão quente, mas uma vez mergulhada nessa história única, mas também de todos nós, encontrei uma leitura deliciosa, amorosa e que continua reverberando aqui dentro. ?

Vic.canta 15/02/2023

PERFEITO! Arrebatador
É um livro com misto de sentimentos, a autora é tão clara, é tão poética, expressiva! MELHOR LEITURA DE 2023 até agr