Primeiro eu tive que morrer

Primeiro eu tive que morrer Lorena Portela

Resenhas - Primeiro eu tive que morrer

lesbca 22/05/2024

LINDO!!!
?Eu te quero pra mim? Sim, não nego. Mas te quero maior do que minha. Enquanto isso, vou segurar tua mão e bailo contigo, por que te amo. E, se nos amamos, não faz diferença se és minha namorada ou não.?

Já é a segunda vez que leio esse livro e me apego mais. Uma leitura gostosa, rápida e que te prende. Acredito que sempre vou ter um carinho por ele não só pela história se passar no meu Ceará, mas também por me tocar de forma tão bonita. Quando não venho me sentindo bem volto a lê-lo mais uma vez e sou tocada de outra maneira, melhor que a primeira. Enfim, irei reler diversas e diversas vezes ainda. Apesar de que algumas coisinhas que eu gostaria que fossem explicadas, o livro continua sendo impecável.

Camila 21/05/2024

?primeiro eu tive que morrer? foi uma leitura fluida
Tem pouco mais de um ano que eu queria ler esse livro e posso dizer que valeu a pena a espera. essa leitura traz uma mistura de sensações e questionamentos. mesmo que seja um suposto livro rápido, os sentimentos são complexos, as dúvidas são reais e a mente do leitor e da personagem parecem se fundir. essa foi minha percepção da vez. recomendo grifar e fazer anotações enquanto a história segue. eu, pelo menos, sempre faço.

esty 21/05/2024

Quantas mortes temos que morrer?
Livros que se passam no nordeste são um breve suspiro nos dias mais terríveis, a ambientação é perfeita e o sofrimento da personagem é tão real que por vezes me vi sentindo com ela. foi lindo ver a comunidade se formando e ver ela conseguindo ter sua própria vila. ver seus amores, sofrimentos, angustias e felicidades se desdobrando apenas para desabar me pegou desprevinida, mas é uma ótima leitura sobre a atual conjuntura mental das pessoas. esse livro ter sido escrito (melhor desenvolvido) durante a pandemia é uma das coisas mais reais que eu já vi. sinto que ao falar do atual mal do século, unindo o melhor(praia e comunidade) com o pior (depressão e burnout) é puro suco pandemico que vivemos e estaremos sentindo para o resto de nossas vidas. primeiro eu tive que morrer trás o questionamento sobre quantas vezes temos que morrer como mulheres para que consigamos viver e é uma daquelas perguntas que nunca realmente saberemos a resposta. o que realmente nos resta é desprender do que nos atrasa, amar o quanto pudermos e terapia pra caramba.

nandacamargos 21/05/2024

Eu quero ser livre para viver...
Eu não sabia que eu precisava ler esse mantra até ler esse mantra:

"Eu quero ser livre para viver. Eu quero ter paz com o que me trouxe até aqui. Eu quero me libertar dos fantasmas que me fizeram companhia até hoje. Quero seguir a minha própria estrada, em frente, apesar do mal que me fizeram e do mal que eu causei. Eu deixo aqui os meus traumas, deixo aqui as minhas dores, deixo aqui as minhas culpas e quero viver a minha história. Eu quero tomar parte da minha felicidade. Eu sou inteira para o que eu posso ser. Eu mereço toda a felicidade que a vida me trouxer e que eu construir. E eu estou no meu caminho para tudo isso?.

Louise 20/05/2024

Literatura Brasileira da Maior Qualidade
Fortaleza, Jeri, praia, delírios, palavras bonitas? esse livro é completo! Me senti muito imersa na história e muito empolgada!!

JAlia.Lencastre 19/05/2024

Um livro sobre mulheres
Tocou em tantos pontos em mim. Como é possível se alimentar daquilo que mais nos deteriora, qual o limite?
Incrível, já separei para emprestar para amigas que sei que irão se identificar

Eduarda.Matos 19/05/2024

Um olhar dentro de si
Exige muita coragem em enfrentar nossos medos e inseguranças. Esse livro é um mergulho em si. Nos maiores medos e forças que nos prendem ao passado e aos nossos erros. Mas também é um suspiro, um alívio de saber que tudo passa, tudo depende de nós, de lutarmos e vivermos por nós.

anaclaracanto_ 17/05/2024

Boniteza!
Custei pra pegar o ritmo, confesso, mas o problema talvez seja eu mesma, vindo de uma leva de livros sem muita densidade rs
Amei a história, no final foi devorada!

Beatriz2029 17/05/2024

Quanto tempo se leva pra morrer?
É um livro facinho de ler, super tranquilo. As personagens são muito amáveis, principalmente a Guida e a Luana. É uma delícia de ler e se imaginar no cenário de Jericoacoara, como se eu fosse a protagonista do livro vivendo aquele paraíso de lugar!

É um livro profundo que traz uma carga muito pesada, a exaustão psicológica, o não merecer nenhum tipo de felicidade, o renascimento da personagem e muitas outras coisas que nos faz refletir sobre o ritmo que estamos levando nossas vidas, tudo que estamos permitindo que façam com a gente, como nos tratam e como nos colocam em lugares que não pertencemos.

A partir do capítulo 17 eu chorei, fiquei agoniada, entendi muitas coisas em poucas palavras. Lindo, forte e importante.

Valquiria26 15/05/2024

Que história linda!
Quantas verdades escancaradas, feridas abertas, dores e medos reais! Que mergulho profundo, que sabor de vida e de viver! Que bela é a esperança no amor, antes de tudo, com você mesma!

llla.u.ra 15/05/2024

Um pouco agoniante
"Eu vou passar a vida inteira sendo feliz a conta-gotas e infeliz o resto do tempo?" ; "O mundo é muito cruel com as mulheres. Mulheres são cruéis com mulheres. Homens são cruéis com mulheres. "Somos más conosco mesmas. E a gente adoece"

Maria Brenda 15/05/2024

O livro traz tantos assuntos importantes, amei com a escritora abordou, senti o conflito e toda questão de aceitar que as coisas não podem continuar do jeito que estão se está custando sua saúde?