Lágrimas de Diamante

Lágrimas de Diamante Alycia Carvalho

Resenhas - Lágrimas de Diamante

Miry 01/06/2024

Que obra prima!
É muito bom ver o quanto autores nacionais prometem e entregam TUDOOO!!!! Nossa, a última fantasia que me deixou obcecada assim foi A Roda do Tempo! Amei a construção do mundo! Passei várias raivas com a Aretta e irei pras trincheiras pela Alila!

Lírio 24/04/2024

Fantasia de autoras brasileiras é outro nível
As minhas expectativas pra esse livro estavam bem baixas. Confesso que a sinopse não me cativou muito e só comecei a ler porque a autora é brasileira. E que bom que eu dei essa chance!

Aqui temos um universo complexo e muito bem trabalhado: seres mágicos com habilidades, espécies e físicos inéditos, além de uma sociedade única. E todos os personagens são muito bem desenvolvidos e tem bastante espaço, nada fica centrado só nos protagonistas.

Aqui tem romance mas ele não é o centro da trama, o que deixa a história ainda mais interessante. As relações de amizade e de família são o ponto alto.

Aqui temos romance, temos fofoca, temos personagens carismáticos, intrigas... é uma obra prima completa que faz valer a pena suas quase mil páginas!

O ponto negativo que encontrei é que possui vários erros de digitação, sejam palavras escritas erradas ou erro de concordância. A autora precisa melhorar essa revisão.

fran 07/04/2024

Não sei descrever o quanto eu amei esse livro, ele é um combo completo pra ser feliz, é bem imersivo e muito fluido, eu n vi nem as horas passarem lendo de tão bom que é, a escrita da alycia é incrível e ainda com os pov's dos personagens ficou algo simplesmente perfeito.

eu particularmente fiquei um pouco incomodada com o ritmo dos eventos no começo pq eu achei sem propósito nenhum, mas entendo que foi algo bem introdutório mesmo, e sobre o romance em questão n me agradou muito tbm, eu adoro a aretta, mas o nehra, não, acho ele extremamente chato e sem graça, e eles até formam um casal mt bonito, mas não conquistaram meu coração ainda.

mas agora falando dos diamantes desse livro: alila ( minha fav ) ishan, e aretta, mas uma vez a trope found family fazendo tudo por mim, quero guardar esse trio num potinho e proteger de todo mal, a amizade deles é tão gostosinha de acompanhar, é daquelas que dá um quentinho no coração, simplesmente tudo pra mim.

Ansiosa pra começar "tear de prata" e rever toda a noir.

Maya 23/03/2024

Que livro bom!
Sem sobra de douvidas esse foi um dos maiores livros que eu já li, mas surpreendentemente ele é tbm um dos qie eu mais me adentrei na história. Em qualquer situação eu indico esse livro, ele sabe te prender do começo ao fim e é impressionante o quão apaixonada eu fiquei por todos os personagens.
Já tô ansiosa pros próximos !!

geo 18/03/2024

Demorou dois anos mas eu consegui terminar???? muito bom, quando a leitura prende não tem como parar de ler

Favisi0 10/10/2023

Diamantes não quebram
Certamente o maior livro que já li na vida (até onde me recordo). A fantasia nacional Lágrimas de Diamante traz uma colisão de mundos, Aretta da Terra com Erytheia, o regimento Noir e o caos instaurado no reino.

Eu com certeza não vou lembrar de todos os detalhes, tem coisa demais nesse livro (e isso, incrivelmente, não foi uma reclamação). A história é bem sólida, desde o começo segue uma linha muito bem estabelecida e não deixa nenhum furo, a não ser, é claro, as deixas para a sequência.

Tecnicamente falando, é bem diagramado, e bem escrito, coerente e coeso. No entanto, existem diversos momentos em que os erros gramaticais surgem e algumas palavras que parecem terem sido trocadas pelo corretor (como quando escrevemos rápido e o teclado corrige pra qualquer coisa, sabe?) atrapalham o entendimento, tem que voltar e adivinhar o que devia ter ali pra entender, de modo geral não é algo realmente insuportável, só é bem chato perder a imersão pra ficar ali matutando ? e acontece muitas vezes mesmo. Acrescento também uma recorrente repetição de palavras.

Quanto ao universo e história, é notório o quanto a autora se esforçou e estudou para criar tudo. O sistema de magia é muito organizado, bem como os tipos de seres e suas peculiaridades (confesso que nem lembro bem os nomes de cada tipo de ser), a dinâmica política foi muito bem pensada e o mapa é LINDO, e aqui aproveito pra realmente parabenizar a autora porque tem diversas cidades, cada uma com sua história e todas interligam-se - e o lance da Confederação de Orion foi genial.

A história desse livro prende o leitor do começo ao fim, trazendo pov?s diversos, o que é sempre muito bem-vindo e válido, e dá até um alívio na alma, em uma história focada na fantasia. Uma coisa que realmente amei aqui foi que a autora não fica escrevendo milhões de cenas de treinamento, a maneira que foi feita poderia servir de modelo a outros autores, até. É tudo na medida certa, não só nisso, mas o livro inteiro. A fantasia é muito boa, universo bem feito, romance na medida exata e a Aretta é muito legal, eu senti falta de uma pp que fosse >realmente legal< , a maioria das protagonistas femininas que andam surgindo sempre tem umas militâncias repetitivas que ninguém aguenta mais.

Eu gosto muito da maneira como ela descreve os sentimentos, principalmente nas cenas da Alila, todo pov dela eu morria de chorar, mesmo que ela nem estivesse dizendo algo triste (o que era raro).

Além da meia estrela que tirei por conta dos erros relacionados à escrita, que já mencionei, tambpem tirei mais meia porque o plot foi fácil demais de descobrir ? para mim. Ficou bem óbvio ali porque não tinha motivo nenhum pra pessoa chamar ela do nada pra ficar sozinha com ele e ainda por cima na sala da rainha, principalmente que, quando isso aconteceu, o assunto sobre algum espião estava sendo muito abordado.

Enfim, resumidamente, o livro é realmente bom e merece todos os elogios.

manublackthorn 10/10/2023

Um livro mágico realmente
?Havia "eu te amos" que vinham embrulhados em palavras diferentes. E, mesmo assim, eram ainda um "eu te amo".?

Me senti realmente teletransportada para Erytheia, assim como a Aretta. Me senti completamente conectada com a história e com os personagens, personagens estes que todos tem seu espaço para desenvolvimento e que nos conquistam aos poucos.

Em Lágrimas de Diamante não tem somente a história principal como foco, só a luta, guerra e porradaria, nos é apresentado tudo o que um primeiro livro de fantasia pode apresentar sem dar um nó na cabeça e é feito de forma impecável. Os personagens também são muito bem desenvolvidos, vão ganhando espaço na história aos poucos e quando a gente vê já estamos completamente imersos em mais um personagem.

?Aretta era fogo, Alila era água? e uma dupla nunca se encaixou também, mesmo com tantos opostos, elas se encontraram na dor e na solidão que ambas sentiam, cada uma a sua maneira.

bea 09/10/2023

Um lar em outro mundo ? mesmo que fictício ?
"Talvez fosse bom levar algo daquele mundo consigo. Mesmo que fosse apenas uma lágrima de diamante."

Eu, sinceramente, nem sei como iniciar essa resenha. Há pouco terminei a leitura e sigo extremamente comovida com esse livro então é dificil por o que estou sentindo com o final em palavras.

Recentemente finalizei a leitura da Trilogia de As Peças Infernais da Cassandra Clare e fui incrível e totalmente tocada pelos personagens como não fazia há tempos... mas Lágrimas de Diamante foi capaz de repetir o feito.

Lágrimas de Diamante me trouxe de volta o conforto que os livros de fantasia me deram durante um momento tão difícil que foi a pandemia ? e eu já não lembrava da última vez que um universo fantástico escrito dessa forma havia feito eu me apegar tanto à uma história.

Magia elemental sempre me conquista, não vou mentir, mas a forma como a autora construiu seu sistema mágico e todas as espécies em Niheria tornou tudo mais especial e único.

O sistema político também me agradou principalmente por não se prender ao básico como na maioria das fantasias ? a distribuição da cidade, a história, geografia, geopolítica e até a divisão das Griards (que o propósito não era separar ou rotular os indivíduos mas distribuir organizadamente os serviços em prol de Erytheia). Toda essa construção me fez mergulhar de cabeça na realidade daquele universo fazendo com que eu sentisse como se estivesse realmente lá com todos eles.

E isso me leva aos personagens!! Família. É tudo que posso dizer. Aqueles que me conhecem sabe como "found family" é algo na literatura que realmente mexe comigo e me deixa emocionada, e não foi diferente dessa vez.

Alila, principalmente, foi uma personagem que me emocionou durante toda sua trajetória nesse primeiro livro. E isso acabou incluindo as pessoas ao seu redor. Aretta, Ishan, Nehra e até mesmo Amsa e seu jeito maternal com a Noir... era como respirar ar fresco ? e chorar chuvas de tempestade como a própria Alila.

O livro têm alguns plot?twists interessantes assim como alguns clichês também (e adorei como a própria protagonista ironiza esse fato). Eu particularmente, não me incomodei com o ritmo dos eventos. Odeio ler um livro de fantasia onde tudo parece correr para o confronto final e a personagem principal não consegue sequer explorar o cenário ao seu redor completamente, então me diverti demais lendo Aretta ter suas aulas, treinos e serviços. Não me incomodei com as missões que para alguns leitores poderiam parecer "sem propósito" e amei ler diferentes pontos de vistas mesmo que "não levassem a lugar algum".

O romance também foi no ponto certo, mas o protagonismo vai para todos os laços forjados entre eles ? e não apenas os românticos.

Amizade, amor, família e lar. Em Niheria e na Terra. O senso de pertencimento, o sentimento de saudade e a mensagem de que, sim, mudanças podem ser assustadoras... mas o destino vale a pena.

E, por fim, a sabedoria de que mesmo enfrentando a maior das tempestades, ainda sim se pode encontrar a luz do sol.
Existem livros sim que nos salvam. Sou grata por esse ter sido um deles.
LKuiawski 10/10/2023minha estante
Me emocionei muito com a sua resenha, me senti completamente representada nas palavras, já que na primeira vez que li foi como se estivesse de volta em casa, espero que aproveite muito!

bea 10/10/2023minha estante
exatamente!!! amo livros que fazem com que eu me sinta em casa (isso chega até a nublar qualquer resquício de senso crítico que eu possa ter kkk). Irei aproveitar, sem dúvidas ??

Jôjô 17/09/2023

É um bom livro , espero que os outros sejam também , por ser grande me enrolei na leitura , não é bom ler no serviço kkkk.

tay 31/08/2023

O melhor livro nacional que já li. Cada personagem é construído de uma forma que te faz se interessar mais pela história, que é envolvente e que te prende e te faz ficar pensando nela até quando você não pode ler o livro (no meu caso, nas aulas da faculdade por exemplo). O universo é muito bem construído, com atenção a diversos detalhes, desde as espécies até a localização geográfica e particularidades como horário e história de Erytheia. Você literalmente fica preso num universo alternativo, em um nível que nem parece que é literário ou fictício. Sei que ainda tem muita história pela frente nas continuações, e estou super ansiosa pra ler todo o resto. O hype do livro com certeza vale a pena.

manu.12 12/08/2023

?Meu diamante ardente?
Se você gosta de livros fictícios esse é um bom livro.

Aretta uma humana num mundo totalmente diferente do que ela era acostumada.

Muitos nomes de espécies diferentes, poderes maravilhosos e personagens exclusivamente apaixonantes.

Nehra o líder da Noir, extremamente apaixonante gostaria de ter um para mim, queria proteger ele de todo o mal a leitura toda.

Se você gosta de migalhas de romance esse livro é o certo para você, as migalhas que dão frio na barriga e tristeza quando um dos envolvidos sofre alguma coisa.

O livro todo tentei pegar a referência com a vida real fora da leitura, e de fato a escritora deixou claro que devemos passar por muitas coisas para perceber que não escolhemos nosso destino e não podemos mudar. E que independe da situação nos não podemos quebrar de forma alguma.

Estou apaixonada por esse livro, irei futuramente ler os outros da saga que com certeza são maravilhosos iguais.

Boa leitura. :)

JuliaJensendeLara 09/08/2023

Nostalgia
N sei se a autora já assistiu ou leu um anime chamado fairy tail, porém um pouco da ambientação assim como a relação dos personagens lembra muito, n sei se foi uma inspiração ou apenas coincidência, porém como fã eu amei cada momento por me proporcionar uma nostalgia e ainda sim me surpreender.

Thais Lima 31/07/2023

“Você não quebra, diamante ardente”
Eu confesso que hesitei muito tempo para ler esse livro. Na época que eu comprei, a autora ainda tinha Amazon outra série de livros que foi pela qual eu iniciei minha aventura no Astraverso: Casa de Inverno e Maldição (porque, segundo eu vi não lembro onde, cronologicamente essa série viria antes de Lágrimas de Diamante). A empolgação de acompanhar esse universo de transformou em frustração porque — e sinto muito confessar isso — eu achei CIM bem ruinzinho. Li o primeiro e o segundo livro, e como não gostei, acabou me travando para Lágrimas de Diamante também, que eu esperei até agora para finalmente ler.

E felizmente eu tomei essa decisão, porque caso contrário eu teria perdido uma das melhores experiências da minha vida como leitora.

O crescimento e a evolução de Alycia Carvalho nesse livro é gritante. É nítido como ela se esforçou e estudou muito para criar o universo de Niheria, e o cuidado que ela teve para o desenvolvimento dos personagens. A habilidade de criar personagens tão envolventes, que se tornam uma parte especial do leitor como se fossem reais, poucos autores dominam. E Alycia dominou tal habilidade como ninguém. Eu perdi as contas de quantas vezes eu sorri e quase chorei com os personagens, senti ódio e senti amor. O final especialmente me fez segurar as lágrimas para não chorar em público, exatamente porque consegui sentir dentro de mim a saudade, a emoção e a alegria dos personagens.

Quero fazer um adendo especial para falar sobre Alila Ame que, pra mim, foi a personagem mais bem escrita e desenvolvida nesse livro (não que a Aretta não tenha sido, mas minha relação com a Alila foi muito mais forte e impactante). Apesar do backstory da personagem não ter sido ao todo revelado na narrativa, as coisas que são reveladas e as peças que você consegue encaixar sobre ela fazem o leitor entender porque aquela pequena criatura, envolta em tristeza e melancolia, é tão temida e tão poderosa. Os POVs da Alila partiam meu coração, porque eu sei como é sentir sozinha em um lugar onde parece que todos odeiam você. Eu não tive como não me identificar com ela.

Aretta também foi uma personagem que eu gostei muito (e a que eu mais temi odiar, visto que eu não consegui gostar da protagonista de CIM). Apesar de Aretta ser teimosa e bastante irritável, esses traços da personagens podem ser irritantes mas de uma forma que se torna compreensível. Aretta é determinada, focada e obstinada, e tem uma personalidade muito forte que acaba resultado em um coração que guarda mágoa e tem dificuldade de olhar ao redor e enxergar a outra perspectiva, quando está com raiva e se sentindo traída. No entanto, a autora molda esses traços da personagem lentamente, e diante de tudo que ela passou, sua falta de escolhas e a personalidade dura, se torna muito crível que ela demore tanto a finalmente abaixar as defesas e enxergar o outro lado da moeda. Aretta não é uma pessoa ruim, mas um pouco difícil de lidar. É uma pessoa com defeitos de qualidades, e gostei bastante que a autora criou uma protagonista humana que comete erros e pode ser irritante várias vezes, mas ainda assim ser uma protagonista que te fazer conseguir enxergar sob a ótica dela.

Todos os personagens são bastante convincentes. Nehra e Ishan também são perfeitos (meus queridinhos), mas darei destaque somente à Alila e Aretta nessa resenha HAHAHAHAHA. Mas saibam que todos os personagens são fabulosos.

O livro também tem uma boa dose de romance, mas fiquei aliviada que a trama romântica é desenvolvida em paralelo, e não atrapalha a narrativa principal como MUITOS livros de fantasia com romance fazem, sobrepondo o romance à trama fantástica. Lágrimas de Diamante se preocupa mais em desenvolver os aspectos políticos e fantasiosos de sua história,, entregando um universo bem estruturado, convincente e bastante rico em detalhes. Sim, você vai entrar no universo de Niheria sem entender nada. Mas vai terminar entendendo tudo, porque as respostas são dadas gradualmente ao decorrer da narrativa, sem tornar a história chata com páginas e páginas seguidas de explicações.

A única coisa que senti falta foi um glossário no livro com as espécies e subespécies. São muitas, e não consegui decorar todos os nomes. Acho que a autora poderia considerar incluir esse material no livro, ajudaria muito pessoas esquecidas como eu. São muitos termos diferentes e isso pode acabar confundindo o leitor.

Bem, esse livro determinaria se eu daria mais uma chance à Casa de Inverno e Maldição, que está sendo reescrito pela autora. E a resposta é sim, eu lerei CIM reescrito. Compreendo que a primeira versão de CIM foi escrita numa época em que a autora era mais inexperiente e ainda estava explorando a escrita fantástica, mas acho que ela deixou mais do que provado de que ela estudou, se esforçou e aprendeu muito. Tenho certeza agora que a nova versão de CIM vai me encantar, tanto quanto Lágrimas de Diamante.

Posso dizer sem medo que Alycia Carvalho é uma das maiores escritoras da fantasia nacional. Mal posso esperar para ler os próximos livros da série Erytheia!

Kezia53 28/07/2023

Lágrimas de Diamante
Uma fantasia MUITO BEM ESCRITA e desenvolvida, eu sou muito chata com livros de fantasia por que normalmente é o mesmo de sempre, mas esse explora a imaginação e leva a um novo universo
CoiBell 28/07/2023minha estante
Siiiiim, minha coleção de livros preferida, já cheguei no Alma de chuva, e acredite, não vai se arrepender de nem uma página

Kezia53 04/08/2023minha estante
Amoo, não consegui terminar de ler a série ainda, mas tô muito ansiosa

milereadss 18/07/2023

Pela Luz Primordial, esse livro é uma obra prima!
Faz muito, muito tempo desde que quero ler esse livro. Sempre me via indo atrás das fanarts que a autora publicava nas redes sociais, lendo alguns trechos que ela disponiblizava aqui e ali. Eu estava cada vez mais curiosa a respeito desse livro e caramba, foi lendo este exato livro que eu entendi porquê a fantasia é o meu gênero literário favorito (com romance, tá? Fantasia com romance. Sim, ess é um detalhe importante, rs).

A Alycia nos apresentou um universo mágico aqui. Foi um presente pra mim, que há tanto tempo procurava um livro que me fizesse viajar. Toda a riqueza de detalhes, que você via facilmente conforme avançava na leitura. Tudo bem pensadinho, tudo bem detalhado. Meu deus, era simplesmente o paraíso. Me vi apaixonada por Erytheia, senti como se fosse eu ali, observando a Cidade de Diamantes. Caramba, só em escrever isso aqui sinto um sorriso rasgando minha cara.

Aretta Rose é incrível, e foi uma protagonista que me cativou desde o início. Ela é determinada, corajosa, independente. Ela é divertida e gentil. Ela é tudo que eu amo em uma protagonista e muito mais. Foi incrível verno desenvolvimento dela durante o livro, e estpu muito ansiosa para ver mais da ruivinha. Nehra, ah... Eu me apaixonei por ele 700 vezes durante o livro, e não é exagero. Esse livro me mostrou exatamente porque os morenos sarcásticos de sorriso cafajeste são meu ponto fraco. Amo a forma como ele cuida de todos, se preocupa, os defende, cono cuida da Aretta. Ai, eu sou suspeita pra falar dele, viu. Sou rendida por esse lobinho.

Todos os personagens são importantes pra mim. Sou completamente apegada a eles e isso aconteceu muito, muito rápido. Foi como se de repente eles fossem meus melhores amigos, e juro que a idéia de me separar dói, viu.

O plot final foi muito, muito bom. Eu definitivamente não esperava. Adorei como tudo fez sentido no final, cada pergunta que eu tinha finalmente respondida. Foi satisfatório e mágico na mesma medida. Tudo foi muito bem construído, muito bem pensado. É uma fantasia diferente de tudo que eu já li, e eu queria simplesmente estar nesse universo. Foi incrível, eu amei!

A escrita da autora também, simplesmente impecável. Poética na medida certa, profunda sem exagerar. É como se ela te envolvesse, bem aos poucos, até que de repente você está completamente viciado e lendo 500 páginas por dia (finge que não é o que aconteceu comigo, ok?). É surreal.

Com certeza um dos melhores livros que li esse ano, e é quase um fato pra mim de que até o final do ano já será minha fantasia favorita. Recomendo muito, muito mesmo. Não se assuste com a quantidade de páginas. Acredite, vai passar rápido, e no final você ainda vai querer mais.

Indo para a leitura do próximo, muito ansiosa e com o coração quentinho e satisfeito depois desse livro ????