A Fortaleza Móvel e o Mundo Subterrâneo

A Fortaleza Móvel e o Mundo Subterrâneo Ricardo Barreiro...

Resenhas - A Fortaleza Móvel e o Mundo Subterrâneo

Lucas Muzel 30/01/2024

Aventuras do Conan da Shopee
A arte é o grande destaque dessa edição. O roteiro é mediano. Uma das reviravoltas da segunda história estava telegrafada logo no começo (moça misteriosa). Já a outra reviravolta foi realmente bem pensada (ponto fraco). A primeira história é basicamente uma caça ao tesouro que não tem sucesso. O protagonista é um tipo de "Conan da Shopee", vivendo em um mundo fantasioso.

Guilherme Duarte 13/09/2023

Conan x Lovecraft x Mad Max
Uma história dividida em duas partes, ambientada em um mundo aparentemente arrasado no estilo Mad Max com a selvageria típica das histórias de Conan.

A elaboração do mundo de A Fortaleza Móvel é muito inventiva, fruto de uma imaginação sem receio de ousar na criação dos monstros ou construções, aplicando um toque de macabro e amedrontador em praticamente tudo que você aprecia durante a leitura.

Uma fortaleza sobre rodas e um torneio para decidir sobre as futuras gerações tecem o pano de fundo para as aventuras de nosso mercenário em um mundo em que o maligno e o sombrio parecem reinar, onde não há outro jeito de sobreviver se não pelo caminho da espada e da feitiçaria.

T.N.T.Rock 08/09/2022

Um portfólio em quadrinhos.
Um portfólio de luxo, foi a minha sensação ao terminal a leitura de A Fortaleza Móvel e o Mundo Subterrâneo, a hq é recheada de artes deslumbrantes no melhor estilo espada e feitiçaria, o roteiro é simples e honesto, ajuda a tornar o trabalho um belo conjunto para apreciação e estudo da potencialidade dos roteiros de Ricardo Barreiro e principalmente da arte de Enrique Alcatena.

LucasLucena 01/05/2022

Pequeno Conan de Barreiro
Muito bom! A criatividade do Ricardo Barreiro, e a imaginação do Alcatena de tornar real esse mundo extremamente criativo, cheio de referências, Mas Max, Alien, Conan, Lovecraft, Steampunk e mais.

As histórias não são nada espetaculares, mas o universo deste enredo é espetacular, pena não ter mais sobre o desenvolvimento deste mundo, ainda que possamos ver mais da arte de Alcatena em outros trabalhos.

Nesta HQ acompanhamos Bass de Avegraut, em duas aventuras, lutando para solucionar um caso de amor ou ódio, e participando de um torneio afim de salvar um povo de sua cultura autodestrutiva.

Cristiano.Cruz 18/03/2022

Uma obra que merece sua atenção
Antes de começar a leitura deste quadrinho já esperava que não encontraria nada menos do que uma arte de encher os olhos, carregadas de entusiasmo e jovialidade de um "aspirante" a quadrinista, que já aqui emoldurava cada página com a qual nos brindava - aspirante é o termo utilizado pelo próprio Alcatena em texto de sua autoria, contido no final da obra.
Mas o que me chamou a atenção é me deixou boquiaberto é a qualidade do texto de Ricardo Barreiro. A fluidez da trama, a inteligência e suntuosidade dos seus diálogos complementam um trabalho que infelizmente, ficou circunscrito a apenas este álbum, ou minissérie se considerarmos seu primeiro meio de publicação.
Gostaria muito que outros leitores descobrissem esta obra e com isso possibilitaram que outras obras do autor, com o próprio Alcatena como artista, e outros seletos como Eduardo Risso, aportassem no nosso país.

Ricardo.Rincon 16/03/2022

Eu adorei esse título
Se você está procurando um aventura super intrigante, num planeta completamente desconhecido e diferente, é bom você comprar esse quadrinho.
Fiquei de queixo caído com a arte sensacional do Alcatena e super surpreso com o texto afiado do Ricardo Barreiro.
Sensacional.
Cristiano.Cruz 17/03/2022minha estante
Realmente, estou no início, li 22 páginas, mas fiquei impressionado com a qualidade do texto e diálogos de Ricardo Barreiro; até porque nas resenhas da hq só vejo elogios ao Alcatena, o que é compreensível e críticas a trama.

Danizio0 16/01/2022

Se você achou incrível vá pra página....
Cara eu sempre fui muito fã de jogos de RPG, e essa HQ é um prato cheio, aqui basicamente temos duas aventuras de RPG em formato de quadrinhos, e pense numas aventuras bacanas, na primeira você viaja num trem atómico pelo deserto, e na segunda você desbrava o mundo subterrâneo em batalhas num tipo de coliseu, a arte é fantástica lembra bastantes as artes presentes nos antigos livros do D&D, eu achei muito da hora, um verdadeiro tomo pra quem quer um inspiração a mais pras suas partidas de RPG.

Bruno 08/11/2021

Duas histórias legais
Essa edição é composta por duas curtas histórias que apresentam um mundo interessante, apesar de ser pouco explorado. Os desenhos são impecáveis e mostram toda a criatividade de Alcatena, mas o roteiro mais simples me deixou a sensação de que poderia haver mais desenvolvimento.

Henry 17/10/2021

Gabarito de Alcatena
Tinha certa dúvida quanto a esse título que a editora Pipoca e Nanquim trouxe, sendo o primeiro quadrinho argentino a ser lançado por eles.

O roteiro, na minha opinião, é bem escasso. A HQ é dividida em duas histórias. A primeira (Fortaleza Móvel) é a mais fraca. Muito apressada e sem desenvolvimento.

Já a segunda (Mundo Subterrâneo) é mais divertida e um pouco melhor construída. Deixando claro que está longe de ser uma grande obra.

Os desenhos de Alcatena são deslumbrantes. Ele demonstra um bom domínio do uso de sombras e tem muita liberdade criativa para desenvolver tantos elementos fantásticos (criaturas, arquiteturas, arsenais, castelos, dentre outros).

No geral, a HQ é boa para passar o tempo. Recomendo qualquer leitor a não aumentar as expectativas. Ao menos no roteiro.

Gabriel 16/07/2021

Boa aventura fantasia
A arte sempre competente e um mundo que nos permite imaginar muito? interessante experiência. Vale a pena numa promoção

Karcossa 11/03/2021

"Um mundo perdido no sonho de uma deidade caída"
Com roteiros de Ricardo Barreiro e arte de Enrique Alcatena, ambos argentinos; "A Fortaleza Móvel & O Mundo Subterrâneo" é ao mesmo tempo fascinante e perturbador. Calma que eu explico?

O universo criado pela imaginação de Barreiro e representado pela arte de Alcatena nos apresenta uma terra decadente. O estilo arquitetônico de templos, cidades e "fortalezas movéis" beira a uma estética do onírico, mas um tipo de imaginário dentro de um sonho extremamente perturbador, mas ao mesmo tempo impressionante.

Durante a leitura foram diferentes impressões do estilo de Alcatena. ELe mescla uma estética barroca, gótica,, com elementos árabes, orientais, mais especificamente, algo vindo do TIbete.

Esse é um mundo mágico, de fantasia. Uma fantasia megalomaniaca, em que a arquitetura se mescla a paisagem confundindo o leitor. Você não sabe se aquilo foi construido ou se surgiu espantâneamente de uma natureza macabra e bizarra.

Tentar definir essa HQ é querer ser redundante. É notável, fica a indicação aos fãs, ao universo de Conan, O Bárbaro e algumas referências aos contos de H. P. Lovecraft.

Aqui fica duas indicações em relação aos contos de Lovecraft: 1) Nas Montanhas da Loucura e 2) A Busca Onírica por Kaddath. Esse último me lembrou muito a jornada do protagonista, onde é apresentado no meio de sua saga e nada do seu passado.

Enfim, é uma HQ pra quem procura algo completamente fora dos padrões narrativos e visuais. E, claramente, vale cada centavo.

Evandro Luiz 14/01/2021

Amei cada página
Ao todo como já sugerido são duas história no tema de espadas e feitiçarias.
Nunca li nada sobre (ao menos pelo que me recordo), mesmo o Conan que só tive contato pelos filmes, e essa obra me impressionou, exatamente no ponto em branco da minha rotina de leituras.
O que mais gostei na obra eh toda a arte e a inventividade dos mundos.
Pena que acaba tão rápido, certamente os dois universos renderiam centenas de outras aventuras.

Thiago 09/01/2021

Uma história muito bacana que conta a história de um homem com uma sina incrível onde a história se desenvolve com pequenos contos legais.

David713 20/12/2020

Texto beeem ruinzinho, viu?
As ilustrações e os cenários são fabulosos. De tirar mesmo o fôlego. Mas os textos e o roteiro são bem fraquinhos. Triste. :(

Greyheart 12/12/2020

Faz duas semanas ...
... que li. É uma obra e tanto e fiquei muito interessada em uma continuação que acho que sequer existe. Achei pitoresco o modo como paisagens e construções homenageiam a anatomia humana.