O palhaço e o psicanalista

O palhaço e o psicanalista Christian Dunker...

Resenhas -

JuuhOlivers 04/04/2024

Um bom livro
Um bom livro, achei um pouco repetitivo em algums momentos, mas tem ótimas reflexões e discussões acerca da nossa escuta no mundo.

Camarujo 20/02/2024

Que livro bom, ele realmente de dar uma orientação para aprender a escutar, uma escuta reflexiva. Recomendo muito. Eu amei.

Davi.Aquino 27/12/2023

Bem útil
Os autores trazem uma proposta bem interessante, alternando as visões de um psicanalista e de um palhaço. Sobre os Hs que eles abordam, não me senti muito motivado, mas gostei muito da escuta lúdica e da escuta empática.

Micaelle2 07/09/2023

Quatro h "agás"
Tenho a sensação que não consegui ser hospitaleira durante toda a leitura, mas curtir aprender sobre ser hospital e entender sobre o hospício mental individual. Acredito que os autores entenderiam o porquê não consegui ser hospitaleiro durante toda leitura, mas gostei de ser hospedada ^?_?^.

Recomendo, mas precisa de silêncio e disposição para escutar, ao ler esse livro...

Leandro137 20/07/2023

O palhaço e o psicanalista: escutar é coisa séria
O ato de "escutar" não se resume simplesmente a ouvir o que o outro diz. Nesse livro, os autores trazem várias questões sobre a escuta. Há muitas regras de como devemos nos comportar enquanto escutadores. De como devemos receber as palavras que as pessoas dizem. De como é importante cuidar o que falamos. Quantas questões devem ser levadas em consideração na hora de escutar e de falar, seja na interação com uma pessoa só ou com um grande público. Enfim, o que os autores querem evidenciar é que escutar é coisa séria e complexa. O livro traz o ponto de vista de um psicanalista e de um palhaço. Os dois falam sobre a importância de saber escutar as pessoas em suas respectivas profissões. É um livro muito bom, é possível sentir que os autores o escreveram com carinho. Indico ele principalmente para aqueles que lidam com pessoas em suas profissões e que precisam saber escutar com precisão. Também recomendo para aqueles que querem saber escutar de forma mais inteligente e hospitaleira.

Carol1349 25/03/2023

O livro faz uma linha de comparação entre as profissões do analista e palhaço, ressaltando que, claro, o outro é quem importa. Uma leitura muito boa, embora em alguns trechos eu tenha lido sem muito afinco.

Mari.Butrico 18/03/2023

Maravilhoso
No começo fiquei meio assim sem entender.

Mas depois a leitura foi me envolvendo e consegui me reconhecer em várias situações que podem facilmente serem resolvidas.

Um palhaço e um psicanalista: como saber escutar os outros?
Como saber escutar a si mesmo?

Experiências e reflexões são apresentadas ao longo da leitura como por exemplo: autocontrole, perguntar, responder, a coragem e o desejo de escutar e o que é importante.

Não foi recomendação, mas vi por volta de quatro pessoas lendo no trem????????

#recomendo.

My nazareth 19/01/2023

"Como escutar os outros pode transformar vidas"
Um palhaço e um psicanalista mostrando o quanto eles tem em comum quando o assunto é escutar o próximo, e adquirir sabedoria de inúmeras experiências de escuta e do que a falta dela lhe ocasiona, de fatos históricos e explicações de porque a escuta é tão importante no nosso cotidiano. É sobre se conhecer e conhecer o próximo, é sobre compreender o diálogo em várias ocasiões, é sobre conseguir compreender os sentimentos expostos através do incrível ato de escutar. É sobre autoconhecimento e sabedoria de todos os ângulos, esse livro é simplesmente incrível!!

*Trecho do livro*

"A importância da escuta para povos tupis se traduz no termo que utilizam para designar o cacique: Acanguatara. Esta palavra significa Cabeça Boa de Escutar. Aqui se torna irresistível fazer uma comparação com os "homens brancos" que admiram líderes que "falam bem" enquanto nossas populações ancestrais consideram líderes aquele que melhor lhes escuta."

almeidalewis 30/12/2022

Escuta
Escuta ! Um assunto profundo no entanto tratado nesse livro com leveza humor e ainda com bastante profundidade ! E não apenas escutar o outro, mas também a si mesmo. Esse tema é abordado através das experiências relatadas além dos testemunho casos e muitas reflexões filosóficas. Muito interessante para leigos, estudantes de psicanálise/psicologia. Gostei muito do tema a respeito da escuta ludica.
Que show!! ???

Já leu Viktor Frankl?

almeidalewis 31/12/2022minha estante
Tá na lista, acredito agora em 2023 saia ???

Quero ler Em busca de Sentido do Frankl em 2023, tenho ele, mas ainda não li

Vanessa.Bugdanovicz 01/05/2022

Sobre as relações...
Um livro surpreendente, sabe aquele que toca o seu coração e lhe faz refletir sobre as relações humanas? Pois bem, é este!

É muito interessante poder escutar dois profissionais diferentes falarem sobre escuta. Apesar das diferenças trazem suas experiências de forma conjunta, mostrando que não são tão diferentes assim.

Fabim.Silva 07/02/2022

O casamento perfeito entre a análise e o lúdico!
Essa leitura foi uma mistura um tanto peculiar e muito proveitosa, é raro ver uma sintonia tão fluída entre duas vertentes, duas mentes, duas prosas altamente harmoniosas que nos leva a sentir na pele sua simbiose.
É de fato difícil, em alguns momentos, diferenciar quem fala o quê, retratando exatamente a parte de um presente no outro e em como isso se relaciona para formar o corpo da escuta humanizada.
A fórmula é simplista mas muito catártica: deixar que a escuta seja um receptáculo genuíno das histórias, indo de encontro ao frenesi da pós modernidade onde a competição narcisista reduz a linguagem empática e acolhedora, nos tornando autômatos alheios as conteúdo das mensagens e consequentemente míopes às relações humanas.
Em meio a tantos outros exemplares que ensinam formas competitivas de comunicação, demonstrando dominância ou autoridade na busca pelo sucesso profissional e financeiro, a obra circense de Thebas e Dunker chegam elaboradamente como uma boa piada: nos trazendo para esse local de estranhamento cômico que destrincha os detalhes mais sutis e libertadores da vida, trazendo cor ao mundo um tanto cristalizado e opaco de encontros vazios no cotidiano.
Recomendo fortemente aos iniciados na função de terapeutas independente da afinidade com a Psicanálise, pois o livro não se propõe a ser um manual nem nada do tipo, logo não há uma exposição profunda de conceitos teóricos analíticos, o que me deixa na obrigação também de ressaltar e estender essa recomendação a todos aqueles que se permitem a (re)descobrir sobre uma tarefa tão negligenciada e ainda assim muito transformadora: a escuta.

yas 19/11/2021

ouvir não é escutar
que ouvir não é escutar, isso todo mundo já sabe, mas e como que a gente faz pra escutar? como deixar um pouco de lado nosso narcisismo que traz a absurda vontade de falar o tempo todo e de provar que está sempre certo?

de maneira dinâmica, palhaço e psicanalista se intercalam entre capítulos, parágrafos e histórias, deixando em forma de livro suas experiências sobre como aprender e viver a arte da escuta.

palhaço e psicanalista trabalham com a escuta. nós vivemos pra escutar.

Alini10 28/08/2021

Para ler e reler
Esse é um daqueles livros de escrita fácil, cativante e que se você não se atentar vai pensar que entendeu tudo. Há trechos que fazem rir e se emocionar.

Amanda.Mendes 11/08/2021

Você sabe escutar?
O livro trata sobre a escuta, saber escutar a si e ao outro. Me interessei por ser palhaça em um projeto de extensão, não sabia se o livro seria bom, mas achei que iria me ajudar a ser uma palhaça melhor.

Acabei com um livro que foi quase uma sessão de terapia que trás temas muito pertinentes e muitas vezes viscerais de forma leve. Nos últimos capítulos senti a linguagem ser mais rebuscada, mas nada de muito "uau", continuou acessível para leigos.

É um livro que definitivamente irei reler, mas da próxima vez com mais cuidado e em doses homeopáticas, para conseguir aproveitar todo o ensinamento que traz. Gostei muitoo e pretendo presentear mainha com uma cópia física qualquer cia desses *vamos ver se ela entende que precisa aprender a escutar*.

Enfim, só leiam e entenderão?

Sara 24/07/2021

Para quem quer aprender a escutar
É um livro excelente e muito didático sobre formas de melhor escutar as pessoas, o livro usa muito de recursos que são objetos de estudo da psicologia de forma acessível e muito simples, qualquer pessoa consegue ler e receber a mensagem que ele está passando, as analogias sobre o palhaço contra a figura do psicanalista é muito muito interessante, divertida e palpável. Livro ótimo para literalmente qualquer pessoa desde um aluno calouro de alguma área de humanas até uma pessoa que só quer entender melhor um amigo, recomendo!!