Parthenon Místico

Resenhas - Parthenon Místico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ica 10/07/2021

Místico
Eu amo o gênero steampunk, acho o máximo. Isso já foi metade do caminho pra eu gostar desse livro. Os personagens são cativantes, o enredo é interessante e o livro é um luxo. E o melhor: brasileiro. Super recomendo.

Evy 05/04/2023

"Todas as vidas são únicas e incomparáveis"
Sabe quando uma história é tão boa que você não sabe por onde começa a falar dela? É o meu caso com Parthenon Místico. Tem tantas particularidades e pontos importantes a serem citados dessa obra na resenha, que eu estou com medo de deixar alguma coisa passar. Peço desculpas de antemão se acontecer, mas vou tentar colocar tudo que me encantou em palavras que nem de longe farão jus a essa obra.

A obra se passa no Brasil do século XIX, em Porto Alegre dos Amantes, onde a tecnologia a vapor permitiu a existência de carruagens sem cavalos (nem amei!), máquinas voadoras e prodigiosos robôs autômatos. Esse cenário compõe o subgênero literário da ficção científica conhecido como Steampunk, que traz obras literárias ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real. Ou seja, temos em mãos, uma narrativa retrofuturista criada pelo premiado autor Enéias Tavares.

É valido ressaltar a qualidade narrativa e o cuidado que o autor teve com os mais pequenos detalhes dessa história que a tornam tão única, já que, apesar de ser uma obra contemporânea, a grafia utilizada na história acompanha o século no qual ela está inserida, trazendo inclusive uma nota introdutória onde o autor se desculpa por quaisquer falhas robótica nesse retorno temporal. Isso atrelado a construção de personagens fantásticos e ao enredo entregue em "noitários" (estou apaixonada) que são espécies de diários onde os personagens vão deixando suas impressões de situações e momentos, torna, como já falei, essa obra, especialmente única.

Para os amantes da literatura brasileira, um olhar mais atento vai trazer à luz alguns personagens já conhecidos de outras obras nacionais, além dos originais criados para compor esta série transmídia que é a Brasiliana Steampunk presente não só neste livro, como em Lição de Anatomia (também lançado pela Darkside Books), série de TV e quadrinhos. São personagens inusitados, extremamente diversos em vivências e estilos que se unem para criar uma sociedade secreta chamada Parthenon Místico em prol de um único objetivo: enfrentar a Ordem Positivista Nacional, uma organização criminosa que defende a eugenia e a pureza da raça branca.

Encontramos nesta obra então relatos de muito preconceito com negros, mulheres, índios, homossexuais e todos aqueles que fogem à "normalidade" e "superioridade" imposta pela Ordem Positivista, que inclusive faz experimentos tenebrosos nestas pessoas de forma não voluntária no intuito de comprovar suas convicções. É contra isso que o Parthenon Místico luta, buscando a igualdade social, racial e de gênero. Tentam expor os crimes hediondos através da publicação de um almanaque, mas são chamados de anarquistas e caçados. Importante ressaltar também, o cuidado do autor com a representatividade no livro. Os personagens que compõe o Parthenon Místico, embora lutem por um objetivo comum, são extremamente diferentes entre si: negros, brancos, indígenas, robôs, idosos, jovens, e o casal protagonista que é homoafetivo. Isso agrega valor a história com vivências bastante significativas e importantes.

Ambientação nacional e temporal perfeita, personagens incrivelmente bem construídos, enredo fluído e extremamente envolvente e abordagem de temas importantes e necessários é o que você vai encontrar nesta obra incrível que me fez rir e chorar. Falar mais que isso pode estragar a experiência de leitura, então vou apenas finalizar ressaltando, e correndo o risco de chover no molhado, a qualidade da edição da DarksideBooks que traz ilustrações dos personagens, mapas, e qrcode com conteúdos inéditos e transmidiáticos para enriquecer a leitura.

Sem mais, super recomendo a leitura!
@blog_entreaspas

Starbusz 12/09/2023

Que livro.

Eu li ele por pressão dos meus amigos, e não me arrependo nem um pouco. Muito bom, adorei a história, adorei os personagens, adorei a escrita, adorei.

Enéias Tavares 24/01/2021

Uma dádiva dupla chamada Parthenon Místico & DarkSide Books!
A edição da DarkSide Books superou todas minhas expectativas, até as mais delirantes. Voltar ao universo de Brasiliana Steampunk, um universo que é tão importante para mim e para tantos leitores, na companhia dessa editora é uma dádiva. Cada detalhe do livro foi cuidado com muita atenção, recebendo igualmente carinho, talento e sofisticação.

A edição já abre com o Almanaque do Parthenon Místico - que tem uma importância central na narrativa do livro - sendo impressa à parte e servindo de primeiro brinde aos leitores. Depois, temos a galeria de arte de Ana Koehler, que dedicou uma ilustração a cada um dos heróis, além dos mapas de Karl Felippe e de tantas outras surpresas que os mestre magos do design da Caveira conceberam e concretizaram.

Nem em meus sonhos mais ousados essa edição foi prevista. Um artefato místico na forma de um livro que tanto abrilhanta a estante quanto agrada aos sentidos dos leitores. Com esse tíquete, a jornada ao Pântano do Guayba, às Ilhas do Parthenon e da Ordem Positivista e a esse Brasil Retrofuturista ganhou outras proporções!

Um Muito Obrigado à querida Caveira por essa Edição Surreal e aos leitores de Brasiliana que desde A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison pedem por uma continuação... ou então... por um Prequel que detalha a origem insólita daqueles heróis!

site: www.brasilianasteampunk.com.br

Jéssica 24/10/2021

UMA HISTÓRIA GENIAL
Um dos melhores livros que eu já li!

Quando vi a sinopse da história fiquei "desesperada" para ler esse livro...Quando mostrei para minha irmã, ela disse que esse "foi o resumo de livro mais louco que ela já viu na vida".
E é exatamente isso! É fascinante, uma leitura prazerosa, que me prendeu do início ao fim e despertou em mim o interesse na leitura dos livros nos quais os personagens foram "tirados", além do interesse por esse universo steampunk!

Bina 21/01/2021

Um livro cheio de referências a literatura clássica brasileira, algo que eu já esperava, é narrado através de noitários(basicamente diários em que os personagens escrevem suas ações e pensamentos) que vão se intercalando entre os personagens. A historia é envolvente e com um ritmo bem fluido e gostoso de ler (exceto em alguns momentos em que certos personagens são desprezíveis kkkk). O livro possui uma grafia própria com algumas palavras escritas de maneira que remete a época ou ao universo em que esta inserido, alguns leitores podem estranhar mas não é nada que atrapalhe na compreensão, pelo contrario ajuda para uma maior imersão nesse universo.
Só digo que foi uma ótima leitura e valeu cada segundo.
Angelamgs 05/07/2021minha estante
O livro não funcionou para mim. Chato, custei a chegar ao fim, personagens sem carisma. Sem ação, a história é contada dentro dos anuários dos personagens. Os robóticos são meros empregados. Dou uma estrela pela capa e pelos desenhos.

Thayna.Bintecourt 22/06/2023

Foi o livro com a narrativa mais corrida e ao mesmo tempo mais devagar que eu já vi em minha vida. Achei que foi uma história com um incrível potencial, mas a história é corrida e em alguns pontos chata, os personagens tem interações fora da escrita e isso me fez sentir como se eu fosse uma estranha mexendo nos arquivos pessoas das pessoas, me senti desconfortável, mas achei isso incrível, pq eu fiquei sabendo da história, de uma forma superficial, como se eu estivesse lendo arquivos de um caso crimina, foi interessante, foi a primeira vez que tive esse tipo de leitura e não me agradou. Gostei dos personagens, eles tem muita história e eu gostaria de saber mais deles, principalmente do Solfieri.

Spoiler?> Me irritou muito como eles taxaram Giovanni como traidor, sendo q ele foi o mais sensato em abandonar a ilha. Lutar contra um inimigo que é mil vezes mais forte com que vc pelo simples fato de não querer abando uma ilha? Achei ridículo, Beatriz me irritou mt nessa parte. E outra, como assim apenas duas pessoas tiraram as bombas de 8 fuking zepelins e NINGUÉM VIU???

Loba Literária 11/08/2021

Acabei de conhecer Enéias Tavares e já amo
Que mundo é esse? Eu nunca tinha visto nada de steampunk, e começar com um livraço assim deixou o gênero em minhas boas graças. A escrita é um pouco lenta, mas os personagens são envolventes, a história é interessante, e a edição é tão linda que dá vontade de chorar.

Thomaz.Barros 25/04/2021

Surpreendente
O livro é muito rápido e gostoso de ler. Inicialmente achei que não fosse me conquistar mas acabei querendo saber mais.

Jéssica Nogueira 18/03/2024

Grata surpresa
Fiquei me questionando sobre o que dizersobre esse livro é mesmo sem saber ao certo, fiquei feliz ao terminar de lê-lo.
Parthenon Místico é uma história nacional, que critica a opressão e o fascismo, com um pano de fundo steampunk sobrenatural.
O Brasil está dominado pelos positivistas que possuem uma visão deturpado de certo e errado enredado pelo preconceito, sua base, está localizada em Porto Alegre dos Amantes e não por acaso, o grupo anti fascismo denominado Pathernom Místico também e fará todo o possível para derrotar os Positivistas.
Com muito robô, magia, misticismo, romance, ciência e luta veremos através das vozes dos personagens os últimos acontecimentos dessa louca aventura no tempo.
Gostei muito da cena final do grão ancião com seu filho e acho que foi o que me ganhou no livro, apesar deem alguns momentos achá-lo um pouco prolixo.
No mais acho que fiquei feliz ao ler um romance nacional que foge das "normalidades".
Recomendo muito.

Laranfm 01/06/2021

Esse livro é um abraço, um acalento para min brasileira em 2021, uma leitura gostosa, adorei a escrita, a história e os personagens, e eu quero ler mais sobre o Sergio e o Bento, sobre a Victória, sobre a Beatriz e o Louison, sobre o dr. Benignus, sobre o Solfieri, sobre o Trolho e a Nioko e quero ler mais Enéias Tavares e outros escritores contemporâneos brasileiros!

Camila 02/06/2021

O certo e o errado
Uma história fantástica! Um livro muito bem escrito e que te faz embarcar em uma viajem incrível por Porto Alegre dos Amantes. Um enredo de aventuras, com personagens cativantes e estórias inesquecíveis! Um livro que fala também sobre assuntos complicados e a luta entre o "certo" e o "errado".... Resumindo os bons são ruins e os ruins são os bonzinhos... Inclusive assuntos bem atuais em nosso cotidiano... Enfim, recomendo esse livro para todos que queiram embarcar em uma viagem inesquecível!!!!

Thales Duart3 09/11/2023

Me surpreendi
Tá ai um Livro que eu não dava nada por ele. Fui ler só pela capa, afinal, nisso a DarkSide manda bem. E eu me surpreendi! Que livro bom de ler. A história é a boa. A forma de narrar é boa. O respeito pela escrita do Português em 1800 é de mt bom tom. Olha, livro diferente e bom. Curti bastante.

Cristina 30/01/2022

Não tinha lido ainda nada desse gênero steampunk, mas achei fantástico.

A história, os personagens, a crítica social, os ideais humanísticos, com fantasia e mistério, tornam o livro uma excelente leitura, além da escrita do autor, achei pura poesia.

Gostei bastante desse universo retrô e futrista.

aafantis 14/06/2021

Maravilhoso
Esse livro foi uma grata surpresa! Personagens com muita diversidade, uma aventura com atmosfera de Julio Verne e um enredo super politizado! Amei!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6