Se quiser mudar o mundo

Se quiser mudar o mundo Sabrina Fernandes

Resenhas - Se quiser mudar o mundo

pâm 24/04/2024

Sempre fico impressionada com a capacidade de síntese dessa mulher. Introdução aos estudos marxistas e como interpretamos o mundo. Livro para todo mundo!

LariReis 16/01/2024

Um norte para quem quer mudar o mundo!
O livro me tirou o fôlego ao apresentar a complexidade dos desafios que existem pela frente ao mesmo tempo que renovou minhas energias e me deu direcionamentos importantes!

Gabriela 12/01/2024

Bonito
Adoro o conteúdo da Sabrina, e gosto da forma que ela comunica e dissemina o ecossocialismo. Acho que o livro perde umas estrelinhas, porque ficou muito no meio do caminho entre o acadêmico e a práxis em que ela circula tantas vezes. A capa e o título remetem muito à ideia de um guia político e, mesmo ela avisando na introdução que não seria o caso, parece que iria traçar um pouco mais objetivamente maneiras a se caminhar para a mudança. Senti que alguns conceitos ficaram repetitivos e ela poderia ter abordado um pouco mais elementos psicológicos das incoerências, dos desejos, da ideia de como seria esse mundo idealizado - pincelando inclusive seus defeitos e possíveis dificuldades que enfrentaríamos - e talvez ser um pouco mais gentil com o fatalismo depressivo que acomete tanto jovem paralisado. O livro me emocionou, mas, subjetivamente, ainda me causou mais desespero que esperança, sentimento este que estava buscando ao comprá-lo. Talvez não seja a única, mas não só quero entender como sair do plano dos sonhos, às vezes também quero entender com o que estou sonhando.

Obrigada, Sabrina!

Fernanda 10/01/2024

Livro para aqueles que desejam mudar o mundo; por mais óbvio que pareça, me peguei algumas vezes me perguntando como de fato o fazer, afinal, é mais fácil ser distopico realmente!
Fatalista, acomodados... isso tudo é o que a nossa sociedade produz.
Ela nos faz acreditar que o capitalismo pode ser bonzinho, que não há outra alternativa, ainda há aqueles que reproduzem os discursos dos comunistas de iPhone e por aí vai!
Acredito sim que a mudança do modo de produção seja possível e que coletivamente podemos fazer isso pq ser utópico é real!

endrick1 13/12/2023

ADOREI
Simplesmente mais uma canetada na Sabrina Fernandes, esse livro é muuuito bom, esclarecedor e encorajador

acho q todo mundo q tá iniciando o processo de politização, luta, ou até msm quer mudar o mundo, como o próprio título do livro diz, deveria fzr essa leitura

exatamente como ela pretendia, conseguiu ser didática sem ser simplista e abriu mtaaas janelas de reflexão em mim durante a leitura

revisei conceitos conhecidos, fui apresentado a outros e praticamente todo o fatalismo/comodismo q eu tinha antes da leitura foi pro ralo, nota 5/5 mesmo!!

Paty 02/12/2023

Bom, mas meio confuso
Resolvi comprar o livro, pois vi um podcast com a autora e achei ela muito legal, paciente e com formas legais de responder a dúvida dos entrevistadores. Mas fiquei levemente decepcionada de não ter encontrado isso neste livro.
No quesito do que o livro se propõe - ser um guia político para quem quer mudar o mundo - eu acredito que o conteúdo está lá, mas acho q faltou uma linguagem mais acessível.

Me pareceu que ele é escrito pra quem já tem bagagem e "linguajar" político, apesar da metade dele ser gasto alinhando termos básicos. E nesse ponto eu fico realmente me questionando: se a ideia é mudar o mundo e trazer mais pessoas para o debate político, fazer um livro sobre política, com uma linguagem complicada e com poucos exemplos palpáveis é o melhor jeito de alcançar o que o livro se propõe?

E isso não é nem uma crítica à Sabrina, pq acredito que sendo inteligente e acostumada a esse tipo de linguagem, talvez ela nem perceba como pode ser difícil para alguns de nós conseguir entender o que ela escreveu. Mas me parece um problema recorrente na esquerda de se perder um pouco na parte "intelectual" da coisa e não conseguir se comunicar de forma efetiva com quem não faz parte desse mesmo círculo.

Mas enfim, é uma pena... eu realmente queria ter gostado mais do livro, mas a escrita não me pegou...

Felipe1503 28/11/2023

Essencial para quem se importa para os problemas modernos!!
Esse livros é um dos melhores e com a escrita mais simples sobre temas complexos. Explica de forma muito clara e objetivo sobre diversos temas atuais (principalmente de esquerda / comunista). Essencial e importantíssima essa leitura!!

ana flavia 24/09/2023

Acompanhei o trabalho da Sabrina no Tese Onze, um projeto incrível que trouxe saber político por meios acessíveis sempre com muito conhecimento e responsabilidade. Esse livro não foi diferente.

O livro se propõe a trazer de forma introdutória conceitos e reflexões políticas, mas nunca de forma rasa, e é exatamente o que ele traz.

Parei pra pensar bastante lendo esse livro, e me trouxe esperança de que é realmente possível termos um futuro melhor, mas ele tera que ser construído conjuntamente.

Alice Nunes 27/08/2023

Procura-se camaradas
Adoro o conteúdo da Sabrina, foi com o canal dela que me descobri comunista. O conteúdo de alta qualidade me radicalizou e me fez sistematizar politicamente os incômodos que eu sentia. Gostei muito do livro pois ela trata de temas simples de maneira profunda e muito didática. Acho super interessante pra fundamentar debates político principalmente com os jovens.

Uelbel 19/08/2023

"Se quiser mudar o mundo [...] já é hora de começar"
Sabrina, a quem tenho enorme apreço, desenvolveu politicamente uma obra muito bem elaborada para quem quer iniciar uma politização mais específica. Ela deixa claro, desde o início, seu ponto de vista e seu posicionamento. Trás a tona, com palavras bem colocadas, uma discussão extremamente pertinente da realidade capitalista atual.

De certo modo, acho que o livro funciona, principalmente, para quem já é mais apegado a alguns conceitos (feminismo, racismo, ecossocialismo, relações de classes...) mas, com certeza, se você não tem contato com nenhum desses (e provavelmente vai se deparar com alguns nunca vistos) a leitura certamente não será um problema, pelo contrário, a maneira leve - mas nem um pouco infundada- desses tópicos, mostra o quão a autora foi capaz de sintetizar algo que entrelaça a todos os indivíduos como sociedade.

No geral, o livro cumpre muito bem a sua proposta, digo eu, segundo a autora: convocar novos camaradas para a superação do capitalismo.

Alinne.Rodrigues 29/07/2023

Eu precisava começar pelo básico.
É um livro pra quem quer conhecer o basico do debate polito sem ficar apenas nas superfície. Um livro que tem lado. Baseia-se no marxismo, socialismo e ecossocialismo. Não faz arrodeios para não dar nome. Sabrina lança luz às alternativas de ação e posicionamento pra contornar nossa atual realidade de produção exploratória e cheia de mazelas sociais. Recomendo. Aprendi bastante.

Carolina 08/07/2023

Excelente título!
É bem isso: o conteúdo se resume no título da obra!
Ler esse livro dá vontade de salvar o mundo porque você entende como o sistema todo funciona e como ele é feito por e para poucas pessoas, ou seja, completamente injusto.
Para mim, a leitura nem sempre foi fluida já que alguns temas e conceitos demandam mais concentração e repertório para entender, porém deu pra acompanhar a obra com certa tranquilidade por conta das discussões abordadas que me interessam há tempos, valeu muito!
natália 12/07/2023minha estante
fofinha!

maria 19/06/2023

Mais ou menos
Livro bom! Fala de muitas coisas importantes do atual cenário em que nos encontramos, porém é cansativo e meio chato. Mas com conteúdos de extrema necessidade para quem pretende se inteirar do assunto.

Gybz 11/06/2023

Excelente
O livro é ótimo, excelente para ter introdução a respeito de vários assuntos pertinentes a nossa situação política atual, para ter um vislumbre do que poderemos ser tbm.

De linguagem super fácil, e leitura extremamente agradável.

Gosta do tema? Então leia, você vai adorar!!!

Emi 31/05/2023

O livro é até que simples de ler.. eu demorei porque não me envolvi muito e estava com outras demandas. A autora tentou explicar uns temas complexos e pode ser que pra quem nunca tenha ouvido falar, continue confuso. Outras expressões ela citou, mas não explicou, senti falta disso. Como ela mesma falou no começo, o livro não traz uma receita de bolo, é mais pra instigar, confesso que esperava um pouco mais.. aprendi várias coisas, mas por não trazer soluções, terminei com aquela inquietação..