Perguntas que me fazem sobre o Holocausto

Perguntas que me fazem sobre o Holocausto Hédi Fried

Resenhas - Perguntas que me fazem sobre o Holocausto

Thais.Carvalho 04/10/2023

Uma leitura necessária! A autora, que viveu os horrores do holocausto em campo de concentração e campos de trabalho responde em seu livro as perguntas que costumam lhe fazer em suas palestras em escolas. Ela entende que a informação, o não esquecimento e a orientação dos jovens são a chave para que genocídios como esse não voltem a acontecer. Prega a tolerância, o respeito e a empatia.

juliaamoreira 16/05/2023

Recomendo não só para quem se interessa por livros históricos, mas para todos.

Acresito que seja uma leitura essencial para informar as pessoas sobre a importância de lutar contra injustiças, o que foi o holocausto e o mais importante, não repeti-lo.

É uma história muito impactante, lagrimas rolaram pelo meu rosto inúmeras vezes. Alem de ser uma obra que constrói empatia e toca o lado mais emotivo do leitor, é também muito educativa.

Li para um trabalho escolar

Samkajdkaihxksks 05/09/2023

As perguntas que me fazem sobre o holocausto
Eu li esse livro por causa da escola, como diz o título, a autora do livro responde as perguntas que fazem a ela sobre o holocausto, ela sendo judia na epoca da segunda guerra, e como foi passar por isso tudo. Achei o livro muito interessante.

Aline Naiara Melo 07/10/2021

HOLOCAUSTO
Livro feito por uma sobrevivente, ao longo da vida ela fez muitas palestras sobre sua vida no Holocausto, muitas dessas perguntas que ela respondeu estão neste livro.

Paulascrap 15/02/2022

Necessário!.
"Reuni neste livro as perguntas mais comum que me fazem, para ajudar àqueles que queiram saber mais sobre o Holocausto. Minha esperança é que ele seja lido por jovens de hoje e de amanhã, e que os beneficie, ensinando a evitar erros históricos"
12/2016

📌 Jamais obteremos uma resposta definitiva sobre o porquê do Holocausto, mas como leitor podemos manter a mensagem desses sobreviventes com a leitura de suas experiências de passagem nesse inferno em vida!..

📌 Ainda há algumas testemunha oculares que podem narrar esses período, mas em breve não restará mais nenhuma, e será por meio da leitura de seus relatos que não permitiremos que sua sobrevivência tenha sido em vão.

📌 Nessa obra Heidi reúne respostas de diversas perguntas realizadas em suas palestras, segundo ela perguntas importam mais que respostas, pois só fazendo perguntas é que podemos adquirir alguma compreensão do que foi tudo aquilo.

"Você é capaz de perdoar ?..O que ajudou você a sobreviver ..?Qual a sensação de envelhecer ?.. já foi ameaçada por neonazistas? .. ..Depois de tudo, você acredita em Deus?.O que podemos aprender com o Holocausto? ........ Entre tantas outras e em cada resposta um aprendizado, uma emoção diferente, e por mais que tenhamos lido sobre o tema sempre nos surpreendemos.

📌O racismo que levou ao Holocausto tem raízes que vem do passado. Era uma questão de manter o rebanho unido, uma questão de ganância e medo. Eram essas as emoções que Hitler explorava para recrutar membros para o Partido Nazista. p22

📌Finalmente percebi que tinha sobrevivido para que alguém pudesse contar o que aconteceu durante o Holocausto. Se ninguém contar a história, ele será esquecido, e aquilo que é esquecido pode ser facilmente repetido...p.133. Diante disso apenas leiam! #holocausto #hedifried #literaturadeteatemunho #perguntasquemefazemsobreoholocausto

Raissa.Albuquerque 23/03/2023

O livro é sobre uma senhora respondendo perguntas que lhe fazem frequentemente da época que ela passou no holocausto? ela virou palestrante e escreve livros sobre o acontecido

borgesclaraaa 29/03/2024

A história merece ser lembrada para não acontecer novamente
Li esse livro para escola e foi um dos mais impactantes que já li.
sou obcecada por tudo que envolva a segunda guerra mundial. já li livros, assisti filmes, fui em museus? então já sabia o que iria ler quando abri esse livro. mas as informações que são ditas são as que não costumamos ver em tantos lugares.
deveria ser leitura obrigatória!!
que não se repita.

Marcos606 25/01/2024

Lança luz sobre um tema devastador com empatia, sensibilidade e honestidade, é dirigido mais ao publico infantojuvenil e pode ser bom para discutir com crianças sobre o assunto. Queria um livro mais adulto, mas é bom.

Luiza Bugelli Valença 25/01/2022

Lernen Geschichte Macht Frei
Infelizmente o passado do ser humano não é bonito. Durante a história do homo sapiens, nota-se diversos ápices sua crueldade: extermínio de povos, guerras sangrentas e morte de civis; são alguns dos atos hediondos comentados pelo ser humano, contra o próprio ser humano. Entre os maiores crimes contra a humanidade, destaca-se o holocausto (pois foi a primeira vez que o termo genocídio foi utilizando). Um acontecimento tão marcante da história, reitera a importância de estudar o passado e compreendê-lo para que crimes contra a vida em massa, como o holocausto, não se repitam. A obra ?Perguntas que me fazem sobre o Holocausto?, de Hédi Fried; é uma ótima alternativa de entender o que se passava na época do holocausto na visão de uma menina judia.

Durante o livro, que é organizado em forma de perguntas e respostas, Hédi não somente responde perguntas metafísicas e subjetivas, como: Você tem raiva dos alemães? Mas também aponta curiosidades infelizes sobre a vida no campo de concentração de Auschwitz. A biografia, apesar de possuir um tema extremamente pesado e delicado, possui uma escrita fluida, permitindo que os leitores possam apreciar a obra em apenas um dia.

Na porta do campo de concentração de Auschwitz, há a frase: Arbeit Macht Frei (o trabalho é liberdade). Contudo, após a leitura deste livro, ficará mais do que claro que Lernen Geschichte Macht Frei (estudar história é liberdade). Sendo assim, recomenda-se esta obra para os que desejam entender um pouco mais os acontecimentos do nazismo, na visão de uma vítima do campo de concentração.

Dominoni 02/07/2022

Obrigada Hédi!
Lendo sua história fiquei com vontade de abraçar a senhora e sua irmã. Os sobreviventes do regime nazista estão partindo então cabe a nós levarmos o conhecimento adiante. Obrigada pelas palavras, por responder perguntas que parecem tão comuns mas ao mesmo tempo são intrigantes! Mostrar a nova geração a realidade que foi o Holocausto, para poder evitar que se repita ou até mesmo aqueles que não acreditam repensarem. Um livro forte, lindo e necessário. Gostaria muito de conhece-la pessoalmente, porém as possibilidades são mínimas, mas lendo sua história me senti mais próxima desta senhora maravilhosa ??

Lu 26/08/2022

Cada sobrevivente carrega consigo um mundo inteiro de sofrimentos, angústias, medos, lutas pela sobrevivência. Através das histórias podemos sentir que cada um fez o que pode para sobreviver, mesmo sem esperanças. A sobrevivência nos campos de concentração era algo instintivo. Um ser humano tentando continuar mais um dia, sem saber exatamente o que restava de vida para ser vivida. Fora dos campos, com o passar dos anos muitos sobreviventes buscaram formas de transformar sua dor em algo maior. Suas lembranças foram transformadas em uma única responsabilidade: evitar que esse lado sombrio da humanidade seja esquecido. Hédi Fried, que sobreviveu ao holocausto e dedicou sua vida a conscientizar as novas gerações sobre os horrores vividos, nos traz respostas curtas (porém repletas de significado) as dúvidas mais comuns acerca desse período da história. Mais um livro importante e sensível sobre a temática.

Angélica 31/01/2023

Queria ter tido a chance de conhecer essa senhora pessoalmente.
Imagino que se ela ensinou tanto em tão poucas páginas com a experiência dela, seria muito maior ouvi-la pessoalmente

Lari 23/02/2023

Leitura obrigatória
Esse livro deveria ser obrigatório, principalmente nos dias atuais!

?Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.? e nada melhor do que conhecer por olhos de quem viveu essa história.

É um livro pesado e sensível, por vários momentos eu pausei a leitura para respirar.

Izaira.Dias 21/09/2023

Muito tocante?
O livro segue uma espécie de perguntas e respostas , então não fica massivo de ler.
A entrevistada Hédi Fried conta com uma sabedoria impecável devido as suas experiências de vida. Vale a pena cada página lida. E o que ela deixa como recado no final , serve mais ainda para nos comover?

Juju.lodes 06/08/2023

Vai contar sobre como era o holocausto
O livro não é muito o tema que eu gosto de ler mas mesmo assim eu gostei muito dele por contar como que era a Alemanha nazista e como ter alguém ao seu lado te ajuda a continuar mesmo quando vc não tem forças