Perguntas que me fazem sobre o Holocausto

Perguntas que me fazem sobre o Holocausto Hédi Fried

Resenhas - Perguntas que me fazem sobre o Holocausto

caillouu 05/06/2024

Resenha de "Perguntas que me fazem sobre o Holocausto"
Uma leitura necessária, com toda certeza! "Perguntas que me fazem sobre o Holocausto" não é meu tipo de livro. Prefiro livros com outros enredos, no entanto, resolvi dar uma chance a este. E não me arrependo.
A autora frequentemente expõe seu objetivo ao escrever este livro: ensinar as gerações futuras sobre o holocausto e garantir que isso não aconteça novamente. Eu faço parte dessa geração e ter acesso aos horrores da Segunda Guerra Mundial mudou minha perspectiva de tudo. Obviamente, já li e estudei sobre o assunto na escola, mas acompanhá-la no ponto de vista judeu é muito diferente.
Quando li o título do livro, imaginei quais perguntas faria para uma pessoa que viveu no campo de concentração e muitas que imaginei, estavam lá.
Eu lia todas as páginas em choque, porque é muito doido e triste pensar que o holocausto de fato aconteceu; pensar que pessoas morreram apenas por pertencerem a uma minoria.
E como a própria autora disse: as gerações passadas viveram isto e é nossa função garantir que a história não seja esquecida e que um evento como este jamais retorne a acontecer.

Bibi_14 31/03/2024

Uma leitura de doer.
Do início ao fim, esse livro traz uma angústia e uma tristeza muito grande para o leitor que se sensibiliza. É uma história contada sobre os tempos do holocausto e algumas perguntas recorrentes que são feitas para a autora que conseguiu sair dos campos de concentração.
Cada vivência, cada momento, e um pouco do novo modo de ver o mundo que essa época trouxe... essas são algumas características do livro.
Apesar de tudo, é uma leitura verdadeiramente necessária. Como a autora disse, basta uma geração pra que o passado seja esquecido. O que (inacreditavelmente) aconteceu no passado, esse genocídio, ele precisa ser lembrado por cada uma das pessoas para que jamais aconteça de novo.
Uma história sobre um ódio sem motivo, uma razão de viver, e acima de tudo, uma constante busca de um futuro melhor.

borgesclaraaa 29/03/2024

A história merece ser lembrada para não acontecer novamente
Li esse livro para escola e foi um dos mais impactantes que já li.
sou obcecada por tudo que envolva a segunda guerra mundial. já li livros, assisti filmes, fui em museus? então já sabia o que iria ler quando abri esse livro. mas as informações que são ditas são as que não costumamos ver em tantos lugares.
deveria ser leitura obrigatória!!
que não se repita.

Julia3957 19/03/2024

Não é um estilo de leitura que estou acostumada, tanto que comecei a ler ele pq a escola pediu, mas o livro é muito bom
A escritora responde algumas perguntas que costuma receber quando dá palestras em escolas sobre o holocausto e sua experiência comi judia durante a segunda guerra e como uma sobrevivente do holocausto
Não é um livro tão longo e é bem interessante

Marcos606 25/01/2024

Lança luz sobre um tema devastador com empatia, sensibilidade e honestidade, é dirigido mais ao publico infantojuvenil e pode ser bom para discutir com crianças sobre o assunto. Queria um livro mais adulto, mas é bom.

Thais.Carvalho 04/10/2023

Uma leitura necessária! A autora, que viveu os horrores do holocausto em campo de concentração e campos de trabalho responde em seu livro as perguntas que costumam lhe fazer em suas palestras em escolas. Ela entende que a informação, o não esquecimento e a orientação dos jovens são a chave para que genocídios como esse não voltem a acontecer. Prega a tolerância, o respeito e a empatia.

Izaira.Dias 21/09/2023

Muito tocante?
O livro segue uma espécie de perguntas e respostas , então não fica massivo de ler.
A entrevistada Hédi Fried conta com uma sabedoria impecável devido as suas experiências de vida. Vale a pena cada página lida. E o que ela deixa como recado no final , serve mais ainda para nos comover?

Samkajdkaihxksks 05/09/2023

As perguntas que me fazem sobre o holocausto
Eu li esse livro por causa da escola, como diz o título, a autora do livro responde as perguntas que fazem a ela sobre o holocausto, ela sendo judia na epoca da segunda guerra, e como foi passar por isso tudo. Achei o livro muito interessante.

Juju.lodes 06/08/2023

Vai contar sobre como era o holocausto
O livro não é muito o tema que eu gosto de ler mas mesmo assim eu gostei muito dele por contar como que era a Alemanha nazista e como ter alguém ao seu lado te ajuda a continuar mesmo quando vc não tem forças

Mantovani1914 20/07/2023

Perguntas Que Me Fazem Sobre o Holocausto
Neste livro Hédi Fried, uma sobrevivente do Holocausto, irá responder as perguntas que mais são feitas a ela, explicando e tirando dúvidas de como era a época em que a mesma (sobre)vivia em um dos vários campos de concentração nazista

juliaamoreira 16/05/2023

Recomendo não só para quem se interessa por livros históricos, mas para todos.

Acresito que seja uma leitura essencial para informar as pessoas sobre a importância de lutar contra injustiças, o que foi o holocausto e o mais importante, não repeti-lo.

É uma história muito impactante, lagrimas rolaram pelo meu rosto inúmeras vezes. Alem de ser uma obra que constrói empatia e toca o lado mais emotivo do leitor, é também muito educativa.

Li para um trabalho escolar

Raissa.Albuquerque 23/03/2023

O livro é sobre uma senhora respondendo perguntas que lhe fazem frequentemente da época que ela passou no holocausto? ela virou palestrante e escreve livros sobre o acontecido

Lari 23/02/2023

Leitura obrigatória
Esse livro deveria ser obrigatório, principalmente nos dias atuais!

?Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.? e nada melhor do que conhecer por olhos de quem viveu essa história.

É um livro pesado e sensível, por vários momentos eu pausei a leitura para respirar.

Angélica 31/01/2023

Queria ter tido a chance de conhecer essa senhora pessoalmente.
Imagino que se ela ensinou tanto em tão poucas páginas com a experiência dela, seria muito maior ouvi-la pessoalmente

Ninha 23/11/2022

Para quem está começando a estudar sobre esse período
Creio que é um excelente livro para quem está começando a estudar sobre a Segunda Guerra, mas se você já tem uma base pode ser que você já saiba tudo o que é abordado no livro. Recomendo a leitura.