Amigo imaginário

Amigo imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Amigo imaginário

Vivi 20/10/2022

Suspense ótimo!!! Totalmente inesperado!!!!
Este livro me prendeu do começo ao fim, demorei para ler por falta de tempo mesmo.
Mais é muito fofo Christopher e o amor que ele tem por sua mãe. É maravilhoso, e ao desenrolar da história vemos o espiritual tomar forma.
Eu gostei muito da leitura, achei que a história se perderia por ter tantos personagens, mais pelo contrário, tudo se encaixou como uma luva.
Super recomendo ?

Bella 20/10/2022

Detestei, muito viajado, muita enrolação, nada com nada, leitura chata e cansativa. Terminei na esperança de ter algo que me surpreendesse, mas perda de tempo, leitura nada proveitosa.

Kaique.Henrique 27/04/2023

Poderia ser melhor
O livro não é em TUDO tão ruim assim...
A reviravolta é muito boa, as cenas são descritas muito bem, mas bem até demaaaais... naqueles mííínimussss detalhes! Isso que talvez estraga um pouco.
Um livro de quase 800 páginas que poderia ter 400 e ainda sim teria muito espaço.
Difícil um livro me passar um medo e me arrepiar, como esse incrivelmente fez... Mas precisa ser MUITO paciente, muito insistente até chegar a parte que realmente te faz andar com a leitura.
Até a página 350 praticamente, só palavras e mais palavras, dava pra reduzir em 2 páginas.
Mas enfim, depois de TANTO TEMPO eu venci! Hahaha

Joao366 07/02/2022

Amigo Imaginário
Estou dando 2 estrelas porque gostei de metade do livro (da primeira metade). A mãe do personagem principal é a melhor personagem. As primeiras 150/200 páginas o livro é envolvente, te faz ficar curioso com o que vai acontecer e tudo mais. Daí em diante as coisas vão acontecendo, mas é MUITA coisa acontecendo ao mesmo tempo com vários personagens e eu quase fiquei meio perdido (ou até tenha ficado porque é muito doido).
Eu achei o livro muito arrastado, e muito repetitivo... "moço bonzinho, cervos espiões, mulher sibilante, pessoas caixa de correio, nuvem de não sei o que, casa na árvore". Da metade pro final eu já não aguentava mais e abandonei o livro por um tempo, mas voltei e não mudou muita coisa, só piorou na verdade.
As crianças querendo ser os vingadores (e nem é de brincadeira), virgem Maria dos tempos atuais (isso foi o ápice do negócio, fiquei até com pena da personagem, e até agora não entendi o propósito de tal coisa).
Uma doidera literalmente esse livro, pra mim não fluiu e eu não gostei e é isso.

ps. Eu nem atualizava o andamento do livro pq parecia que não saía do lugar

Beatriz2810 07/02/2022minha estante
Nossa, siiiim, que livro chato.

Joao366 07/02/2022minha estante
demais!!! li na força do ódio kkkk

Thais.Souza1 26/02/2023

Achei muito cansativo, adorei a ideia dele, o começo foi bem legal, instigante, me prendeu, por isso foi uma 500 páginas fácil, mas depois ficou muito viajado, além da conta, parecia que não acabava nunca. Achei até legal o plot, dei 3.5 por isso, mas a quantidade de páginas cansou muito, e adoro um calhamaço.

Léo 27/04/2022

Fantástico e olha que tenho preconceito com livros grandes pelo peso deles, mas que bom que me permiti ler essa obra memorável cheia de alusões e ricas metáforas.
Tudo nesse livro foi intenso do começo ao fim: o amor da mãe pelo filho, a relação do bosque com a cidade, a relação de David com Cristopher, o conluio da Mulher e do Moço. No entanto é só nos 70% finais do livro que as metáforas vão ficando explícitas e as relações interpessoais tão excruciantes que fingir não é mais uma opção e que a vozinha no pé do ouvido pode não ser bem só a sua cabeça...
Eu não dei nota máxima só pelo elo que o autor fez no fim do livro com a mulher e outra personagem bastante conhecida, pq achei que deixar tudo isso a parte da mente (como no decorrer do livro) seria bem mais interessante. Mas de todo resto, PERFEITO!

Daniela.Paropato 09/04/2021

Esse livro é muito doido....quando achei que estava no final....percebi que ainda estava na metade do livro. Fiquei apreensiva, tensa....algumas vezes durante a leitura. Apesar de ser um livro grande....a leitura flui....li bem rápido.

Tati Freitas 04/04/2021

Perturbador
A história é assustadora até certo ponto, e por causa do mistério pra mim foi difícil largar o livro, mas me obriguei a ler mais devagar para ir processando a leitura. O livro tem gatilhos de todos os tipos, então é bom ler com cuidado, mas os gatilhos são fundamentais para o fechamento da história. Mesmo indo de encontro ao que eu acredito eu entendi o ponto de vista do autor e essa divergência não atrapalhou minha leitura ou meu aproveitamento do livro. Me emocionou e me fez refletir, o que pra mim já fez valer a leitura.

adrianlendo 24/02/2021

gatilhos: violência doméstica, abuso infantil, alcoolismo, estupro, violência explícita, suicídio.

Para fugir de um namorado abusivo Kate e seu filho Christopher vão para a pequena e distante Mill Grove. A cidade se mostra perfeita, até que Christopher desaparece sem deixar rastros por seis dias. A busca pelo garoto é incessante, mas não encontram nenhuma pista, até que ele surge saindo de um bosque como se nada tivesse mudado. Christopher está ileso, mas no bosque ele fez uma amizade e essa amizade o mandou construir uma casa na árvore no meio do bosque até o natal ou todos vão morrer.

Stephen Chbosky traz no seu segundo livro algo completamente diferente de "As Vantagens de Ser Invisível" mas consegue aproveitar muito do que faz seu primeiro livro ser tão bom, exemplos são: os personagens que já te pegam de jeito desde o começo, a narrativa fluida e o poder de transmitir sentimentos através das páginas.

Conforme cresce, Amigo Imaginário se torna cada vez mais claustrofóbico e isso é escrito de uma maneira que chega a fazer o leitor se sentir como os personagens, o que pode até ser uma leve trava se você pretende ler esse livro rápido. Esse é um livro que fala de muitos assuntos sérios com a seriedade necessária mas que também usa desses assuntos pra transmitir mais horror através das páginas, então é preciso muito cuidado ao ler ele.

Acredito que algumas passagens não precisavam ser tão extensas pra transmitir o que o autor queria e o final me dividiu um pouco, mas isso não prejudica de forma alguma o que a história trouxe até então.

Amigo Imaginário mistura algumas histórias conhecidas (mãe!, IT, Coraline) e passa por muita coisa, faz o leitor rir, chorar, ficar chocado e enjoado. Mexe com a religiosidade de maneira astuta e constrói um universo angustiante que ao mesmo tempo que aterroriza faz o leitor querer ler mais e mais, como um bom thriller deve ser.