Amigo imaginário

Amigo imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Amigo imaginário

Gabi 05/01/2021

Não consigo expressar a minha raiva!
780 páginas... O autor teria escrito a mesma merda em 300!!!

As primeiras 350 páginas são boas (é de onde eu consegui dar a nota 2). É uma leitura rápida, que te deixa curioso a cada capítulo lido... então tu vai, continua... Depois, só ladeira abaixo!!!

"Amigo bonzinho", "mulher silibante", "febre", "cervo". Eu NUNCA li TANTA REPETIÇÃO em um livro só. O autor repete, daí não satisfeito ele repete, aí ele repete de novo...

É uma viagem totalmente louca!

São "pessoas caixa de correios" (isso mesmo!), é criança que do balanço do parquinho da escola vai parar no meio das nuvens e começa a nadar (não, eu não tô louca), montam um exército no Jardim de Infância (quem enlouqueceu foi o autor), é Virgem Maria dos tempos atuais. É Deus, é capeta, céu e inferno. Junta tudo, da o livro.

Suspense? Desconheço... só ódio mesmo!
Débora 05/01/2021minha estante
Resenha sincera...Adooooro!!!

Zana 05/01/2021minha estante
Como conseguiu ir até o fim das 780 páginas?!! Isso que é persistência. Para mim seria chuta que é macumba

Gabi 06/01/2021minha estante
Zana, eu li com uma amiga... rimos muito nas nossas conversas (de desespero, claro) kkkkkkkk.
O início realmente é bom, achei que em algum momento fosse melhorar novamente kkkkk

Gabi 06/01/2021minha estante
Débora, esse eu não aguentei kkkkk

Gonçalez_ 06/01/2021minha estante
Vish kk agora fiquei com o pé atrás pra ler esse livro

Erhenri 06/01/2021minha estante
Eu vi alguns youtubers falando super bem, me empolguei, comprei o livro e agora fiquei com um pé atrás kkkkk kkkkk

Gabi 06/01/2021minha estante
Gente, leiam. Nada como tirar nossas próprias conclusões :)

Vivi 06/01/2021minha estante
Ri muito dessa tua resenha Gabi... ????

mono.com.br 03/03/2021minha estante
Kkkkkkkk adooorooo

Joao366 17/03/2021minha estante
eu tô na página 415 e você descreveu tudo que eu penso kkkkkkkkkkkk nem sei se quero continuar

Gabi 18/03/2021minha estante
João, tu não vai perder muita coisa rsrsrs

Cami.Leal 24/03/2021minha estante
O autor tem um probleminha com religião kkk

edermullerlima 08/04/2021minha estante
Tô passado tô chocado. Pensei que era bom.

Bella 20/10/2022minha estante
Detestei, viagem pura nada proveitoso

Lari_books15 20/03/2023minha estante
Mds, eu adorei esse livro e não acho que o livro seja tão ruim assim como você descreveu.

Giu 23/02/2021

Suspense imaginário
É meu primeiro livro do Chbosky e eu havia ouvido falar coisas muito boas sobre ele. De fato, a escrita do autor é muito boa e a história flui muito bem... Até uma certa linha tênue do imaginário ser cruzada.
Eu simplesmente AMEI um pouco mais da primeira metade do livro. Daria mil estrelas para ela. Porém, nas últimas 300 páginas, confesso que eu fiquei um pouco confusa com as informações que eu fui recebendo. Perdi as contas de quantas vezes, por exemplo, lia que certo personagem estava sendo "estraçalhado" por outros e eu ficava pensando "Mas essa pessoa ainda tá inteira?! Como pode isso??"
O final ficou bem aberto e até agora eu tô processando o que eu li.
Em suma, é um livro legal pra passar o tempo e ele vai te prender e, mesmo estando confusa, eu ainda me sentia presa por querer que a hora H chegasse logo. Mas é bem capaz de ele te deixar confuso com as informações que estão nele. E é bem capaz de você ler ele desejando que as últimas 300 páginas fossem cortadas. 300 páginas falando tudo que aconteceu em uma única noite?! Não precisamos disso.
Apesar de apresentar vários descontentamentos, como eu disse, eu ainda achei que o livro trouxe um começo incrível e a escrita é ótima. Ganhou 4 estrelas por isso.
Gustavo Rodrigues 23/02/2021minha estante
Naquele dia que te perguntei se tu tava gostando e tu disse que estava, eu não quis falar nada, mas duas pessoas que eu conheço me falaram que esse livro é exatamente isso: até a metade é excelente, do meio pro final cai muito de nível. Ainda bem que tu ainda curtiu, pois as pessoas que citei deram menos de 3 estrelas kkk

Giu 24/02/2021minha estante
Eu tinha lido algumas resenhas mistas antes de ler pra saber se eu deveria esperar muito ou pouco, portanto eu já sabia o que me esperava. Mas realmente eu fiquei beeeeem confusa com a quantidade de informação e imaginação. Mas foi legal. Você leu?

Gustavo Rodrigues 24/02/2021minha estante
Não li, e creio que nem vou ler. Todas as pessoas que conheço que leram falam mal, aí confesso que perdi o interesse kkk

Carol 18/05/2024minha estante
Pior que o epílogo foi a única oarte que achei boa da segunda metade, kkk
Mas entendi que ela tava grávida do anticristo, no caso

@blogleiturasdiarias 30/10/2020

Sensacional!
Amigo Imaginário com certeza configura como uma das minhas melhores leituras do ano! Stephen Chbosky entrega um livro eletrizante e sensacional — e levando em conta que sou medrosa, também classifico como assustador.

Christopher é um garoto de sete anos que junto da sua mãe, Kate, se mudam para Mill Grove depois dela abandonar um relacionamento abusivo. Kate agora tem um emprego num lar para idosos, e Christopher — que tem deficiência de aprendizado — começa novamente em uma nova escola. Um dia, Christopher desaparece no bosque Mission Street, onde em exatos 6 dias reaparece, porém diferente e não se lembrando do que lhe aconteceu nesse período. Após essa ocorrência traumática, a vida dos dois muda drasticamente e Christopher passa a ouvir uma voz que o instrui na construção de uma casa na árvore no bosque Mission Street até antes do natal — ou as pessoas da cidade vão sofrer. Christopher agora tem um Amigo Imaginário.

O livro possui um desenvolvimento arrebatador! O autor trouxe um estilo de escrita em que as expectativas são aumentadas a medida que a história é estruturada. É um enredo cheio de pormenores e informações relevantes — o que explica sua grande quantidade de páginas — que no fim se conectam de forma brilhante, tendo um andamento crescente. Prepare-se para querer devorar o exemplar de maneira rápida e fluida. Seus capítulos curtos deixam a leitura dinâmica, e chega uma hora que você não quer parar até descobrir tudo!

Sobre os personagens principais, posso dizer que é um grupo diversificado e curioso. A construção dos mesmos é importante para a ambientação como um todo, por isso espere um grande destaque sobre suas vidas, personalidades e dia-a-dia. O fato do protagonismo estar com as crianças junto de uma temática sobrenatural chama atenção, e na minha opinião pessoal são tópicos muito bem explorados — pode ter semelhanças com a vibe de Stranger Things, contudo não posso afirmar pois nunca assisti.

"A nuvem em formato de rosto. Normalmente, Christopher não teria pensado muito no assunto. Nuvens eram algo corriqueira. Mas todos os dias, quando sua mãe o levava para a escola, todas as vezes que passavam pelo bosque da Mission Street, todos os fins de tarde, quando seguiam de carro até o CIC, a nuvem em formato de rosto estava lá. E era sempre o mesmo rosto." pág. 37

A mescla do horror com o cenário infantil — principalmente sendo algo mais próximo de um "terror" psicológico — me deu arrepios. Não tenho nenhum hábito de ler obras do gênero, e talvez essa seja uma explicação do meu medo exacerbado. Evitei ler de madrugada porque a conjuntura traz várias situações transgredindo nesse horário, tentando não ficar apavorada rs.

A história tem diversas cenas de ápices que nos instigam a formar teorias e supor o que realmente é esse mundo. Após a parte V temos uma sucessão de reviravoltas impactantes, capazes de nos chocar. E se não fosse suficiente, elas trazem um aprofundamento além do pressuposto. Eu tive uma leve percepção do que poderia ser o grande plot twist da narrativa, porém acertei apenas a ponta do iceberg. Surpresas ocorrerão nesse final!

De uma forma geral, super recomendo Amigo Imaginário. Não esperava que a obra fosse me conquistar da maneira que foi, sobretudo por ser fora da minha zona de conforto. Fiz uma aposta certa para explorar o gênero, onde inclusive torna-se um dos favoritos de 2020. Os fãs de elementos do horror com suspense, toques de mistério e sobrenatural terão um prato cheio.

Na parte física, a capa traduz perfeitamente o conteúdo. Como li numa versão não finalizada, com certeza teremos mudanças de possíveis erros ortográficos e de revisão. Como falado anteriormente, os capítulos são curtos e temos uma diagramação confortável de ler. A narrativa é feita em terceira pessoa por vários pontos de vistas.

"Christopher respirou fundo e finalmente sentiu a presença da mulher sibilante. Mas ela não estava em um só lugar. Estava por toda parte. Sussurrando dentro da cabeça de todo mundo." pág. 509

Espero que tenham gostado e que possam conhecer Amigo Imaginário.

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2022/08/resenha-amigo-imaginario-stephen-chbosky.html

Fábbio @omeninoquele 31/10/2020

Espetacular!
#OMeninoResenhando

"A gente pode engolir o medo ou deixar que o medo engula a gente."

Kate e Christopher estão fugindo quando chegam à Mill Grove e é nessa cidade que eles decidem recomeçar a vida, deixando o passado pra trás, a partir dali sendo só eles dois, como sempre deveria ter sido, depois que o pai de Chris falecera.

Em busca de se adaptarem ao lugar, logo Christopher começa a estudar na escola local, enquanto Kate procura um trabalho pra enfim os dois irem para uma casa confortável e saírem do hotel. Mas as coisas não estão fáceis e parece que o dinheiro cada vez vai ficando mais escasso, antes que Kate arrume um trabalho.
⠀⠀
E tudo ainda piora quando Christopher começa ouvir vozes de uma nuvem o chamando pra entrar no bosque local se perde e passa seis dias lá. A sua mãe logo entra em desespero pelo sumiço do filho e a polícia local começa as buscas, mas sem sorte de encontrar o menino, que só vai ser encontrado no fim do sexto dia, por uma garota chamada Mary Katherine, que dirigia perto do local.

A partir daí, depois que Christopher volta desse desaparecimento repentino, ele está bem mudado e as coisas na vida dos dois toma um novo rumo, e agora Christopher tem uma missão mega importante, construir uma casa na árvore para o seu amigo imaginário que o ajudou nesses dias em que esteve perdido no bosque.
⠀⠀
O que acontece é que algo muito maior e perigoso se for liberto põe em risco a realidade e as pessoas que Christopher conhece, e para que isso não aconteça o menino precisa cumprir essa missão, e é nessa jornada bastante sombria e intrigante que nos envolvemos na trama e imergimos nesses dois mundos paralelos totalmente diferentes, mas muito dependentes um do outro, essa é uma jornada sobrenatural e sombria que muito me agradou desde o inicio.
⠀⠀
Os personagens são muito carismáticos e as bagagens que eles trazem consigo nos possibilitam momentos de muita reflexão. Logo de cara nos deparamos com a Kate que está fugindo de um relacionamento abusivo, temos também no Crhis, a dislexia presente que se intensificou talvez depois da morte do pai, e temos na Mary Katherine uma personagem bastante ligada à religião e que tenta seguir à risca o que aprendeu desde cedo a viver nas regras da bíblia, e como a história tem quase oitocentas páginas, o autor pode muito bem desenvolver esses personagens e seus conflitos, e olha que tem muitos personagens!

A escrita do Chbosky é bastante fluída, os capítulos contribuem muito pra leitura ser gostosa e a sensação que tive enquanto lia o livro era de que estava acompanhando algum episódio de Stranger Things. Eu me apeguei muito aos personagens e me senti muito próximo do Christopher e dos seus amigos em sua missão de salvar aqueles que eles amam.

O final é bem surpreendente e quando chega mais ou menos nas seiscentas páginas, fica impossível de se largar o livro, me agradei com a conclusão ainda que ela estava muito óbvia, mas como sempre fui enganado.

Amigo Imaginário não é um terrorzão que vai te fazer ficar acordado por medo, o terror de Chbosky é mais leve, e é uma leitura que te dará acalanto e te fará refletir muito depois que terminar a leitura. É um terror bem leve mesmo, se assim posso dizer, já que depois de um tempo a narrativa se transforma em uma aventura com elementos sobrenaturais que mais divertem do que assustam, uma leitura pra se terminar com um sorriso no rosto e agradecer por estarmos vivos.
⠀⠀
Recomendo demais e adoraria que essa história virasse um filme ou uma série de televisão.

#AmigoImaginario #StephenChbosky #GER #ParceriaGER2020

site: https://www.instagram.com/p/CG-3q3ADcPx/

Bárbara Allen - @trendbarbs 24/11/2020

Resenha: Amigo Imaginário, de Stephen Chbosky
A leitura, como falei anteriormente, é envolvente e a história linear. Nada de ficar indo e voltando no tempo ou com pensamentos soltos. O autor segue uma linha de raciocínio do início ao fim. Claro, que assim fica ainda mais fácil para o leitor acompanhar e se infiltrar no enredo.

Outra questão importante para que isso tenha acontecido, foi a construção dos personagens. São muitos personagens, no início até pensei que eu iria ficar um pouco perdida e esquecer de alguns. Entretanto, o Chbosky apresenta bem os personagens no início e ao longo do livro ele vai evoluindo e mostrando uma nova faceta para cada um deles. E acredite, todos eles tem um papel importantíssimo na história.

Bom, eu sou suspeita para falar porque amo ler livros com essa vibe e sinceramente eu não senti tanto medo quanto imaginei que sentiria. No início o livro tem algumas cenas que dão sim um tipo de arrepio na espinha e mexe com a nossa cabeça. As descrições dos sentimentos e emoções dos personagens transpassa para o leitor que fica sem reação e por isso que acaba dando um certo medo e angustia. Entretanto, quando você fica tão fixado na leitura que nem consegue ter tempo para sentir qualquer tipo de sentimento de medo ou horror.

Sobre o final, ele é incrível. É um misto de sentimentos, revoltas e lágrimas nos olhos. Eu simplesmente amei, favoritei e digo apenas para lerem esse livro e se aventurarem nesse universo imaginário.

Esse é um tipo de leitura que quem gosta do gênero de terror com uma mistura de religião e sobrenatural vai A.M.A.R . O autor fez um trabalho espetacular na construção desse universo de Amigo Imaginário e quando eu falo universo é exatamente isso. A história vai muito além de uma cidade Mill Grove, vai além do que podemos imaginar.

Eu recomendo Amigo Imaginário para todo mundo que gosta de um bom livro que te prende do início ao fim e te tira o sono e fôlego.

site: http://manualgeek.com.br/resenha-amigo-imaginario-de-stephen-chbosky/

Samanta 27/11/2020

Adorei o livro, apesar do tamanho demorei pouco tempo pra terminar.

Renata Lohani 08/12/2020

SENSACIONAAAAL
Gente o tanto que amei e surtei nesse livro.
Desde que comecei a ler, não tive vontade de parar, me prendeu demais.
Meu primeiro livro de terror e amei. Mesmo não sendo um terror tãão sinistro assim, achei muito massa!
Tô super anestesiada ainda com as emoções.
Amei os personages, a relação de mãe e filho e essa relação do livro com aspectos religiosos, sério?! Sensacional!
Muitas coisas me pegaram de surpresa, algumas coisas já imaginava, mas foi mais intenso do que pensei que seria. Quando eu pensei que ia acabar a emoção o escritor me dava vários tapas na cara e eu ficava como? Chocada hahahaha
Só posso dizer que recomendo muito esse livro. Pra mim, que nunca leu coisas um pouco assustadoras, foi um livro ótimo p me introduzir nesse estilo.
Favoritado!! ?????

pedrogoncalvs 15/12/2020

Depois da metade, só ladeira abaixo
A primeira metade é muito boa, mostra muito desenvolvimento e relação dos personagens, todos são personagens muito bem construídos, a história te deixa interessado pra saber o que vai se passar, mas aí depois disso só vai piorando, e piorando, e piorando até chegar num nível baixíssimo tanto de interesse meu, quanto de nexo e plot. Só tem essa bota devido a primeira metade, todavia a segunda... Péssima. Se perdeu demais.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 22/12/2020

Perfeito
Sabe aquele livro que tem tudo o que você espera e mais um pouco???
Amigo Imaginário é exatamente isso e quando você entende a proposta do autor a leitura só fica melhor.

May 24/12/2020

Que criança nunca teve um amigo imaginário não é? Mas nessa história, existe um mundo todo imaginário. David é só um garotinho que se deparou com coisas inimagináveis e aterrorizantes para qualquer adulto, quem dirá para uma criança. Cinquenta anos depois, Christopher vai precisar lidar com as mesmas coisas. E no meio dessa história gigantesca tem muitos acontecimentos, não causam medo, mas vamos passar por muita tensão, aflição e alguns calafrios, além disso, outras emoções estarão presentes na leitura, somos tocados pela vida dos inúmeros personagens, passamos raiva e sentimos empatia por muitos deles. Apesar de ser uma história de terror, o autor colocou mensagens incríveis, é uma leitura que fala sobre amor, perdão, empatia, mas também sobre temas pesados, como abuso sexual, abuso infantil, agressão doméstica, bulliyng, suicídio e transtornos mentais. O rumo que a história toma a partir da metade do livro pode confundir um pouco o leitor, pois de fato é um rumo muito impensável e diferente, mas conforme tudo vai se desenrolando a leitura só se torna ainda mais instigante, tanto que apesar de ser um calhamaço, tem capítulos pequenos e a leitura é tão fluida que não notamos o tempo passar enquanto lemos. Não pensei que teriam tantos plots como tiveram, foi uma surpresa muito boa, pois são inesperados e acabam deixando o leitor em surtos. Simplesmente todas as dúvidas são sanadas no final da história, nada fica em aberto, e ainda deixa um gostinho de quero mais. A sensação depois de terminar é de um vazio, porque nos apegamos aos personagens e ficamos imersos nesse mundo, a escrita do autor nos passa a sensação de estarmos lá com o personagens, parece que sentimos os cheiros e tudo. A principal mensagem do livro é que o poder mais forte que temos em nossas mãos é o bem, e vamos entender isso por meio de uma criança de 7 anos. No mundo imaginário, tudo acontece pra nos surpreender.

?? Não esqueçam dos gatilhos: abuso sexual, agressão doméstica, abuso infantil, suicídio e bulliyng.

"A gente pode engolir o medo ou deixar que o medo engula a gente."

Franciele Francis 27/12/2020

"Sabe pq as pessoas são enterradas a sete palmos da terra?"
Depois de mais um namorado a tratar mau, Kate resolve se mudar com seu filho para uma pequena cidade, onde imagina que Jerry não irá encontra-los.
Seu filho começa a frequentar a escola, onde zombam dele, além da dificuldade em matemática e a dislexia, eles não possuem dinheiro, mas as coisas começam a mudar quando Christopher fica seis dias desaparecido no bosque, para ele foram algumas horas, ele conhece o moço bonzinho. Mas só ele o vê.
Christopher agora esta diferente, ele não tem dislexia, é o melhor aluno em matemática, sua mãe ganha na loteria, e ele precisa construir uma casa na árvore antes do Natal. Pq no Natal todos vão morrer!
Com a ajuda dos amigos eles constroem, e Christopher conhece outro mundo, o mundo imaginario, só não imaginava que ele era a peça principal de uma grande guerra!
Lado imaginario versus lado real, mas afinal, o que é o lado imaginario?

Bárbara 31/12/2020

Trama inteligente
"Você pode engolir o seu medo ou deixar o seu medo te engolir".

Christopher e sua mãe, Kate, vivem num relacionamento abusivo. Até que, um dia, ela decide dar um basta, e segue com a criança para uma nova vida. Mill Grove, na Pensilvânia, parece o lugar ideal, mas ela esconde segredos perturbadores. Ali, há anos, um garotinho sumiu, sem deixar rastros, e nunca fora encontrado. Certo dia, é Christopher quem desaparece por 6 longos dias, até reaparecer, mudado.

Desesperada e querendo respostas, Kate ouve do filho apenas que foi salvo pelo "homem bonzinho". Christopher passa a ouvir uma voz na sua cabeça, e a ter uma única missão: construir uma casa na árvore no bosque onde ele reapareceu. Mas ninguém poderia saber, salvo alguns amigos da escola. O prazo era exíguo, pois a casa precisaria estar pronta antes do Natal. Se não conseguissem fazer isso... todos sofreriam consequências malévolas...

A partir daí, a trama toma ares sobrenaturais. Christopher, com seu intento, passa a ter o poder de caminhar entre os mundos real e imaginário, algo parecido com o mundo invertido do Stranger Things. O terror passa a acompanhar o leitor a cada página, com personagens de arrepiar. O enredo também traz muitas metáforas e discussões religiosas. A luta do bem contra o mal é revista, numa trama muitas vezes angustiante. Original, acima de tudo.

Outro ponto bastante bem trabalhado também é a força do amor, além do seu poder, capaz de vencer tudo.

Quem me conhece sabe que sou meio reticente com livros de terror, mas a curiosidade falou mais alto, e encarei a história (com todas as luzes acesas à noite ou, de preferência, lendo durante o dia). Expectativas superadas, um enredo envolvente, uma trama inteligente. Mulher sibilante, homem bonzinho, amigo imaginário, forças do mal são apenas alguns ingredientes que perfazem um livro incrível. E o final... é bem surpreendente!

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Carlos.Daniel 14/01/2021

Intrigante e Divertido
Ainda sem palavras para o que foi este livro. A cada parte que se passava a história tomava um rumo diferente e qua do eu achava que não podia piorar, o autor complica mais a situação.
A história em um todo é muito boa, beira a perfeição. O desenvolvimento dos personagens é feito com muito cuidado, mesmo alguns não tendo tanto destaque. A relação entre mãe e filho foi muito bem explorada, o que me fez me afeiçoar ainda mais ao enredo.
É inegável o quão louca é essa história. O autor não estava em bons dias ou andou usando produtos ilícitos. Chegava em momentos que não acreditava no que eu estava lendo, a história ia de 8 para 80 muito rápido .
Apesar disso, mesmo achando que iria favoritar o livro, depois do grande plot twist senti uma leve esfriada na história, o que acabou me decepcionando, alguns detalhes não consegui comprar e a empolgação que eu sentia lendo foi se esvaindo aos poucos.
Contudo, o livro é muito bom e deve ser lido por mais pessoas. Espero que gostem tanto quanto eu. :)

Carla Rosa 23/01/2021

Maravilhoso
Muito Bom!
Personagens Perfeitos, História com reviravoltas fantásticas e um equilíbrio do fofo para o assustador perfeito.