Ace: What Asexuality Reveals About Desire, Society, and the Meaning of Sex (English Edition) Angela Chen

Resenhas -

Lorena 16/12/2023

Eu demorei muito para terminar esse livro, pois não é normalmente o gênero que leio.
Porém, eu amei passar por essa experiência, ele me ensinou muita coisa que eu tinha dúvida sobre. Me encontrei nesse livro, finalmente todas as minhas perguntas tiveram respostas, e agora sinto que me conheço melhor como ser humano ????

gabriellamoreira 01/10/2023

Descobri esse livro pela série de heartstopper :)

gostei de quando a autora falava de algo que não era do seu local de fala tinha vários convidados para falar de seus pontos de vistas, da para ver que mesmo em seu local de fala da assexualidade ela ainda pesquisou bastante sobre o assunto.

não tem nenhuma novidade para quem já vive isso, mas é didático para quem não sabe nada sobre e ótimo pra quem está se descobrindo.

ananda 02/05/2023

Essa foi com certeza uma leitura muito rica pra mim. esse livro abriu minha mente pra muitos conceitos que eu nunca tinha parado pra pensar sobre de verdade, além de ter me educado demais sobre a importância da existência de uma comunidade assexual. além disso tudo, fez eu entender muitas coisas até sobre a forma como eu me relaciono romanticamente/sexualmente e como a sexualidade compulsória me atinge como uma pessoa allo, mas que sente pouca atração sexual. leitura muito válida, recomendo pra todos que gostam de estudar sobre a comunidade lgbtqia+!!!!

Mirella | @readingmirella 13/12/2022

um livro muito didático sobre assexualidade!!! achei a linguagem simples e a forma que foi escrito muito interessante!!! muito bom para entender mais sobre o assunto.

Anna 04/11/2022

Achei o livro por acaso e tomei curiosidade, principalmente por ser um tema até mesmo pessoal. É um livro que se encaixa tanto para quem apenas quer conhecer sobre os vários espectros da assexualidade, como também para aqueles que já se encontram nele. A autora facilita muito esse aspecto da identificação com as experiências trazidas ao longo do livro, a partir de pessoas reais trazendo suas histórias reais, sendo essa a parte que mais se destacou pra mim, em meio aos desafios que é fazer parte dessa comunidade. Diria que foi o meu melhor achado de 2022, sem dúvida.
Sabrina758 04/11/2022minha estante
Que coisa boa ver resenha sua, anninha ?

victor 07/05/2022

esse livro abriu minha cabeça e me ensinou muita coisa que era importantíssimo de saber, também me encheu de gatilhos em relação a várias coisas que eu já vivi e senti estando no espectro assexual. muito bom de estudar assexualidade e arromanticidade por ele, já que te dá um panorama científico e empírico bem legais.

bendtherules 03/04/2022

eu absolutamente adorei esse livro. apesar de não ser assexual, sempre tive muitas duvidas em relação ao sexo, por não me identificar principalmente com a parte do romance e das relações atribuidas a ele. esse livro, e o modo como a angela levantou todas as pautas me deixou muito pensativa sobre isso, mas com a certeza que eu não sou a unica com duvidas nisso!! alem disso, é muito interessante ver todas as informações passadas no livro, e como aa assexualidade possui inumeras segmentações, normalmente nao reconhecidas no meio das massas.

Larem 17/12/2021

Um conjunto de perspectivas diferentes.
Comprei esse livro primeiramente pela temática ace, que é algo que me interessa por eu me identificar como assexual (possivelmente arromántica também). Então, o que eu queria do livro era ver wue outras pessoas também sentiam, ou não sentiam, o que eu sinto e que ocorresse um processo de identificação com outras pessoas da comunidade e com o texto da autora. Isso foi alcançado em algumas partes, com relatos de pessoal que pareciam ser basicamente eu. Porém, os relatos de outras pessoas da comunidade possuem nada parecido comigo e me mostraram como as pessoas que se identificam como ace são diferentes entre si.

Vários pontos foram tratados sobre como a sexualidade, não apenas para pessoas ace, é compulsoria e pode tornar a vidas das pessoas dificil. Fala sobre p medo de ser ace e aro estrito e ficar sozinho na velhice, ou como atração sexual e atração estética não são a mesma coisa, ou como se poder participar de ambientes "kink" sendo ace e sem envolver diretamente o ato sexual.

Esse livro me abriu portas para termos que eu não conhdcia, para formas de se relacionar que eu nunca vi, e para entender que ser ace é difetente pra todo mundo e que o que importa é você tentar se conhecer e entender que não precisa ceder a pressão da sociedade por obrigação ou qualquer outra coisa(muitas vezes fazendo coisas que não quer e se arrependendo depois).

Ana Usui 09/11/2021

Está tudo bem em apenas ser voce
Ace: What asexuality reveals about society and desire é um ótimo livro para iniciantes na comunidade ou para aqueles que nem ao menos sabem o que ser assexual significa (alguns nem sabem que essa orientação faz parte do LGBTQIA+). O livro é fluido, escrito de forma simples e direta, sem termos técnicos e repleto de entrevistas com pessoas assexuais.
Como assexual eu gostaria de ter recebido mais dados, informações e estatísticas, porém sei que a comunidade é pequena e há pouca pesquisa sobre. Infelizmente.
A maior lição do livro é sobre vivências e subjetividade, como cada experiência assexual é diferente e está tudo bem ser diferente! Você não precisa ser hetero da mesma forma que os outros! Só porque um heterossexual só tem relacionamentos longos não significa que você TENHA que fazer o mesmo. A sociedade cria uma série de padrões do que é certo e errado, nos fazendo esquecer que cada experiência é única.
A assexualidade (que muita gente diz ser frescura e necessidade de atenção) aponta justamente para isso, para esse ilógica nos padrões da sociedade em ditar que existe sexo sem amor, mas não existe amor sem sexo. Que relacionamento pode ser pra vida inteira, mas amizade não. Que o casamento deve ser sua meta de vida e não cumprir é fracassar como indivíduo.
Essa orientação também incomoda muita gente porque aponta para quão injusto é tudo ser sobre sexo o tempo todo, e tudo bem querer sexo e ter sua orientação definida, mas as vezes isso não é saudável e nem notamos, como por exemplo a cultura de "shippar" (desejar que duas pessoas/personagens tenham uma relação amorosa) tudo pela frente. As vezes a gente torce pra um casal de 14 anos!!! E a gente não nota que talvez isso não seja bom. Quem nunca torceu pro casal de Stranger Things ficar juntos? Ou de repente a Mônica e o Cebolinha?
A mídia muitas vezes aponta que uma menina atriz é bonita e talvez seja uma femme fatale mais tarde.
Vivemos uma cultura em que todo mundo quer isso e se você não quer você é defeituoso. Mas aí que está. Por que defeituoso? Quem disse? Com que provas? O quanto isso vai afetar meu trabalho, minha relação com minha família ou amigos? E eu me importo com isso?
Devemos nos questionar o tempo todo o quanto estamos deixando padrões da sociedade criados por sabe lá quem ditar nossas vidas.
Andrea 10/11/2021minha estante
Parece realmente interessante!

herfleurs 15/10/2021

"Many os learn to desire by watching other people desire."
Esse livro foi tão maravilhoso pra mim, me encheu com muitas informações e muita, muita validação.
Uma das coisas mais importantes pra mim e que me ajudou a gostar tanto foi como a autora trouxe pespectivas sobre a forma que assexualidade é "trabalhada" das pessoas que pertencem a diversos grupos minoritários.

Eu não li uma quantidade significativa de livros teóricos sobre sexualidade, mas eu fui atrás mais fortemente sobre assexualidade e o primeiro que tentei não funcionou pra mim. Não que não foi informativo ou algo assim, mas era basicamente um monte de experiências de se descobrir ace e basicamente, assim como acontece nesse aqui, muita gente foi por fóruns na internet e achando a AVEN de alguma forma. Agora, eu mesma também descobri pela internet mas eu de forma nenhuma conseguia empatizar com ninguém no outro livro, e tinha histórias de pessoas racializadas também.
Só esse ano eu comecei a pesar como ser parte de outras minorias e certos acontecimentos não me apressaram a essa necessidade absurda de pertencimento que muitos aces sentem e que levam ao descobrimento. Pobreza e raça foi e é algo tão intrínseco em mim como pessoa que sempre pensei que minha percepção sobre atratividade, relaciomentos e coabitação era puramente guiada principalmente por essas duas coisas. E depois dessa leitura se alguém me pedir pra separar minha percepção dessas coisas apenas pela pespectiva de ser ace eu fico tranquila à dizer que eu simplesmente não posso, e isso tá tudo bem. Hoje em dia eu tenho mutuals no Twitter (por onde eu aprendi sobre assexualidade, pra começar) e sigo páginas e diferentes pessoas da comunidade ao redor do mundo, mas eu não tenho a base, nem tempo nem material pra estar presente ou atenta a pesquisas, fóruns e etc. Nos livros sempre tem gente falando de fóruns e internet nos anos 90, 2000 (na realidade qualquer época) e eu simplesmente não posso contemplar isso quando nessa época eu não tinha acesso a sequer entender onde eu morava ou entender porque algumas pessoas comiam todo dia coisa que eu nem sequer sabia que existia. Classe pesa mais pra mim no mundo assexual do que branquitude, o que não quer dizer que o último não seja maçante de lidar mas me surpreendeu tanto quando percebi e essa leitura me deixou muito tranquila em relação a isso.

Tem capítulos incríveis,  e me ajudou demais a separar certos momentos e decisões e ver claramente o que a autora estava descrevendo, foi incrível.
Tem tanto assunto importante, ela diz que o livro dela pode ser considerado um livro ace pra allos mas eu fortemente recomendo pra aces, mesmo pra quem já está na comunidade à muito tempo.
O capítulo sobre consentimento sexual trouxe tanta luz pra mim, e deve ser lido por absolutamente TODO MUNDO, o de assexualidade e pcds foi muito esclarecedor também. Ela simplesmente não deixa de associar nada sobre o mundo e sociedade para com assexualidade, ela foi muito honesta, mesmo quando a vivência/opinião ou sentimento dela diferia com o que ela estava mostrando.

Enfim, incrível.

feyrrearcheron 14/08/2021

Muito interessante, encontrei esse livro por acaso e fiquei curiosa, não escuto muita gente falando sobre assexualidade e queria compreender mais a respeito.
Apesar de eu não ser ace e não conhecer ninguém ace, esse livro me deu não só um conhecimento a mais sobre mas, me ajudou a entender melhor os meus próprios relacionamentos entre amor e sexo e como eu posso me expressar de uma forma que eu tenha o que eu quero e entender onde cada pessoa se encaixa na minha vida.
Recomendo para qualquer um, o audiolivro só tem 8 horas e é uma leitura fácil e proveitosa.
feyrrearcheron 14/08/2021minha estante
adicionando aqui, eu estava lendo algumas reviews no site ao lado e muitas pessoas ace apontaram que esse livro é mais voltado para pessoas alo, então se você estiver em dúvida se é ace ou não, talvez só esse livro não seja suficiente para determinar isso

Lilica 21/02/2022minha estante
Alô??

Lilica 21/02/2022minha estante
Vc acha que tem em português??

feyrrearcheron 21/02/2022minha estante
@Lilica eu não sei, li ele em inglês mesmo mas dá uma olhada na internet, sempre encontro umas traduções não oficiais