Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Chapeleiro 02/02/2023

Um final cheio de reviravoltas
O fim da trilogia do mundo de tinta é muito mais interessante do que eu imaginava.
A história vai ficando cada vez mais interessante e até mais angustiante conforme o final se aproxima; sempre com uma reviravolta que hora ajuda, hora atrapalha nossos protagonistas.
No fim, ainda considero as duas continuações (Sangue de Tinta e Morte de Tinta) um pouco mais fracas que o primeiro livro (Coração de Tinta), mas ainda assim é uma história bem interessante de se acompanhar, valendo muito a pena a leitura
Só gostaria que mais gente pudesse conhecer essa maravilhosa trilogia, que sempre me faz imaginar, como seria se as histórias pudessem se tornar realidade.

Jumanji 31/01/2023

Morte de Tinta (Final da trilogia)
Foi um dos livros mas difíceis de ler, não por que era pesado ou cansativo, mas por que eu sabia que esse seria o fim dessa história.
Se desenvolve de forma lenta e cativante, de uma forma crua e dramática, amarrando e desdobrando todas as pontas soltas e misteriosas.
Achei corajoso o romance que se desenvolve, e bem "gentil" a construção, apesar de ter sentindo no começo a estranheza. Afinal não pode ter toda a construção de dois livros como teve o antigo romance.
Amei o desenvolvimento de certos personagens, a vida e história que deram pra "personagens secundários".
Foi a primeira leitura do ano e que eu tenho certeza, mais vou me apegar.
É uma trilogia bonita e emocionante.

Duda 28/01/2023

Eu achei que Morte de Tinta foi bem tranquilo de ler e teve um ótimo final, mesmo tendo aquela sensação de que a autora deu uma leve enrolada. Mas eu gostei dela citar os personagens no momento certo sem contar que as coisas de outras histórias no início de cada capítulo é bem legal.

Lilivia 24/01/2023

Maestria Fantástica ??????
"Maestria Fantástica". É assim que eu resumo o livro Morte de Tinta, e toda a trilogia criada pela Cornélia.

Todo o seu universo é extremamente deslumbrante e encantador... As fadas (azuis!), os elfos de fogo, os homens de vidro e todos os seus personagens dão vida e cor especial a está trama, que se encerra tão bem (e tão rapidamente, para mim) depois de tantas aventuras...

A história reflete com tanta precisão o amor aoa livros e a escrita, falada ou não, as palavras parecem respingar das páginas, como se fossem o cerne de toda a obra (e também o são) e a trama com Mortimer, Meggie e todos os outros familiares e amigos não passasse de uma trama secundária, das entrelinhas.

Mas sério, isso que me encanta! A forma como a autora desenvolve todo o mundo e narrativa com autenticidade e originalidade sem perder um quê de "contos de fada" ou "clichê", mas ainda trazendo surpresas e encantos imprevisíveis. Eu amo esse tipo de escrita e narrativa! Quem me conhece sabe que eu amo uma boa fantasia e essa é sem dúvidas daquelas especiais que não vão embora da sua casa, inesquecíveis!

Eu super recomendo toda a trilogia e ainda mais, dou dica pra ter todos os livros a disposição porque, embora um pouco longos (mas o que são 500 páginas?), você vai querer continuar e continuar e não vai parar até ter lido todos!

A magia, no entanto, está aí, nesse momento final, quando acabam-se as páginas e a história, mas, apesar de querer muito concluir, você não quer que acabe quando se chega ao fim... Fica o sentimento de saudade e fome por mais... Mais palavras, mais histórias... Mas esse foi um dos melhores livros, então tudo bem acabar assim, de modo perfeitamente agradável e majestoso??

.....
Muito bem, agora algumas informaçõeszinhas mais técnicas de escritora, hehe: modo autor ativado ??
Do ponto de vista de leitor, o livro é de fato maravilhoso e prende a atenção até o fim! Você espera mesmo por um final feliz, e, a depender do ponto de vista, o tem, e eu só posso concluir dizendo que a história acaba de uma forma aceitável e crível em sua realidade.

Porém, como escritora (talvez porque eu tenha demorado pra terminar a história e pausado alguns capítulos antes do término), os últimos capítulos são mais curtos e passam um pouco rápido demais... Talvez por toda a tensão exigida até ali, ou muitas descrições (belíssimas, inclusive) do início ao meio, mas enfim... Acho que a autora poderia ter desenvolvido um pouco mais essas últimas páginas, até porque, como tratava da conclusão da história como um todo, alguns pontos poderiam ter sido melhor abordados e explorados.

Não que a trama tenha ficado com pontas soltas, nada disso... Eu só acho que tiveram alguns elementos/personagens secundários que poderiam ter tipo melhores (aliás, mais aprofundados) desfechos, mas enfim, isso é minha opinião. Pra você que não curte tanto detalhes ou não se empolga muito com histórias longas, pode não reparar nisso nem sentir essa falta sem nenhum problema.

Bem, há ainda um pequeno livro (ebook) com contos do mundo de tinta, que eu não li ainda, por medo de pegar algum spoiler da história principal... Mas agora irei ler e, talvez, sacie mais essa minha sede e fome que se instaurou em mim ?

Além disso, devo pontuar ainda que, embora longo (assim como os outros dois volumes anteriores), não acho nem um pouco cansativo. As descrições são geralmente necessárias e lindas de se ler, te conectando ainda mais com a história e os personagens, e eu amo isso. A escrita por si só é como poesia e algumas vezes metafórica, e eu sou simplesmente encantada com isso...

Enfim, só não deu as 5 estrelinhas por conta dos meus pontos aí acima sobre o desenvolvimento de mais algumas coisas que poderia ter sido feito... Mas isso é algo pessoal e o livro tem meu coração.??

PS.: Já li outro livro da Cornélia (O senhor dos ladrões) e sou louca pra ler todos! Ela já é declaradamente uma de meus escritores preferidos e a admiro demais! Super recomendo???

Ewellin1 15/01/2023

Eu nunca tinha lido livros assim, com as canções que o povo de Ombra faz sobre o Gaio e tudo que acontece no reino, o fato de os nomes das pessoas serem: tecelão de tinta, língua encantada ou Cosme o belo. E eu amo ler as citações no começo de cada capítulo, e o jeito que eles deixam as coisas simples mais poéticas. O universo foi muito bem construído e eu achei os homens de vidro e as damas brancas bastante originais!

helo.s 17/11/2023minha estante
O Orfeu saiu vivo pq vai ter um 4º livro. Já lançou na Alemanha mas ainda não foi traduzido nem para o inglês e nem para o português

ArtyEPinguyn 20/11/2023minha estante
Menos mal, achei que tinha acabado assim

Carolina.Gasai 12/01/2023

A conclusão da saga do Mundo de Tinta
Acho que o primeiro livro vai seguir sendo o meu favorito, e este aqui o que eu menos gostei.

A história é boa, mas em alguns pontos ela se arrasta, e o final, apesar de ter o seu lado emocionante, me pareceu meio corrido e tirado da manga, quase fácil demais.

Confesso que também fiquei esperando mais sofrimento para os vilões, principalmente o Orfeu, coisa que infelizmente não aconteceu.

A escrita da autora é tão boa quanto nos outros livros, e acho que foi isso que me manteve investida na história e com a curiosidade sempre superando o tédio.

Ótima pedida para quem já sonhou em mergulhar nas suas histórias favoritas e principalmente para os amantes de fantasia e ficção.

Giulia.Costa 04/01/2023

Surpreendente
Depois de passar meses lendo os demais livros até chegar nesse (e ainda passar meses pra ler rs), é uma boa surpresa chegar no final e ver como as coisas aconteceram do jeito que aconteceu. A autora soube muito bem como deixar aquele gostinho de saudade da história! Chegar ao fim dessa trilogia abriu meus olhos para a vida de uma maneira distinta, pois, como o próprio livro diz, o mundo de tinta nos ensina a enxergar o nosso próprio mundo :))

Larissa 04/01/2023

Essa trilogia é muuuiitooo boa.
A história de prende muito, personagens muito bons.
Oos três livros são maravilhosos mas esse último então ??????
Um dia vou reler esses!

Juliana 03/01/2023

Comecei na madrugada e terminei no fim da tarde, não vivi nem por um segundo! Esse livro me pegou mais do que os outros. O primeiro me deu uma sensação de que eu estava conhecendo o melhor mundo, o plot era instigante...o segundo livro foi mais parado, um drama familiar que eu não estava na vibe...e esse último foi muito melhor do que eu esperava. Esse plot de um mundo em outro livro é exatamente o que queremos quando estamos lendo, ir para aquela história, nunca me senti tão representada!

anny â 29/12/2022

MORTE DE TINTA :
Esse livro é bom, mas eu fiquei meio perdida pois o livro vem de uma "saga" ( !? ) e eu não sabia, então né.. Porém, ele é muito bom e eu gostei da história !

Maria1691 13/12/2022

Coração. Sangue. Morte.
Quem eu não gostava acabou sendo útil no fim das contas;
quem eu amava me magoou muito (mais pela sua própria imaturidade, sei que ele teve muitas faltas na sua criação e errou porque queria salvar a primeira pessoa que deu atenção a ele);
gostei muuuuito de uma personagem aí, que tem os ideais de um verdadeiro vilão, mas que não foi um impecilho, pelo contrário, estava do lado dos protagonistas;
Passei muita, muita raiva com uma certa andorinha;
E um carinha aí nem parecia ser o mesmo personagem dos outros dois livros, morrer pelo visto muda mesmo as pessoas;
Não sei se eu faria a escolha dos personagens no final, mas sei que o contrário também seria muito difícil.
Enfim. Eu sempre adorei o a adaptação, que infelizmente só era do primeiro livro, por isso resolvi conhecer o universo inteiro. O primeiro livro, não sei se porque minhas expectativas estavam muito altas, acabou me decepcionando, mas o segundo é o terceiro valeram a pena continuar a leitura. Os três são calhamaços, tenho certeza que pelo excesso de detalhes da autora, mas isso não não um impecilho pois logo que percebi isso corri pro audiolivro, assim poderia fazer outras coisas enquanto imaginava tudo com aquele excesso de detalhes. Agora só me resta o livro de contos.

Tati 11/12/2022

Demorei bem mais do que esperava pra terminar essa saga, a escrita da autora é linda e poética é incrível como ela entra no universo de cada personagem. O universo do mundo de tinta é fascinante, mas apenas de tantas maravilhas achei a narrativa muito enrrolada, com detalhes e pormenores que mais irritavam do que floreavam a história, daria pra tirar uns 15 capítulos fácil de cada livro, masi ainda sim com certeza é uma leitura que a vale a pena ?? queria mto ver a continuação da adaptação no cinema

helo.s 27/11/2022

Vou sentir saudades... ??
Eu não sei nem o que dizer. Essa é a minha trilogia favorita, meu mundo fictício favorito, meus personagens favoritos... Eu vou sentir muita falta de todos os dias me encontrar com eles.

Eu sou extremamente FÃ DE VDD desse mundo, então eu tive MUITOS surtos ao longo da leitura pq praticamente todo o capítulo acontece algo importante e principalmente muita tragédia ? (sofri dms)

Vários personagens foram claramente se desenvolvendo, seja para o bem, seja para o mal. E muitos se tornaram mais fortes, poderosos, assim como as relações entre eles tbm. Inclusive, a cada página eu me apaixonva mais pelos meu personagens favoritos.

Esse livro não tem mais a Meggie como personagem principal. Aqui, o Mo e o Dedo Empoeirado (ou melhor, Gaio e Dançarino de Fogo) ganham mais destaque.

Esse final foi a coisa MAIS PERFEITA. Todas as peças foram se encaixando para que cada problema fosse resolvido, minha cabeça tava explodindo de choque, felicidade e surto, rs

Apesar de o livro ser um pouco demorado, já que é grande e acontece MUITA coisa antes das coisas começarem a se resolver, a escrita na minha opinião é maravilhosa. Em alguns capítulos eu chegava a ficar chocada em como a Cornélia conseguia desenvolver tão bem os personagens e descrever com tanta perfeição o que eles estavam sentindo que parecia que eu estava sentindo também.

Fico muito feliz de ter conhecido essa trilogia que me fez tão feliz em vários momentos. Recomendo para todo mundo. Vou sentir muita sdd ???

(Obs: provavelmente eu devo ter esquecido de falar algumas coisas aqui, mas estão todas nas minhas atualizações de leitura daqui do skoob)
Renata 27/11/2022minha estante
Quase tive um treco lendo esse livro!
Você viu que tem 3 contos que ela lançou depois? Dá pra ter um gostinho do que aconteceu com alguns personagens.

helo.s 27/11/2022minha estante
Viii sim. Acho que já vou ler agr ??

toricarvl 31/10/2022

com certeza esse é o melhor livro da trilogia, mas tem seus problemas. no começo a história é rápida, intuitiva e frenética. o que é bom, mas aí chegaram os problemas e parece que a autora só queria dramatizar matando e ressucitando um único personagem.

nós primeiros cinquenta porcento do livro o problema era um, não resolveu o problema e ainda arranjou mais. e o final deixou a desejar. acho que foi escrito com preguiça, se tivesse pensado mais e refletido os possíveis finais a história não teria mais de trezentas páginas e com certeza seria incrível. foi pura encheção de linguiça e capítulos que não teriam necessidade de existir.

por fim a história é boa, porém é preciso ter paciência pra não se irritar com certos acontecimentos sem cabimento.