Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Rafaela.Lobato 02/07/2023

Morte de tinta
Começado a história a partir dos eventos do último capítulo do Sangue de Tinta, o livro Morte de tinta conta com muitas reviravoltas que te faz pensar de como aquilo é possível, confesso que esperava que o final fosse diferente, mas não quer dizer que foi ruim.

lehdotartaro 26/06/2023

Um final ok, para uma jornada incrível
A trilogia chega ao fim com um livro inquietante, onde você perde as esperaças de que tudo vai ficar bem em cada novo capitulo. MAS CALMA!
A leitura foi bem difícil pra mim, em comparação com os outros dois volumes, os personagens mudaram bastante ao longo da história, e no fundo eu não queria aceitar essas mudanças.
E apesar de ficar o livro inteiro incomodada com os acontecimentos (no fundo eu só estava triste mesmo), a autora conseguiu salvar a história no final, de uma forma satisfatória eu diria. Eu com certeza esperava mais da conclusão dessa série, que é sem dúvida uma das minhas favoritas, mas nem sempre a gente fica feliz no final hahahahaha
No geral, o livro é lindo, os personagens são cativantes e o mundo de tinta é maravilhoso.
Assim como os outros dois livros, vale a pena a leitura. Sentirei saudades de todos, mas principalmente de Dedo Empoeirado.

Jessie 13/07/2023minha estante
estou a ponto de abandonar o livro, porque eles estão me irritando tanto nesse livro que só pelo senhor. Tem capítulos que são desnecessários e o Mo e a Meggie estão insuportáveis

SaraBorges 14/04/2023

Podia ter parado no segundo!
Eu senti que esse livro não precisava existir. Gostei do primeiro e achei o segundo melhor ainda, o final me emocionou e até chorei.
Confesso que o gancho que teve para o terceiro foi interessante e me deixou curiosa pra ler logo o livro que fecharia a trilogia, mas me decepcionei.
Achei que a autora só deu voltas e mais voltas em situações rasas que não contribuíram muito para uma trama instigante e fantasiosa.
E aquele personagem ter fugido me deixou muito p* da vida! Fora que muitos personagens tiveram finais sem explicação ou foram tratados como se não fossem importantes.
Achei bem mais ou menos mesmo, e foi difícil ter forças pra terminar de ler. Só fui até o final pq queria ver se as coisas iam se resolver. E do jeito que se resolveram... não foi muito inspirado não.

Caroline 10/04/2023

Um final maravilhoso para uma trilogia maravilhosa
Além de acrescentar muitos novos elementos para a história, o último livro da trilogia fecha com chave de ouro essa história tão rica, conforme o passar do livro a história vai ficando mais instigante, e exercitando a imaginação do leitor, terminando de forma muito satisfatória... Recomendo muito para quem gosta de fantasia

Weiiirdo 01/04/2023

Leia por sua conta e risco
Esta é uma trilogia confusa. O único fio em que posso pensar para ligar todos os três enredos é o escapismo, então diria que esse é o tema das histórias. Primeiro, vemos como a ficção pode ser sedutora, depois assistimos os personagens deixarem-se levar por essa sedução, mas, enfim, acompanhamos como descobrem que há negatividade em qualquer mundo, até nos inventados. Fica a interessante mensagem de que toda realidade é fantástica e ambígua, estamos apenas acostumados demais com a nossa para notar e viciados na tendência de querer o que não temos enquanto subestimamos o que já temos.

Logo se vê que é um livro que desperta muitas reflexões, mas não está livre de defeitos. Apesar de a história ter um significado e acontecimentos interessantes, falta lógica e o "plot armor" prejudica demais o impacto do que se lê, provocando apatia, como na milésima morte de um guerreiro em Dragon Ball.

Os personagens são cheios de características bastante humanas e até os vilões ficaram mais palpáveis. Os protagonistas inclusive tiveram quase todos desenvolvimento notável e foram ativos em suas histórias. Pena que esses mesmos protagonistas não têm nenhum carisma; alguns chegam até a fazer coisas repugnantes, que precisariam de uma consequência e de uma sinalização bem vermelha da narrativa, mas a narrativa deixa passar batido, como se fosse normal e aceitável, como se não houvesse prejuízo causado em pessoas e relacionamentos por uma atitude X, Y... E isso leva ao fato curioso de que todo secundário é mil vezes mais cativante do que qualquer um dos protagonistas, algo bem triste para o leitor e para qualquer autor que se desse conta do fato, porque mostra que existe a capacidade de escrever bons personagens, só não se soube escrever justamente os que mais precisavam; o mesmo ocorre com os relacionamentos. Aliás, um dos protagonistas é completamente desnecessário na trilogia inteira, um desperdício de palavras, paciência e neurônios que tinham de ser usados em várias lacunas.

O ritmo é bom, fluido, não tive preguiça para ler no meu tempo, pelo menos não por culpa do livro. Mas (sempre mas!) a autora não devia ter feito um mundo baseado na Idade Média se não pretendia respeitar algumas de suas "regras" mais básicas, criando cenas ridículas, apressadas e prejudiciais à nota na resenha.

A narração, como no segundo livro da trilogia, é o pior aspecto, e nem sei se é culpa da autora ou da editora/tradução. A experiência aqui só é boa dependendo do momento. Por um lado, há aspectos emocionantes, empolgantes, intensos, inesperados, originais e viciantes, mas o que encontrei em maioria foram erros de tradução, formatação, gramática, revisão, amadorismo na escrita, repetitividade, sintaxe atroz, pobreza vocabular e até uma questão essencial não resolvida no enredo, algo que não podia ter ficado aberto.

Entretanto, o que subiu a nota deste livro foi, como sempre, o talento da autora com a ambientação. Os cenários são belos e vivos, têm uma nitidez cativante e inspiradora, e a autora deixa pistas sutis para seu enredo em vários cantos discretos.

gibbs0 29/03/2023

Morte de tinta
Não achei um final digno pra trilogia. A leitura inteira foi bem emocionante, há poucos momentos de tédio entre os capítulos. O ?herói? do livro foi totalmente inesperado kkkk, em nenhum momento pensei q isso aconteceria. Uma leitura bem simples e cativante, com exceção apenas do último capítulo.

Rafah 22/03/2023

Excelente desenvolvimento; final meio mé, apesar da surpresa do "herói" repentino que salvara a todos.

Soliene.Teixeira 10/03/2023

Já sinto saudades do mundo de tinta
Gente, eu acho incrível como a Cornélia consegue juntar beleza, magia e maldade intensas num lugar só e ainda pensar num intrincado de possibilidades que a história pode tomar! Eu não imaginava que o plot viria justamente de quem veio!

Tudo está fervilhando no nosso amado mundo de tinta e não é nenhum exagero: príncipe tirano imortal, príncipe bonzinho morto, personagem foda no mundo dos mortos... Uma desgraça só!

Ainda assim, o mundo de tinta continua fantástico e a Cornélia conseguiu pensar em diversas possibilidades para atrapalhar o bem, o que é muito esperto da parte dela, porque ao invés de um romance previsível e genérico, temos uma narrativa cheia de complexidades cujos acontecimentos se aproximam muito da realidade.

E no fim, você acaba ficando com saudades do mundo de tinta e dos personagens que ela tão bem plantou em nossos corações. Já sinto falta de Dedo empoeirado, dos homens de vidro, de Mo e Meggie e Farid... Ah, acho que não seria ruim se eu conseguisse ler a mim mesma para dentro do mundo de tinta, afinal!

silvah_annah 09/03/2023

Morte de tinta
Bom, toda história tem que ter um fim, certo? Errado. A autora ainda tá escrevendo outro livro, por mais que eu ache que aqui tenha terminado tudo... Bom, foi um final legal... Mas eu sinto que poderia ter sido melhor... Até agora ainda sinto um pouco de negação... Foi como se a história de repente tivesse me dado um pé na bunda kkk ? Sinto que não foi suficiente... Mas tbm sinto que o próximo livro não vai suprir esse vazio, mas eu tenho que me conformar né? Nem tudo sai como queremos.. Em compensação depois dessas 1700 páginas aprendi a ler os livros de 200 como se fossem revistinhas lkkk bem rápido...

Bom, o livro começa de onde parou no outro, Farid trabalha para Orfeu, meio que pra "pagar" a ajuda que ele vai dar... (Detesto esse Orfeu do fundo da minha alma, homem inconveniente, feio, convencido e desnecessário, fez 🤬 #$%!& nenhuma, só atrapalhou). Enfim, Meggie tá insegura quanto a seu relacionamento com Farid, ele quase não a visita, então ela sente falta dele, e ciúme, já que ele trabalha rodeado das criadas de Orfeu que são as mais bonitas de Ombra. Fenóglio tá passando por um bloqueio criativo com reações exageradas... Ele precisa se recuperar para combater Orfeu. O mesmo com Mo, ele vai contar com a ajuda de alguns amigos para enfrentar Cabeça de víbora e ao mesmo tempo lutar com o que é real e o que é fictício, uma briga contra si mesmo, entre seu eu verdadeiro e o papel que interpreta nessa história.
Ãquila Cabral 01/05/2023minha estante
Oi. Aonde você viu que a autora está escrevendo uma continuação?? É que eu não consigo achar. Pode me ajudar?

No Facebook dela moça

silvah_annah 10/05/2023minha estante
Vai sair esse ano lá onde ela mora, aqui no Brasil eu não sei...

Moço*

Ãquila Cabral 19/07/2023minha estante
Obg ??

helo.s 17/11/2023minha estante
ODEIO o Orfeu com todo o meu coração tbm, até mais do que os outros vilões. Ele é muuuuito n*jento mds. A parte de ele usando seu poder p fazer tortura psicológica com o Mo quando ele tava dentro do poço e aquela parte do Farid falando q ele contrata as mulheres mais bonitas de Ombra como criadas p poder agarrar e passar a mão nelas ?

Vanessa.Rafaela 20/02/2023

Morte de tinta
Meu coração se encontra apertado !! Essa foi uma leitura que me tocou demais !!
Desde o primeiro livro, até esse terceiro, eu li de todo coração. É uma leitura que prende, que te instiga a ler e ler mais, você simplesmente não consegue parar !! Tem a história única e que se tornou uma das minhas favoritas.
Assim que finalizei, meu coração ficou apertado e senti toda aquela sensação de vazio, por finalizar uma história tão perfeita. É engraçado, como me identifiquei tanto, ser apaixonada por livros e querer de todo modo viver as histórias que lemos, e é exatamente o que acontece nessa trilogia. O final me pegou de uma forma tão boa, eu acabei chorando.
É uma trilogia que deixa o coração quentinho ??
Se tornou um dos favoritos, um que com certeza recomendo com todas as minhas forças.

_ingrid_ 06/02/2023

Gostei do final que a autora deu pra essa história, teve um final um pouco aberto, e seria legal uma continuação com o filho do Mo e da Resa conhecendo o outro mundo. E com explicações de algumas coisas, tipo de onde surgiu o poder de dar vida às palavras.