Crônica de uma Namorada

Crônica de uma Namorada Zélia Gattai

Resenhas - Crônica de uma Namorada

Elizabeth 05/01/2023

Crônica de uma namorada (Zélia Gattai)
Estava passando uns dias na casa dos meus pais e encontrei esse livro que adquiri na minha adolescência. Fiquei surpresa quando li o nome Zélia Gattai, a querida esposa do grande Jorge Amado. Sequer recordava ter um livro dela.
Na mesma hora iniciei a leitura e foi uma leitura perfeita de férias. O único romance escrito por Zélia Gattai conta a história de Geana e sua família de classe média vivendo nos anos 50 em São Paulo. Mais do que a história de Geana, uma adolescente que está crescendo, descobrindo as coisas da vida, o livro mostra um retrato social do Brasil nessa época, nesse meio. O machismo por exemplo, é evidente.
Foi uma leitura gostosa e leve de fim/começo de ano e gostei bastante.

jhdep 17/12/2022

Família e sexualidade nos anos 50
Apagada da história da literatura, esse é o primeiro e único romance de Zelia Gattai. Reduzida, por vezes, a sua luta social e ao seu casamento com Jorge Amado, mostra-se uma excelente contadora de histórias nessa trama leve, acessível, fluida, divertida. É através dela que temas como o machismo, a desigualdade social, e a sexualidade feminina são discutidos, através do olhar de Geane, menina cuidada pelo pai, um homem retrógrado mas que ainda assim não consegue impedir a filha de se aventurar em seu processo de aurodescoberta e maturidade. Através de sua relação com personagens como Ricardina, menina atrevida e sua principal confidente e Beto, seu primeiro amor, acompanhamos a formação dessa jovem de sua infância até seus dezoito anos.

Miria80 27/09/2022

Explícito, mas jovial e romântico
Sou uma grande admiradora da Zélia e de histórias dos anos 40/50/60 e de outros tempos já distantes dos nossos, assim como também amo histórias joviais, então foi um enorme prazer ler esse livro que é muito leve e divertido. Ele mostra o despertar de Geana desde sua pré adolescência até quando se torna uma moça feita, suas paixões, sonhos e desejos. Impossível não se identificar e relembrar que em algum momento de nossas vidas, nessa fase, também nos sentimos dessa forma. Leitura muito gostosa, embora ache o conteúdo sexual meio pesado e bem explícito para crianças ou adolescentes, mas não deixa de ser um livro excelente dessa autora incrível.

Neila 26/04/2020

Livro adorável.
Crônica de uma namorada é um livro adorável! Primeira ficção de Zélia Gattai, ela conta sobre o final da infância de Geana, que coincide com a morte de sua mãe, e sua adolescência. Destaque para Ricardina, a amiga da protagonista e criada da família. Há tbm outros personagens interessantes,como o vovô Nicola, a vizinha Antonieta, além de pessoas que existiram de verdade. Apesar de ser ficção, Zélia coloca personagens reais e fictícios juntos, além de retratar uma época!

Fátima Lopes 12/03/2017

Máquina do tempo
Um livro simples e saboroso, como a comida preparada pelas nossas avós.
Mari 06/05/2018minha estante
melhor resenha.. ?

My 27/05/2015

Final mais que inesperado!!
Uma leitura deliciosa. O livro me fez sentir ansiedade, frio na barriga, aliás, não são todos os livros que tem este poder. Um drama romântico de uma adolescente apaixonada por um homem, já adulto. Ele a faz descobrir novas sensações, novas formas de carinho e dentre outras muitas coisas. Mas o final não é o imaginado pelo leitor, o que torna a leitura mais surpreendente.

Clau 19/03/2015

final inesperado
a obra conta uma historia de amor totalmente moderna e com um final inesperado.Apresenta a descoberta do amor e as mudanças físicas sofridas pelos adolescente. O livro nada mais é que uma boa historia para contar ou ouvir.
Allyne Cavalcante 18/06/2015minha estante
perfeitooooo .... amei

Karol 15/11/2013

A Geana com quem nos deparamos no inicio da trama é uma menina de 10 anos que acabara de perder a mãe, em meio a tanta dor se depara com a figura de Beto, rapaz então com 15 anos, cujo pai locara um quarto na casa da pequena a fim de que o filho pudesse estudar. Desde então o rapaz tornara-se um alicerce na vida da garota, em todos os seus momentos de angustia, ele que vem consolala, e devolver-lhe a paz, embora de maneira torpe. Confesso que tive ódio de Beto durante a maior parte da trama, a meu ver o personagem não passa de um aproveitador barato.

O livro descreve de maneira imperceptivel o crescimento de Geana, de um modo que assim como na vida não vemos o tempo passar, também nessa obra não somos capazes de determinar as linhas invisiveis que distinguem a menina da moça. Acompanhamos ao longo da trama o amadurecer de Geana, o seu crescimento, as descobertas sexuais nas quais a trama segue focada desde o seu primeiro capitulo.

Este é um livro que embora inicie a história de uma menina, considero pesado, e apesar de tê-lo lido aos 14 anos entendo que é uma obra a qual é nescessário termos certa maturidade para ler. Devido a descrisção pesada que a autora faz das descobertas sexuais da garota.

Os personagens secundários da obra são cativantes. É impossivel não rir das peripecias de Ricardina, uma menina pobre que foi amparada pela mãe de Geana, altamente espontanea e divertida. E do amor por festejos por parte de Leticia, madrasta de Geana e seu "aprendiz de fogueteiro".

Crônica de Uma Namorada foi escrito por Zélia Gattai, esposa do também escritor Jorge Amado, e é um livro que eu amei. Ele nos dá através da história de Geana um verdadeiro banho de cultura. A escritora descreve através da narrativa aspectos da cultura brasileira muito fortes, que reinavam nos anos 50 e predominam até hoje. Descreve desde as festas de carnaval, as fogueiras de São João até a música da época e a nossa literatura clássica.

Outro foco da brasilidade do livro é a linguagem utilizada pela autora na narração de Geana, utilizando-se de palavras características e populares(algumas até mesmo chulas) para construir o enredo.

O livro me fez rir, chorar, e me encantar pela história de Geana. É uma história de uma garota desde muito nova presa a uma ilusão, mas que consegue ter sua felicidade consumada.

Indico esse livro para quem goste de romances com uma boa carga cultural.

site: anna-gabby.blogspot.com
Rose.Anderson 04/04/2016minha estante
Muito bem, seu relato do livro ficou ótimo, pude relembrar a história completamente, e para quem não leu ainda, acredito que devem ter ficado ansioso por ler.

Bit 14/03/2011

Este é o primeiro romance de Zélia Gattai e retrata a São Paulo dos anos 50, tendo como fio condutor a história de Geana, uma garota de 15 anos, neta de italianos, que se apaixona e descobre as dores e delícias do amor

Raquel 05/01/2011

um dos melhores que já li
Amo Zélia Gattai! MAs esse livro pequenininho realmente abre um novo horizonte, de leitura leve e despreocupada(arrisco dizer que uma marca da autora)é certeza de momentos de muita diversão permeados de alguns emocionantes.

Fê Gaia 03/01/2011

Delícia de Leitura
Esse romance foi para mim como uma brisa leve num fim de tarde... que gostoso de ler! Foi simplesmente impossível não me envolver com o universo da menina e da moça Geana, que era formado por uma riqueza de personagens encantadores. Creio que o que mais me encantou foi Ricardina (ou melhor, Ricarda), com sua alegria de viver, força e perseverança admiráveis, além de uma maravilhosa capacidade de amar. Fiquei entregue a essas páginas durante algumas horas e, ao final delas, restou-me um sorriso nos lábios e a constatação do talento de Zélia Gattai.

Maria Faria 19/10/2010

Maravilhoso!
Ao ler este livro temos a sensação de que voltamos no passado, em nossa infância e adolescência. Zélia mostra de uma forma maravilhosa a rotina de uma família na década de 50. Uma verdadeira narrativa leve e encantadora.

Todos os personagens são encantadores. O livro é narrado por Geana. Ela perde a mãe no princípio da adolescência. Este fato ela narra bem no início do livro e faz o leitor sentir pena, achando que vai ler um drama. Na verdade, a ausência da mãe é suprida pelo amor fraternal entre ela e Ricarda, irmã adotiva. E aos poucos, vão surgindo os acontecimentos que encantam qualquer leitor. Sua paixão pelo primo Beto e a descoberta da sexualidade rendem boas risadas e às vezes nos faz pensar: "parece que já passei por isso". O amadurecimento da personagem ao longo do livro nos faz torcer por um final feliz.

Ao chegar no final da história, fiquei com vontade de que existissem mais páginas, fiquei com vontade de ler mais um pouquinho das histórias da família de Geana. Porém, percebi que o charme da história era o fato de ela se aproximar demais da realidade e não poderia ter final já que a realidade é feita de acontecimentos constantes.

Erika 17/02/2010

Para mim, é um dos melhores livros de Zélia Gattai. Agradabilíssimo do começo ao fim. Envolvente, maravilhoso! Livro do coração!