Pequena história da República

Pequena história da República Graciliano Ramos

Resenhas - Pequena história da República

Luiz Santiago 18/03/2024

É falho, mas é ótimo!
Graciliano é sensacional! O livro tem uma porrada de problemas de abordagem, tanto éticos quanto históricos, mas a narrativa é tão fascinante, tão bem moldada e tão engajante, que a gente não consegue parar de ler. Bom demais!

[Plano Crítico]
planocritico.com

Monique @librioteca 28/02/2024

Uma leitura rápida e envolvente que nos conduz por um passeio peculiar pela história do Brasil e oferece uma visão instigante sobre os primeiros anos da República. A descrição do episódio da Guerra de Canudos causou arrepios nesta nordestina aqui, e Graciliano Ramos derrapa nas convicções de sua época, apresentando uma crônica que, no mínimo, é desafiante. Rsrs. No entanto, vamos lá, afinal, estamos diante de uma obra de Graciliano Ramos. Quem mais poderia nos proporcionar uma visão tão única e, por vezes, subversiva da história brasileira?

Paulo 22/05/2022

A instabilidade da República
A histo?ria dos primeiros anos da Repu?blica contada por um de nossos maiores escritores. Estruturado em forma de verbetes curtos, esta edic?a?o especial recupera um texto que Graciliano Ramos escreveu para participar de um concurso promovido para premiar uma narrativa sobre a histo?ria republicana para crianc?as, na ocasia?o dos 50 anos da proclamac?a?o. Um livro que chega em um momento no qual nossos princi?pios republicanos ve?m sendo diariamente postos a? prova por nossos governantes. Como essa bela cro?nica pode contribuir para nos ajudar a refletir sobre o presente?

Lu 25/04/2022

Apenas Graciliano Ramos
Perfeito, afinal, não há como esperar menos de um livro cujo autor é Graciliano Ramos. O livro retrata o período em que o Brasil estava se estabelecendo, percorrendo todo o Império e a República Velha.

A linguagem exige atenção, mas não é extremamente rebuscada. O livro é rápido de ler e prende sua atenção, sempre com muitos detalhes.

O livro é ótimo, recomendo para todos que tem interesse na história brasileira.

Renato375 27/07/2021

Obra de um subversivo para criancinhas...
O livro é um resumo do período que vai do golpe militar que derrubou a monarquia e instaurou a "república", até o golpe militar de 1930 que derrubou a "república" velha e implantou a ditadura. Tudo isso narrado pelo cara que escreveu os romances "Vidas Secas" e "São Bernardo".

Obs: No episódio de Canudos Graciliano comete um deslize.

Encadernação: 5/5
Fonte: 5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: cinza
Preço: R$ 23,10

@Matcholo 31/05/2021

O livro é muito bacana, como próprio nome já diz é um resumo da história da República velha para crianças. Escrito para a participação em um concurso ele apresenta pequenos resumos de um parágrafo ou dois do período citado acima. Rápido de ler a carga pessoal e a ironia do autor em alguns pontos é bem interessante para quem curte Graciliano, para quem quer ter uma primeira experiência com o autor não recomendo, melhor ir nos romances mesmos. Por ser um livro destinado ao público infanto juvenil, pode não funcionar tanto para a galera mais adulta ou que vai ter um primeiro contato com o autor.