Indomável

Indomável Glennon Doyle Melton

Resenhas - Indomável

Victoria.Vitti 06/06/2024

O começo me prendeu bastante, mas conforme a leitura avança a autora apenas compartilha experiências pessoais e o livro se torna de autoajuda

Marina Vasconcelos 02/06/2024

Bem ruim
Se você não gosta de livros de autoajuda, não leia.

Tem frases e conselhos bem superficiais, bem como grande parte dos livros de autoajuda. Por vezes a autora tenta ser poética, mas falha, me deixando com vergonha alheia.

O que salva é a história do casamento da autora, única parte que gostei.

Only_erica 01/06/2024

Seremos corajosos o bastante para libertar a nós mesmos?
Comprei esse livro na book friday pelo preço e nem sabia que era uma biografia, mas esse livro entrou no pódio de melhores livros de 2024.

Aqui vemos Glennon, uma mulher, mãe, ativista e gay, discorrendo toda a sua história até chegar no seu atual presente. Mas também podemos ver uma mulher enjaulada por jaulas construídas à base de cultura, religiosidade e política sendo liberta e aprendendo mais sobre o seu próprio Saber.

Ela conta muito sobre a sociedade e como somos (principalmente as mulheres) domesticadas para não questionar aqueles que estão no topo de uma hierarquia não verbalizada, além de destruímos umas as outras e nós mesmas, nos impedindo de crescer mentalmente, fechando os olhos e fingindo que "está tudo bem, sempre foi assim".

Desde que mundo é mundo, mulheres sempre foram ensinadas que existem sentimentos bons e ruins, aqueles que não devem ser sentidos nunca como raiva, tristeza, insatisfação, nos afastando da nossa humanidade e nos mantendo entorpecidos em relação a tudo que está acontecendo ao nosso redor e dentro de nós. Desde que o mundo é mundo, nossa imaginação nos foi limitada, tendo um padrão pré-estabelecido por aqueles que vieram muito antes de nós, e mesmo assim, nosso subconsciente sabe que nós temos uma imaginação muito mais vasta. É aquela voz que você ouve depois de uma jornada de trabalho extensa e está voltando do trabalho, sabendo que o salário que você ganha não é o suficiente para você.

Glennon também conta muito sobre a família dela, de como é difícil ter que abandonar a si mesma em prol do seu casamento e dos seus filhos. Conta como é necessário quebrar um padrão de família para ser construído outro padrão, para que cada membro seja acolhido e livre ao mesmo tempo.

Por ser mãe, a autora critica muito as diretrizes da maternidade e de como os pais criam seus filhos. Meninas criadas para serem espectadoras, mães, amigas, submissas, nunca reconhecendo o próprio mérito. E meninos criados para serem brutos, insensíveis, rígidos e obcecados em sexo irreal. Todos esses tipos de criação são jaulas para o nosso eu selvagem e completamente humano.

Indomável é um livro que aborda vários temas, como racismo, homofobia, padrões sociais, amor, coragem, religião e principalmente o machismo, de forma impecável e pode ser facilmente lido como um pão diário por conta dos seus pequenos capítulos. Eu amei a experiência de leitura, cada palavra da Glennon me impactou muito, e são essas palavras que eu quero levar daqui em diante, para mim e para os meus.

Leticia2513 01/06/2024

Quem você era antes de o mundo te dizer quem deveria ser?
Eu gostei muito dessa leitura, me fez pensar, relembrar e aprender muitas coisas.

É daqueles livros que questionam nossas crenças, te faz refletir, eu gosto muito. Com certeza vou querer reler um dia.

GraAa18 01/06/2024

Recomendo
Finalizo essa leitura deliciosa com um trecho:
(...) Mas certo não é real, e deveria é uma jaula. O que é selvagem é o que é.

Muito bom, leitura fluída e necessária, principalmente para as mulheres.

Mariana.Vila 31/05/2024

O começo é maravilhoso! Depois o livro vai ficando bem massante. A autora começa a falar muito da vida dela, citando histórias... e senti falta daquele começo.

arualana 22/05/2024

Indomável
É simplesmente o livro de cabeceira que você deve manter por perto o tempo todo e reler quantas vezes for possível. Cada vez que eu leio Indomável sinto que estou absorvendo algo direferente da última leitura. A forma como Glennon expõe sua trajetória de auto conhecimento é inspirador. Todos seus questionamentos e medos nós aproximam, a sua sinceridade cru e certeira faz com que você se conecte mais e mais a cada palavra lida.

Carolina.Morais 19/05/2024

Vale a leitura
Fiquei surpresa com a leitura, senti identificação com vários temas. Vale a pena ler. Aborda temas além das complicações da nossa vida como mulher (o que, por si só, já seria uma leitura incrível). Mostra que vários sentimentos são comuns e reais. Passa por temas como depressão, ansiedade, inveja, controle sobre o outro, etc. Indico e não fica sendo um auto ajuda ditando regras.

Thais 15/05/2024

SENSACIONAL
A minha vontade depois de ler é de sair distribuindo esse livro para diversas mulheres. É um livro que fala de feminismo na sua forma humana de construção, de erro, de percepção e de se perceber no processo, para depois se reconstruir. Leva a varios lugares habitados pela mulher em sociedade. Simplesmente LEIAM.

Caroline1321 29/04/2024

Favoritado
Não sei nem colocar em palavras o que essa leitura me proporcionou.. um livro autobiográfico sobre autoconhecimento que me trouxe taaantas reflexões.

É aquele livro perfeito pra ir lendo aos poucos, ele foi minha companhia em alguns dias ao longo das últimas semanas.

A escrita é muito boa e os capítulos são curtos, tornando a leitura muito fluida.

Eu amei!! Super recomendo, principalmente para todas as mulheres!

Cananda 24/04/2024

Ótimo, porém cansativo
Não quero me estender muito, porque acho que esse livro por si só já se estende demais. São muitas informações primordias, e necessárias, porém acredito que poderia ser dividida de alguma forma em 2 ou até mesmo 3 livros, você vai lendo, lendo, lendo e nunca acaba. Não foi bem como esperava no início, mas foi fluindo e no final voltou a ser igual o começo, bem confuso com bastante pautas jogadas, que são sim necessárias, mas acredito que encheu mais linguiça que de fato foi levado como aprendizado.

Vale muito a pena, mas por ser cansativo demais dei 3 estrelas.

TAbatta.Assis 19/04/2024

Curti muito. Leitura fluida e cativante. A autora nos conduz por sua jornada de forma inspiradora, compartilhando suas experiências, desafios e vitórias. Ao explorar temas como autenticidade, autoaceitação e transformação pessoal, Doyle nos leva a refletir sobre o poder do autoconhecimento e da confiança em nossa voz interior. Recomendo a todos que buscam inspiração e einsight em sua própria jornada de autoconhecimento.

Beatriz3345 15/04/2024

Necessário
Amei!! Me identifiquei muito com várias reflexões que a autora vai construindo ao longo do livro e fiz várias marcações pra voltar várias e várias vezes ao longo da vida.
Só não favoritei com 5 estrelas porque o fato de serem vários casos e histórias ?soltas? fez com que eu demorasse a me apegar.

thatisoares 30/03/2024

Arrebatador
Qual vida dos sonhos para você? O que vem a sua cabeça quando você pensa na melhor versão que sua vida poderia ter?

julia pasternak 28/03/2024

Livro cheio de experiências incríveis. Em algumas partes achei meio bagunçado por não ter uma ordem cronológica definida, mas no fim tudo se junta e tudo faz sentido com o que foi escrito. Muitas coisas lindas, curiosas, intrigantes foram escritas. É um livro que te faz pensar em vários fatores da vida. Livro cheio de emoções que te faz abrir a cabeça diversas vezes, com muitas metáforas e jeitos de ver a vida diferentes. Mesmo não sendo um livro de história, eu amei.