O Relógio de Bolso N. A. Rondán

Resenhas - O Relógio de Bolso

Gárgula 03/02/2021

O Relógio de Bolso, de N A Rondán
Precisamos formar leitores
Eu comecei lendo O Relógio de Bolso, de N A Rondán imaginando um livro de terror e surpreendentemente me deparei com uma divertida história dark fantasy. A experiência foi muito boa, sendo um título ótimo para quem não lê livros com alguma pegada gótica.

Rondán participa de uma nova leva de autores brasileiros que vem nos presenteando com contos interessantes e sinistros. Esse é o seu primeiro romance.

Um universo que nasce aqui no Brasil
Aos poucos vamos descobrindo vários fatos da vida da jovem Carmen. Ela é obrigada a sair de sua vidinha enfadonha quando seu avô, seu último parente vivo, vem a falecer.

A autora criou uma personagem carismática, que precisa se soltar das amarras que a prendem e fazer muitas escolhas. Conforme descobrimos mais sobre a protagonista, mais seu pequeno universo se expande.

Usando de elementos do gótico, vamos percebendo que o desenrolar dos estranhos fatos que a circundam, tecem uma miríade de possibilidades. O sobrenatural aos poucos torna-se normal ao leitor, que vaga e aprende junto.

Enquanto lia não pude deixar de lembrar de O Livro do Cemitério, de Neil Gaiman, o qual li apenas o quadrinho e gostei muito (leia nossa resenha aqui). Outros paralelos à personagens famosos são possíveis mas prefiro não comentar sob o perigo de estragar surpresas.

Uma enorme quantidade de referências parecem no texto, o que ao final é bastante enriquecedor. Uma belíssima homenagem ao poeta Álvares de Azevedo talvez seja a maior delas e merece nota. Sem dúvida ficou muito legal.

Conclusões finais
Apesar de dark fantasy não ser um gênero que eu leia muito a história é bastante divertida e leve. O texto, rápido e fluído, agradará principalmente os mais jovens, que sentirão um gostinho de quero mais. Eu, que já sou quarentão, me vi viajando, imagina os mais jovens.

Um pequeno mundo surgiu ali e qual será seu destino, nem os deuses sabem. Leia e tire suas conclusões. No mínimo uma viagem divertida você viverá!

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/09/06/o-relogio-de-bolso-de-n-a-rondan/

Laila Laudina 11/01/2021

ResenhaLabirinto
Um livro para os apaixonados por terror, porém este livro não é aquele terror horrível ele vem com uma pegada de romance envolvendo Carmen que tinha uma vida pacata e sem graça com o adorável Álvaro um fantasma, isso mesmo você não viu errado. Uma trama muito bem escrita que aborda temas como mitologia e bruxas. Uma escrita ótima não é meu primeiro livro da autora e todos são muito maravilhosos.

Borboleta Metafórica 06/01/2021

Super recomendo!!!
PLOT: o corpo de um homem idoso foi encontrado nos trilhos do trem na cidade de Pindamonhangaba. Era o avô de Carmem Romani.A Polícia de SP foi até a casa dela informar o ocorrido e fazer perguntas para a investigação.

Acontece que ninguém conseguiu identificar a causa da morte e na sua mão, que estava fechada, havia uma queimadura em formato de chave, mas nada foi encontrado com ele. Carmem disse que devia ser a chave do escritório na fazenda, pois ele estava com ela.

Carmem acredita que sua família é amaldiçoada pois muitos mistérios a cercam. Como o acidente de carro que levou seus pais à morte. Ela tinha 4 anos e foi a única sobrevivente. Um dia estava escondida ouvindo sua avó falar sobre isso com seu avô: a polícia não encontrou outro carro amassado, nem nada que eles poderiam ter batido e nem marca de pneus no asfalto.

Após a visita da polícia, Carmem encontra uma caixa de madeira em sua porta, e dentro estava a chave do escritório do seu avô! Ela viaja até a fazenda e, ao abrir o escritório, encontra um relógio de bolso em cima da mesa com uma carta escrita por seu avô e endereçada a ela, porém além de não ter sido finalizada tinham gotas de sangue no papel. No único trecho escrito ele diz que não conseguiu salvar sua avó mas que Carmem precisa se cuidar.

Por que ela precisa se cuidar? Como o seu avô morreu? Sua família é realmente amaldiçoada? E por que seu avô deixou um relógio de bolso? Só lendo o livro para saber.

PQ ESSE LIVRO: primeiro livro da minha ídola linda e maravilhosa @autora_n.a.rondan 🖤 Ela escreveu contos mega tops que estão disponíveis na Amazon, inclusive tem resenhas de alguns aqui no perfil.

OPINIÃO: adorei os mistérios e como vamos descobrindo tudo com a protagonista ao longo do livro! Tbm curti muito o horror, o sobrenatural, e teve trechos que ri alto! E pra quem curte poemas tem Álvares de Azevedo. Tbm tem um romance bem "peculiar", como disse a Babi Lacerda no prefácio (e bota peculiar nisso hahaha).

Mas o destaque vai para a protagonista que é gente como a gente: financeiramente instável, mora num "caixote de cimento", no amor aderiu o "antes só do que mal acompanhada" (o ex marido dela é um macho escroto) e no trabalho não é devidamente reconhecida (e ainda tem que aguentar o ex marido lá). Super me identifiquei hahaha
Deu pra perceber quantas críticas sociais tem nesse livro, né?

Super recomendo!

site: https://amzn.to/2KKyCaV

Amanda 13/11/2020

O Relógio de Bolso
Carmem, é a única herdeira de uma fazenda no interior, e herda após seu avô ter morrido de forma misteriosa. No entanto, a fazenda está muito endividada, o que é muito peculiar, pois pelo que Carmem lembra seu avô sempre foi muito organizado financeiramente.
Carmem se vê em apuros com tantas dividas, um emprego e um chefe que odeia, um ex marido insuportável que tem como diversão, tirar sua paz. Mas tudo isso fica pra trás quando Carmem conhece Álvaro e decide deixar o emprego, a cidade e investir em sua fazenda.
Mal sabe ela que essa fazenda não foi a única coisa que herdou de seus antepassados.
Maldições, bruxas, magia, artefatos mágicos, deuses e demônios, um romance improvável... Tudo isso em mundo fantástico que essa obra nos apresenta.
Eu sou fascinada por histórias de fantasia, deuses, demônios, magia e mulheres poderosas. E a autora @n.a.rondan trouxe tudo isso no livro O Relógio de Bolso. Está claro aqui na página que sou fã da autora e de tudo que ela escreve, mas esse livro superou minhas expectativas 😍.
Além de toda de fantasia que sou apaixonada e já falei para vocês, o livro é rico em críticas atuais, como o lugar da mulher no mercado de trabalho e sua desvalorização em alguns casos, e o poder e a capacidade feminina que ao longo de muito tempo foi minimizado como forma de deixar a mulher em segundo plano. A autora também trás vários fatos históricos e referências a arte e literatura, tanto para informar como para agregar e dar asas a imaginação do leitor.
Enfim, estou muito curiosa para a continuação dessa história, e recomendo demais esse livro para todos que gostam de fantasia, romance, terror, história e arte.

Flavia757 04/11/2020

Emocionante e viciante
Nessa história vamos conhecer Carmem que tinha uma rotina bem pacata. E criada pelos avôs, e quando seu avô faleceu recebeu de herança, um relógio de bolso. Mas não era um simples relógio e sim totalmente diferente daquilo que estamos acostumados. Nesse relógio aprisionado vamos conhecer Álvaro. A vida de Carmem vai mudar completamente com a presença de Álvaro e todos os segredos guardados.
Eu amo o jeito que a escritora descreve cada cena, nos fazendo mergulhar cada vez mais fundo na história. Quem me conhece sabe que sou apaixonada por um romance, e sim nessa história tem um romance envolvente e mais sombrio.
Os segredos que vão se revelando no decorrer da história, são impactantes. Amo o jeito que a autora coloca nessa obra, não tirando a essência de um terror/horror, mas com toque divertido e com um romance sobrenatural.
Escrito em terceira pessoa, vamos sendo cativados pelos personagens, e quando há mortes, a escritora descreve de uma forma brutal (eu amo isso).
Essa foi a terceira obra da autora que leio, conheci com alguns contos de terror/horror e lendo esse livro, me surpreendi ainda mais, por ter o romance sobrenatural.
Me peguei dando algumas risadas no decorrer da história, pois quando nós conhecemos o Álvaro, é aquele personagem que você quer sempre por perto, ser amigo dele rs.
É uma leitura viciante, gostosa, e que nos trás mistos de sentimentos, desde felicidade, tristeza, alegria, paixão. Eu indico para todos que amam algo mais sombrio com um toque de mistério e que faz com que você queira finalizar a história e saber o desfecho final.

Nath 27/10/2020

Resenha @vamosler_agora
Carmem tinha uma rotina tranquila até ter uma péssima notícia. O falecimento de seu avô e com isso ela estava sozinha no mundo. E ela nem de longe imaginava as surpresas que a vida lhe traria.

Ela herda um relógio de bolso e se pergunta: Seria esse objeto a fonte da maldição que assombra sua família há gerações? Se vendo sozinha Carmem começa investigar o passado de sua família que veio há muitos anos da Romênia.

E logo ela encontra Álvaro um perfeito cavalheiro que nos encanta super misterioso e muito engraçado!

Neste livro Nat nos encanta com uma história muito bem estruturada, com personagens marcantes e uma protagonista de peso! Uma obra com uma riqueza literária com várias citações e referências ao longo do livro.

Além de várias críticas sociais a autora aborda temas importantes como: relacionamentos tóxicos, abusivo, machismo, ganância, entre outros.

Vale a pena degustar a leitura com uma boa taça de vinho com esse livro.

Thamires.Sobral 24/10/2020

O Relógio de Bolso
Nossa protagonista Carmem, é uma mulher com uma vida financeira nada estruturada, sem amigos e que trabalha na mesma empresa que o ex-marido (um perfeito idiota), só com isso já podemos dizer que essa história promete.

Carmem foi criada pelos avós, após o falecimento de seus pais em um trágico acidente de carro, quando seu avô morre ela recebe uma herança bem peculiar, estamos falando de um relógio de bolso, mas não é apenas um relógio velho, ele vem acompanhado de Álvaro, um fantasma, que te conquista desde da primeira página, é impossível você não se encantar.

Quando Carmem encontra Álvaro, sua vida muda da água para vinho, ela vai embarcar nos mistérios da família, além viver um romance bem recheado de situações inesperadas e com uma bela pitada de sangue.

Estamos falando de um livro que tem muita bagagem, se trata de uma leitura intensa e cheia de detalhes, além das citações, a Nat nos dá uma verdade aula cultural, eu praticamente devorei o livro de tão envolvente que é a história, ela te prende do início ao fim!

Esse livro simplesmente ultrapassou as minhas expectativas, diante disso o que posso fazer e convidar a vocês para se deliciarem com essa receita, acompanhada de boa taça de vinho, pois sem dúvidas a combinação, será perfeita.

E você está esperando para dar uma oportunidade? Recomendassimo a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CGtAEaQDKGS/

mimosliterarios1 19/10/2020

Surpreendente, viciante e intrigante!
Um romance terror incrível, narrado em terceira pessoa, de leitura muito fluída, com trama bem construída e personagens elaborados, alguns cativantes e admiráveis, muitos horripilantes e macabros.

Carmem é mulher independente, bem-sucedida, forte e que leva uma vida normal, mas parece faltar algo... Ela é presenteada com uma chave e um relógio de bolso, agora sua vida irá mudar para sempre.

Uma herança macabra, sombria, uma maldição, uma benção, o destino, uma escolha?

Acompanhamos Carmem tem toda sua vida planejada e organizada, até seu destino cruzar com o belo e misterioso Álvaro. O narrador nos revela tudo sobre Carmem: as suas conquistas, pesadelos, segredos do passado, revelações, reviravoltas, tudo envolto por uma aura sombria e sangrenta.

A autora nos brinda com uma obra tão bem construída e recheada de grandes referências, com citações literárias, cinematográficas, mitológicas, filosóficas, também citações de obras de renomados pintores, que se encaixam como uma luva nos capítulos.

Há uma rede de interligações entre todos os acontecimentos, remetendo a outras obras da autora, com detalhamento feito maestria.

Chocada com a riqueza de detalhes das cenas de terror que impressionam pelo realismo. As ambientações são um charme a parte, grande parte se passa no Brasil. Gostei muito da exploração das variedades linguísticas, evocando a fala do interior.

A autora N. A. Rondán arrasou com o alto teor de críticas sociais presentes na obra, também nos temas fortes e importantes abordados: violência psicológica, machismo, ganância, poder, empoderamento feminino, relacionamentos tóxicos e abusivos entre outros.

Uma obra sensacional, com características singulares e que mexe com todos os nossos sentidos e emoções que nos deixa estupefados.

Delicie-se com O relógio de bolso e prepare-se para fortes emoções, terror e muitas reviravoltas!

Bianca (@fallandfox) 18/10/2020

Acho que se tem um gênero que a Nat sabe escrever é terror mas quando ela se engavinha em outros gêneros ela faz um trabalho primoroso também.
Como no último conto em que ela colocou romance esse casal também teve uma química impressionante sem deixar de lado todo o mistério e a criação de um misticismo para o universo não menos sangrento do que os outros contos. O final me fez chorar e eu estava quase matando um pela forma como ele quebrou meu coração.

Heloísa 13/10/2020

Romance sobrenatural
Carmem herda um relógio de bolso e descobre Álvaro, uma alma aprisionada nele, obrigada a realizar todos os desejos de quem possui o relógio. O que começa com ele realizando desejos (ela pede um milhão), vira amizade, cumplicidade, amor. Porém, um ex-marido chato e tóxico, um misterioso enólogo e segredos antigos da família de Carmem podem pôr tudo a perder. Um romance com tema sobrenatural que começamos a ler e não queremos largar.

@pamelarobooks 03/10/2020

Uma fantasia dark para sair da ressaca literária
Carmem era uma mulher que tinha uma rotina bem comum, mas após herdar um relógio de bolso, sua vida irá mudar da água para o vinho!

Um livro divertido, cheio de mistérios e personagens cativantes, contendo uma carga sobrenatural, mas também com uma pitada de romance, a autora irá fazer você se apaixonar por cada detalhe e não querer largar o livro durante a leitura.

A história a todo momento aborda a luta de a mulher na sociedade. Amei cada cena e como foi descrita, pois mesmo sendo não ficção, a carga emocional e o impacto de reflexão que deixa no leitor são perfeitos.

Todo livro da Nathie eu me apaixono por algum personagem, e esse não foi diferente. Todas as falas do Álvaro me faziam rir e, os capítulos que o Edgar aparecia foram demais (Aliás, ressalto que a linguagem coloquial presente nos diálogos desse personagem me chamou muita antenção, pois acho incrível quando o autor se empenha em retratar nese aspecto a região onde a história se passa, em uma fazenda). Todos os detalhes, fazem pequenas diferenças e tornaram essa história muito mais emocionante.

Alline 11/09/2020

Apaixonante!
A trama já começa com um corpo encontrado perto dos trilhos do trem nos arredores de Pindamonhangaba. Logo, descobrimos que o de cujos trata-se de Frederico Romani, o avô de nossa protagonista.
Carmem é uma mulher independente, divorciada do “escroto do Zé" e que perdeu os pais em um terrível acidente quando ainda era muito pequena e a avó de uma forma um tanto macabra. Por sua vez, fora criada por seu Frederico em uma fazenda nos arredores de Pindamonhangaba.
Com a morte do avô ela retorna para a fazenda onde cresceu e lá seu passado realmente vem à tona. Desta sorte, Carmem descobre que sua família guarda muitos segredos e um deles em especial trata-se de um relógio de bolso que fora passado de geração em geração e é uma das peças fundamentais para descobrir os males que cercam os ROMANI.
Por outro lado, conhecemos um personagem misterioso que nos encanta desde sua primeira aparição. Àlvaro, um jovem advogado que além de ser um perfeito cavalheiro possui um lado cômico sem igual. (Já dá para notar que ele é o meu mais novo crush literário rsrsrs)
No entanto, Carmem & Àlvaro possuem mais incomum do que imaginam. E partir daí, a trama se torna muito intensa e ao mesmo tempo sangrenta, visto que, o sangue é o combustível para a união desses dois.
A Naty mais uma vez nos surpreende com uma trama recheada de referências místicas, filosóficas, alusões a obras anteriores além de personagens marcantes, cômicos e sombrios. Ademais, a protagonista é símbolo de empoderamento feminino e Àlvaro é um perfeito Mr. Darcy (claro que com uma pitada sombria).
Por consectário, a leitura de O RELÓGIO DE BOLSO, provocou literalmente um “rebuliço” em minhas emoções, uma vez que, fui da alegria a tristeza; da tristeza ao ódio e de apaixonada a literalmente aos prantos. Entretanto, sendo realmente sincera com vocês eu passaria por isso tudo de novo, visto que, levarei para vida esta obra.
Destarte, gostaria de parabenizar a Naty e convidar a todos para embarcar em uma história envolvente, apaixonante e principalmente deveras sangrenta. Contudo, lembre-se:
“ÀS VEZES SEU INGREDIENTE DE SUCESSO É O SANGUE, MAS NÃO O SEU.”

site: https://www.instagram.com/amorfatilivros/?hl=pt-br

Fran 06/09/2020

Irônico, romântico e surpreendente!
Carmem é funcionária de uma multinacional, onde seu trabalho não é valorizado com o deveria. Talvez por ser uma mulher ou por seu chefe ter um funcionário predileto, que é exatamente o ex-marido dela. Nunca saberemos ao certo... um pouco dos dois, acredito eu.

Mas, o que dá início a essa jornada é a notícia que seu único parente vivo conhecido está morto. E as circunstâncias por trás são um tanto estranhas. Para piorar, a chave do escritório do seu avô aparece e some de forma misteriosa de suas mãos.

A partir do dia que ela o abre e descobre uma carta pela metade e um relógio de bolso, uma parte da história da sua família que ela desconhecia até então vem à tona... Segredos de sangue, paixões e heranças regadas a vinho.

??? Não é a primeira vez que leio a escrita peculiar da Nat. Já me acostumei com seu jeito irônico e o toque de crítica social que ela põe em suas obras.

??? Carmem é uma mulher independente, que toma suas decisões sem medo de arrependimentos. Madura e bastante singular, ela se vê em uma linha tênue entre a realidade e a loucura ao conhecer Álvaro. A história dos dois passa a ser construída e contada por um narrador que nos apresenta os desafios que eles enfrentarão para ficarem juntos.

??? O relógio de bolso se passa na atualidade, com direito a homenagem ao poeta Álvares de Azevedo. É um enredo que nos conquista, nos prende do início ao fim, as vezes divertido com sua ironia, as vezes romântico e em sua maioria, surpreendente.

PS: Sou imensamente grata à autora por ter me escolhido como beta e por ter nomeado um de seus personagens com meu nome ??? Tô me "achando" aqui, porque é realmente uma LEITURA INCRÍVEL!