Maria Antonieta

Maria Antonieta Evelyne Lever

Resenhas - Maria Antonieta

Mar.k. 25/07/2021

Para entender além dos filmes
Ótimo para conhecer todo o caminho da Rainha da França.
Conversas de corredores, tramas, cartas... tudo para você se sentir no meio da corte e seus movimentos em torno de Maria Antonieta.
Sensacional !

beatrizdubiella 11/02/2021

Eu amei o jeito que a escritora abordou a história. Muitas vezes eu esquecia que todos os fatos narrados foram retirados de cartas e documentos reais e oficiais. A vida de Maria Antonieta foi contada de forma a prender o leitor e envolvê-lo em uma grande trama.

Que vida louca essa mulher teve. A maioria das coisas que ela fazia eu repudiei, mas não posso negar que me apeguei a ela.

Recomendo. História doida e interessante.

Kelli 07/02/2019

Uma grande pesquisa
O livro "Maria Antonieta" é bastante interessante, especialmente porque é uma biografia exclusivamente calcada em documentos, cartas (oficiais ou pessoais), diários e depoimentos verídicos tomados na época em que se passam os fatos. Quase não há diálogos, os poucos que há são muito curtos, e tanto os diálogos quanto todos os dados têm indicação de onde a autora os encontrou em sua longa pesquisa feita para escrever este notável livro, sendo que poucas opiniões expressadas pela autora são baseadas em fatos amplamente investigados e passíveis de serem comprovados.
É uma história triste, especialmente se pensarmos que retrata não apenas fatos de um momento histórico importante para a história mundial, como também o modo de pensar da época. Para equilibrar mostra a vida na corte do rei Luiz XVI marido de Maria Antonieta com seus costumes e detalhadamente a intimidade da família real. É triste também porque a história das personagens é trágica.
Fico feliz de viver na época em que vivemos, que , embora não pareça, a humanidade evoluiu. Coisas que eram aceitáveis e até estimuladas na Idade Média, já não são aceitas. Isso nos dá esperança de vivermos um dia em um mundo onde a justiça é para todos.
Finalmente, é um livro digno de ser lido.

Domi 22/11/2017

Excelente
Neste livro a vida da última rainha da França é contada com muitos detalhes, embasada nos estudos de documentos históricos da época pela autora. Vai desde sua infância na Áustria, passando pelos arranjos de seu casamento com Luís XVI, sua chegada à Versalhes e acolhida pelo rei, a vida na corte, e todos os tumultos que culminaram com a queda da monarquia e condenação dos soberanos a guilhotina.

Fiquei tão envolvida com os personagens e os acontecimentos, especialmente nos últimos capítulos, que cheguei a desejar que seus destinos fossem diferentes apesar de já saber o final.

Vale a leitura, principalmente para os que gostam de história.

Karen Gomes 02/06/2016

A "dauphine"
Maria Antonieta, sem dúvida, é um dos livros mais legais que eu já li sobre reis e rainhas.

A autora e historiadora francesa, Evelyne Lever baseou-se em diários, cartas e documentos da corte para a criação desta maravilhosa obra.

A biografia conta a história de Maria Antonieta - desde seu nascimento até sua morte - seu nascimento em 1755 em Viena; seu casamento turbulento e infeliz e como era viver em uma época em que os casamentos eram celebrados por motivos políticos; a mudança para outra realidade; a vida agitada, polêmica e julgada em Paris; sua paixão pelo conde Axel Fersen; a queda da monarquia; a Revolução Francesa; a tentativa de fuga; a morte de seu marido e por fim seu julgamento e sua triste morte em 1793 na França.

O livro tem 384 páginas e eu li em 6 dias.
A leitura é muito prazerosa, a obra é cheia de detalhes e aguçou minha imaginação criando as cenas na minha cabeça enquanto lia, o que contribuiu muito para que eu continuasse a ler. Em média, eu lia 4 a 5 capítulos por dia e o livro possui 36 capítulos e ao final, o epílogo.
Ao longo dos capítulos, observei que Maria Antonieta foi uma grande mulher, desde o começo e, apesar de tudo, ela lutou para que sua ideologia de monarquia perdurasse.
Nos últimos capítulos senti muito frio na barriga e muita ansiedade de saber o que ia acontecer, o que me deixou mais apaixonada por essa INCRÍVEL obra.

Além de conhecer a história dela e das pessoas que conviveram ao seu redor, o livro fez com que eu me colocasse no lugar dela, é tão rico em detalhes que não tem como não se envolver.

Após a leitura, fiz uma reflexão sobre todo pensamento e senso crítico que tenho até hoje, ficou muito claro que me ajudou a desconstruir alguns pensamentos políticos que tinha antes, claro que para melhor.

Indico muito a leitura para quem gosta deste tipo de livro, de ler sobre a História do mundo e das pessoas que marcaram, sem dúvidas é uma obra incrível e merece com louvor os elogios que os recebeu.

site: http://akarengomes.blogspot.com.br/

Bibiana 01/01/2011

Acredite se quiser, mas eu chorei quando a Maria Antonieta morreu. Adorei esse livro, muito bom, prendeu muito minha atenção. Excelente para aprender sobre o assunto de um jeito fácil. Muito bem escrito, recomendo.

milaynne! 10/02/2009

A última rainha da França
Quando estava na escola adorava História, sempre tive professores muito bons, inteligentes e podia ter com eles e através deles bons e muitas vezes raros momentos de prazer no colégio, principalmente no ensino médio.

Mas História, ao contrário do que muitos pensam não é matéria morta, putrefada, repetitiva e sem graça.O livro de Evelyne Lever, para mim, prova o contrário ao apresentar ao leitor um primoroso trabalho de pesquisa da história de um dos maiores ícones da França:Maria Antonieta. Sem perder de vista o foco da narrativa histórica, a respeitada historiadora francesa mostra a vida de Maria Antonieta desde os tempos de filha da Áustria até o último suspiro da rainha guilhotinada da França pré-revolicionária. O livro é um percurso detalhado da História da Europa no século XVIII, além de ser uma descrição sólida da corte francesa dessa época com toda sua pompa, glamour e alienação.
No entanto,eu tenho que admitir que tantos nomes de nobres, castelos, cidades me confundiram ao ler o livro, parte por ser em francês o que dificulta para esta ignorante que vos fala, parte porque ainda sou uma leitora um tanto acomodada.Mas nada que faça desmerecer o trabalho da autora.

Se eu fosse professora de História tentaria levar esse tipo de literatura mais íntima para os alunos, levá-los por esses meandros da História que muitos livros didáticos já evitam. Como seria bom ter na sala de aula, por exemplo, Victor Hugo, Flaubert...autores que nos ajudassem a mostrar a subjetividade de cada época da história da humanidade.

Foi essa a mensagem que a história da última rainha da França me passou hoje!

É uma leitura que vale a pena pra quem gosta de Europa, História e Galmour

Dekster 10/02/2009minha estante
Grande resenha para a grande mila :]