A Hora Secreta

Scott Westerfeld

Resenhas - A Hora Secreta

ka mcd 06/03/2013

A Hora Secreta
Eu fiquei encantada com a sinopse desse livro no momento em que a li pela primeira vez e, logo depois, notei que ele foi escrito pelo mesmo autor de Feios - uma série que todo mundo ama e elogia. Esses dois fatos me fizeram cair de amores pelo livro sem nem mesmo tê-lo lido. E quando o comprei estava esperando que fosse tão bom quanto minha mente tinha imaginado que seria.

Mas eu estava enganada.

Ou talvez não, talvez eu só tenha criado expectativas demais e acabei iludida por que livro não foi exatamente o que eu queria. Ou talvez o livro realmente seja pior do que a sinopse dá a entender. De qualquer modo, Midnighters me decepcionou.

A história não é ruim, os personagens também não e a narrativa menos ainda, mas tem alguma coisa faltando na história. Um mistério mais bem elaborado, uma resolução mais intrigante ou personagens mais marcantes.

Jess – a personagem principal - foi alguém que eu queria que tivesse sido um pouco mais... Forte? É difícil explicar. Ela foi interessante, mas meio pálida até o finalzinho do livro, onde começou a agir de uma maneira estranha. E não de um jeito bom.

O par romântico dela, Jonathan, foi igualmente pálido, mas bem fofo. Ele com certeza teria se destacado mais se houvesse aparecido em mais ocasiões. Rex, o único outro homem principal, foi um pouco mais interessante do que esses dois. Sempre desconfiado e nos deixando duvidosos com seus planos. Melissa, a esquisitona e calada, me intrigou ainda mais do que Rex, se tornando cada vez mais enigmática ao longo do livro, me deixando ainda mais desconfiada do que o Rex. E, por fim, tem a única que me cativou: Dess. Ela começou parecendo uma esnobe e preconceituosa petulante, mas acabou se mostrando uma garota engraçada com um humor negro muito parecido com o meu, aquele tipo de personagem que você morre de vontade de trazer para a realidade só para tê-la como amiga.

E cada um deles tem um 'dom', algo que os torna aptos a sobreviver nessa longa meia-noite – chamada de 'a hora azul' - cheia de criaturas horríveis que, até a aparição de Jess, se mantém afastadas dos humanos que conseguem enxergá-la: os Midnighters.

E é nisso que o livro se foca: em descobrir por que Jess desperta a fúria e a imprudência em criaturas que sempre se mantiveram relativamente exclusas mesmo que atacassem, sim, os outros Midnighters em encontros esporádicos.

Nesse meio tempo, entre ataques e visitas à museus, vamos aprendendo com Jess o que pode ajudá-la na hora de afastar as criaturas que a querem morta a todo custo. O que foi uma agradável – e levemente confusa - surpresa para mim, já que Scott usou números, contas e múltiplos para isso. Foi um método inteligente e completamente criativo.

“Trinta e seis era múltiplo de doze. Noventa e seus era múltiplo de doze. Os algarismos todos somados (3 + 6 + 9 + 6) davam vinte e quatro, um outro múltiplo de doze.”

A Hora Secreta é, no geral, um livro cheio de elementos inovadores e criativos, mas por parecer mais uma introdução do que qualquer outra coisa acabou perdendo um pouco o impacto que poderia exercer caso o autor tivesse usado todo o seu talento.

Sabrina M. 07/05/2012minha estante
Adorei sua resenha. Foi assim mesmo que me senti lendo o livro, como se fosse uma introdução, como se faltasse algo... Esperava mais do Scott :(

Lucas 01/09/2012minha estante
Ai colega, senti a mesma coisa. 350 páginas de um puro "VAZIO"
Odiei o livro com todas as forças.

Doug 14/09/2012

Resenha: Midnighters, Scott Westerfeld
Minha opinião você encontra no meu blog: http://lendo-e-relendo.blogspot.com.br/2012/09/resenha-midnighters-hora-secreta-scott.html

Michelly 08/09/2012

O que eu li: Midnighters – A hora secreta
Eu comprei esse livro na Bienal do Livro em São Paulo. E para ser sincera, eu comprei mesmo por causa da capa. Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas, eu não sei, tem algo na capa que me chamou muito a atenção. Nem preciso lembrar as decepções que você pode correr comprando um livro assim. Algumas vezes você acaba se arrependendo da escolha ou então você pode se impressionar.

Neste caso, eu posso dizer que me surpreendi um pouco com a história. Apesar de que o início do livro não me interessou muito. Eu achei que tudo estivesse acontecendo um tanto devagar. Também acho que os personagens e o enredo não marcaram bem a história. Não sei, eu esperava mais. Mas eu confesso que, com o desenrolar da história eu fiquei um pouco ansiosa e curiosa pela continuação.

A história acontece na pequena cidade de Bixby, Oklahoma, onde os dias tem uma hora a mais. Todas as noites, exatamente a meia noite, acontece o tempo azul. O tempo congela. E no que seria apenas um minuto para a maioria das pessoas, para outras se passam uma hora. Mas não são todos que podem viver nessa hora extra. Apenas algumas pessoas, intituladas de Midnighters, podem se movimentar enquanto todo o resto da cidade fica estática. Entregue a criaturas perigosas: os darklings.

A personagem principal – Jess – não me surpreendeu muito. Pelo fato de todo o mistério do livro ser sobre ela, eu imaginei que ela seria mais forte. Expressiva. O mesmo serve para Jonathan, o par romântico de Jess. Talvez o fato de ele ter aparecido no meio da história tenha ajudado. Apesar disso, eu gostei bastante dele. Ele é muito fofo.

Rex – o primeiro dos Midnighters apresentados na história – me deixou bem mais interessada do que a Jess. Ele é um tanto desconfiado. Misterioso. Às vezes, ele passa a impressão de estar escondendo algo. Já a Melissa me surpreendeu. No começo, eu não achava que ela não seria uma personagem importante, já que ela aparecia um pouco quieta e sempre falava muito pouco. Mas ela mudou bastante durante os capítulos. E talvez, ela tenha sido a personagem mais interessante do livro. Agora, completando o grupo, a Dess. No início ela parecia não gostar de se misturar com ninguém. Além de se mostrar o tipo de pessoa que pensa saber de tudo. Principalmente por ela ser ótima com números. Mas ela é muito engraçada e sincera. E com o desenrolar da história ela me encantou.

Cada Midnighters possui um dom que os ajuda a enfrentar os darklings e a sobreviver durante a Hora Secreta. E o grande mistério do livro, é descobrir qual o dom da Jess e qual a razão dos darklings estarem tão agitados (e tentarem matá-la) depois de sua chegada a cidade.

Talvez tenha faltado mais detalhes, mas, no geral, A Hora Secreta tem uma história atraente e bem diferente. Tem detalhes muito criativos e curiosos.

Link: http://18-primaveras.blogspot.com.br/2012/09/o-que-eu-li-midnighters-hora-secreta.html
Robson 10/11/2012minha estante
mentira que vc comprou pelo preço

AndyinhA 05/03/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A história se desenvolve mais nessa 1 hora extra que eles têm, e já deixo um aviso de antemão, não há muitas explicações sobre essa 1 hora extra, os meninos que habitam na cidade há tempos buscam informações de como isso é possível e onde e porque começou, então tudo que sabemos é o que eles aprenderam nesses anos de pesquisa. E é isso que eles contam aos poucos para Jéssica.

Tem um romance interessante, na verdade ele é bem ‘infantil’, não estou considerando isso ruim, apenas diferente, pois na maioria dos romances juvenis há muitas paixões, traições e todos os sentimentos na flor da pele, e aqui não, a coisa é bem lúdica, acho que é porque tem muito mais a ver com o fato de na hora secreta eles poderem fazer coisas que eles não podem fazer nas outras 24horas do dia.

Geralmente o autor não coloca personagens aleatórios em seus livros, mesmo que quando estamos lendo (ou chegando ao fim do livro) ficamos nos perguntando por que o personagem X estava ali se ele não é importante? Provavelmente ele terá um maior destaque nos próximos livros da série, então fiquem sempre de olho.

Para saber mais, acesse: http://bit.ly/A1fjzk

Cissa 16/11/2011

Em Bixby, Oklahoma, os dias têm 25 horas. Mas apenas para alguns. Todas as noites, durante uma hora, a cidade de Bixby fica entregue a criaturas das trevas que assombram o local. Apenas um pequeno grupo de adolescentes sabe da Hora Secreta - eles são os únicos que conseguem se mover durante esse tempo que começa à meia-noite. Eles se autodenominam 'Midnighters'.

Muito fantasioso mas foi uma leitura divertida.

03/10/2011

Muitos de nós gostaríamos que o dia tivesse mais do que 24 horas, não é? Pois em Bixby, Oklahoma, o dia realmente tem 25 horas, mas só para algumas pessoas. Os Midnighters. Para nós não passa de uma fração de segundo, logo após o relógio marcar meia noite, mas para eles tem a duração de uma hora inteira! Como eles conseguem isso? De acordo com Rex, nosso primeiro midnighter a ser apresentado, não se sabe ao certo.

Continue lendo: http://bit.ly/nMpfPV

Iris Figueiredo 27/09/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Primeiro de uma trilogia, "A Hora Secreta" mistura ficção científica e fantasia urbana. Na pequena cidade de Bixby, Oklahoma, os dias tem uma hora a mais, mas não para todos. Apenas um pequeno grupo de pessoas consegue viver na vigésima quinta hora, a hora "azul". Eles são os midnighters e dividem essa hora extra do dia com criaturas estranhas, que habitam os piores pesadelos.
A protagonista, Jessica Day, acabou de se mudar para a cidade e notou que Bixby tem coisas diferentes de onde ela veio, como o toque de recolher e lendas que envolvem a caverna das serpentes. Mas é em uma noite de chuva que ela acorda à meia noite e percebe que o mundo está congelado. Jessica pensa que é um sonho, mas, para sua falta de sorte, as coisas não poderiam ser fáceis assim.
Como uma introdução a um novo universo, o primeiro volume de Midnighters é bem explicativo e monótono em diversos momentos. A ação começa de verdade a partir do meio do livro - e tem cenas que são de agarrar na cadeira até que esteja terminada.

A narração de Scott é ótima e a ideia também é muito boa, ainda mais que você sente a mistura de fantasia com ficção científica, o que não faz perder a marca do Scott. Os seres só são combatidos, por exemplo, com tecnologia.
Se você conseguir passar a parte monótona, vai gostar muito. A "introdução" é necessária porque há muitas coisas específicas no mundo da história que não existem em outros livros - outras coisas são comuns, mas existem algumas partes que são criação do Scott e o leitor ficaria perdido se não fosse a extensa explicação inicial.
Eu acabei louca para ler o próximo livro, que a editora iD lança aqui em breve. Comprei esse livro no Natal e enrolei desde aquela época, só peguei para ler semana passada. O que foi bom, porque se tivesse lido antes, ficaria mais aflita ainda pela sua continuação. O início é cansativo, mas quando a história atinge o clímax, você não consegue deixar de gostar.
Preciso dizer que fiquei apaixonada pela Jessica com o Jonathan, mas não gostei muito da Jessica ou do Jonathan em si, mas do relacionamento deles. Faz sentido? Além dos dois, há o Rex (eu imagino ele com cara de cachorro), Melissa e Dess. Mas minha preferida, sem dúvidas, é a Dess! Estou doida para ver o que ela vai fazer no próximo volume, já que esse não deu para conhecer a fundo cada personagem.
Notei alguns erros de digitação e revisão. Vi no Skoob que muita gente abandonou e eu estava quase abandonando também, mas se você tiver pique para chegar até o meio do livro, garanto que não vai querer parar! E a última página tem aquele final típico do Scott: faz você ficar doida pelo próximo livro, porque termina no ápice.

eibarba 05/09/2011

A hora secreta é mais um livro do Scott Westerfeld, do qual me tornei fã após ler Feios. O autor tem um jeito muito original de contar as suas histórias, tudo acontece de forma inusitada e surpreendente que prende o leitor do inicio ao fim. Se você ainda não leu nenhum livro dele, corre para a livraria agora!

Em Bixby, Oklahoma, o dia não tem vinte e quatro horas, mas sim vinte e cinco. Após a meia-noite convencional o mundo congela em tons de azul e apenas um grupo tem o prazer (ou desprazer) de desfrutar dessa hora extra do dia. E no meio de tudo isso está Jessica Day que acabou de mudar para a cidade e aos poucos aprenderá os segredos e encantos da hora secreta.

A história do livro é bastante inusitada, e me interessou muito, e o desenvolvimento é mais inusitado ainda. No inicio parece que tudo vai seguir um caminho lógico que até beira o clichê, mas a metida que você vai lendo e conhecendo cada vez mais os personagens, essa sensação vai embora e o que fica no lugar é sensação que estamos lendo um livro bastante original. Na categoria de livros infanto-juvenis o Scott tem me surpreendido muito, e é a grande surpresa de 2011 (eu só o conheci este ano).

O que mais me chamou atenção no livro foi a forma como os “vilões” são vencidos, através de combinações de palavras de treze letras além de frases de trinta e seis letras que dão nomes as ligas metálicas não tocada pela luz azul da meia noite, pra quem, como eu, achava que a matemática de nada servia, ai está um exemplo de extrema importância para os protagonistas do livro, já que eles precisam nomear cada arma com um nome inédito a casa noite, e isso tudo só é possível graças a habilidade matemática de Dess. Falando em habilidades, cada pessoa que tem acesso a meia noite secreta recebe uma diferente, isso eu achei um pouco sem graça, mas vamos ver se nos próximos livros é desenvolvido melhor o uso de tais habilidades noturnas.

Para você que gosta de fantasia, a hora secreta será uma ótima leitura, é impossível parar de ler até acabar o livro! E fica minha dica mais uma vez, leiam os livros de Scott Westerfeld assim que possível!

cinoca 04/09/2011

Um bom começo de série
Quando eu peguei Midnighters pra ler confesso que fiquei um pouco apreensiva por ser de um de meus autores favoritos, Scott Westerfeld, mas ao menos tempo que a história me impressionou, também não atendeu as altas expectativas que eu tinha.

Fazer a resenha desse livro não foi fácil porque é difícil resumir tudo o que acontece e seus pontos positivos e negativos, sem dar qualquer tipo de spoilers, tampouco tentar explicar coisas que só realmente lendo é possível entender. Mas vamos lá:

Jéssica é a mais nova garota da escola. Ela muda-se de Chicago para Bixby por conta do trabalho de sua mãe, e por ser aquela cidade pequena de poucos mil habitantes, a garota nova logo se torna o centro das atenções. Apesar de achar meio estranho no começo, Jéssica consegue lidar com toda a atenção de uma forma tranquila e neutra, sem juntar-se a grupinhos ou algo do gênero, até Rex vê-la.

Rex faz parte de um grupo fechado junto de Melissa e Dess, não porque eles querem, mas porque o convívio com outras pessoas acaba sendo um pouco difícil devido à condição deles. Quando Rex vê Jess pela primeira vez no corredor da escola ele não consegue enxergá-la direito pois a garota está embaçada, como se ele não estivesse usando seus óculos. E é ai que ele sabe: ela é uma deles, uma midnighter.

A partir daí, entre fazer Jess entender sua condição, como as coisas funcionam e descobrir qual é o seu “dom”, muita história acontece. Na verdade, muita explicação acontece.

Como mencionei anteriormente, o enredo do livro é impressionante, muito criativo e incrível, uma história diferente do que eu esperava, sem aquele drama de high school que a maioria dos livros traz quando seus personagens são adolescentes novos em alguma cidade. A história demorou muito pra se desenvolver, o que de certa forma eu entendo, afinal leva um tempo para você realmente começar a compreender como é todo esse mundo de ser um midnighter. Existem VÁRIAS explicações que vão desde história à matemática! Mas essas explicações não são nem um pouco cansativas porque em sua grande maioria vêem como informações para Jess em diálogos com os outros personagens, então não são exaustivas ou desnecessárias.

Um ponto negativo que eu achei no enredo é que gosto muito de ação em livros, mas isso realmente só acontece em A hora secreta quando os personagens estão na vivendo na 25º hora do dia, ou como eles chamam: a hora azul.

Falando um pouco dos personagens, preciso frisar que talvez a criação de personagens tão simpáticos e com personalidades bem desenvolvidas seja um dos motivos do porquê os livros de Scott Westerfeld me atraem tanto. Todos os personagens são legais em sua própria maneira e talvez o único que eu não tenha gostado muito foi Melissa. Ela é uma personagem bastante complexa e misteriosa e quando a narrativa se foca em suas ações, eu pude simpatizar e entender algumas das coisas que ela fazia, mas quando a narrativa estava em qualquer outro personagem tudo o que eu lia era como pensavam que ela é uma menina egoísta e estranha, e não ficou muito claro se Dess, Jess, Rex e Jonathan realmente entendem o “sufoco” que é ter o poder de Melissa, ou se eles entendem mas mesmo assim não acham suas ações justificáveis.

De qualquer maneira, a personagem que ganha mais foco nesse livro é Jess, e foi bom ver como ela amadureceu e aceitou a idéia de ser diferente ao longo da história. Não foi nada muito dramático, nada muito repentino. Scott Westerfeld consegue acertar direitinho o nível de crescimento que seus personagens devem ter em cada livro.

Aliás, outra coisa que Scott sabe fazer muito bem é detalhar os cenários em que suas histórias são ambientadas. As descrições de lugares e ações são um dos grandes pontos positivos deste livro.

Resumindo, A hora secreta é um bom livro para o começo de uma série. Ele leva um tempo para começar a desenrolar os fatos por conta de tantas explicações que são dadas ao leitor, mas ainda sim até para quem não é fã de livros “introdutórios”, todas as explicações dadas nele foram nos momentos certos e em boas doses, e me fizeram sentir confiante o suficiente para ler o segundo volume da série sem ficar confusa com todo esse mundo novo e por muitas vezes complexo.

Fãs de Scott Westerfeld com certeza vão curtir esse livro e, qualquer um que simpatize com histórias diferentes que não chegam a ser de ficção científica mas que trazem alguma complexidade nesse sentido, irão adorar.

O final do livro deixou um gancho ÓTIMO para o próximo volume da série, e se minha intuição estiver certa vamos ter finalmente as ótimas cenas de ação que só Scott consegue criar.

Lívia Osti 23/08/2011

Alerta de Spoilers
Cansado das modinhas de hoje em dia? Bem, midnighters não tem nada de usual.
Queiram acreditar, Scott criou um mundo completamente envolvente com poderes variados de uma maneira já conhecida, aprofundados com uma nova abordagem.
A sinopse do livro não atrai muito o leitor, você fica com o pé atrás antes de comprar, apenas digo: não faça isso. Esta foi uma das leituras mais deliciosas que eu já fiz.
Este não é daquele tipo de livro que você devora pulando as passagens. No começo eu me senti perdida e confusa, mas logo me situei e diga-se de passagem, todas as personagens são envolventes e encantadoras.
Primeiramente temos Jess Day, garota nova em um dia, bad girl no outro. E tudo por causa de Jonathan, um cara sonso de dia, e .. um acrobata de noite. Ele por sua vez não era muito amigo de Rex, o vidente, que era amigo de Melissa, a sensitiva, que não gostava muito de Dess, a polímata. Cada personagem mais cativante que o outro. É amor na certa.
Não sei o que mais me cativou na história, se foi a escrita em terceira pessoa envolvente de Scott, ou o enredo inovador, ou as descrições de cada passo dado que é extremamente importante, ou a meia-noite azul. Escolha qualquer um deles e se apaixone.
Se eu estou louca pela continuação? Com certeza! Mal posso esperar para ver o que a nossa portadora da... ops, quase falei demais.
Só para deixar um gostinho de quero ler:

"Trinta e seis era múltiplo de doze. Noventa e seis era múltiplo de doze. Os algarismos todos somados (3 + 6 + 9 + 6) davam vinte e quatro, um outro múltiplo de doze.
Ela fechou o livro e bateu com ele na cabeça"
"Passava de meio-dia, e seu Foco ainda não havia sumido. Era permanente. Só havia uma explicação.
Ele respirou fundo.
- Ela é uma de nós."
"- Talvez você não seja - falou Melissa. - Não uma de verdade, de qualquer maneira. Alguma coisa em você é tão... 23:59. Você não se encaixa direito."
"- Conheça a Personalidade Ridiculamente Hipercrescida. Algo que Dess fez para me ajudar a chegar aqui."

E agora, quem quer o segundo volume?

# Ianka 03/06/2011

Midnigthers - A hora secreta .
O DIA NÃO TEM APENAS 24 HORAS.

Ao menos não em Bixby,
uma cidadezinha no Oklahoma.
Lá, à meia-noite, coisas
muito estranhas acontecem:
o tempo para e ninguém se move...

Ou quase ninguém...
_____________________________________
Primeiro volume da trilogia Midnighters.
A hora secreta escrito por Scott Westerfeld, tem 350 paginas, editora iD

Olha o livro por ser o primeiro das 3 volumes, é meio que a introduzida e somente quando você chega no meio (literalmente no meio) você entende a historia, a partir dai que começa a realmente ter graça , então logo ele acaba :\ Mas tirando isso é uma ótima obra, EXTREMAMENTE bem escrita (AHAAAZO SCOOT) e entrou pro hall de favoritos *w* . E bem na finalização te deixa louca, porque realmente dá aquele gosto de MEEE DA AQUI O SEGUNDO LOGO , [AAA]. Enfim vale a pena ler , mas a unica coisa ruim é que eu não encontro o segundo volume e eu não sei se vai traduzir DD: [então se alguém souber me grita ]

Espero que tenham gostado e beijos da Ianka#

Ruds 27/05/2011

A primeira coisa que me fez querer ler esse livro foi o fato de as pessoas possuírem "poderes". Como ele não era prioridade nas minhas compras, sempre deixei para lá. Até que uma amiga comprou e depois me emprestou. Essa é a segunda série que eu leio do Scott e novamente, ele conseguiu me conquistar.

Mais uma vez Scott nos transporta para um mundo totalmente diferente. Um mundo que só existe apenas por 1 hora, onde poucas pessoas conseguem vê-lo e o resto permanece congelado. Entretanto, existem criaturas que vivem nessa Hora Secreta e elas não estão para brincadeira. Principalmente agora, que uma nova Midnighter chegou em Bixby.

A trama começa contando a história de Jessica, a garota nova que veio de Chicago. Ela logo chama atenção de Rex, um Midnighter. Que por sua vez vai "correndo" contar para Melissa e Dess, também Midnighters, sobre a garota nova. Uma coisa bem legal sobre esse grupo é que eles podem ser considerados os Nerds da escola, ou os "não populares". Mas mal sabe o resto, que na verdade eles são importantes.

Mais em http://checkthis-book.blogspot.com/2011/05/resenha-hora-secreta-por-scott.html