Sobreviventes e guerreiras

Sobreviventes e guerreiras Mary del Priore

Resenhas - Sobreviventes e guerreiras

Paulinha 18/02/2024

Decepcionante
Aí da até do de classificar um livro que teve uma intenção tão boa com uma nota tão baixa, mas simplesmente não me conquistou.
Absolutamente nenhum capítulo conseguiu me prender.
História é extremamente importante, mas a propaganda é de uma avaliação com visão feminista, e na prática é só uma narrativa de fatos, sem um comentário ou uma visão crítica
Faltou
Deixou muito a desejar
Quer conhecer a história? Leia!!
Quer uma avaliação feminista sobre ? Não perca seu tempo

Carol 22/08/2023

Importante para o estudo de gênero e para a História
Cada capítulo deste livro traz preciosas informações sobre as mulheres, suas atividades e ações ao longo da História do Brasil, além de influências internacionais no contexto brasileiro, como, por exemplo, as guerras, os movimentos negro e feminista, estilos musicais, etc.

Mary Del Priore é uma pesquisadora maravilhosa! É uma das minhas favoritas!!! Seus textos são ótimos; sua escrita prende minha atenção!!!

Alana_Gomes 13/08/2023

História das mulheres brasileiras
Segundo Gerda Lerner "O sistema do patriarcado só pode funcionar com a cooperação das mulheres", e é justamente isso que Mary Del Priore busca demonstrar em Sobreviventes e Guerreiras. A autora afirma ser contra "quem defende uma história de 'coitadismo feminino', feita de vítimas e algozes, de mocinhas e bandidos, de santas e putas", ao contrário, busca trazer a tona a história de mulheres fortes, que construíram a nossa sociedade durante os 500 anos que se seguiram após a colonização.
O livro de Mary Del Priore se enquadra no campo de pesquisa denominado por Gerda Lerner como a construção de uma história das mulheres. Acredito que o livro funciona como um compilado de histias feminas ao longo da história do Brasil, uma construção da história das mulheres brasileiras. Porém, eu senti falta de um olhor crítico sobre os fatos retratos. Me pareceu muito mais uma lista de fatos narrados. Ainda assim, acredito que é uma ótima opção pra quem quer conhecer mais acerca das mulheres brasileiras e suas trajetórias.

Deni36 19/06/2023

Uma reflexão necessária!
Precisamos refletir sobre a importância da história da mulher e da luta que ainda precisa ser feita, pois ainda vivemos em um país machista, egoísta e onde muitas coisas precisam mudar. Cadê a nossa liberdade?

Amanda.Oliveira 24/01/2023

Sensacional
Livro excelente para lembrar o quanto nós mulheres, somos fantásticas.
Desde sempre, agir com força e resiliência em todas as situações, fazem das mulhereses seres extraordinários.

Jéssika 11/01/2023

Resenha
Enquanto eu lia este livro, a cada duas horas uma mulher era assassinada e a cada 15 minutos, uma estava sendo estuprada. E assim continua, enquanto vc está aqui lendo esta resenha.
Triste né?
Nesse livro de não ficção, a autora historiadora, a qual tivemos o prazer de ouvir no debate no nosso clube do livro @colherdechábooks, procura mostrar que a mulher, apesar de vítima, nunca foi ?coitadinha?.
Nós sempre nos reinventamos, fomos corajosas, fortes, lutamos para ter voz, por direitos básicos, por ter prazer no sexo, contra a escravidão, pelo direito de ter um CPF próprio e votar, contra a exploração, repressão, escravidão. Criamos filhos sozinhas. Arrumamos trabalho, sem que a sociedade nos permitisse trabalhar, para sustentar nossos filhos. E algumas vezes, até enriquecemos. Vivemos no cangaço, portando armas. Lutamos para ser atrizes, cantoras, dançarinas, apesar do tratamento dado pela sociedade à essas profissões antigamente. Lutamos contra as doenças venéreas adquiridas na prostituição e dentro da nossa própria casa, trazidas por nossos companheiros?.
Leitura obrigatória para todas as mulheres. Ainda há muito a lutar e vencer contra o machismo, presente até mesmo entre as próprias mulheres, e contra essa violência ridícula que nos assola, porque alguns ainda querem nos tratar como mera ?propriedade?.

Camila 01/05/2022

Uma aceleração de fatos
Durante toda a leitura minha sensação foi de uma aceleração ao ditar os fatos. É um livro interessante com dados históricos, muitos retirados de artigos de revistas e jornais e de relatos de pessoas de cada época que não se tornaram publicamente conhecidas e divulgadas.
A escrita se justifica no fato de mostrar o feminino que lutou para fazer a diferença e não apenas, como citado no livro, o vitimismo que muitas vezes ronda essa temática.
Em todo tempo de leitura, uma sensação me incomodou com a leve sugestão de que quem quer consegue, o que me desperta sempre ao questionamento "consegue a que custo?"
Eu recomendo a leitura e acredito que voltarei para ela em breve para tentar reconstruir os conceitos que construí com essa primeira apreciação.

Mary Stella 23/04/2022

Leitura não obrigatória
Se for escolher entre tantas leituras existentes sobre história das mulheres e suas lutas, não precisa colocar esta no topo. Algumas passagens chegam a causar desconforto ao sugerir que as raras mulheres que contornaram rotinas de subserviência violenta em nossa história representariam uma realidade incompatível com o patriarcado fortemente estabelecido em nossa cultura e persistente até os dias atuais.

alex santos 17/11/2021

A HISTÓRIA É DELAS
Priore nos mostra 500 anos de história de sofrimento e luta das mulheres no Brasil, mas também de resistência e protagonismo. O "sexo frágil" verga, mas não quebra.

Cris @cristinadaitx 06/03/2021

Lido ?????
Uma leitura que exige demasiada atenção, pois é repleta de datas e fatos históricos sobre a trajetória da mulher brasileira em vários segmentos: família, relacionamento, profissão, política, educação, maternidade e direitos fundamentais. O mais interessante aqui é que a autora faz questão de afirmar que não é um livro que foca nas mazelas e injustiças impostas às mulheres, pelo contrário, o intuito é mostrar os avanços, a coragem e a força da mulher para lidar com os problemas que teve desde os primeiros tempos, como a exploração, a escravidão, a repressão, o machismo e a violência. Independentemente de raça ou classe social, a autora mostra como a mulher esteve presente e foi protagonista em todos os eventos que transformaram o país e que colaboraram para que todos superassem a colonização, a escravidão, a ditadura e os demais desafios impostos ao povo brasileiro.

Clarissa 16/01/2021

Mulheres
De uma maneira cronológica, vamos conhecer a história da mulher no Brasil.
Das índias à cidadãs do século XXI, que lutaram e lutam para se tornarem protagonistas de suas histórias.
Neste livro vamos conhecer as mazelas de mulheres que sofreram nas mãos dos homens, abusos psicológicos, sexuais e físicos.
Mas muitas delas mostraram que podem ser donas de si e de ser grandes empreendedoras.
A vida sexual entre os cônjuge era apenas para a procriar, sem afetos.
Uma mãe tinha inúmeros filhos, mas quem criava, eram as escravas, as amas de leite. Estas abandonavam seus próprios filhos para cuidar dos filhos dos brancos.
Os anos passam, e a luta por um lugar justo continua, a mulher que trabalha é estigmatizada pela sociedade, não havia respeito e o abuso era frequente.
A mulher ideal é aquela que se dedica a casa, aos filhos mas principalmente ao marido. A obrigação de uma boa dona de casa era manter tudo em ordem, a harmonia do lar e nunca importunar o marido.
O mundo feminino deve um grande impacto, a chegada da pílula anticoncepcional, agora ela teria o poder de escolha.
Mas o feminicídio é a chaga que perseguem as mulheres... Lavar a honra era/ é a desculpa dos traídos, o machismo que não aceita as decisões das mulheres, tão é a causa dessas mortes.
O livro é muito interessante, uma leitura fluída... É uma narrativa histórica da mulher no Brasil.
Vale muitíssimo ler, conhecer algumas mulheres que deixaram marcas suas épocas.

Fernandamota 07/01/2021

Leitura necessária
?Para nossa vergonha -e para nossa reflexão, também-, a cada 15 minutos uma mulher ainda é estuprada e a cada duas horas outra é assassinada.? Depois de uma viagem histórica desde 1500 até 2000 é assim que Mary Del Priore termina o livro: com esse dado alarmante e atual.
A experiência dessa leitura me apresentou inúmeros exemplos de mulheres fortes que, ao contrário do que os livros didáticos me fizeram crer, não aceitavam tudo caladas ou foram figuras passivas na história brasileira. Por que ter esses exemplos é tão importante? Porque como diria Marian W. Edelman você não pode ser, o que não pode ver.
Apesar dos vários elogios, a escrita às vezes me deixou confusa por ter alguns saltos temporais que me deixavam sem saber em qual ano determinado fato se desenrolou.
Lore 07/01/2021minha estante
triste realidade.