Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Lucas.Leal 06/06/2024

Um livro surpreendente.
A história que eu conhecia do Monstro de Frankstein era totalmente diferente. Essa é bem mais densa, mais bem elaborada, que aborda temas como amor, ódio, sentimentos, sobre a consciência. O que é ser o ser humano, a vontade de ser aceito e o pesar de ser rejeitado. E como é difícil complexo lidar com tudo isso.

Paula Santos 05/06/2024

Maravilhoso!
Honestamente eu não sabia que ia gostar tanto desse livro. Obviamente já conhecia alguma coisa da história, pois é um clássico com muitas adaptações ao longo dos anos então é impossível não conhecer.
Mas surpreendente e gratificante foi perceber que na verdade eu não sabia praticamente nada sobre o livro tendo em vista as inúmeras mudanças que esse clássico passou nas adaptações mundo afora.
A primeira surpresa foi me dar conta de que a criatura não tem nome, Frankenstein é o criador. A segunda surpresa foi constatar que não se trata necessariamente de uma história de horror e sim de amor. Chorei ao perceber que a criatura só queria ser amada e quando só encontrou preconceito e foi condenado a solidão cometeu atos bizarros.
Enfim, essa é uma daquelas histórias que nos convidam a refletir.

Royy 05/06/2024

Livro: Frankenstein

Bem, A leitura pode ser um pouco difícil pra alguns, mas não é algo que me incomodou, sempre ouvi falar que era um obra de horror, mas é está bem longe disso, é bem mais uma obra melancólica. A "Criatura" é um personagem muito bom e trás boas reflexões, o Victor frankenstein também é um bom personagem, a relação entre frankenstein e a "Criatura" é a melhor coisa do livro.

Luca.Matheu 05/06/2024

Angustiante, uma jornada pela busca de sentido na vida.
Frankenstein de Mary Shelley, uma história clássica e talvez a mais famosa história de "terror" de todas. Um livro que trata de diversas questões importantes, mostra o nosso descontentamento perante a nossa existência e a necessidade de culpabilizar alguem diante de tamanha angústia, sendo muitas vezes esse alguém a figura do criador, além de mostrar a ganância e soberba humana personificada no Dr que ao se criar uma vida, busca somente, por ganância, o sucesso de assim conseguir e se igualar a Deus, sem ao menos dar algum amparo/sentido a ela.
Na minha opinião não em um sentido divino, mas maternal/paternal, essa dualidade entre criador e criatura e a trágica história que passa a se desenrolar após o dito "demônio" ser criado é simplesmente incrível e você acaba por se viciar nessa leitura. Além disso você sente a angústia de ambos tanto do monstro quanto de seu criador, um livro que possui uma narrativa quase que tão confusa quanto o filme a origem pela forma de ser escrito, isto é, uma carta dentro de outra carta dentro de outra. É surpreendente pensar que tal obra prima surgiu apenas por um desafio que fizeram a autora.
No fim podemos chegar a muitas reflexões, mas a que mais trás dúvida é sobre quem é o verdadeiro monstro nessa obra, seria o criador ou a criatura?

O livro é excelente, completamente diferente da visão que temos sobre a história sem a ter lido, creio que esta obra mereça uma adaptação cinematográfica digna de Oscar e que aborde realmente os temas a que o livro se propõe, não as que existem que buscam apenas representar como seria o monstro de Frankenstein fisicamente.

livro muito bom, nota 9, lerei novamente.

Pedro Augusto 04/06/2024

Obra de arte
Meu mais novo livro favorito.
Achei muito lindo e profundo os sentimentos da criatura, me tocou demais em certos pontos e que vai me fazer refletir por um bom tempo.

Aline 04/06/2024

Terror clássico
Um clássico da literatura de terror, que encanta e ao mesmo tempo que dá aquele friozinho na espinha.

Robson 03/06/2024

Quem foi Frankenstein
Sabe aquele livro que você decide ler e pensa "já vi várias histórias, então já sei o que vai acontecer" e o livro narra uma história com uma profundidade supreendente.
O livro é bastante focado na história principal e poucos personagens, e como a gente consegue sentir todo o sofrimento no decorrer das páginas, e esse final é digno de um final fiel a toda a história construida.

Rodolfo 03/06/2024

Quase não consigo acabar
Não achei de todo ruim, o que aconteceu foi a forma "poética" da narrativa me desinteressar muito.

Eu compreendo absolutamente que para a época, enfatizar tanto o "abstrato", romântico, era mais comum, mas nunca foi o tipo de leitura que me interessou; afinal, 3 páginas para descrever a beleza do sorriso da sua amada, foi muuuuuito cansativo para mim.

No geral foram 6 meses protelando enquanto lia HQ's, e de vez em quando retomava algumas páginas. Em alguns momentos a narrativa era nesse contexto que citei (e não conseguia sentir nenhuma evolução dos acontecimentos relevantes da trama), e em pouquíssimos, o foco era mais "direto", o que me fazia sair dessa leitura forçada.

Mas, foi bom conhecer. Desde criança aprendi a visão do "monstro bondoso", e com a história original é possível compreendermos que não é bem assim rsrs...

amanda2844 02/06/2024

Angustiante
Confesso que não me senti atraída pela história, foi mais a curiosidade que me levou a terminar o livro.

Acompanhamos Victor e sua vontade insaciável de criar algo novo e depois descobrimos que tudo tem seu preço.

Em minha opinião sou totalmente contra a criatura e seus pensamentos, fez porque quis e agora não sinta culpa ou remorso

Consegui segurar minhas emoções até o final quando eu desabei em lágrimas KKKKKKKK.

Se você gosta de um terror psicológico recomendo, não leria novamente e acho que não esquecerei essa história tão cedo.

Priscila 01/06/2024

Tocante
Comecei a ler Frankenstein em fevereiro, porém, devido a escrita, de certa forma, maçante, por causa das incontáveis lamentações de ambos Frankenstein e a criatura, demorei a terminar a leitura.
A história é realmente interessante, pois nos é apresentado os dois pontos de vista e é possível se sensibilizar com ambos.

Laura 01/06/2024

Escrevendo pro desafio anual, recomendo a leitura Haiajahajahsjshaaaaaaaaaaaaaaaaaáaaaaaaaaaaaaaaaaaa

userjuuu 31/05/2024

Bom, eu li o considerado primeiro livro de ficção científica...
Li esse por conta do clube de leitura da escola e confesso que em vários momentos eu só quis desistir dele e nunca mais aparecer no clube mas me forcei, como eu me forcei a terminar e eu terminei, confesso que gostei mas nunca mais pretendo ler KKKKKKKKK.
Falando mais sobre o livro em si, o doutor Frankenstein é um ótario, cria um "monstro" e depois não quer assumir suas próprias responsabilidades, uma coisa que me deixa muito triste é o jeito que tratam sua criação por conta de sua aparência (obviamente eu teria um treco se visse um cara todo remendado, de 2,5 metros olhando para mim, mas a gente releva essa parte), ele é tratado com tanto desdém que sequer tem um nome e isso me deixa realmente muito triste,obviamente isso não justifica ele ter feito oque fez com as pessoas que o Doutor amava, deveria ter resolvido apenas com seu criador, mas eu passo um pano bem passado para ele pois ele sofreu demais.

Mah 31/05/2024

Horror? Eu senti tristeza absoluta
Essa obra destruiu meu psicológico, mas mesmo assim foi incrível ler e embarcar no enredo do mundo da Mary.

Gabriella 31/05/2024

??
Esse livro é um misto de sentimentos.
O Dr. Frankenstein (sim, o criador é o Frankenstein, não a criatura!) é uma pessoa extremamente ambiciosa, passou anos isolado, buscando criar vida.
Ao conseguir dar vida a criatura, foi super irresponsável e suspirou de alívio ao perceber que a criatura havia sumido.
Em contrapartida, a criatura encontrou grandes dificuldades para viver dignamente. Pois sempre foi rejeitada por todos, devido a sua aparência medonha, inclusive por aquele que lhe deu vida. Em meio a tanta rejeição, a criatura decide se vingar do seu criador.
O Dr. Frankenstein, que vivia aliviado por ter se livrado do problema que era a criatura, se viu novamente forçado a lidar com a vida que criou, a partir daí o livro é muito sofrido.
Incrível, que o maior mostro/vilão deste livro, não é a criatura, mas sim o criador.
A criatura, apesar de não convencional, apreciava mais as coisas simples do que o homem extremamente ambicioso e que só queria provar que era capaz de criar vida.
Leitura bem filosófica e profunda.
Gostei bastante, senti muita raiva do Frankenstein em diversos momentos do livro.