Abuso

Abuso Ana Paula Araújo

Resenhas - Abuso

Sancha 12/01/2021

A culpa nunca é da vítima.
É um livro extremamente pesado, porém necessário para compreendermos onde e como os estupros podem acontecer, das pessoas das quais jamais imaginaríamos fingido daquele conceito de que estupro é causado apenas por desconhecidos, um livro com detalhes de luta e de sobrevivência de crianças e mulheres que tiveram suas vidas devastadas por conta da violência.

Carlinha PPinto 29/02/2024

Ufa!
Foi uma leitura difícil. O assunto é muito pesado para uma mulher.
Ao ler este, há reconhecimento, revolta, sofrimento, medo, pavor, choque, mas também muita informação. Informação no sentido de saber sobre a lei, onde podemos buscar auxílio, nossos direitos, detalhes que nunca vi em lugar algum.
Prepare-se para ler mas leia.

Leonardo 19/01/2022

Intenso
Um livro intenso. Forte. Mas que abre discussão sobre esse tema tão complexo no Brasil. Importante para estudiosos de Criminologia e interessados em True Crime

Simone MK 10/11/2020

#PrecisamosFalarSobreAbuso
Leitura mais que necessária, obrigatória! Excelente trabalho da autora, que com linguagem clara e acessível, conseguiu discorrer sobre um tema difícil e carregado de preconceitos. A leitura é fluida, mesmo com estatísticas e dados sobre a legislação. Os relatos são estarrecedores, de embrulhar o estômago, e, por isso mesmo, o debate é tão urgente e necessário.

Manu 14/01/2021

Esse livro é muito necessário.
Esse livro é um choque da realidade em que vivemos, ver aquelas histórias, todas reais, eu ficava sem acreditar que aquilo realmente aconteceu com uma pessoa. É a cultura no estupro no nosso país e cada dia que passa os casos vão aumentando, o medo de denunciar continua e muitos acham que o que fez não foi nada, aquela velha expressão que muitos diz ?deu porque quis.?

Edy 17/07/2022

Livro de conteúdo denso por tratar de um assunto sensível, complexo, triste e mais que necessário.

Brina 20/04/2023

Quando falei q estava lendo esse livro pro meu namorado, e q estava me causando revolta, ele me questionou "pq vc fica lendo isso? so te faz mal", mas apos terminar posso afirmar que esse livro todos deveriam ler. Os absurdos, as conquistas, as leis revisadas, as experiências dessas mulheres, como tudo isso influencia para que possamos ter mais empatia e respeito pelas vítimas. Saber reconhecer uma pessoa q sofre abuso, saber ajudar são elementos contidos nesse livro e de grande esclarecimento. Um livro forte com relatos reais que demonstra como a cultura do estupro é presente na nossa sociedade. Em muitos casos bastante revoltante pois tudo que se podia fazer foi negado, e em outros um alívio pois saber que podemos contar com a família, polícia, justiça, sUS e as leis ja é um bálsamo.
Sigo depois dessa leitura com uma mente mais aberta e atenta, afinal esta longe o dia em que as mulheres irão ter paz.

Felipe 23/01/2021

Abuso - A Cultura do Estupro no Brasil
Chocante! A primeira palavra que vem a minha cabeça quando li esse livro. É chocante ver os números sobre estupro no Brasil que são trazidos pela Ana Paula Araújo e mais triste ainda, saber que a maioria dos estupradores conhecem a vítima, são pais, padrastos, irmãos, tios…é revoltante, no mínimo.

A jornalista Ana Paula nos mostra diversas histórias sobre essa cultura que permeia a nossa sociedade de forma tão perversa, desde a nossa casa até o trabalho passando pela escola, faculdade e templo religioso. Muitas dessas histórias me chocaram em um nível que eu não sei explicar, diversas vezes precisei parar a leitura para respirar porque estava pesado demais. Algo que foi bem impactante é que devido a essa cultura estar tão enraizada, muitos culpam a vítima pelo estupro, incluindo a própria vítima que fica se perguntando como poderia ter evitado aquilo, sendo que ela não deveria ter que pensar nisso se homens não se achassem no direito de violar o corpo de uma mulher simplesmente porque o desejam.

As informações fornecidas pela autora sobre o que a legislação brasileira, no diz a respeito da proteção da vítima em caso de estupro, foi bastante enriquecedor para mim. Como homem, poderei repassar essa informação a outras pessoas, mulheres e homens, e caso algum dia venha a precisar (espero que não!) saberei meus direitos e também poderei auxiliar outras pessoas a buscar esses direitos.

Várias histórias no livro me impactaram, mas algumas chamam a atenção, como no caso da juíza que não acreditou que a mulher tinha sofrido um estupro porque ela não estava chorando, triste sendo que a vítima, nesse caso, conseguiu superar o trauma e não chorava mais pois só queria justiça e seguir com a vida; ou a história do tio que estupra as sobrinhas e depois o pai coloca a culpa nas filhas por ele ter cortado relação com o irmão; casos no Pará em que o pai se acha no direito de ter relações sexuais com filha porque ela pertence a ele. São histórias muito chocantes e muitas vezes parecem estar longe da nossa realidade, mas basta olhar, que estão mais próximas que imaginamos, infelizmente.

Um livro super importante que nos faz repensar toda uma forma de agir e pensar sobre toda essa cultura do estupro que precisa ser erradicada. Nossas crianças, no caso aqui foco nos meninos, precisam ser ensinados que devem respeitar as mulheres e que “não” é “não" e que não existe essa coisa do “eu achei que ela queria”. Respeito sempre!

Termino dizendo que estupro é crime e que a vítima NUNCA é a culpada desse crime!

Karla 30/03/2023

Um livro sofrido de ler, um soco no estômago, porém necessário. Deveria ter nas bibliotecas das escolas, em setores públicos. Uma leitura esclarecedora e chocante. Os números não mentem.

Roberta Silva 24/04/2021

Abuso
Em Abuso, a jornalista Ana Paula Araújo reúne depoimentos de vítimas e dados sobre o assunto. Obra é urgente para analisar abusos sexuais. ... Nesta obra, a autora traz dados sobre estupros e abusos sexuais no país.

Por mais que seja uma leitura pesada, é extremamente importante  de ser feita, isso por conta das diversas informações úteis que a jornalista coleta durante seu trabalho, informações essenciais para deixar de tratar um assunto tão sério como um tabu.

Carolina Del Corso 21/08/2021

A cultura do estupro e a culpabilizadação das vítimas
A abordagem do tema feia pela jornalista é excelente. Todos os casos aqui são reais, todas as entrevistas são reais.

Através do estudo feito por ela e a publicação desse livro podemos ver como funciona a nossa sociedade.

O livro nos traz a reflexão sobre o nosso comportamento em relação a essa cultura machista e naturalização do estupro.

Deveria ser leitura obrigatória a todas as pessoas ao menos do Brasil. Precisamos mudar nossa sociedade e saber que a vítima é sempre a vítima, nunca a culpada. Também não podemos esquecer que homens também sofrem abuso sexual e são silenciados pela cultura machista de que homem não pode ser abusado sexualmente por uma mulher, ou se um homem é estuprado é porque é gay e coisas do tipo.

Elide 06/06/2023

Forte e doloroso
Quando iniciei a leitura fiquei incomodada com os detalhes dos relatos, mas o livro vai muito além. Além dos relatos de variados casos de abuso que envolvem pedofilia, assédio de familiares, gravidez resultante de estupro, assédio em transporte público, estupro coletivo e outros, o livro traz informações sobre leis e dados oriundos de estudos sobre o tema.

Gabie 01/04/2021

Leitura necessária
Nossa como demorei para terminar esse livro.
Foram 4 meses entre um dia sim, ou dia não, ou uma semana depois, devido ao conteúdo dessa obra.
O livro conta histórias de abuso tão difíceis que foi preciso intercalar com outras leituras para termina-lo. Ele conta os dois lados tanto das vítimas como dos acusados, e também dos órgãos de segurança e saúde, que por lei deveria ajudar as vítimas. Além de brechas que infelizmente, nossa lei brasileira possui e também algumas conquistas na mesma legislatura, que ajudou a melhorar as punições. Ainda é preciso muito debate sobre a cultura do estupro para nossa sociedade acorda e ajudar as vítimas.

Brenda 19/03/2021

Indico a todos!!
Tenho nem palavras para descrever, sem dúvidas o livro mais impactante que li até hoje!
E tão triste conhecer tantos relatos absurdos, e pensar que acontecem todos os dias com diversas crianças/pessoas...
Tão frustante saber que o estupro no Brasil é mais comum do que a maioria imagina, e que infelizmente está longe de acabar!

Um assunto super complexo e necessário de ser discutido na sociedade!

Nanda 02/02/2021

Este livro contém gatilhos
Uma leitura que mexeu demais comigo, como nos mulheres nqoy enxergamos certas situações como ABUSO. Devido a cultura enraizada.