A igreja local e a música no culto

A igreja local e a música no culto Filipe Fontes

Resenhas - A igreja local e a música no culto

Tarsila18 14/03/2024

O canto calvinista e os desafios contemporâneos
O livro é incrível para ter uma noção do louvor com base calvinista. Como eram feitas e cantadas as canções e tudo antigamente. Ele também mostra os principais problemas que a música enfrenta, hoje, na igreja local e no culto congregacional.

Pra quem é pastor, dirigente e pra quem conduz o louvor é muito importante ter várias noções do dever do canto no culto e esse livro fala muuuito disso.

Samuel.Alves 19/05/2023

Um livro singular
A um mês atrás eu estive com um dos autores deste livro o Rev. Dr. Filipe Fontes, que me indagou se eu estava gostando do livro. Como só tinha lido um capítulo para preparar aula, não pude responder a contento. Mas aqui vai uma resposta mais elaborada.

O texto em questão é um livro singular. O seu tema por si só já exige um trabalho longo e árduo, ainda mais com o seu recorte. Falar de música para a Igreja contemporânea é um batalha "espiritual", uma vez que enfrentamos o antropocentrismo de nossa época.

Algumas razões tornam essa obra singular.
Primeiro, suas notas. Ao leitor desse livro peço: ao ler o livro grife também as notas. Elas são o tesouro mais profundo dessa obra. Trazem informações de contexto histórico magníficas.

Segundo, musicalmente falando há uma pesquisa bem realizada. As abordagens sobre o papel da música nesse livro são ricas tanto litúrgicamente como artisticamente.

Terceiro, é um livro escrito por pastores. Ele não tem como objetivo discutir uma "treta" de internet sobre música no culto. Não! Ele olha para a história, buscando retirar dela inspiração para o canto congregacional. De fato uma obra singular.

fabio.ribas.7 20/05/2022

A música no culto
O conceito de cosmovisão ? tão utilizado hoje em dia para a compreensão não apenas do outro, mas até mesmo de nossa própria cultura ? leva-nos a amarrar o mundo ao nosso redor como se fosse um jogo de xadrez. Ou melhor, a sua cosmovisão tentará oferecer a você regras para a criação e o entendimento do jogo: pode ser xadrez, damas, gamão, futebol, basquete etc. Cada cosmovisão dará àquela comunidade as regras ? ou os óculos ? para aplicar sobre o mundo o que é necessário para que o indivíduo possa adentrar na selva escura de uma noite sombria. Então, nesse sentido, posso afirmar que a cosmovisão funciona como uma lanterna para que saibamos não apenas onde estamos pisando, mas, principalmente, como devemos pisar.
O problema é que a Bíblia ? enquanto cosmovisão ? também é comparada a uma lanterna. Toda cosmovisão, portanto, é uma lanterna. O objetivo da cosmovisão é fazer com que eu e você possamos dominar e compreender o tempo e o espaço em que estamos inseridos. As regras do jogo se revelam nas cosmovisões. As pessoas se relacionam, se comunicam, pensam, escrevem, constroem pontes, plantam árvores e escrevem poesias a partir de suas cosmovisões. A cultura é fruto da cosmovisão. Ou toda cultura possui uma cosmovisão para chamar de sua. Todavia, aqui é o ponto: há uma cosmovisão bíblica. Há mesmo uma cosmovisão reformada. Esta cosmovisão é uma lâmpada sobre as demais cosmovisões e suas culturas. Passamos a ver com novos olhos o mundo em que nos encontramos por meio da luz da Palavra de Deus. Assim, sob a ?lanterna reformada?, acabamos jogando o foco de luz sobre todos os temas de nossa antiga cosmovisão: quem sou eu; o que é o mundo; há um Deus, mas como devo me relacionar com Ele e com o próximo; o que é família, casamento e qual a participação de Deus nisso tudo; o que é trabalho e como devo relacioná-lo à minha vida de adoração a Deus? Estas e tantas outras perguntas mostram que a cosmovisão é um facho de luz que poderá revelar não só que as regras do jogo mudaram, mas o próprio jogo também mudou. O facho de luz poderá mostrar que o tabuleiro de damas serve também para o jogo do xadrez, porém, não faz o menor sentido usar o mesmo tabuleiro para um jogo de gamão. Cada peça ? seu valor e movimento ? tinha sentido quando nos orientávamos sob nossa velha cosmovisão. Assim, uma vez mudada a cosmovisão, muitas questões profundas da cultura precisarão passar pelo crivo da Palavra e pode ser que o foco dessa luz acabe revelando que eu simplesmente terei que mudar de jogo.

Para ler a resenha completa: https://ribaseribas1.medium.com/a-igreja-local-e-a-m%C3%BAsica-no-culto-biblioteca-2-xiv-e823ec372f3a

Marcio Coltri 07/01/2022

Excelente e obrigatório...
...para todas as pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas ao ministério de música na igreja. O livro traz, além estudos bíblicos, vários acontecimentos históricos que tem moldado o padrão moderno de uso de música na igreja.

site: https://youtu.be/qYKDs2w4QSc