Contato Visual

Contato Visual Cammie McGovern

Resenhas - Contato Visual

Tiffannyk 23/12/2012

Contato Visual - Cammie McGovern
Fascinante e verdadeiro. É o que eu tenho a dizer sobre contato visual ao chegar na última página. A história conta um estranho caso em uma escola primária, duas crianças da classe especial somem por horas e ninguém é capaz de dizer onde foram e onde estão. E então uma das crianças é encontrada. Um garotinho de 9 anos, autista que só fala nos seus melhores dias, e não é a pessoa mais indicada para testemunhar sobre um crime.

No meio de todo o suspense, você é introduzido ao mistério do livro sem nada em sua mente, apenas um pequeno vazio que começa a ser preenchido conforme os personagens são apresentados a você. E então, você passa de um suspeito pro outro enquanto torce para que Cara, mãe de Adam consiga fazer seu filho dizer qualquer coisa, demonstrar qualquer pista.

Contato Visual te mostra coisas além da ficção de mistério que deve ter te levado a comprar o livro, faz você refletir sobre se encaixar no mundo, sobre ser criança e descobrir, nem sempre da melhor forma, o que fazer.

As pessoas costumam dizer que crianças são cruéis, que se curam bem rápido e que tem um mundo sem problemas. Cammie McGovern mostra um pouco do que acontece na vida de centenas de crianças pelo mundo a fora, para ganharem estereótipos como esses. Ela consegue fazer a gente perceber como às vezes se importar de mais, querer de mais, é o que gera todos os problemas.

Gostei de como Cammie conseguiu fazer as passagens do livro entre o presente e o passado, sem ficar estranho. O modo como o tempo verbal muda também não me incomodou, e eu adorei o fato de estar dentro da cabeça de todas aquelas crianças e perceber que elas eram mais sérias do que eu havia percebido. E que os problemas que elas apresentavam tinham um fundamento. Seguir a linha de raciocínio de Adam me fez gostar ainda mais dele e querer gritar a Cara que ela era ótima, mas que deixasse as coisas irem um pouco fora do controle. Ao mesmo tempo você consegue entender o lado dela.

O livro é muito bom, mas a capa não é tão boa, não me faria chegar até o livro, o comprei pelo resumo da história mesmo. Os erros na edição são mínimos. Vale bem a pena, por que o preço dele também é bem interessante.

Michy (VPL) 02/11/2010

Muito bom!
Suspense, tensão e autismo. Essas são as palavras que definem essa história agoniante e surpreendente do início ao fim.
'Contato Visual' conta a história de Adam e sua mãe, Cara. Adam é um menino de 10 anos, austista, e que vive num mundo somente seu. No início acompanhamos por meio de flashbacks a vida de Cara antes de ser mãe e após dar a luz a Adam, passando por todas as dificuldades e lutas diárias que o problema de seu filho lhe impõe. No livro, entendemos, mesmo que superficialmente, com clareza e riqueza de detalhes as situações constrangedoras a que eles têm que passar.

Um dos detalhes que envolvem seu mundinho isolado é que Adam tem uma audição sensível e por isso adora música, principalmente ópera. E mesmo com todas as proteções de Cara, Adam acaba se tornando a única testemunha do assassinato de uma menina dentro da sua própria escola. Um pouco da vida conturbada de Amelia Best, a menina assassinada, também é mostrado durante a história e contribui para um suspense ainda maior.
Após ser encontrado no bosque vagando sozinho e o corpo de Amelia esfaqueado, Adam se fecha totalmente e se torna o que sua mãe lutou tanto para conseguir evitar: incomunicável. Cara tenta a todo custo arrancar alguma pista de seu filho, porém ele vive em seu próprio mundo e seus pensamentos são unicamente para si.
Durante todo o tempo, tentamos descobrir quem é o possível culpado do assassinato, passando por várias pessoas e entre elas antigos amigos de Cara, que fizeram parte da sua vida no passado.
A leitura é tensa e além de todo o mistério em volta do que realmente aconteceu, ainda trata de outro assunto que já conhecemos: bullying na infância e adolescência.

Leia mais no blog:

naniedias 17/11/2010minha estante
Eu adorei esse livro *-*

Livretando 16/01/2014

Resenha: Contato Visual
No que parece ser uma pequena cidade, ocorre um brutal assassinato de uma garotinha de 10 anos, Amélia. Mas o que seria desta investigação se a única testemunha ocular é um pequeno garoto de 9 anos, chamado Adam e que não bastasse a pouca idade para presenciar a morte de uma amiga, ele é autista.

Com a polícia investigando e a mídia correndo atrás de informações, Cara a mãe de Adam, tenta ajudar a polícia buscando informações com o filho, que na grande maioria do tempo não consegue obter, ao mesmo tempo tenta criar um “clima” para que seu filho não venha a se traumatizar ao ponto de regredir em tudo que aprendeu até ali.

Ao mesmo tempo em que ocorre a narrativa, outros momentos da vida de Cara são contados no livro, para que nos ajude a entender melhor ao atual momento de sua vida, nesta parte da história, os personagens chave para o desenvolvimento da trama são Kevin, o menino que ela tenta ajudar após ele ter sofrido um acidente e que aparece em sua vida anos depois, e sua melhor amiga Suzette que também some durante alguns anos.

Mas quando as coisas estão prestes a se solucionar outro garoto, chamado Chris, some da mesma escola em que Adam e Amélia estudavam, garoto este que parece saber demais, tentando desvendar também esse sumiço, alguns outros personagens, como o garoto Morgan, vão aparecendo no decorrer da história nos fazendo pensar em diversas possibilidades de quem poderia ter cometido esses crimes.

Um thriller em que nos deixa, principalmente do meio pro fim, na expectativa de quem é o criminoso, pensando seriamente que determinado personagem é o culpado, mas com um final surpreendente.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2011/11/resenha-contato-visual.html

Eli Coelho 03/10/2012

Drama familiar + Investigaçao policial = Reflexão sobre as fragilidades humanas.
"Havia tantas coisas que ela não tinha visto, maneiras como havia magoado as pessoas que só reconhecia agora, enquanto protegia Adam dessa dor" (pág 220)

Um livro que narra fragilidades humanas. A dificuldade em ser diferente e também de se reconhecer como diferente. A fragilidade das relações, o medo de ser "rotulado", a esperança, a superproteção e o amor materno.

Sao 5 pontos de vista:

Cara - protagonista da história e mae do garoto autista, narra 80% da história. Revela seu presente e passado. Suas relação antiga e atual com seus amigos, Suzete e Kevin e também o convívio com a doença do filho.

Adam - o garoto autista, descreve seu ponto de vista particular sobre alguns fatos da história. Um garoto que não tem amigos por pouco querer falar (serve de contraponto ao personagem da mãe que perde amigos por não falar, quando pode)

Morgan - um amigo da escola, descreve a vontade de ser aceito, ter amigos. É responsável por um crime misterioso que tem relaçao com o crime da história.

Cris - outro aluno da escola, é amigo de Morgan. Descreve sua luta contra o preconceito. Também tem relaçao com o crime da história.

June - uma professora.

Cada voz narrativa descreve um ponto de vista e é fundamental para o andamento do suspense. Talvez por falha da editora,algumas vezes elas se confundem (mais de uma vez lia a narrativa pelo ponto de vista de um personagem e no paragrafo/pagina seguinte já era outro o narrador).

Um livro interessante onde o Autismo é apresentado, mas que se vale mais pela abordagem da doença do que pela investigação policial. Ainda assim, indico por ter uma trama bem amarrada.

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Duas crianças desaparecem da escola durante o recreio, mas logo as encontram. O problema é que uma das crianças foi morta a facadas e a outra, um menino chamado Adam, que seria a única testemunha, sofre de autismo em grau elevado. A pequena cidade se vê de cabeça para baixo enquanto tenta descobrir quem poderia ter cometido uma atrocidade dessas com uma criança de apenas dez anos e que parecia sofrer de distúrbios mentais.
A cada descoberta, tudo parece ficar ainda mais confuso. A mãe de Adam tenta descobrir se testemunhar o assassinato de uma criança o afetou, enquanto não apenas a polícia, mas toda a cidade, quer descobrir quem matou Amelia Best.
De primeira, achei que o livro fosse ser parecido com "O Peso do Silêncio", mas com o decorrer da história, notei que é bem diferente. Aqui a história toma proporções mais voltadas para o policial. O livro é um mistério bem amarrado e intrigante.
Apesar de no início o livro ter um ritmo bem lento, a partir do meio as coisas vão ficando bem amarradas e a cada página você tem um suspeito diferente. Ela é cheia de voltas e nenhum personagem é inútil. Sabe aquela sensação de que: "fulano não serve de nada pra história"? Esqueça por aqui. Mesmo quem você pensa que não tem utilidade nenhuma passa a ter. Todo mundo tem seu papel.
Gostei muito do livro e principalmente da profundidade com a qual a autora falou sobre autismo. Além de um romance policial, o livro é também sobre conflitos psicológicos.

Tielle | @raposaleitora 01/11/2010

Resenha Livromaníaca
O livro conta a história de Cara que é mãe de Adam, um garoto que tem autismo. Cara sempre teve que enfrentar as dificuldades que uma mãe com uma criança com autismo enfrenta, como por exemplo os momentos de crise de Adam... e também tem o problema de que Cara não sabe quem é o pai de Adam, ou seja, ela não tem um apoio familiar.

Os problemas chegam ao auge quando Adam some no bosque perto de sua escola acompanhado de uma das alunas. Depois de horas em profunda preocupação, Adam é encontrado no bosque, mas sozinho e para o despero de Cara, a garota é encontrada morta. Um assassinato ocorreu no bosque e a única testemunha é um garoto que não consegue prestar depoimento... fora o trauma do garoto.

Cara não se contenta com a situação e sozinha passa a investigar todas as pistas e tenta fazer com que Adam colabore com ela para poder chegar ao fim desse mistério. Como um garoto que não desrespeita as regras foge para o bosque, local que era completamente restrito? Por que Adam estava acompanhado de Amelia se ele nunca teve amigos? Quem assassinou a garota sem deixar pistas concretas sobre o assassinato? Muitas perguntas e poucas respostas...

O livro é puro suspense e mistério. A autora nos impressiona a cada página escrita e fora que os flash backs que são narrados da rotina de Cara para cuidar de Adam são emocionantes...

Eu, assim como algumas outras pessoas que já leram o livro, fiquei curiosa para saber como a autora conseguia narrar tão intensamente os problemas que uma família que contenha alguém com autismo enfrentam e a resposta foi: a autora tem um filho com autismo e é uma das fundadoras do Whole Children, um centro de recursos que oferece aulas extraescolares e programas para crianças com necessidades especiais.

O livro emociona!! Simplesmente eu me surpreendi o livro inteiro...

naniedias 17/11/2010minha estante
Tyele, eu também adorei o livro =)

Hobbits Leitores 11/12/2022

Surpreendente
Não tinha nenhuma expectativa em relação a esta obra. E me surpreendi! Não imaginava o desfecho e nem que envolveria tantas vidas. Gostei demais! Também achei interessante a abordagem sobre o autismo e das crianças.

danilo_barbosa 23/09/2010

Um texto bem escrito, em que as emoções se delineiam entre a razão e a emoção todo o tempo. Um livro rico e cheio de detalhes que Cammie McGovern nos presenteou.
Ela, que assim como a personagem principal, tem um filho autista, criou um texto denso e rico em humanidade.
O livro é de uma carga dramática inimaginável e, mais do que narrar um crime, nos leva ao universo de Cara, uma mãe cuja única riqueza que tem na vida é o seu filho Adam, de 10 anos. Ele é autista e o mundo desta mulher é a luta diária para preservar o seu filho do mundo.
Mas a violência não escolhe seus parceiros e seu filho acaba sendo a única testemunha do assassinato de uma menina da escola em que ele estuda. Como fazer que seu filho mostre o culpado? Como fazer ele sair deste universo próprio, que é tão seguro para ele?
Nesta jornada Cara descobre coisas sobre seu filho e sobre ela mesma que nem imaginava capaz. E pode ser que no passado ela encontre a verdadeira redenção sobre este crime que tanto modificou a sua frágil segurança.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Simone de Cássia 15/04/2012

Diferente
Quando decidi ler esse livro, o que me motivou foi a sinopse prometendo suspense e mistério. Não posso dizer que o livro não traga esses componentes mas, com certeza eles não são o foco da autora. Seu objetivo é apresentar as nuances especiais de uma criança autista que, no caso, se envolve em um assassinato. Depois, lendo um breve resumo da biografia da autora, entendi . Ela tem 3 filhos e o mais velho é autista. Claro, como mãe e escritora, consegue dar uma visão bem realista das dificuldades e vitórias presentes nesse caminho. Pra romantizar a estória, ela também descreve o conflito entre 3 personagens que foram muito amigos no passado e que, no presente,como adultos, lutam, cada qual ao seu modo, com seus fantasmas.
Portanto, como livro de suspense/mistério, não posso dizer que é interessante (chega a ser bem fraquinho) mas, como um conhecimento sobre o autismo e seu alcance familiar, é muito bom. Vale a pena.

Yue Lim 24/09/2012

Excepcionalmente instigante.
Terminei de ler este livro há poucas horas, mas seu conteúdo continua (e continuará por um bom tempo) bem vívido em minha memória. Nós sabemos que criar e educar uma criança não é uma tarefa fácil. Agora, imagina criar e educar uma criança autista?!

Bom, o que posso dizer é que o livro é bastante esclarecedor com relação a este problema. A autora envolve o autismo e outras necessidades enfrentadas todos os dias por muitas crianças e pais a uma trama bem traçada e envolvente com personagens tão bem definidas que a qualquer momento tem-se a impressão de que saltarão do papel. Gostei bastante do livro e recomendo.

Thyeri 05/11/2011

www.restaurantedamente.com
Um livro sobre relações. Qual a sua relação com o diferente? Você já parou para pensar sobre isso? Pois um ponto principal da trama, a meu ver é justamente essa.

No começo da narrativa nos é apresentada Cara, uma menina que se sente atraída por Kevin, um menino que sofreu um acidente de bicicleta e ficou com graves sequelas. Com uma grande dificuldade de se comunicar, Cara se voluntariou para ajudá-lo nas aulas de inglês, onde passavam bilhetinhos um ao outro; causando um certo estranhamente em sua melhor amiga. Cara, anos mais tarde, recebe um comunicado do colégio de seu filho dizendo que o mesmo está desaparecido. Adam, um menido de 9 anos, diagnosticado com autirsmo, é encontrado no bosque perto da escola, juntamente com o corpo de Amelia Best, de 10 anos. O corpo apresenta um ferimento de faca, a arma não foi encontrada, e Adam é a única testemunha que pode ajudar a polícia a solucionar o crime.

O que gostei muito da trama, é que ela não se resume a solucionar o assassinato de Amelia; nos é apresentado a história de vida dos personagens principais, Cara, Kevin, Suzette (melhor amiga de Cara), quando eles eram crianças e no presente, quando adultos. Conhecemos também, Morgan e Chris, dois meninos de 13 anos, que participam de um grupo para crianças que "necessitam" de ajuda para fazerem amigos. Morgam está determindado a desvendar o assassinato de Amelia, para se livrar do peso de algo que ele fez (e que escreveu em seu caderno que ele era culpado), para, assim, tomá-lo como herói e esquerecem que a culpa por esse tal acontecimento era dele.

Todos os personagens apresentam algum tipo de comprometimento psicológico, patológico ou não, que pode ocorrer com qualquer um. Suas histórias são envolventes, muitas vezes emocionantes, não deixando você tirar os olhos das páginas. De alguma forma, ou você já ouviu ou vivenciou algo semelhante.

A autora conseguiu juntar essas história e conectar com o que aconteceu com Amelia Best, até o último momento estamos, juntamente com os personagens, juntando todas as histórias para saber quem, afinal, matou Amelia.

Rafaella 15/11/2012

Cammie McGovern fez um excelente trabalho em Contato Visual. Devorei o livro rapidamente e não consegui parar de ler enquanto não desvendava os mistérios da trama. Com histórias e fatos bem conectados a autora consegue prender o leitor e fazer com que ele vire detetive e tente descobrir o que aconteceu no bosque com Adam e a pequena Amelia.

Adam é um garoto de 9 anos que tem autismo. Sua mãe Cara deixou de toda sua vida apenas para oferecer ao filho uma vida sem muitas dificuldades. O pai de Adam é inexistente, porém o passado de Cara guarda muitos segredos que podem ser peças chave do que se passou no bosque.

Morgan é um garoto tranquilo que frequenta um grupo na escola e em uma de suas tarefas se oferece para ajudar a cuidar de Adam e uma amizade nasce entre os dois.

Amelia era uma garota alegre e tinha 10 anos quando foi assassinada em um bosque perto da escola que frequentava. A única testemunha foi Adam, mas o garoto não consegue dar um testemunho válido para a polícia.

Disponível em: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2012/11/resenha-contato-visual-cammie-mcgovern.html

Vanessa Costa 03/11/2012

Trata-se de um romance em que uma criança aparece morta e o a única pessoa que estava com ela e que pode ajudar a polícia a solucionar o caso é um menino autista. A mãe do garoto começa a tentar entender o quebra-cabeça do dia em que tudo aconteceu, pois apenas ela consegue se comunicar com o garoto e, por meio das atitudes dele, tentará fazer com que ele supere o trauma e encontrem o assassino que está à solta.

A autora tem um filho com autismo e por isso o relato fica ainda mais vívido. Um thriller com suspense psicológico, mas o leitor se aproxima muito dos personagens devido à ligação existente (terna e complexa) entre a mãe e o filho. Os direitos já foram comprados para o cinema.

Sara 18/03/2013

O livro conta a história de dois alunos da Woodside Elementary School que desaparecem no bosque que fica ao lado da escola. Depois de algumas horas somente Adam, de 9 anos, é encontrado vivo. Agora sua mãe Cara tem que correr contra o tempo para tentar entender o que seu filho viu naquele bosque, já que ele pode ser a única testemunha de um brutal assassinato. Mas vai ser mais difícil do que ela imagina porque Adam, que é AUTISTA, se enclausura em seu mundo. Após ser encontrado no bosque vagando sozinho e o corpo de Amelia esfaqueado, o menino Adam se fecha totalmente - mais ainda - e se torna o que sua mãe lutou tanto para tentar evitar: incomunicável. Cara tenta a todo custo arrancar alguma pista de seu filho, porém ele vive em seus próprios pensamentos. Adam até solta algumas dicas e pistas do que poderia ter visto no bsoque, mas seu comportamento confuso confunde a verdade com a sua doença. mas Durante todo o tempo, tentamos descobrir quem é o possível culpado do assassinato, e por que alguém teria matado a garotinha? E ainda por que teria poupado Adam? A leitura é tensa e além de todo o mistério em volta do que realmente aconteceu, ainda trata de outro assunto tão importante quanto o autismo, o bullying.

Vamos combinar que histórias de suspense com crianças são sempre um pouco mais assustadoras e intrigantes, né? Pois é. E tenho que confessar que senti aquele arrepio na nuca algumas vezes durante a leitura. E ah, como foi bom ler um bom thriller psicológico. Obrigada Pâm pela indicação!!!!

Segue também a sinopse extraídado livro.

Sinopse - Contato Visual - Cammie McGovern
Enquanto as crianças brincam no playground de Woodside Elementary School, dois alunos, uma garotinha e um garoto, desaparecem, sendo vistos pela última vez atravessando o campo de futebol em direção ao bosque atrás da escola. As horas passam e então apenas um deles, Adam, um garoto de nove anos com autismo, é encontrado vivo, a única testemunha de um assassinato incompreensível. Verbal apenas nos melhores dias, Adam recua em seu mundo silencioso que Cara, sua mãe, conhece muito bem. Com a comunidade em choque e seu filho incapaz de ajudar na investigação policial, Cara tenta decifrar os enigmáticos acontecimentos. Um romance excitante de suspense psicológico sobre um crime que golpeia o centro de uma comunidade pequena, a comovente trama de Cammie McGovern é, sobretudo, uma história poderosa sobre a delicada e complexa ligação entre uma mãe e seu filho autista.

Joyce 05/05/2013

Resenha do Blog Entre Páginas e Sonhos
Vi esse livro pela primeira vez a quase 2 anos em uma das minhas visitas a livraria saraiva e ele logo me chamou a atenção. Lembro que li a sinopse, a achei super interessante e decorei o nome para adicioná-lo no Skoob (não deu para comprá-lo na hora). Em Outubro ele estava com uma super promoção no site da saraiva e quando o vi, comprei na hora e não me arrependo em nenhum momento, talvez possa ter me arrependido por não ter comprado antes porque amei o livro.

A história é sobre Adam um garoto autista de 9 anos que é encontrado junto ao corpo de Amelie, uma garota de 10 anos que é assassinada em um bosque perto do playground da escola de ambos. Adam só fala nos seus melhores dias, dificultando a investigação da polícia.

Cara, sua mãe, faz de tudo para ajudá-lo e ela será fundamental para a resolução desse caso que terá vários suspeitos em potencial. A narrativa está na terceira pessoa o que nos faz no decorrer do livro conhecer a história de todos as personagens. No começo, eu recomendo ter muita atenção para entender quem é quem porque senão pode-se perder o fio da meada e todas as personagens são essenciais na história.

No começo do livro somos apresentados a Cara em época escolar quando ela conhece Kevin, um garoto que sofre um acidente e que passa por situações terríveis. Ele será uma peça super importante na história. Também conhecemos a melhor amiga de infância de Cara mas que foram separadas por situações da vida, Suzzete. Tem também o irmão de Suzzete, Teddy que é o policial que cuidará da segurança de Adam e Matt, o investigador.

Uma das partes mais interessantes está ligada com os outros garotos da escola. Morgan fez algo de errado e quer compensar isso com a descoberta do assassino de Amelie e Chris sabe do que aconteceu no dia, ambos frequentam o grupo das crianças sem amigos. Eles também serão peças importantes na história.

O que me tocou no livro foram os sentimentos e a história de vida de cada personagem. Cada um tem um passado triste e que pode estar relacionada com esse crime. Fiquei com o coração apertado em muitas partes da história. No decorrer do livro as histórias se fundem e quando li a última página fiquei com um nó na garganta.

Pude sentir na história as dificuldades, as barreiras e a perseverança das pessoas que convivem com autistas. Nunca conheci ninguém autista mas imagino que só com muita persistência e amor, a vida dessas pessoas pode ser tornar o mais normal possível, pois os autistas vivem em um mundo só deles.

Achei a solução do caso chocante, fiquei pensando na história muito tempo depois de ter fechado o livro porque podia ser uma história verídica misturando o bullyng, o autismo e as dificuldades da vida.

Gostei da capa porque possui elementos super pertinentes da história. A diagramação é simples com páginas amareladas. Como curiosidade, a autora tem um filho com autismo e doou uma parte da renda das vendas para um centro de recursos para crianças com necessidades especiais.

Recomendadíssimo para quem quer ler uma história séria e quer viver uma experiência única. Livro favoritado.