Look Back in Anger

Look Back in Anger John Osborne

Resenhas - Look Back in Anger

Marcos606 03/06/2024

'Olhe para trás com raiva' é uma peça em três atos de John Osborne, apresentada em 1956 e publicada em 1957. Parte importante do movimento 'Os Homens Raivosos', que era composto por vários romancistas e dramaturgos britânicos que surgiram na década de 1950 e expressaram desprezo e descontentamento com a ordem sociopolítica estabelecida no seu país. A sua impaciência e ressentimento foram especialmente despertados pelo que consideravam a hipocrisia e a mediocridade das classes alta e média. Eles representavam uma nova geração de intelectuais que pertenciam principalmente à classe trabalhadora ou à classe média baixa.

Embora a forma da peça não fosse revolucionária, o seu conteúdo era inesperado. No palco pela primeira vez estavam jovens britânicos de 20 a 30 anos que não haviam participado da Segunda Guerra Mundial e que acharam suas consequências pouco promissoras. O herói, Jimmy Porter, é filho de um trabalhador. Através do sistema educativo estatal, ele alcançou uma posição desconfortavelmente marginal na fronteira da classe média, a partir da qual pode ver os tradicionais detentores de privilégios a deter os melhores empregos e a ameaçar a sua ascensão.

Em sua estrutura, a peça reflete obras anteriores de dramaturgos como Ibsen. O início do primeiro e do terceiro atos se espelham, indicando que as coisas podem parecer permanecer as mesmas. Os personagens da peça incluem Jimmy, um trompetista de jazz decadente que odeia a classe média e a ideia de conformidade na Inglaterra “moderna”; Alison Porter, sua esposa, que vem da classe média e é desprezada por Jimmy por sua timidez e passividade; Cliff Lewis, amigo e colega de quarto de Jimmy, que não tem instrução e trabalha com ele em uma barraca de doces; Coronel Redfern, o pai da velha guarda de Alison que anseia pelos tempos eduardianos e pelo seu apogeu na Índia de 1913 a 1947; e Helena Charles, uma atriz amiga de Alison que despreza Jimmy, mas acaba tendo um caso com ele.

A peça tem um tom amargo e especialmente misógino, principalmente na relação entre Jimmy e a esposa Alison. 2,5 estrelas.

Adriana Scarpin 28/05/2024

Eu ia escrever alguma coisa sobre essa peça só hoje à noite quando assistir o filme do Richardson, mas vou escrever algo agora para não esquecer: aqui o embate entre homem e mulher espelha a luta de classes, o que é algo que muitas de nós feministas temos cantado há algum tempo, mas ao contrário do que um homem poderia escrever, a classe subalterna sempre foi a mulher. É uma luta de classes sim, da mulher enquanto classe sendo vilipendiada pelo homem, quem deveria "Look back in anger" é a esposa, ela deveria representar a classe trabalhadora e o homem ser o Império britânico em decadência. Osborne deveria ter conhecido a Silvia Federici, né.
Não ajuda o fato do Osborne escrever isso como comédia e todo mundo achar que é drama. Reza a lenda de quem leu a autobiografia do Osborne que ele é de fato misógino e o aspecto da misoginia em seus escritos não é estilo narrativo e sim projeção mesmo, como já explícito ele dizer que escreveu toda aquela misoginia como comédia.
Ia tentar ler a continuação dos anos 90, Déjà-vu, mas nem sei se quero mais. Enfim, estaria mais feliz lendo a Shelagh Delaney.

Plus: Recomendo muito a edição com introdução e notas da Margaret Rose, são muito bem vindas para o entendimento da leitura.

Sobre o filme: My ★★★★ review of Look Back in Anger on Letterboxd https://boxd.it/6zoR2F

Joy 22/09/2015

Fui atrás dessa peça por conta do meu interesse no movimento Young Angry Men, algo como a geração beat da Inglaterra. A crítica que li dizia que o protagonista representava tudo o que essa geração queria dizer. Espero, de verdade, que não seja essa a síntese, pois não consegui ver nada de bom no moço: machista, ególatra e violento. As mocinhas são mito submissas e parecem curtir a violência, então para mim tudo isso soou como uma crítica a essas posturas. Como bandeira de manifesto e libelo do homem ideal, está muito, muito longe.

Danilo 07/10/2011

Adorei essa peça, gostaria de ler mais do autor.