Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

Cris @cristinadaitx 04/03/2024

Uma pequena cidade da Califórnia é atingida por um vírus misterioso, o vírus do sono. Repentinamente, as pessoas caem no sono e não acordam mais. O desfio da rede municipal de saúde é oferecer aos pacientes hidratação e cuidados de higiene, visto que eles não se mexem durante o sono e também evacuam normalmente. A cidade entra em isolamento, as pessoas esvaziam os supermercados em busca de suprimentos e a doença espalha-se com uma velocidade alarmante. Após alguns dias, e até meses, alguns pacientes começam a acordar, outros não acordam, pois são acometidos de parada cardíaca. A medida que o tempo passa, a vida vai voltando ao normal e os familiares começam a se reencontrar.
A história é bem interessante, porém alguns pontos ficaram soltos: como o vírus surgiu? Por que as pessoas começam a acordar? Não há um motivo específico para nada que acontece na história, o que torna o enredo um pouco confuso. A reação de cada um, quando acorda, também é diferente, não há um padrão, alguns acreditam que sonharam com o futuro, outros com o passado, e outros não tê reação nenhuma. A sensação é que a autora quis terminar a história logo, sem dar muitas explicações.

Lea.0 05/01/2024

?Esse coração: ele vai bater, e um dia vai parar de bater.?
Talvez eu esteja fazendo a resenha cedo demais porque até agora nem consigo descrever o que estou sentindo.
Os Sonhadores é um livro que vai te fazer refletir sobre muitas coisas, e que certamente nos faz reviver todo o cenário pandêmico em que o mundo entrou em 2020. Isso talvez seja o mais sufocante.
Conhecemos não só a história da protagonista, como também das irmãs, dos recém pais, do professor de biologia, da Catherine, entre outros..
Todos eles tiveram uma perda ou um ganho diferente, todos elas lutaram de um jeito único para sobreviver ou garantir a sobrevivência de outros. É incrível refletirmos sobre como cada história é única e como todas elas no final, de alguma forma, tiveram seu final único também.

Houve algo que me desestabilizou completamente em meio ao livro, não vou citar porque é definitivamente o maior plot da história (que não achei nem um pouco necessário), e em específico achei ?bom? porque nos traz a realidade que muitos de nós não sentimos, mas que grande parte sentiu: A perda. A perda de alguém principalmente por um vírus, o que eu julgo terrivelmente triste.

Achei a escrita da autora muito autentica, gostei bastante da escolha dela para detalhes. Ela não nomeia cada tipo de madeira que existe em uma casa, mas detalhes humanos, no geral..

Luiza Boldt 06/12/2023

Gostei do livro, mas não recomendo se você foi uma pessoa que ficou muito abalada com a pandemia. O livro não é sobre ela, mas tem muitas coisas que remetem a esse momento.

Mas tirando isso, achei uma leitura fácil, são muitos personagens e histórias acontecendo em paralelo, porém gostei da dinâmica aplicada.

Tamara 02/12/2023

Ficção (mas nem tanto...)
Uma história envolvente, que entrelaça personagens e suas vivências a partir de um vírus que se espalha em uma pequena cidade, mudando a vida de todos.
As semelhanças com a pandemia são notáveis, mesmo a autora tendo escrito o livro antes de isso acontecer na vida real.
Interessante também pelas descrições científicas e poéticas do desenvolvimento humano, especialmente dos bebês e do processo do sono/sonhar.

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

adrievianna 05/10/2023

Escrita rasa, personagens rasos, história rasa
Demorei quase 2 anos (juro) pra engatar nessa história e só continuei a leitura por muita forçação minha.
A premissa da história até que é interessante, mas o jeito que a autora contou os fatos não me prendeu de nenhum modo, pelo contrário, me deu sono. As coisas são meio confusas e em nenhum momento nada é explicado, tudo só acontece e ponto.
Não deu pra criar simpatia ou qualquer outro vínculo com nenhum dos personagens apresentados, muito menos com a história em si.
Tudo muito superficial, muito raso e sem sentido.

Luisa Dahmer 09/09/2023

Bom, mas cansativo
À primeira vista fui capturada pela narrativa, me angustiando conforme a doença se espalhava, me envolvendo com os personagens e suas histórias. Contudo, o livro foi ficando cansativo, excessivamente longo sem um propósito. Me deu sono.

Natalia 23/08/2023

Não se deixe influenciar pela nota baixa nas bookredes
Achei o livro cativante, de leitura fácil com alternância entre personagens.
Incrível como, tendo sido escrito antes da pandemia, a autora foi capaz de prever coisas pelas quais de fato acabamos passando.
Me emocionei com as histórias, achei o livro criativo e incrível e gostei muito do final.
Com certeza recomendo a leitura.

Luisa Nascimento 13/07/2023

Méh
Gostei do final, achei que as histórias se entrelaçaram bem.
Algumas coisas ficaram sem explicação, mas okay.

Janaina 25/06/2023

A premissa é interessante: um vírus misterioso que faz as pessoas dormirem e sonharem. A doença chega de repente e acaba da mesma forma que começou, sem explicações.
O isolamento de uma pandemia é bem elaborado, a forma como as pessoas vão desaparecendo com o tempo (a cidade vai ficando cada vez mais vazia, as ruas, desertas), mas são muitos personagens e alguns ficam meio perdidos no meio disso tudo.
O livro poderia ter dado mais ênfase aos sonhos, que pareciam importantes, mas que foram deixados de lado no final.
Esperava mais.

Li 28/04/2023

Incrivelmente real e um tanto lúdico
Os Sonhadores é um livro de 2019. A proposta do livro, sobre uma doença misteriosa que é altamente contagiante, era muito inovadora e instigante. Mas isso antes da pandemia do covid-19.

Por mais que a leitura seja bem fluída, com vários capítulos bem curtinhos, como o tema não era uma novidade para mim, era algo que eu, que todos vivemos durante anos, eu demorei um pouco para ler.

Mas, mesmo não sendo a maior novidade de todas, eu ainda me vi instigada pela leitura e completamente curiosa para saber mais sobre a misteriosa doença e como aqueles personagens lidariam com ela.

Foi extremamente enervante ver os personagens, completamente movidos pelo pânico, tomando atitudes irresponsáveis que colocariam em risco outras pessoas, algo que aconteceu muito na pandemia.

Tendo vivido uma pandemia, foi curioso e fascinante ver como a autora conseguiu retratar uma com tanta veracidade e realismo, apenas um ano antes do mundo se encontrar em uma situação tão semelhante a dos personagens de Os Sonhadores.

Ainda assim, há diferenças entre ficção e realidade, principalmente na doença causadora de tudo. Em Os Sonhadores, o mundo, no caso uma pequena cidade universitária da Califórnia, é aflingida por uma misteriosa doença que faz com que as pessoas entrem em um sono profundo e cheio de sonhos extremamente vívidos.

Karen Thompson Walker, ao trabalhar uma questão tão complexa e imaginativa como os sonhos, trouxe um quê de realismo fantástico a sua obra. Presente, passado e futuro, de alguma forma essas linhas de tempo se misturaram para os sonhadores.

Senti falta de algumas respostas no final, a forma como tudo se resolveu foi tão misteriosa quanto o próprio vírus que recaiu sobre Santa Lora.

Com toques realistas, Os Sonhadores nos apresenta um retrato muito fiel de uma pandemia de uma doença misteriosa que leva aqueles atingidos por ela a um sono profundo.

Joyce.Kelly 08/01/2023

Um livro necessário
Adorei "Os Sonhadores", verdadeiramente, ele conseguiu atingir uma estranha sensibilidade minha que estava adormecida a um tempo. A autora, de forma indireta, explora a negligência emocional (As crianças Sara e Libby com seu pai neurótico), a paternidade e crise de meia idade (o casal com a bebê Grace), valores morais em tempos de crise (Mathew e sua insegurança mascarada de "ética"). Simplesmente, me vi refletindo sobre o tempo, inclusive, o "livre arbítrio" já que ambos mostram-se tão crus em um período apocalíptico como o de Santa Lora. Além disso, retomei ao passado, vi-me pensando sobre a pandemia e como ela mudou minha visão sobre o mundo. Enfim, só não atribui 5 estrelas por causa da organização de alguns contextos, entre os personagens, que, às vezes, pareceram confusos. Porém, recomendo! Ele se tornou um dos meus favoritos.

Adriana Botafogo 29/11/2022

O livro prendeu minha atenção. Lembrou o período mais severo da COVID. Gostei da narrativa, de como é possível confundir sonho e realidade, de como tudo continua existindo mesmo quando, por algumas horas, nos afastamos dela para dormir.

Karen 21/11/2022

Tempos difíceis para os sonhadores
Não entendo a nota tão baixa desse livro aqui no skoob...

A escrita da autora é excelente, eu acabei marcando várias passagens com frases perfeitamente esplêndidas. Como a autora é também professora e realizou uma pesquisa prolífica sobre o universo do sono e dos sonhos, o livro é muito factível, poético e avassalador. Eu me vi refletindo sobre situações antes mecânicas no cotidiano durante e após a leitura. Fica evidente a inspiração da autora em Saramago.

E pensar que esse livro foi escrito antes da pandemia da Covid-19 só torna tudo ainda mais interessante. É bizarro o comportamento humano em situações de risco. As similaridades não são poucas, visto que até o estoque absurdo de papel higiênico foi mencionado.

Em algum ponto o livro caminhou para uma história que parecia de ficção científica e eu desgostei um pouco, mas logo a narrativa voltou a ser mais filosófica e ficou tudo bem, ao menos pra mim.

Também vale dizer que as reflexões sobre a maternidade são muito pertinentes. Existe muita da experiência da própria autora sobre isso. E, é claro, fica a sensação ruim de ir dormir depois de ler esse livro. Afinal, quem nunca acordou de um sonho com um sentimento de luto por algo que nem sequer existiu na vida real? Eu já não sei se quero ser uma sonhadora.

P.S: Eu amei e odiei o desfecho da Mei. Amei por ter sido costurado de forma arrebatadora na trama e odiei, pois, gostaria que tivesse sido o contrário. Queria que a grande decisão partisse dela e não do Matthew.