Ainda que a terra se abra

Ainda que a terra se abra R. Tavares

Resenhas - Ainda que a terra se abra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruna | @bmartinssss 30/07/2022

Eu senti muita nostalgia lendo esse livro por causa da ambientação. Quando o autor narrava coisas que o protagonista fazia quando criança, tipo ir na praça da cidade, eu sentia que ele estava falando da minha cidade, de coisas que eu fazia quando criança. Eu senti muita familiaridade com a minha cidade natal, acho que pelo fato da história se passar no Rio Grande do Sul e em uma cidade pequena, onde muitas tem "tradições" parecidas.

Foi uma história gostosa de ler e que faz o leitor refletir bastante.

Alessandra.Adams 07/04/2022

Que história gostosinha de ler. Uma escrita cativante. O livro me prendeu e sensibilizou do início ao fim.

Mari 05/10/2020

"SEUS MEMBROS FORMIGAM E CONSEGUE, ENFIM, NOMEAR ESSA COISA SEM SENTIDO. FAMÍLIA."
"Ainda que a terra se abra" acompanha o retorno de Martin a sua cidade natal, em função do falecimento do pai. É a primeira vez em quase uma década que o advogado volta para o Sul.

O retorno coloca Martín diante de muitas coisas que ele não esperava: a casa está diferente, bem como a vizinhança; a irmã agora é uma mulher independente, tocando os negócios do pai. O que mais pode ter mudado?

A história é, sobretudo, uma discussão sobre segredos de família, assuntos que não foram trabalhados, inúmeras pendências que afetavam Martín, a irmã e o próprio pai. Incidentes do passado que foram jogados pra debaixo do tapete e que já não se sustentam mais escondidos.

O autor faz um trabalho lindo, sincero e verossímil sobre questões e segredos familiares, tomada de decisões e, principalmente, sobre a vida no Sul (a descrição cultural é absurdamente rica!).

Eu recomendo muito essa leitura. Fiquei encantada com a escrita do Rodrigo Tavares, com a sua habilidade de criar uma história verdadeira, com a delicadeza necessária.

A resenha completa está disponível lá no Blog Biblioteca Particular!

site: https://bibliotecaparticular.home.blog/

Heitor 16/11/2020

Uma boa leitura nacional!
Rodrigo Tavares nos apresenta uma história sobre se encontrar sem nem ao menos saber o que havíamos perdido. Martin, retorna a sua terra natal no sul brasileiro após alguma tragédia familiar e lá descobre o quão diferente e parecida está a sua cidade natal e a sua família. Entre indas e vindas em uma rotina que não é nada parecida com a sua, Martin precisa enfrentar assuntos que não foram resolvidos, bem como lidar com os novos assuntos da vida adulta. Leitura muito boa, rápida e repleta de significados. O e-book está disponível no Kindle Unlimted.

Vitória 18/11/2020

Nostalgia
Este livro é pura nostalgia e cheio de sinestesia. A história em si não é o principal do livro, mas a forma que o autor escreve é o que nos prende e torna o livro gostoso de ler.

Rosy 23/04/2021

De volta às origens
Esse livro é um verdadeiro soco na cara. Ela aperta a sua ferida até não poder mais. O que Martín sente é completamente compreensível e identificável. Mas existe o outro lado. É tão importante conhecermos esse outro lado. Não ficarmos apenas com um ponto de vista. O retorno às origens desse personagem é simplesmente belíssimo. Ele tem tantas questões que precisa entender, aceitar e descobrir. A relação com a sua família é bem complicada, mas será que é mesmo? Martín acha que sim, mas ele não deu chance a seu pai e sua irmã de tentar descomplicar. Então esse retorno é algo imprescindível para que tudo seja posto as claras. Eu li esse livro por indicação, nunca pensaria em lê-lo. Mas, por favor, leiam. A escrita é muito profunda e a delicadeza pesada que a história é contada é maravilhosa. Li em apenas poucos minutos e mexeu realmente comigo. Vale demais conhecer essa obra.

Beto | @beto_anderson 24/09/2021

Sensibilidade
R. Tavares mais uma vez mostra sua sensibilidade para os temas mais diversos sobre as relações humanas. Gosto desse tom melancólico que ele dá aos seus textos, dessas personagens introspectivas. A história simples, mas de muita profundidade. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Gabi 22/09/2020

É uma história sobre a permanência das origens e das cicatrizes da violência e do preconceito na vida de um irmão e de uma irmã. Ao mesmo tempo mostra um retrato atual da tensão entre o passado e o presente nas fronteiras do sul. Recomendo essa leitura nacional!

mateusdaua 01/05/2020

Personagens reais em situações reais: é isso que o os livros do Rodrigo Tavares me transmitem!
O que eu mais gosto nas histórias do Rodrigo Tavares é que elas parecem reais, com pessoas que realmente existem ou existiram. São situações que provavelmente aconteceram com alguém, situações que parecem verídicas e nem um pouco forçadas. Diversas vezes os acontecimentos narrados me remetem a algo que vivo ou já vivi aqui no Sul, mesmo morando em uma região metropolitana totalmente diferente de onde a história se passa. Adorei esse novo livro!

Gabrielle 28/01/2021

A diferença que o diálogo faz!
O que a falta de diálogo pode causar na vida de uma pessoa, de uma família?

Neste livro, temos 70 páginas, que nos mostram o retorno de um homem à sua terra natal depois da morte do pai. Neste retorno Martin, precisará enfrentar questões mal resolvidas do passado e tomar uma grande decisão que poderá mudar draticamente sua vida.

Autor de outro livro incrível, Andarilhos, Rodrigo Tavares não deixa a desejar em "ainda que a terra nos separe". Tendo como cenário o pampa gaúcho, o autor nos coloca diante de problemáticas familiares e sociais, nos faz pensar em diálogo, perdão, justiça.

Lu 12/09/2020

Sensível mas verossímil.
Uma leitura rápida, porém acanhada.

Como as histórias que ouvimos dos nossos avós e pais.

Trata- se de uma história sobre redescobertas, auto conhecimento e recomeços.

Will Ernande 01/09/2020

Ainda que a Terra se Abra, do autor @tavaresbage nos trás a história de Martin, advogado, morador de Brasília há oito anos, mas que precisa fazer uma viagem apressada de volta a sua cidade natal, no Sul brasileiro, para o enterro do pai, e a partilha da herança. No entanto, logo o leitor verificará que essa não é uma simples viagem de retorno ao lar, mas o confrontamento de um homem amargurado, em uma longa guerra com um passado duplamente traumático.

Com uma escrita bastante afetuosa, Tavares nos proporciona o melhor da narrativa gauchesca. Nas linhas dessa obra, sentimos toda a atmosfera, os sabores, e os aromas dos Pampas gaúchos. Contudo, também teremos uma boa ideia dos efeitos do que é viver numa terra muito patriarcal, e nem sempre gentil com os seus. Por fim, acho importante destacar a forma bonita como o autor homenageia outras obras representantes dessa cultura, como Martin Fierro, do poeta argentino José Hernández, que da nome ao protagonista.

Ainda que a Terra se Abra é um daqueles livros que entrega tudo o que promete, surpreende os desavisados, e nos deixa com aquela vontade de ler mais um capítulo, e depois outro, e outro.

Muito bom!

Bianca1931 25/11/2020

Intenso
Nesta obra Tavares explora bem os aspectos da vida de Martín que por perder a mãe muito jovem em um acidente, tem grandes questionamentos dentro si. O desenrolar da narrativa é perfeito, uma obra simplesmente encantadora.

Marcelo 04/09/2020

Leitura Agradável!!!!
A história é interessante e os personagens são fáceis de se gostar e se identificar. É uma leitura rápida e agradável. O autor consegue prender nossas atenção e fazer com que nos importemos com o destino dos personagens. Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5