Ainda que a terra se abra

Ainda que a terra se abra R. Tavares

Resenhas - Ainda que a terra se abra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Viquetoria 28/01/2024

Um retrato do interior do Sul
A ambientação realmente é o destaque desse livro. A cada descrição de cenários e costumes você se sente mais ali, diante do cotidiano de quem vive naquela região do Sul. E é nesse ambiente que o personagem principal se reencontra, apesar de tudo que o afastou dali. Aliás, a narrativa no início me pareceu até opressiva, acredito que por causa da própria visão de Martín, que se enxergava como um estranho naquele meio. Luto, nostalgia, justiça e identidade são alguns dos temas que permeiam essa obra.

Kenmily1 14/08/2023

Muito bom!
Livro rápido, bonito, profundo.
O Autor sabe te levar por entre as páginas e consegue te transportar para os pampas no interior do Rio Grande do Sul.
Personagens críveis, bem construídos, com problemas e vivências reais.
Bem, já quero ler outras coisas do Autor.
4,5?

Delma 15/02/2023

Ainda que a terra se abra
Primeiro livro que leio do autor. Tenho procurado mais por obra nacional. A escrita é fluida e traz algumas reflexões.

Gislaine Feitosa 30/01/2023

Não gostei...
As descrições dos ambientes, as comparações com a cidade grande, a história do retorno do personagem às suas origens, suas reflexões sobre tudo o que envolve a própria família, são muito interessantes. Porém, o personagem é egoísta demais, gostei da Bibiana, da Júlia e da Débora. Não vi uma grande evolução no Martín, não torci por ele, pois é um cretino. Entendo que o livro é curto, mas ficaram muitas coisas para serem explicadas. Ainda assim, pretendo ler o livro mais conhecido do autor: Andarilhos.

Raphael Rostaizer 16/01/2023

Decisões, família, interior, nostalgia.
Livro relativamente curto mas que carrega todo uma bagagem intensa, com nostalgia, família, emoções e decisões da vida.
É uma narrativa gostosa de percorrer e que te transporta para a história, pode se sentir no mesmo ambiente, nem que seja por um segundo.

DrieleCouto 19/10/2022

Amei
Que leitura gostosa , tranquila . Uma história em que podemos nos identificar em muitos momentos. Consegui sentir até o cheiro de mato ?

Paula1735 05/08/2022

Nostálgico
Na infância morei no interior do RS então a ambientação do livro me fez me sentir em casa, trouxe lembranças nostálgicas. Leitura rápida e fluída, recomendo!

Bruna | @bmartinssss 30/07/2022

Eu senti muita nostalgia lendo esse livro por causa da ambientação. Quando o autor narrava coisas que o protagonista fazia quando criança, tipo ir na praça da cidade, eu sentia que ele estava falando da minha cidade, de coisas que eu fazia quando criança. Eu senti muita familiaridade com a minha cidade natal, acho que pelo fato da história se passar no Rio Grande do Sul e em uma cidade pequena, onde muitas tem "tradições" parecidas.

Foi uma história gostosa de ler e que faz o leitor refletir bastante.

Alessandra.Adams 07/04/2022

Que história gostosinha de ler. Uma escrita cativante. O livro me prendeu e sensibilizou do início ao fim.

Gabrielle 13/02/2022

Sobre o Sul, o tempo e a família
O livro já me chamou a atenção por se passar no extremo sul do Brasil, lugar que por sinal eu não conheço. Gosto de ver quantos "brasis" temos no nosso país. Os gaúchos vão me dizer se o livro foi fiel ou não ?.

Sobre a história, o autor não teve medo de deixar essa história fluir como tinha de ser. Todos os personagens agiram em torno de duas dores e foi o melhor que puderam fazer naquele momento.

mcaroltheiss 24/01/2022

Nacional
Uma história sobre medos, negações e lutas travadas. Também sobre família, amor e principalmente o sul. Livro que comove e faz pensar, amei!!

Patricia Milani 01/10/2021

Narrativa envolvente, leitura fluida. Amei as descrições do clima e às referências bem típicas do interior do Rio Grande do Sul.

Beto | @beto_anderson 24/09/2021

Sensibilidade
R. Tavares mais uma vez mostra sua sensibilidade para os temas mais diversos sobre as relações humanas. Gosto desse tom melancólico que ele dá aos seus textos, dessas personagens introspectivas. A história simples, mas de muita profundidade. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Bibia 02/09/2021

Incrível
Que livro perfeito pra ler em um finzinho de tarde. Alguns conflitos familiares só são resolvidos com o tempo e algumas vezes infelizmente com a morte. Eu te entendo Martín, senti sua dor e evolução em cada página.

Mari 25/08/2021

Indico muito
Leitura maravilhosa, suspeita em falar, gaúcha kkk.
Muito envolvente porque até sentia o clima de tanto que a descrição do outor foi convicente kkkk só um detalhe me incomodou mas fora isso ótimo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5