O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Maria Duda 10/06/2024

Quem realmente estava em plena consciência, mesmos com boas intenções o alienista afetou uma cidade inteira, reflete muito no nosso modo de pensar sobre quem realmente está em plenas faculdades e o que achamos estranho o suficiente para declaramos uma doença, demorei um pouco para ler esse pequeno livro mas gostei de certa forma. Vim de curiosa apos ler as memórias quase póstumas do querido machadinho

Off.ressacaliteraria 10/06/2024

Sempre tive um certo receio em ler algo do Machado de Assis, mas vontade de conhecer sua escrita. A sinopse me interessou bastante e gostei da leitura, porém mesmo levando em consideração ser um conto, a história não se aprofunda em seus acontecimentos.

Karen Luísa Milione 10/06/2024

Previsível
Eu achava que O alienista seria uma leitura difícil, pois certa vez alguém me perguntou com incredulidade ?nunca leu O alienista de Machado??.

Mas li com facilidade e rapidez. Gostei. Nada demais, na verdade. É uma narrativa com fim óbvio.

Minha maior surpresa é terminar, pela primeira vez, uma obra machadiana sem tecer extensos elogios.

Bom passatempo pra um fim de semana.

Alexandra 10/06/2024

O nosso cientista louco
Simão Bacamarte é desses personagens que nos acompanham pela vida, ora como reflexo de nós mesmos, ora como o olhar empático para o outro.

Maluâ¤ï¸â𩹠09/06/2024

Machado de Assis tem obras incríveis. O horizonte de sua imaginação é enorme e sua capacidade narrativa sem igual. Deveria ter um Nobel da literatura, ainda que póstumo.

StellaJAz 09/06/2024

O céu ou a inteligência? Pelo visto vou pro inferno...
Engraçado, reflexivo, saboroso
Eu amo esse conto e a maneira como ele foi escrito, meio musical, meio obsessiva. Tudo orna, tudo encanta, enfim, é Machado, não tinha como ser menos.

"A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia é só insânia.?

nicolly 09/06/2024

Aí mas eu ri mto quando o Porfírio foi recolhido a casa verde dps de se recusar a ir contra o alienista pela segunda vez
"Dois dias depois o barbeiro era recolhido à Casa Verde. ? Preso por ter cão, preso por não ter cão! exclamou o infeliz."

Deise 08/06/2024

O que é a loucura? Quem era o louco?
Conto interessante, recheado de acidez e críticas sociais, não é minha obra preferida dele, mas foi válido ler!

Eduarda 08/06/2024

Acho que eu sou louca.
Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita do Machado de Assis. Confesso que tive dificuldades no início da narrativa, mas com o decorrer da história as coisas começaram a fluir. Gostei da história e de como ela envolveu diversas coisas, gostei também como apesar do livro ser pequena, eu não senti que os personagens são superficiais (talvez pela quantidade de descrição kkk). Cheguei a questionar se eu não era a doida de tudo kkk. Experiência muito legal.

bayer_yago 08/06/2024

O Alienista
Finalizei a leitura querendo mais, saber mais a respeito do que aconteceria numa suposta continuação da história,se o autor estivesse vivo ainda, gostaria de trocar umas ideias com ele. Hahahah

Lígia 06/06/2024

Ótimo! Foi uma leitura super divertida. Li na escola com um estudante, foi possível realizar diferentes reflexões e debate por ser HQ.

andyp16 05/06/2024

Demorei horrores pra ler? sim! mas não pelo livro ser chato, foi só preguiça mesmo kkkkkk fora isso, é um livro muito bom e muito bem escrito, o primeiro que li do Machado e já quero ler outros, tem uma linguagem um pouco difícil por não ser um livro atual, mas não deixa de ser bom

Pedro 05/06/2024

Livro divertido, fluido e rápido. Ótima forma de começar a leitura da obra de Machado! A ironia do autor diverte ao mesmo tempo que expõe a crítica do autor

thvyne 04/06/2024

Esse livro me fez duvidar das MINHAS FACULDADES MENTAIS pq mesmo com ele tomando umas decisões e tendo umas ações INSANAS o livro conseguia por um momento me convencer de que aquela escolha era aceitável por algum motivo
Clarysse1 04/06/2024minha estante
akajaksj