O Apanhador no Campo de Centeio

O Apanhador no Campo de Centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Iberez 09/06/2024

Também tenho andado distraído, impaciente e indeciso.
"Você alguma vez já ficou cansada de tudo?", eu disse. "Quer dizer, você já ficou com medo que tudo fosse dar merda a não ser que você fizesse alguma coisa?"

Acho que a leitura foi um soco no estômago e eu tô encarando muito como um tiro. Foi algo bom e pesado, mas também leve e desagradável. Não acho possível descrever em palavras os sentimentos que tive enquanto lia.

BrandaSa 08/06/2024

Chato!
Li no final do ensino médio, depois de ver uma resenha no YouTube. Acho que esperei muito, a história é xoxinha, mas o pior pra mim é o personagem principal muito chato. A única parte mais interessante é a relação dele com a irmã.

caixatoracica 08/06/2024

O Apanhador no Campo de Centeio
Acho difícil descrever o que é essa história. Foi uma leitura mais pra você sentir e se interessar pelos conflitos triviais, eu acho, do que esperar da história algo inovador. O Holden consegue ser tão deprimente quanto é carismático, e eu com certeza adquiri os vícios de linguagem dele. Não é muito mais do que uma descrição perturbada de uns 3-4 dias que parecem muito mais longos que isso, mas isso não define algo ruim. Na verdade, o livro é ótimo. Eu adorei.

paula1033 06/06/2024

Achei o estilo de narrativa bem bom, a qual fazia me fez se sentir bem próxima do narrador, parecia que você tava literalmente do lado do Holden tendo uma conversa. De tantas recomendações, estava com uma expectativa bem alta, por isso acabei me decepcionando.
O livro retrata de um adolescente, perdido e completamente confuso na vida. Acredito que muitos devem achar o Holden apenas extremamente, e não estou todo errados. Mas, como uma adolescente, acho que todos nós passamos por um período meio conturbado e com uns pensamentos sem sentido também, faz parte.
Apos ser expulso da escola., a história mostra o Holden buscando preencher uma "solidão" ( a qual ele menciona diversas vezes) em diversos lugares. Mas acho que, naquela conversa final, ele aprendeu o que realmente importa.

Alceste. 05/06/2024

"E eu fico na beirada do precipício, tendo que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto, só que eu ia fazer isso o dia todo. Ia ser o apanhador no campo de centeio. Sei que é maluquice, mas é a única coisa que eu queria fazer."

Dyeni 03/06/2024

Livro muito bom. Acredito que todo mundo já passou por uma crise de não saber muito bem o rumo da vida. Vale a leitura
Dimitri14 04/06/2024minha estante
Concordo! Já leu "Adeus, Salinger"? Vai te passar a mesma impressão.

Dêh 03/06/2024

Saudade da adolescência!
Eu li este livro durante meu ensino médio. Meu professor de história tinha indicado para mim, pelo enredo da história, já que era um tipo de leitura que eu gostava na época.

Recentemente decidir ler novamente, deu aquela sensação de saudade da adolescência, mas por ter uma visão diferente da vida, algumas atitudes do personagem acabaram me irritando um pouco, então minha nota atual mudou muito da época de adolescência em relação a este livro.

Daniela742 01/06/2024

Adolescência complicada
Não gostei da experiência de ler ele por que li ele por obrigação para um trabalho mas o livro em si não é ruim só não é bom
Obs:Curioso é que esse livro foi descoberto com o assassino do John Lennon, John Kennedy e com o cara que tentou matar o Ronald Regan. Vi isso em um canal do YouTube?

Maria10109 31/05/2024

O apanhador no campo de centeio
Eu particularmente não gostei muito do livro. Li porque fui fazer uma olimpíada de literatura e esse era um dos livros para ler. O livro já não promete muito, e ele entrega o que prometeu. O final eu achei muito bizarro. No fim das contas, só acho que não é meu tipo de livro.

carolinalvescx 31/05/2024

Decepcionante
Esperava muito mais de um livro que é considerado um clássico. O protagonista é um PORRE de chato. No final eu não aguentava mais ele reclamando de tudo!! Um jovem riquinho que se paga de cult diferentão mas é só um insuportável. Já li livros com narrativas e narradores singulares, mas esse com certeza foi um dos piores. Achei irritante demais, não vale a pena ler

77risk 30/05/2024

Um livro que pretendo ler novamente quando tiver mais idade
Antes de começar a ler essa obra, vi muitas pessoas falarem que o livro era chato e entediante e que o Holden era insuportável.
Sobre o Holden, de certa forma elas tem razão. Ele reclama de várias coisas mesmo no livro: nada está bom suficiente para ele, nada o agrada, a maioria o irritam de alguma forma, o "aborrecente"(como minha mãe diz) não sabe ao certo o que quer e ele odeia (quase) tudo e todos. Também foi uma pessoa de laia questionável e quase um mentiroso compulsivo em certas partes. Se alguém me falasse que não gosta dele como protagonista, de certa forma eu compreenderia o lado delas. Porém, o que se esperar exatamente de um adolescente - provavelmente depressivo e frustado consigo mesmo- que está encarando uma fase confusa na vida? Em certos pontos na narrativa me vi me identificando com o infeliz, justamente por eu ser adolescente também. É uma mistura de sentimentos jovens de dar pena mesmo. Acredito que Holden é um personagem que precisa ser analisado com cuidado, sou adolescente e sei como somos chatos e difíceis de entender, por vezes tendo atitudes e decisões de difícil compreensão que beiram a mais questionável imbecilidade. A adolescência para algumas pessoas é uma fase complicada e por vezes uma "gororoba" de sentimentos misturadas com medos, frustrações, boçalidades, tristezas, rebeldias, dúvidas e hormônios tudo isso ao mesmo tempo que procuramos nos encontrar e nos encaixar em algum lugar. E é isso que acho interessante no livro: como o autor consegue explorar esse lado e transmitir de bom modo isso, se aproximando de como esse tipo de adolescentes iguais a Holden pensam... consigo enxergar isso especialmente quando vejo essas pessoas que não gostam de Holden por ele justamente ser um baita de um personagem jovem questionável.
Mas sobre a parte de ser chato e entendiante, o que elas pensavam que poderia acontecer de mais em um livro que tem como protagonista um adolescente que foi expulso do colégio? de fato não tem muita "ação" ou algo que nós deixe como "-Uau! Não creio que isso aconteceu!", e acredito que talvez esse foi o objetivo do livro. Penso que as pessoas que disseram isso só não tem livros como este como seus tipo de leitura mesmo. Posso estar enganada, mas creio que por isso devem ter achado entediante.
Enfim, por agora é o que penso desse livro. No momento que escrevo tenho 16 anos, futuramente planejo ler esse livro de novo e voltar aqui para ver se alguma visão minha em relação a obra mudou. Li com a "cabeça de um adolescente" e mais pra frente pretendo ler de novo mas com uma "cabeça adulta" e mais madura. Reconheco que posso ter deixado passar algum detalhe sobre por justamente não ter maturidade suficiente para entender certas coisas alinhado de alguma ignorância da idade que só me permita enxergar o lado de Holden, por ser adolescente como eu.
E é isso! Achei um ótimo livro, quem sabe eu leia mais algumas coisas desse autor. =]
Dimitri14 04/06/2024minha estante
É difícil um livro agradar a todos. Esse livro é tão Bom quanto "Adeus, Salinger". Os dois estão na prateleira dos melhores pra mim. Abraço.

Ana â 30/05/2024

Plmds não é possível isso, passei raiva 90% desse livro, só nas últimas páginas comecei a gostar. História sem absoluto sentido, personagem rico insuportável, chato e FAJUTISSÍMO. A única coisa q tava me prendendo era a escrita e a esperança dele ligar pra Jane no final e nem isso ele faz, e ele nem ao menos chega a conclusão do q acontece com os patos do central park no final, aquilo me pegou, pq seria um plot mto bom se o autor pelo menos tivesse se importado, tinha mto potencial, mas acabou sendo uma grande bosta