Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1527 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Pandora 18/01/2024

Contém passagens do livro
“‘Ou tens alguma esperança em relação à Carlota, ou não tens’, dizes tu. ‘Bem, no primeiro caso procura realizá-la, alcançando êxito em relação a teus desejos; no segundo, faz das tripas coração e livra-te de um sentimento que acabará por consumir as tuas forças…’ - pág. 50

É isso! Palmas para o Guilherme, melhor personagem, lúcido e amigo.

Sei que este é um livro polêmico que divide opiniões, especialmente em relação à personalidade e atitudes do jovem Werther, e sim, ele é uma mala sem alça, mas o livro é tão mais do que isso! As cartas ao amigo Guilherme tratam sim, das dores de amor do nosso protagonista, mas também de filosofia, política, sociedade, crenças, questões de classe, relações humanas.

Na página 53 (Edição da Folha de S. Paulo, Coleção Grandes Nomes da Literatura), por exemplo, Werther e Alberto, seu rival, discutem se certos atos são condenáveis ou não. Na página seguinte, Alberto defende a racionalidade e a sensatez, enquanto Werther afirma que “todos os homens extraordinários que levaram a cabo alguma coisa grande, alguma coisa reputada impossível, desde sempre foram declarados ébrios e dementes…”

Em uma ocasião em que jantava em casa de um conde onde a nobreza vizinha estava reunida, ainda que tivesse certas posses - uma vez que havia viajado, de início, a fim de cuidar de questões de herança para sua mãe - foi discriminado pelos outros convidados a ponto de ser convidado a retirar-se por aquele mesmo que o convidou! Sim, sempre haverá aqueles que se julgarão acima de outros.

E quanto aos componentes do triângulo amoroso? As atitudes de Werther, sua presença insistente, que chega a irritar até mesmo o pacato Alberto? Totalmente compreensível. Mas teria Alberto facilitado, ainda que inconscientemente, o ato de Werther? E Carlota, que após ter se acostumado à presença do apaixonado amigo refletiu “que o desejo secreto de sua alma era conservá-lo para si, mesmo se logo a seguir repetiu que não podia, não devia conservá-lo”? Era só a educação e a amizade que não permitiam que o afastasse ou o enlevo de sentir-se amada, ainda que nunca fosse corresponder?

Enfim, várias questões.

Gostei mais do livro na primeira metade, talvez porque na segunda, quando após um tempo afastado de Carlota - e quando teve outros interesses e distrações, incluindo a senhorita de B, que ele julgava parecida com a amada -, Werther vai se tornando mais e mais invasivo e inconveniente, deprimindo-se a cada dia. A narrativa torna-se, então, mais arrastada e pesada.

Mas gostei!!! Tantos anos ouvindo sobre Goethe e suas obras e ainda não havia lido nenhuma! Está dada a largada.
comentários(0)comente



giu 26/02/2023

Amar pode ser sua sina
Mergulhei na escrita extremamente melancólica de Goeth e posso afirmar que nunca li algo parecido.

Não sei bem oq falar sobre o livro, é difícil expressar uma leitura assim mas é com certeza uma obra única e profundamente marcante.

Durante toda leitura me peguei pensando que talvez não existam mais muitos autores assim, com uma escrita tão sentimental e sincera, nunca havia lido nada tão tocante antes!

Espero reler um dia com mais maturidade e ter novas experiências, porém essa 1ª leitura mudou para sempre minha visão de ser humano.
comentários(0)comente



José Augusto 05/05/2022

Dor
As cartas do jovem Wherter, me fizeram viajar por um misto de sentimentos, que muitas vezes nos conduzem a momento de instabilidade, no qual percebemos o quanto nos entregamos, sem entender as consequências, ao sentimentos cegos.
Ótimo ????
comentários(0)comente



Gabrielli 26/06/2022

Grande clássico da literatura alemã
Sabendo de sua grande importância, gostei muito da escrita de Goethe, especialmente na parte narrada em terceira pessoa. O personagem principal, porém, é um tanto quando estressante ?
comentários(0)comente



maria 22/10/2009

Triste
Um livro bem triste, um final ainda mais triste...
Me faz aprender muito sobre o amor.. e as opções que fazemos em seu nome.
Obrigatorio. é classico !
comentários(0)comente

Mandark 16/11/2009minha estante
Um dos meus blivros favoritos! Belo e triste!




Olgashion 17/11/2009

É um excelente livro do romantismo. Mas, pra atualidade, meu Deus, que cara chaaaaaaaato. Werther, vire homem!!! =D Achei melancólico demais, o cara é egoísta, enfim, não gostei.
Michely Looz 29/06/2010minha estante
Geralmente quando passamos a nos aventurar pelas prateleiras la do fundo da biblioteca, temos de estar preparados para as traças... Abrir um clássico não só é algo diferente do que vivemos atualmente, é algo que merece que se volte de certa forma ao tempo dele. Os sentimentos que habitam o coração do jovem Werther com certeza fazem parte da "atualidade".... Só que a 'atualidade' não sabe o que significa Virar Homem.
Vale a pena pensar nisso.... ;)


Lucas 30/01/2013minha estante
Respeito o autor pelo valor histórico dele. Mas os românticos são realmente nauseantes, o cara não tem nenhuma atitude o tempo todo! a única coisa real que ele fala é sobre suicídio, o resto é só pudor e moralismo entediante, quanta baboseira!


Soulaf 05/12/2017minha estante
HAHAHAHHA morrendo com esse comentário!

Olha, é um livro muito bem escrito, com um formato interessante, numa época muito distante (século XVIII) e com ideias progessistas, faz uma crítica principalmente à burguesia, e vale a leitura, ainda mais por ser tão curtinho. Agora, que o Werther é chato ele é. Muito. Acho interessante de um ponto de vista psicológico esse exagero dele, mas é característico do movimento literário em que o livro faz parte. ENFIM. Quero ler Fausto agora. Espero gostar mais!

E não critiquem os românticos!! Orgulho e Preconceito tá aí pra mostrar que um livro romântico pode ser engraçado e dinâmico.




alexiaramalho 28/12/2020

28 de dezembro
Eu entendo Werther, seria preciso possuir o talento do maior poeta para traduzir a imensidão desta obra, nenhuma linguagem seria capaz de exprimir... tudo o que eu pudesse dizer seria grosseiro e rudimentar.

Sou completamente apaixonada pela escrita eloquente e poética de Goethe.

"É verdade que o caminho seria mais curto e mais cômodo se não fosse a montanha; mas a montanha existe e é preciso seguir viagem."
comentários(0)comente



Alessandra.Laine 16/05/2021

Razão e sensibilidade
Trata-se de um clássico da literatura; o livro é uma compilação de cartas e de testemunhos, o que proporciona uma leitura fluida e agradável; minha razão saberia encontrar motivos para justificar a ascensão do livro ao ranking de clássico, mas minha sensibilidade, não ... estou dividida : é um bom livro, com frases filosoficamente marcantes, mas o romantismo meloso me desestabilizou.
comentários(0)comente



Rasana 17/05/2023

Diferente
Primeira vez que leio um livro todo feito de cartas? existem partes bem bacanas e fluidas e outras um tanto quanto arrastadas. O personagem principal seria chamado nos dias de hoje de emocionado e verdade é que ele é um tanto passional. O livro não explica o porquê de ele estar sempre longe da família e amigo, mas a falta desse suporta faz toda a diferença em seu desfecho. De forma geral o livro é bem triste e mostra uma realidade atual de muitas pessoas que tiveram seus corações desenganados.
comentários(0)comente



Sofia 25/04/2022

Uma coisa é certa: não há nada neste mundo que se faça mais necessário ao ser humano do que o amor.
Nesta obra tão marcante da literatura alemã, vamos conhecer o jovem Werther. Um homem que acaba de se mudar para uma vila no interior e está muito encantado com a sua nova rotina e o seu novo ambiente de morada. Em forma de cartas, ele vai contando para o seu amigo mais sobre o seu dia a dia e a sua descoberta de paixão ao encontrar Lotte.

Lotte é uma mulher que já está noiva de Albert, acabou de perder a mãe e agora é responsável por cuidar de todos os seus irmãos mais novos. Werther se vê logo encantado pela moça e entregue a uma paixão avassaladora. Apesar de um carinho e um amor fraterno muito grande, Lotte não corresponde ao amor de Werther e se casa com Albert, dedicando todo seu cuidado e atenção.

Werther, que logo fica amigo de Albert, se vê então desolado por essa paixão não correspondida e o que eram dias lindos e felizes no interior, logo passa a ser uma paisagem bucólica e melancólica, refletindo os sentimentos do nosso narrador. E essa tristeza sem fim vai levar Werther a decidir tirar a sua vida.

Uma obra polêmica desde o seu lançamento, aqui nos deparamos com a beleza e a maestria da escrita de Goethe. A obra que inaugurou o romantismo na Europa é um retrato claro desse movimento. Um amor sofrido, não correspondido e muito doloroso que acaba em uma tragédia. Uma verdadeira obra prima. Amei conhecer Goethe e não vejo a hora de ler mais obras do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leila de Carvalho e Gonçalves 19/12/2020

Cartas Para Eilhelm
Publicado originalmente em 1774, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" foi escrito em apenas quatro semanas por Johann Wolfgang von Goethe e, desafiando a passagem do tempo, é considerado como o mais famoso e importante romance alemão.

Sua história remete a banalização da vida e glamourização da morte e foi inspirada em dois fatos reais. O primeiro refere-se ao envolvimento do escritor com uma mulher casada e o segundo ao relato sobre um homem que tirou a própria vida em virtude de uma desilusão amorosa.

Apontado como marco fundamental do Romantismo, sua leitura é uma boa sugestão para compreender esse movimento. Seu texto apresenta com subjetividade e emoção uma paixão platônica de tal forma idealizada, que o desejo de escapismo conduz à tragédia. Em linhas gerais, trata-se da obsessão de Werther por Charlotte, uma jovem comprometida com outro homem.

O livro é narrado através de cartas do protagonista para um amigo chamado Wilhelm, e oferece a perspectiva unilateral de uma história apontada como responsável por uma onda de suicídios na Europa por conta do forte impacto nos "corações despedaçados" da época.

Esse fenômeno, nomeado Efeito Werther pelo sociólogo David P. Phillips, é usado para designar um padrão de comportamento suicida após a divulgação de um suicídio por veículos midiáticos. Um assunto que está relacionado a uma das doenças mais prevalentes no mundo, a depressão, e ambos são abordados na Fortuna Crítica do livro. De autoria do psiquiatra Victor Mera, ?Do Werther Ao Efeito Werther: A Identificação De Um Fenômeno Social? superou minhas expectativas e recomendo não deixar esse texto para trás.

Também não deixe para trás Goethe Um Gênio Universal De Inegável Qualidade, da professora Claudia Dornbush que igualmente é responsável pela tradução do romance. Seu conteúdo, ao apresentar a trajetória de Goethe, oferece ao leitor uma aula sobre o Classicismo e Romantismo na Alemanha.

Ainda há um último texto. O relato de Luisa Geisler, Minha Carta-Resposta a Werther, descreve como ela ainda adolescente, tomou contato com a narrativa e qual foi sua reação. Uma experiência parecida com a minha e talvez com a sua, contudo mesmo que não haja qualquer semelhança, a maneira franca e descontraída a escritora apresenta, irá conquistá-lo.

Enfim, com Prefácio de Pedro Pacífico, delicadas ilustrações L. M. Melite, além de projeto gráfico, capa e diagramação a cargo de Alles Blau, essa é mais uma edição primorosa da Antofágica. Sem dúvida, um dos melhores lançamentos desse final de ano, ideal para compor sua biblioteca e ou presentear. ? ? ??
comentários(0)comente



Marilack 09/12/2021

Já era pra ter lido
Tenho vontade de ler este livro desde que fiz o ensino médio e a professora de literatura indicou para leitura quando falou do período romântico da literatura. Não o li na época por não ter tido mais interesse, estava focada nas leituras juvenis ?. Eu tenho quase certeza que eu teria gostado como gostei agora, mas gostei de ter lido agora, quando eu pude entender melhor a história.
Mais um para a minha indicação de leituras rápidas. Ouvi o áudio livro no Spotify, mas creio que, mesmo lendo, é um livro rápido, por ter menos que 200 páginas na maioria das edições.
comentários(0)comente



Fulana Leitora 23/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins no blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/11/resenha-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html
Como descrever esse livro? Só o que me vem à cabeça é: Tocante!

Werther é um jovem vivaz e intenso, cheio de complexidades e paixões. Ah, as paixões de Werther. É o que move seu mundo, a complexidade do ser, suas dúvidas e anseios. Werther procura, incessantemente, por sentido. O sentido da vida, do ser, do existir, do amar. Tudo, por mais banal e simplório que seja, para ele, é um mistério. Ele busca um “algo a mais” em qualquer palavra, ato ou gesto.

“São ilusões o que nos faz felizes?”

Ao ler eu não pude deixar de comparar Werther a uma criança. Sabe aquela fase, por volta dos 5 anos, que a criança quer um “por que” para tudo? Esse é o Werther. Para ele nada simplesmente é, tudo tem um motivo e um propósito, e ele tenta desvendar esses mistérios.
Seu amor por Carlota, tão puro e verdadeiro, é de fazer inveja em qualquer mulher que sonha em ser amada. Werther coloca Carlota em um pedestal e a idolatra. Mas, tal sentimento não pode ser correspondido, pois Carlota está comprometida.

Durante a leitura acompanhamos as numerosas cartas de Werther ao seu grande amigo e confidente, Guilherme. Cartas nas quais ele derrama todo o seu ser e seu martírio, todo seu amor por Carlota que é sua fonte de alegria e tormento. No final só posso dizer que Werther procura por seu sofrimento. Não por querer, mas por que é assim que ele é. Sua mania de procurar sentido em tudo é o que acaba com o sentido de sua vida.
Não vou me atrever a falar sobre o final, tem coisas que nem todas as palavras do mundo podem expressar. Só digo que chorei e chorei e chorei e chorei.
Leia, sinta a intensidade de Werther, e partilhe de seus sofrimentos. Seja, por algumas horas, seu ombro amigo e escute suas lamúrias. Você irá se surpreender.

"A vida humana não passa de um sonho."
comentários(0)comente



Sassenach 19/01/2021

"Aqui, então, a questão não é saber se alguém é fraco ou forte, mas se consegue aguentar a medida de seu sofrimento, seja ele moral ou físico."
comentários(0)comente



1527 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR