Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Carlos.Junior 09/05/2024

1/10
Em "Os sofrimentos do jovem Werther" tem a grande chance de ser o livro mais desgostoso que eu já li nesse ano. Nessa epistolar e emblematica obra escrita, em 1774, pelo poeta alemão Johann Wolfgang Goethe temos a apresentação do que seria o conteudo na maioria de seu escritos e o que culminou na rapida e determinante alavanca que o levou ao sucesso: O drama em sua mais pura melancolia e desamparo.

Goethe escreve muitissimo bem, sua ordem cronologica narrativa é uma coluna na arte da literatura mundial e serviu e serve de inspirações para outros tantos, a questão de desgosto aqui é sobre o protagonista e suas descissoes manifestadas em sua vida. Werther é um homem mimado, brocha e sem espirito de corpo nenhum que desiste sem pensar duas vezes de um emprego público bem comissionado, pois não teve amor jovial não correspondido por uma jovem de seu convivio. Entristecido e descpcionado com a vida devido a isso, ele comete suicidio. Eu fiquei transtornado com o livro e o decorrer da historia, somando ao fato que o amor que ele sentir era um relacionamento adolecente piora toda a carga de dramaticidade que a trama tenta compor. Sério, terminar o livro foi um martirio, é como ler o diario de um pía de 20 anos sustentado pela mãe que recusou um emprego bom em uma firma multinacional porque tava de coração partido e tristinha com a vida depois de um fora de uma menina de 15 anos que está no ensino médio ainda.

Curiosidade: Há documentos historicos e artigos cientificos que comprovam e relacionam a alta taxa de suicidio da época com a publicação deste livro. Possivelmente, temos nessa aí a ideia inicial da não revelação ou publicação de qualquer noticias ou dados relacionados ao ato, para que o tal não aumento de forma desenfreada. Não achei nenhum artigo ou publicação academica que possa comprovar meu proximo ponto, mas acredito de maneira séria que essa reverberação literaria possa ter influenciado o pensamento do direito positivo alemão antigo, o que por via de regra está correlacionado a norma e vissão juridica do fato no
Brasil correlacionamente.

É tipo aquela historia do bater de assas de uma borboleta na Australia cria um furacão em Los Angeles.

Tierry 08/05/2024

Werther.
Não há formas de falar deste livro, sem falar da mistura de sentimentos e o misto de emoções e reflexões que o mesmo, trás ao leitor. A forma que o autor vai trazer o livro, dividido e desenvolvido em formas de cartas, vai dar ao ouvinte uma sensação de estar participando de forma ativa da narrativa, sendo introduzido ao desenvolver da história de uma forma leve e emocionante.
Os conflitos internos de um indivíduo e os questionamentos psicológicos vão ser trabalhados ao longo dos textos. Nosso protagonista "werther", vai passar por sérios conflitos internos, paralelamente, sobre uma série de reflexões sobre o verdadeiro motivo pelo qual devemos ou não viver.
Temas como: ansiedade, depressão, o meio externo influenciando de forma direta nossa forma de agir ,assim como, a depressão, serão "objetos" trabalhados e discorridos ao longo da trajetória do nosso personagem, bem como, ao desenvolver da própria narrativa..
O misto de coisas(emoções)que a temática do livro vai trabalhar, vai fazer com que o leitor se envolva na história e reflita sobre coisas no nosso cotidiano que não paramos para analisar diariamente. Emocionando e cativando o leitor a todo momento.

cult1 06/05/2024

De primavera a inverno
Esse livro é incrível, se você for melancólico o suficiente pra saber apreciar.
Esse livro é realista, se você já sofreu uma desilusão amorosa.
Esse livro é emocionante, se você for alguém sensível.
Esse livro é um relato verídico, se você já sofreu por amor.
É um dos meus clássicos favoritos e foi o marco para o início da era romântica na literatura. É caracterizado por intensas sensações porque o protagonista vive tudo de forma bem extrema durante toda a narrativa.
Ele está feliz demais e contente por conhecer uma mulher linda e que ele ama (primavera). E depois ele fica triste e depressivo porque essa mulher nunca poderá ser sua (inverno).
O leitor fica realmente chocado de descobrir que o escritor se baseou na própria história. Depois de ler, percebo que não poderia ser difetente, até porque se essas emoções foram passadas de forma tão sensacional e habilidosa, Goethe (autor) precisaria pelo menos ter noção do sofrimento vivenciado por Wherter.
É um livro maravilhoso e que era literalmente a sensação na época em que foi publicado. Não é atoa.

?Se gostou, tenho um instagram de livros e filmes @ocultpop??
Leonardo.s.lopes 06/05/2024minha estante
Amei esse livro ??

cult1 06/05/2024minha estante
Amei demais esse livro! Se quiser ler mais resenhas pode me seguir aqui e no meu instagram pra mais comentários de livros como esse ?

Wellington.Pimente 06/05/2024

Um clássico!
A obra "Os sofrimentos do jovem Werther" de Goethe tem uma escrita fluída com beleza e sensibilidade, utilizando de uma linguagem poética e emotiva, cativa nossa atenção no decorrer da leitura, ao transmitir de forma intensa as emoções do protagonista, explorando os sentimentos do jovem Werther de forma profunda e bem realista e fazendo-nos mergulhar nas suas emoções, nos seus sentimentos conflitantes e com o qual identifiquemos e emocionamos com as suas experiências.

Obviamente, é uma obra que requer cuidados para quem necessita atenção com os gatilhos mentais, pois ela romantiza a tristeza e o suicídio, o que poderia levar pessoas a determinadas imitações ao se indentificar com o personagem e adotar comportamentos autodestrutivos. O pensamento excessivamente pessimista e deprimente é muito exagerado e desequilibrado, levando a uma visão negativa da vida e do mundo.

Como a obra foi lançada no século XVIII, percebemos que a história é contada principalmente do ponto de vista masculino, limitando a voz da personagem feminina. A bela Lotte, por exemplo, é vista principalmente como objeto de desejo e sofrimento de Werther, em vez de ser desenvolvida como uma personagem complexa por si só.

Eu gostei do livro, que mesmo lançado em 1774, os temas abordados como o amor não correspondido, a melancolia e o conflito entre razão e emoção, são universais e atemporais. Isso faz com que a história seja relevante e tocante mesmo após tantos anos de seu lançamento.

Karlesy 03/05/2024

Arrebatada!
Amo quando retiro clássicos da estante e termino essas maravilhas com a frase: é, não é à toa que um clássico é sempre um clássico ?
Em 1774, Goethe mergulha em uma narrativa autobiográfica sobre as dores do amor impossível. A experiência de ter o coração partido em uma época de vida que o jovem ainda não está bem equipado emocionalmente pra dar conta da frustração. Acompanhamos por pouco mais de um ano, a jornada de um jovem e a luta contra afetos intensos e confusos
Este também é um livro que narra o processo de desmonte da saúde mental, a presença de conflitos existenciais, assim como a denúncia de hipocrisias do comportamento humano habitual. Sofri, refleti e me emocionei ao me despedir de Werther. Não tive outra escolha, a não ser aceitar a decisão desse jovem sonhador em viver seu grande amor em outra vida, talvez! ?
"Se você me perguntar como são as pessoas daqui, só o que posso te responder é: como em qualquer outro lugar. O ser humano tem mesmo algo de uniforme. A maioria das pessoas passa grande parte de seu tempo se esforçando para viver, e o pouco tempo de liberdade que lhes sobra causa tamanha angústia que elas fazem de tudo para se livrar dele. Oh, destinação humana."
O típico livro: me destruiu, 5 estrelas! ?
Dani 09/05/2024minha estante
Eu tenho uma história com esse livro, rs.
Eu li quando eu tinha uns 19 anos, via biblioteca, e gostei muito, na ocasião panfletei pro meu namorado, fazendo a maior propaganda. Pouco depois disso nós terminamos e foi um grande filme de terror a separação, caso de polícia até :-( passado algumas semanas de quando tudo se acalmou eu recebi esse livro de presente dele com uma dedicatória tristíssima.
Não consegui guardar o livro, ele foi doado,

João Paulo CP28 02/05/2024

O suicídio construído a partir de um romance impossível
"Ah! meu caro, se o esforço já significa fortaleza, por que a exaltação há de ser fraqueza ?"

Goethe propõe uma interessante discussão que remete ao princípio do romantismo no século XVIII. Em meio ao crescimento de ideias burguesas advindas do humanismo e do renascimento cultural, produções ultrarromânticas passaram a discutir distintos aspectos dos sentimentos humanos.

Nesta obra, Werther questiona como o seu sofrimento "espiritual" não é visto tal qual uma enfermidade física, que demanda cuidados e, se não tratada, pode não ser suportável e levar às mais sombrias consequências.

Tal qual é dito no livro, homens serenos e pacatos pouco compreendem o estado do desaventurado. A personagem questiona, nesse sentido, se seria aceitável pedir para uma pessoa que sofre de uma grave doença, esperar, resignadamente, os sintomas passarem, da mesma forma que comumente se faz o mesmo pedido para alguém que sofre por amor.

Todavia, não se tem uma discussão sobre a valorização da saúde mental para a garantia de um bem-estar íntegro do indivíduo, consciente dos possíveis danos psicossociais intrínsecos à convivência humana. Do contrário, aqui a racionalidade é negada e tem-se uma verdadeira ode ao sentimentalismo e às vontades individuais, fato este que explica a influência da obra para os jovens da época.

À parte disso tudo, a obra conta, em seu início, com exemplos e passagens românticas que despertam bons e aconchegantes sentimentos, dos quais lembranças e suspiros são dificilmente evitados.

riskkai 01/05/2024

Eu ainda nao acredito no final. Eu simplesmente estou sem reação, um dos melhores livros q li esse ano.

Clarissa130 01/05/2024

?É certo que nada no mundo torna o homem mais necessário do que o amor?

Tinha curiosidade por esse livro desde os tempos de ensino médio, quando ouvi falar pela primeira vez sobre o ?Efeito Werther?, fenômeno que relaciona o surgimento de comportamento suicida com relatos de suicídio veiculados pela mídia. De tanto comentar sobre o efeito, senti a necessidade de conhecer o polêmico personagem cujo suicídio acabou sendo replicado por inúmeros jovens da época.

Werther é um personagem muito bem construído do ponto de vista psicológico. Durante a leitura, conseguimos identificar aspectos de instabilidade emocional marcante, sua idealização amorosa e, na medida da impossibilidade da realização amorosa, identificamos traços melancólicos que sinalizam a trágica ideação e o destino do personagem.

Com a leitura do posfácio da edição, fica claro que Goethe modificou características do livro e atenuou alguns pontos da história após a onda de suicídio associada ao personagem. Apesar desses ajustes, a história criada no século XVIII segue seu papel marcante na literatura, com trechos brilhantes sobre autoconhecimento, paixão e adoecimento psíquico.

Muito bom!

Mariana113 29/04/2024

Linguagem de amor: existir
Comecei a ler este livro por indicação de um menino que eu gostava, e não esperava realmente me interessar pela história quando folheei pela primeira vez. Com Werther, tive alguns momentos de reflexões sobre a paixão tanto pela vida, si mesmo ou alguém pra admirar. Estar apaixonado, quando penso no protagonista é uma linha tênue entre os sentimentos de amor, alegria e angústia como divisores de água na vida do ser humano. De certo modo, me vejo parecida com o personagem, crio muitas coisas por trás de lentes cor de rosa e falta percepção lógica. Mas toda pessoa apaixonada é abobalhada pelo ser amado.

Hilton 29/04/2024

O livro nos mostra as correspondências entre um jovem que se deixa levar pelas emoções, Werther, e seu destinatário, que pouco sabemos sobre. Werther nos apresenta muito bem o raciocínio de um típico romântico vivendo apenas por uma mulher, isso de forma autêntica. Essa autenticidade criou uma empatia entre eu e ele, e me deixou arrasado ao observar seu declínio.

Marcela 28/04/2024

O valor de um bom livro
Finalmente li esse livro, que há tantos anos eu queria! Primeiro que leio do Goethe e causou excelente impressão. A gente acaba lendo muita porcaria hoje em dia, e quando lemos um livro bem escrito, com história que envolve, que faz refletir sobre muitos assuntos e depois queremos procurar sobre o contexto, isso deve ser valorizado.

Bianca 25/04/2024

Os Sofrimentos do Jovem Werther
A história me prendeu bastante, sou muito fã de histórias escritas em cartas e gostei muito da forma como o escritor conseguiu transmitir toda a angústia do personagem para elas.
Achei o livro bem deprimente, mas isso não é ruim pois esse era exatamente o objetivo do livro.
Se tem algo que eu não gostei, foi a leitura que o Werther faz da tradução de um trecho de dos cantos de Ossian, porque mesmo entendendo o propósito dessa parte existir, senti que meio que quebrou o ritmo da narrativa.
No geral achei um livro bom, que vale a pena a leitura

miguelsousa_ 23/04/2024

Facada no coração
Acabei de ler e me pegou bonito.
que werther já era um cara nitidamente afetado (alguns de seus traumas são comentados no livro) que conheceu a Charlotte e infelizmente aconteceu o que aconteceu
na nossa vida estamos sujeitos a isso tudo, infelizmente nosso amigo werther não teve o melhor final, isso porque ele era um cara intenso e que depositava tudo nos seus amores e paixões.
quando isso foi transferido pra charlotte e depois ele perceber que não tinha chance, tudo desmoronou pra ele, nada fazia mais sentido. ele tentou voltar pra cidade natal, mas nada resolvia. e o final não podia ser outro, espero que em outra vida ele tenha a oportunidade de amar alguém que ame ele na mesma intensidade (e que não seja comprometida).

talvez devêssemos viver a nossa vida menos intensamente, não precisamos colocar 100% de nossa energia em tudo, porque, como aconteceu com o jovem, tudo pode ser esgotado rapidamente e quando esgota, a queda é feia.

doctorchemicalx 23/04/2024

Me identifico muito com o werther devo me preocupar?
Brincadeiras a parte eu amei esse livro, sou apaixonada por romantismo e genuinamente me identificava com muitas das reflexões morais do werther (obviamente menos a parte dele ??

olívia 23/04/2024minha estante
werther vítima e lotte errada?oi?