Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Lili 19/05/2024

Leitura atual...
Eu fico impressionada como um livro clássico pode trazer tantos conceitos e temas atuais, como a depressão, obsessão, as divergências e seus desconfortos sociais...
Werther é um personagem muito emotivo, indo em direção inversa da racionalidade; cansado do mundo que preza tantas insignificâncias.
Eu fiquei reflexiva...
Recomendo!

daniela!! 19/05/2024

"Tenho tanto, mas isso nada vale sem ela."
Os sofrimentos do jovem Werther é um livro bem profundo. Os personagens são meio problemáticos e a história é doentia, mas a leitura é (estranhamente?) muito agradável.
Acho que essa coisa do romântico de enxergar o mundo de maneira tão sensível e peculiar torna tudo tão interessante, até quando a história está mais parada, ela tem beleza.
Gostei do modelo epistolar do livro, é bem dinâmico, e possibilita que o Werther possa se apresentar de maneira bem íntima ao leitor.
Vou deixar aqui embaixo alguns trechos que eu gostei:

"Você nunca há de ter visto nada tão desigual e tão instável como este coração." -> verdade

"Como fico contente em saber que meu coração é capaz de sentir as formas mais simples e inocentes de alegria."

"(...) comecei a compreender que toda pessoa fora do comum, que todo mundo que fez algo grandioso, algo que parecia impossível de ser realizado, desde sempre foi tachado de ébrio ou de louco."

"Uma coisa é certa: não há nada neste mundo que se faça mais necessário ao ser humano do que o amor."

Tem muuuitas outras partes legais do livro, mas aí vcs vão ter que ler para ver porque eu não tenho a paciência necessária para escrever aqui. Recomendo demaiss!! ;)

Jubs 18/05/2024

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um ótimo exemplo de como o narrador influencia a forma que os leitores vêem todo o universo daquele livro. Tipo, enquanto nós temos apenas as cartas do Werther para nos guiar, nós percebemos as pessoas e as interações que estes têm entre si, pela perspectiva dele.

Porém, quando um editor assume a narrativa, lá pelos dias finais do Werther, este fala que muitas das percepções escritas e descritas pelo Werther em suas cartas divergem das opiniões e percepções dos outros elementos da história.

Assim, podemos ver não só como a narrativa influencia a opinião do leitor, mas também entender um pouco mais sobre o protagonista.

De maneira geral, é um livro bastante interessante de ler, mas eu não simpatizei muito com o Werther e as ideias dele. Algumas, até que sim. Eu também gosto mais de crianças do que de adultos, já que os adultos não me perguntam qual é meu personagem favorito do Naruto ou que super-poder eu teria se pudesse escolher qualquer um...

Mas fora isso, as opiniões do Werther estão alinhadas com a época na qual ele viveu e a classe social na qual estava inserido.

Bruno Araújo 18/05/2024

O TRÁGICO ROMÂNTICO
Muito provavelmente “Os sofrimentos do jovem Werther” é a minha primeira leitura na UnB quando cursei Letras, e mais especificamente durante a disciplina de Romantismo. Lembro que era calouro de quase tudo e até aquele momento nunca tinha ouvido falar de Goethe e muito menos de sua importância para a literatura. Agora, quase dez anos depois, percebendo a mim mesmo como um leitor bem mais amadurecido, faço a releitura de “Os sofrimentos do jovem Werther” e já digo que foi uma experiência única pois fiz descobertas que antes passaram despercebidas.

“Os sofrimentos do jovem Werther” é um romance epistolar considerado a obra inaugural do Romantismo na Alemanha. Werther, o protagonista da obra, ressoa em Goethe como um sujeito melancólico dado às profundidades e aos seus efeitos nas almas dos homens. Indivíduos banais acorrentados às superficialidades das coisas e dos assuntos não o agradam e acabam por trazer-lhe tédio. Dessa maneira, Werther julga desprezar frequentemente na narrativa figuras pertencentes em geral à alta elite durante os bailes aristocráticos que em seu ponto de vista são medíocres por não portarem nenhuma característica do belo e muito menos do sublime.

Lotte surge no romance de Goethe como razão para o amor avassalador que irrompe em Werther. A personagem desperta a atenção do protagonista justamente por ela ser capaz de sensibilizar-se de modo semelhante com as tragédias, com o temor, e com a modéstia da vida, mas com bastante racionalidade, firmeza e probidade.

A tragédia se alastra em “Os sofrimentos do jovem Werther” quando a morte cruel e implacável impera deliberadamente sobre o protagonista. As descrições que Goethe tece nos momentos finais do texto são terríveis e fatais. Nos solidarizamos e nos compadecemos involuntariamente de sua dor e, consequentemente, da sua morte que se prolonga em uma inquestionável tortura.

site: https://www.instagram.com/mrandmrjones/

Marta 18/05/2024

Werher
O sofrimento do amor impossível. Sentimentos profundos de um amor impossível, wntre um jovem e uma mulher casada.
Kelly.Jesus 18/05/2024minha estante
Simplesmente amo esse livro! ?

Joaquim 16/05/2024

Procurei várias resenhas desta obra antes de lê-la, todas que encontrei foram muito positivas e cativantes.
Porém, este não foi um livro que me prendeu de um bom modo. Achei a narrativa muito sincera, mas na edição em que o li, algumas coisas ficaram extremamente avulsas e não puderam ser compreendidas por mim.
Por ser um clássico com uma temática interessante pensei que teceria elogios a ele, mas não foi o que ocorreu.

helenabonamigo 16/05/2024

Esse eu penei para ler. Não pela escrita, mas pelo tema. Quem tem ou já teve depressão sente muito próxima angústia do narrador, as oscilações de humor, a tristeza e o vazio.

É um livro bem gráfico e não o recomendo, mas entendo sua importância para a literatura.

luana1648 15/05/2024

A leitura só não fluiu tanto porque eu não era acostumada com livros clássicos assim, mas é uma história ótima.

Maria12029 14/05/2024

"E não há alegria mais verdadeira e cálida neste mundo do que ver uma grande alma que se abre inteira para nós."

Melancólico, romântico... Tantas reflexões esse livro me fez ter, para os intensos que já sofreram desilusões amorosas a identificação com o werther é gigantesca, a forma como ele descreve seus sentimentos... É tudo TÃO palpável, de verdade um dos meus livros favoritos da vida.

rcssa 14/05/2024

Werther é fruto de seu tempo!
Werther é um jovem intenso e de alma pesada. Suas diversas referências literárias demonstram como ele pensava o que era o amor e o qual significado de morrer por amor. Apesar de ser sempre injusto revisitar o passado com os olhos do presente, não me parece que é a história sobre um romance não correspondido, mas sobre como Werther, ao se encantar por uma jovem comprometida, está disposto a interpretar qualquer sinal de afeto dela como uma correspondência ao seu declarado amor. Mesmo com todas as investidas - que ficam mais efusivas à medida que o livro avança - Carlota se mantém fiel.
Me encanta todas as descrições detalhadas do tempo e da natureza, as diversas referências literárias e as passagens que nosso jovem declara seu amor.
Não é um livro que se devore, mas se aprecie com calma e coração aberto a uma escritura filha de seu próprio tempo.

Jaque 11/05/2024

Foi uma boa leitura
Apesar de ser uma boa leitura, não embriagou os meus sentidos como eu achei que iria acontecer.

A obra é bem escrita e tem uma estética poética incrível, mas não me arrebatou avassaladoramente, indico que vcs leiam e tirem as próprias conclusões.
Erick457 12/05/2024minha estante
Tive essa impressão com esse livro, na verdade eu não comprei muito o drama todo do Werther não. Acho que o romantismo de Álvares de Azevedo me cativa mais.

Jaque 14/05/2024minha estante
Exatamente, não basta ser bem escrito e poético, o ele de ligação com o Werther foi inexistente, ele fez o que fez e no fundo eu nem me importei.

Jaque 14/05/2024minha estante
Elo*

ariranha 11/05/2024

Lindo, tocante e reflexo da minha cabeça
Quando comecei a ler o livro,minhas lágrimas já começaram a escorrer pelo meu rosto. Eu não estava bem na época que o estava lendo, por conta disso ele me pegou mais forte ainda. Lemos diversas cartas que o jovem escreve para seu amigo (não me lembro se é um parente), através da escrita do protagonista vamos descobrindo suas angústias mais profundas.
Sei que minha resenha não está tão profundo, porém talvez irei refaze-la algum dia. Este livro merece muito mais que minhas palavras.
Chorei horrores, amei e recomendo a leitura.

Carlos.Junior 09/05/2024

1/10
Em "Os sofrimentos do jovem Werther" tem a grande chance de ser o livro mais desgostoso que eu já li nesse ano. Nessa epistolar e emblematica obra escrita, em 1774, pelo poeta alemão Johann Wolfgang Goethe temos a apresentação do que seria o conteudo na maioria de seu escritos e o que culminou na rapida e determinante alavanca que o levou ao sucesso: O drama em sua mais pura melancolia e desamparo.

Goethe escreve muitissimo bem, sua ordem cronologica narrativa é uma coluna na arte da literatura mundial e serviu e serve de inspirações para outros tantos, a questão de desgosto aqui é sobre o protagonista e suas descissoes manifestadas em sua vida. Werther é um homem mimado, brocha e sem espirito de corpo nenhum que desiste sem pensar duas vezes de um emprego público bem comissionado, pois não teve amor jovial não correspondido por uma jovem de seu convivio. Entristecido e descpcionado com a vida devido a isso, ele comete suicidio. Eu fiquei transtornado com o livro e o decorrer da historia, somando ao fato que o amor que ele sentir era um relacionamento adolecente piora toda a carga de dramaticidade que a trama tenta compor. Sério, terminar o livro foi um martirio, é como ler o diario de um pía de 20 anos sustentado pela mãe que recusou um emprego bom em uma firma multinacional porque tava de coração partido e tristinha com a vida depois de um fora de uma menina de 15 anos que está no ensino médio ainda.

Curiosidade: Há documentos historicos e artigos cientificos que comprovam e relacionam a alta taxa de suicidio da época com a publicação deste livro. Possivelmente, temos nessa aí a ideia inicial da não revelação ou publicação de qualquer noticias ou dados relacionados ao ato, para que o tal não aumento de forma desenfreada. Não achei nenhum artigo ou publicação academica que possa comprovar meu proximo ponto, mas acredito de maneira séria que essa reverberação literaria possa ter influenciado o pensamento do direito positivo alemão antigo, o que por via de regra está correlacionado a norma e vissão juridica do fato no
Brasil correlacionamente.

É tipo aquela historia do bater de assas de uma borboleta na Australia cria um furacão em Los Angeles.
Erick457 12/05/2024minha estante
Exatamente! Achei o Werther um desocupado, mimado e broxante.

Tierry 08/05/2024

Werther.
Não há formas de falar deste livro, sem falar da mistura de sentimentos e o misto de emoções e reflexões que o mesmo, trás ao leitor. A forma que o autor vai trazer o livro, dividido e desenvolvido em formas de cartas, vai dar ao ouvinte uma sensação de estar participando de forma ativa da narrativa, sendo introduzido ao desenvolver da história de uma forma leve e emocionante.
Os conflitos internos de um indivíduo e os questionamentos psicológicos vão ser trabalhados ao longo dos textos. Nosso protagonista "werther", vai passar por sérios conflitos internos, paralelamente, sobre uma série de reflexões sobre o verdadeiro motivo pelo qual devemos ou não viver.
Temas como: ansiedade, depressão, o meio externo influenciando de forma direta nossa forma de agir ,assim como, a depressão, serão "objetos" trabalhados e discorridos ao longo da trajetória do nosso personagem, bem como, ao desenvolver da própria narrativa..
O misto de coisas(emoções)que a temática do livro vai trabalhar, vai fazer com que o leitor se envolva na história e reflita sobre coisas no nosso cotidiano que não paramos para analisar diariamente. Emocionando e cativando o leitor a todo momento.

cult1 06/05/2024

De primavera a inverno
Esse livro é incrível, se você for melancólico o suficiente pra saber apreciar.
Esse livro é realista, se você já sofreu uma desilusão amorosa.
Esse livro é emocionante, se você for alguém sensível.
Esse livro é um relato verídico, se você já sofreu por amor.
É um dos meus clássicos favoritos e foi o marco para o início da era romântica na literatura. É caracterizado por intensas sensações porque o protagonista vive tudo de forma bem extrema durante toda a narrativa.
Ele está feliz demais e contente por conhecer uma mulher linda e que ele ama (primavera). E depois ele fica triste e depressivo porque essa mulher nunca poderá ser sua (inverno).
O leitor fica realmente chocado de descobrir que o escritor se baseou na própria história. Depois de ler, percebo que não poderia ser difetente, até porque se essas emoções foram passadas de forma tão sensacional e habilidosa, Goethe (autor) precisaria pelo menos ter noção do sofrimento vivenciado por Wherter.
É um livro maravilhoso e que era literalmente a sensação na época em que foi publicado. Não é atoa.

?Se gostou, tenho um instagram de livros e filmes @ocultpop??
Leonardo.s.lopes 06/05/2024minha estante
Amei esse livro ??

cult1 06/05/2024minha estante
Amei demais esse livro! Se quiser ler mais resenhas pode me seguir aqui e no meu instagram pra mais comentários de livros como esse ?