Correr ou Morrer

Correr ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

Iorany 07/05/2024

Como escapar de um labirinto
Como uma pessoa que ama os filmes, fiquei muito curiosa e decidi ler os livros, e foi uma ótima decisão!
A maioria das coisas que acontecem são diferentes dos filmes, o que traz novidades para a história, uma outra perspectiva e sensações.
A escrita foi equivalente a história, muito boa, não tive dificuldade de entender e acabou sendo algo legal. Demora para acontecer algumas coisas, mas o que não é ruim, por que o livro tem que ser assim, para entendemos as coisas.
Os personagens são incríveis, já tenho os meus favoritos e a que eu odeio (Tereza).
Mas conhecer a história quase que do zero, foi incrível, já comecei a ler o segundo e eu amo esse universo de todas as formas.
Recomendo a leitura!
4,5 ?

JuJoura 07/05/2024

Uma leitura super animada
Tava super empolgada para ler esse livro, pois lembrava muito pouco do filme, mas achava legal a temática. Alemão de que é um dos grandes nomes da literatura dos anos 2000.

Antes mesmo de sermos apresentados ao mundo, somos apresentados ao personagem primeiro, que eu acho que é Thomas, de início eu me simpatizei com ele, mas em alguns capítulos ele fica insuportável, parece uma criança mimada, não sei como ninguém deu um soco nele. Mas com os meninos da clareira a simpatia foi bem mais forte, Newt e Chuck tem meu coração, super divertido. Os que são para odiar, a gente odeia, e o que são mistos dividem a nossa mente.

Sobre a escrita do autor, que agora eu não lembro o nome, ela se mantém constante em todo o livro. Para que a gente tenha a mesma sensação de Thomas e ache que já estamos na clareira já tem muito tempo, o autor se dedica em escrever os pensamentos de Thomas, o que faz algumas situações ficarem mais longas, e parecer que aconteceu um milhão de coisas, quando aconteceu poucas. Eu quando percebi achei uma tática genial, mas que paga o final, a gente sai pulando os pensamentos de Thomas para ver o que os personagens vão falar.

No fundo, gostei de tudo que aconteceu no livro, nada parece muito louco ou preparado para dar merda, pois o autor quis. Acho que meu único problema com o livro em todo é a puta inteligência que põem em alguns e depois tacar que todos são "gênios".

nicoli 06/05/2024

Maze Runner: Correr ou Morrer
Fazia tempo que eu não lia um livro tão bom assim do zero, nem esperava que existisse algum ainda? Além de te prender do começo ao fim, ele te deixa com a ansia de quero mais. Que livro bom na moral!
A forma como tudo é traçado e o ódio que você sente tentando entender junto com o protagonista as coisas que estão na ponta da língua, é incrível! Queria poder ter a chance de reler e sentir isso como se fosse a primeira vez de novo.
A construção dos personagens, a historia, as reviravoltas, tudo incrível e perfeito, jamais existirá igual!

Helena363 06/05/2024

Surpresa...
Eu amei, o que surpreende o total de zero pessoas, amei o filme e amei ainda mais o livro. Só reforçou a minha paixonite pelo Minho e por toda a estória. O livro traz, obviamente, uma versão mais abrangente e bem detalhada, a adaptação por melhor que tenha sido ainda é bem crua em comparação aos livros, muitos detalhes e informações foram cortados, o que deixou as informações sobre o labirinto nos filmes muito vago. Porém, indico muito ler, tem ação, tem enigma e tem muitas falas icônicas(hauhauahaua), uma ótima leitura. Recomendo superr.

Nicolas 05/05/2024

Finalmente!!!
Tava com esse livro na minha lista faz MUITO tempo, já tinha visto o filme e tava curioso pra saber como era o livro. Tinha boas expectativas e sei lá, é um livro bom mas não posso dizer que gostei tanto assim, a escrita é boa, mas o personagem principal (Thomas) é bem chatinho, de começo o livro é bem maçante e irritante, não tava conseguindo engolir os personagens, mas logo fui vendo o desenvolvimento do livro e fui gostando de alguns. O livro tem arcos melhores que o filme e bem mais ação, o jeito que as coisas acontecem também são mais interessantes. Enfim, eu gostei, é um livro bom.
(Aiai essa Teresa?)

Rodrigo1185 05/05/2024

Maze Runner: Correr ou Morrer
?Maze Runner: Correr ou Morrer? é o romance de estreia da saga desenvolvida pelo escritor James Dashner, um livro cativante com abordagem simples e enredo complexo (bastante genial, eu diria).

A obra traz a história dos Clareanos, garotos que se encontram presos em um labirinto misterioso sem uma saída aparente, até que em um dia a vida dos garotos se torna um pesadelo com a chegada do mais novo Fedelho e protagonista dessa história, Thomas. Com a sua chegada o desafio final é desencadeado e todos precisam lidar com as mais diversas dificuldades para sair do infame labirinto.

Com personagens bem desenvolvidos e um suspense cativante, mas um início lento, a obra de Dashner ganha um lugar especial em meu coração, uma distopia bem escrita que vale a pena cada segundo de leitura.

Gabriel2430 04/05/2024

Maze Runner: Correr ou Morrer
"Maze Runner: Correr ou Morrer" é o primeiro livro da série escrita por James Dashner. A narrativa segue Thomas, que acorda sem memória em um lugar chamado Clareira, cercado por um labirinto habitado por criaturas mortais. O livro apresenta uma escrita fluida e uma tradução de qualidade, proporcionando uma experiência envolvente. Embora alguns detalhes possam não ter agradado completamente, a trama cativante e o universo intrigante compensam, me mantendo como leitor imerso na história até o fim.

Camilla 02/05/2024

Maze runner: correr ou morrer
QUE LIVRO! Esse livro é perfeito! Eu fiquei obcecada e mal posso esperar para ler o próximo!! A história é muito bem contada, tudo tem explicação, tem sentido e as personagens são maravilhosas!!
(Obs. essa Teresa é meio estranha ou é impressão minha?? Acho q ela ainda vai aprontar alguma?)

Maria16958 02/05/2024

ESSE LIVRO É MARAVILHOSO
INCLUSIVE EU PRECISO DO SEGUNDO LIVRO NA MINHA MESA PRA ONTEMMM
gnt juro é simplesmente incrível
a leitura é fácil e bem rápida
scrr amei muitooo
amo distopia na moral
vou fingir q nn entrei em depressão no final
mas ta td certo né gnt é assim q eu gostooo
amei.

BIU ð 01/05/2024

Muito bom, no começo é confuso e chato, mas depois ele fica muito interessante ao ponto não parar de ler.

davimdiniz_ 01/05/2024

DOIDERAA
Cara, no começo eu tava meio entediado, mas acho que era minha vontade de ler ele q n tava muito grande, pq dps me viciei, e li bem rapidinho, só leiam! ?cruel é bom?

apollowritten 01/05/2024

A popularidade tem motivo.
Eu admito, eu subestimei Maze Runner. Por mais eu que acredite que não seja correto basear sua opinião em presunções, o tipo de pessoa que eu observava vangloriando Maze Runner não era exatamente do gênio cult. Vestígios de cenas da adaptação que consumi ao longo dos anos, pela fruição da internet, me deram uma idéia totalmente destoante do que realmente era o universo. "Impossível ser tão bom assim." Esse pensamento voltou-se contra mim como um bumerangue, atingindo-me no rosto, caçoando de mim como se quisesse dizer "espere para ver".

Hoje deixo minha resenha como um cachorrinho com o rabo preso entre as pernas, profundamente arrependida de ter julgado este livro uma vez sequer.

Nunca um livro me prendera tanto assim, afirmo com honestidade. Já estava ciente de certos acontecimentos decorrentes, visto que como mencionei anteriormente, recebi ???????? sem intenção, é quase impossível escapar destes devido a popularidade da saga. Ainda assim, a inquietação e o desejo por inteirar-se do desenrolar da história é incessante. Me peguei diversas vezes espiando as páginas seguintes de onde me encontrara, procurando algum tipo de amortecedor para a minha curiosidade.

Ocasionalmente fatos previsíveis são apresentados para dar-lhe a falsa sensação de que possuí seus pés no chão, de que estás por dentro de tudo, entretanto és surpreendido quando o tapete abaixo de seus pés - que até então não tinhas nem tomado consciência de que existia - é puxado bruscamente quando alguma reviravolta ocorre.

Foi o primeiro livro que li com uma organização de capítulos pequenos, entretanto achei demasiado interessante e acredito que se adeque a história. Desta forma, o livro não se torna entediante, pois acredito que provoque uma sensação de ?????????. O tamanho não influencia na questão de desenvolvimento, julguei todos bem trabalhados, entretanto é difícil afirmar com certeza, já que possuem no máximo 6 páginas. Aprende-se sobre a visão e opiniões de Thomas, e isso é o que realmente move cada repartição. A escolha do Autor pela estrutura mais simples torna mais fácil a recordação de acontecimentos anteriores e também explorações pela obra.

Eu mesma fiz diversas explorações, retornando algumas páginas para verificar uma referência, procurar por algo que perdi, ou algo que Thomas pudesse ter perdido. Ao longo da leitura, você se torna um escudeiro dele nesse quesito - apesar dele comumente se recordar de informações recebidas precedentemente, nem sempre ele irá refrescar sua memória quanto de onde elas vieram.

Os demais personagens são explorados, sim. Não tanto quanto eu gostaria, contudo acredito que isso deve ter sido deslindado nos dois livros seguintes da trilogia. Toda via, o motivo é claro - estamos acompanhando a narrativa pelos olhos de Thomas, como meros convidados, ou até mesmo intrusos curiosos, tudo o que sabemos sobre eles, é tudo o que Thomas se dá conta.

Algo que me causou um leve desconforto foi a tradução, acredito que poderia ter sido melhor ????????. O tradutor fez um bom trabalho conciliando os termos exclusivos da obra, porém tive a sensação de que o resto fora traduzido pelo Google Tradutor. Como se tivesse sido escaneado, traduzido e então publicado sem que alguém ao mesmo revisasse-o. Outra explicação plausível seria que teriam traduzido palavra por palavra com um dicionário em mãos, sem se importar com coerência. De qualquer forma, é possível encontrar entendimento nas palavras, apenas maçante sem motivo.

Quanto à minha experiência de leitura, eu simplesmente não conseguia tirar meus olhos do papel. Quando alcancei a metade do livro, me prendi tanto que meus sentidos pareceram adormecer-se. Fiquei horas e horas focada sem nem me dar conta da passagem do tempo. Foi realmente uma experiência imersiva surpreendente, tive de reler algumas frases cinco ou seis vezes até que conseguisse processá-las por conta do sono, mas não tive outra escolha - minha mente estava acesa, faminta, se pudesse, teria devorado as palavras. Era impossível dormir até que não houvessem mais páginas para virar. Foi como tomar café tendo insônia, a curiosidade mantendo meus olhos esgazeados, o mesmo que se a cafeína estivesse percorrendo por meus neurônios.

Estou ansiosa para ler a continuação, "Prova de Fogo"! Sinto que não irei me decepcionar. O epílogo presente no final da cópia de "Correr ou morrer" que li foi o bastante para que milhares de teorias surgissem na minha mente. Tenho que calá-las o mais rápido possível, ou seja, talvez logo eu deixe uma nova resenha na continuação. Quem sabe?