Black Hammer (Vol #4)

Resenhas - Black Hammer

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Laryssa.Rabelo 31/05/2021

Final meia boca
O quarto e último quadrinho de Black hammer tinha tudo pra terminar bem, minha expectativa estava lá em cima, porém só foi algo totalmente sem nexo e sem sentido. Me apeguei aos personagens pra no final ser uma porcaria. Dei três estrelas pq as HQs anteriores foram ótimas, infelizmente o desfecho não foi como eu imaginava. :/

Gisele @abducaoliteraria 05/06/2020

Pisquei e já chegamos no final de Black Hammer? Me assustei quando soube que este era o último volume da saga, e um misto de sentimentos tomou conta de mim, empolgação por saber o destino dos personagens e ao mesmo tempo a tristeza de ter que me despedir deles. Apesar de poucas ressalvas, o desfecho foi muito satisfatório e fez a jornada de acompanhá-los valer à pena.

Se você ainda não deu início a essa história, nos despedimos agora. No blog têm resenhas de todos os volumes, então não fique só na vontade. Aos que chegaram até aqui porque também estão curiosos para saber sobre o desfecho do quadrinho, a resenha irá conter alguns spoilers dos volumes anteriores.

No terceiro volume de Black Hammer, descobrimos os segredos que mantinham os ex-heróis presos em um lugar fora dos limites do tempo. Todas os mistérios e estranhezas se concretizaram numa cidade ilusória, criada por Madame Libélula. É claro que os demais personagens não reagiram muito bem a esse segredo e exigiram liberdade para poder enfrentar novamente o antideus. Dessa forma, o quadrinho terminou em um cliffhanger daqueles!

No início deste último volume, tudo estava muito confuso. Eu precisei reler o final do último quadrinho, mas mesmo assim as coisas não faziam sentido. O primeiro fascículo é focado em Coronel Weird, um dos meus personagens favoritos, e sem surpresa ele se mostrou nebuloso, psicodélico e fora da caixinha - tão fora que tivemos uma quebra da quarta parede ali, com histórias dentro de outras histórias.

Depois disso, tivemos um vislumbre dos personagens em uma nova realidade, como se eles fossem pessoas normais e com vidas normais, sem o conhecimento de que eles um dia foram super-heróis. Por esse motivo se deu a minha confusão, porque não entendi o que estava acontecendo. Eles estavam tendo uma nova chance? E o antideus?

Quando soube que este quadrinho encerraria o primeiro arco de Black Hammer, imaginei uma grande batalha épica, uma retaliação por todos os anos que os heróis passaram trancafiados na fazendo. Porém, conhecendo Jeff Lemire e sua série, confesso que me equivoquei. Dessa forma, acredito que Black Hammer poderá agradar e desagradar na mesma proporção. Se você levar em consideração tudo o que foi criado até aqui, como a história sempre focou no desenvolvimento dos personagens e não nos seus feitos heroicos, não se surpreenderá com o anticlímax do final.

Ao meu ver fez todo o sentido e me deixou muito satisfeita com o desfecho, principalmente com o quão fiel o autor se mostrou com seus próprios personagens, porque desde sempre essa foi uma história sobre eles, com o foco na construção e evolução deles.

Entre a quebra da expectativa, um final que me deixou satisfeita e ao mesmo tempo triste por ter que me despedir dos personagens, Black Hammer encerra uma jornada breve, mas que foi muito bem construída. É a primeira série de quadrinhos que finalizo, então toda a junção desses elementos faz dela muito especial para mim. É por isso que recomendo Black Hammer para todo mundo, fãs de quadrinhos e super heróis, que com certeza irão se deliciar com as referências e homenagens que o autor faz à outras histórias, mas indico também aos iniciantes desse universo, porque o quadrinho instiga e não assusta pela quantidade de volumes.

Luiz 02/10/2021

Uma boa resolução
Talvez eu esperasse uma resolução mais épica pra estória. Não me decepcionei, porque não sou um grande fã de finais épicos. Foi um fim sereno pra um quadrinho muito muito bem feito. Esse último volume me parece ter sido uma ode ao trabalho realizado, isso me deixou feliz.

Douglas Lopes 17/05/2021

Bem "marromenos"
O final não é tão espetacular quanto o início e percebo que as pontas abertas nas outras partes foram fechadas sem o cuidado necessário, porém 4 estrelas pelo conjunto da obra como um todo. Só essa parte em sim talvez ganharia menos pois foi a que menos gostei.

Luuma 04/04/2021

No geral gostei bastante, foi meu primeiro contato com quadrinhos desse gênero e não poderia ter sido melhor!

@somaisumparagrafo 06/05/2020

@somaisumparagrafo
Os antigos heróis de Spiral City enfim descobriram o motivo de se verem presos na misteriosa e isolada fazenda por dez anos. A par de todos os acontecimentos, se veem de volta a Spiral City, abalando o equilíbrio do universo e tendo que tomar difíceis decisões a fim de salvar o mundo novamente.

-x-

Enfim a saga Black Hammer chegou ao fim!
E meu coração está destruído por ter que me despedir desses heróis!

- E se ela estiver certa? E se não funcionar? E se realmente morrermos dessa vez?
- Pelo menos morreremos juntos. Não sei você, mas eu não desejaria morrer de outro jeito.

Neste último volume ? que fui lendo a passadinhos de formiguinha para não acabar logo, acompanhamos o retorno dos personagem as suas antigas vidas. E devo dizer que algumas cenas foram dolorosas, outras incomodas e revoltantes, mas todas me comoveram e deixaram meu coração bem apertadinho.

O desfecho dessa série me surpreendeu, mas após refletir sobre ele, vi que era o único caminho a seguir e tiro meu chapéu para a conclusão que Lemire deu aos seus heróis.

Como sempre, vou derramar elogios para a arte dessa linda HQ, na qual contou com a participação de outro ilustrador que trouxe uma homenagem a heróis esquecidos e aqueles que também nunca saíram da imaginação de seus criadores. Um show de homenagem!

Enfim, me despeço de Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Barbalien, Talky-Walky, Madame Libélula e Lucy com um sentimento de orgulho e pertencimento, pois após passar tempos adoráveis conhecendo suas histórias, já os considero como parte de minha família.

Diego Rodrigues 05/04/2021

Nada espetacular, mas um final coerente com a série
Eles foram os heróis de Spiral City: Black Hammer, o campeão das ruas; Abraham Slam, o destruidor do crime; Menina de Ouro, a heroína queridinha da América; Barbalien, o guerreiro de marte; Madame Libélula, a dama do macabro; Coronel Weird, o explorador interestelar; e sua parceira robô, Talky-Walky. Tempos atrás eles uniram forças para enfrentar o terrível Antideus e salvar o mundo da destruição, mas os dias de luta e de glória ficaram para trás. Após derrotarem o vilão, nossos heróis se viram misteriosamente transportados para uma fazenda nos arredores de Rockwood, em um mundo completamente desconhecido. Impedidos de ultrapassar os limites da cidade, os ex-heróis tentaram, dentro do possível, levar uma vida normal enquanto buscavam por respostas: "Por que estamos aqui? Onde é aqui? E como sair desse lugar?" Aos poucos, eles foram se habituando a vida na fazenda, alguns nem tanto, e quando já quase não havia mais esperanças eis que surgiu Lucy, a filha de Black Hammer, e muitas revelações vieram à tona.
Esse é, basicamente, um resumo dos volumes anteriores da série criada pelo canadense Jeff Lemire e desenhada por Dean Ormston. Black Hammer é uma homenagem aos quadrinhos clássicos de super-heróis, mas que não se limita a isso. Traz também muitas referências a cultura pop, trata de temas totalmente humanos e levanta algumas questões bem atuais. Em 2017, foi vencedora do prêmio de melhor série original pelo Eisner Awards e se tornou uma das séries de quadrinhos mais populares e queridinhas da atualidade. Esse, que é o último volume da série, conta com seis fascículos e encerra, de forma decepcionante para muitos, o primeiro arco de Black Hammer (Lemire já avisou que tem maiores planos para esse universo).
Quando digo que a série teve um final decepcionante para muitos me baseio nas duras críticas que Lemire sofreu e, apesar de não concordar com as mesmas, acho que as entendo. O volume anterior trouxe o grande plot twist da série e respondeu a maioria das perguntas que estava na nossa cabeça e na dos nossos heróis. Em relação a ele, pode-se dizer que esse último volume é um anticlímax. Pra quem esperava por um final épico, com uma grande batalha como se costuma ver em histórias de super-herói, a decepção é certa. Mas devemos lembrar que durante toda a saga de Black Hammer o foco de Lemire nunca foi o lado heroico dos personagens, mas sim o lado mais humano. Olhando por esse ângulo, uma obra que tratou de temas como amadurecimento, relacionamento e sexualidade não poderia terminar de outra forma que não intimista. Como fã de Marvel e DC, Jeff Lemire usou e abusou de referências desses dois universos, fez suas homenagens, mas soube manter as rédeas do projeto e entregou um final original e que faz jus a toda a trajetória de Black Hammer até aqui.
Muitos spin-offs surgiram da série, seu universo será expandido e já é certo que Black Hammer ganhará adaptação para TV e cinema (inclusive com o próprio Lemire à frente do projeto). É sucesso que fala, né? Resta aguardar o que vem por aí e torcer para que a editora Intrínseca mantenha o excelente trabalho que vem sendo feito com essa série e traga tudo o que sair referente a esse universo, que a meu ver é bem mais interessante, e com muito mais potencial para ser explorado, do que qualquer outra coisa de super-herói que tem saído por aí.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Blume 15/04/2021

Black Hammer
Uau que final! Eu adorei ler, foram apenas quatro volumes mas foi ótimo. A história, os personagens, tudo muito bem feito, as artes no final da HQ são lindas. Recomendo MUITO.

Matheus.Felipe 23/07/2020

O fim do arco
Black Hammer 4 conclui a série de uma maneira satisfatória e condizente com o tom da narrativa. Com um começo ousado, que desvia o foco da história para uma aventura cheia de metalinguagem e bizarrices, a HQ consegue preparar o leitor para a melancolia e o tom agridoce do final. Ainda que não agrade a todos, eu considero esse final muito sincero pra uma série que sempre subverteu expectativas e soube brincar com o seu público, sem se atrapalhar em embates épicos ou guerras sem fim.
O final é muito mais humano, realista (sim, mesmo sendo sobre super-heróis) e faz de Black Hammer uma das séries de HQs mais ousadas e bem escritas da atualidade.

Fábbio @omeninoquele 23/06/2020

Vou sentir falta dessa história.
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝Esse lugar é tão decadente que dá vontade de sair correndo. Mas não posso. Agora que cheguei até aqui... preciso ir até o final.❞
⠀⠀
Depois que os nossos heróis decadentes foram parar numa fazenda num exílio obrigatório, nos dez anos que se passaram eles foram criando laços com o lugar e já estavam se acostumando quando uma pessoa nova chega na vida deles disposta a desvendar os porquês deles terem ido parar ali e com o andar das coisas eles logo percebem que a fazenda não era o que eles pensavam que era e logo são tirados desse lugar e esquecem tudo o que haviam vivido nesses dez anos, ou antes deles.
⠀⠀
O mundo agora passa de novo por um perigo iminente, quando o poderoso vilão Antideus está pra ressurgir e promete trazer a mesma catástrofe de dez anos atrás quando ele veio à terra e o Black Hammer o destruiu, dando sua vida por isso. Mas agora Lucy só precisa reunir os heróis de novo, porque nessa nova realidade eles não lembram de nada. E ela precisa fazer isso logo pra poder salvar o mundo novamente.
⠀⠀
Mais uma vez eles terão uma difícil escolha a fazer pra poder salvar o mundo das maldades do Antideus, e mesmo que não tenham muito o que escolher, os nossos heróis sabem que não vai ser fácil. Será que confrontar as decisões do passado e reavivá-las é o jeito mais seguro de salvar o futuro?
⠀⠀
Preciso dizer que eu amo a ideia de personagens heróis falhos, ou com atitudes humanas tão comuns aos seres humanos, acho que esse é o grande ponto que difere Black Hammer dos outros quadrinhos, e aqui nesses fascículos nós acompanhamos mais dessa decadência deles e a tentativa de os mesmos se fixarem a algo é uma das coisas que mais gosto nessa história e ver que isso pode ser arrancado deles é meio difícil de acompanhar.
⠀⠀
Apesar de não ter muita coisa nova pra mostrar, eu creio que esse volume trouxe mais informações pra concluir a história desses personagens que a gente já vem acompanhando a algum tempo. Esperava grandes revelações e um pouco mais de ação e não aconteceu, mas ainda sigo bem contente com o rumo que a história tomou e como se concluiu.
⠀⠀
Nem preciso reafirmar o quanto eu recomendo essa história pra todo mundo que gosta de uma boa aventura envolvendo heróis, máquinas, mundos futuristas e muita ação. Fora que é um trabalho do Jeff Lemire, que manda muito bem no que faz e já me surpreendeu algumas vezes.
#BlackHammer #EraDaDestruição #ParteII #JeffLemire #Intrínseca

site: https://www.instagram.com/p/CBwJCqDDCu9/

Ley 20/02/2021

Ah esse final <3
*Pode conter spoiler dos volumes anteriores.

O início deste volume foi um pouco confuso por parecer que estávamos de volta no escuro quando, no volume anterior, havíamos acompanhado descobertas na história. Os personagens ao final do volume anterior se arriscam para chegarem em casa, mesmo que tudo pareça sem rumo.

O que dá a entender, é que eles foram parar em um lugar onde não se lembram de seu passado, ou seu passado nunca existiu para nenhum deles. Parece um pouco confuso, e me senti assim por algumas páginas. Mas nas primeiras páginas temos apenas o capitão Weird em uma situação inusitada.

Por algum motivo explicado somente depois, as primeiras páginas são feitas com um rabisco e traços diferentes do que estamos acostumados. Isso denota uma diferença na história e onde Weird está, parece ser um universo completamente diferente.

Bom, o que descobrimos é algo bem fora do comum e torna a história mais divertida, dramática próxima de imaginarmos como deve ser o processo criativo desses personagens. Há uma missão a ser feita nesta reta final. Os personagens precisam fazer o que for preciso conforme a história avança.

O final desta história não foi nada como eu esperava e me senti em um ciclo. Não posso dar detalhes para evitar spoilers. Porém, se você leu, ou quer ler, tente lembrar disso ao chegar ao final. Foi como uma volta, mesmo que essa volta seja exatamente semelhante ao que já conhecia.

Já estava tão acostumada aos personagens e a esse enredo, que foi difícil aceitar que cheguei ao fim deste arco. As HQs formam um conjunto maravilhoso de uma história que não dá para parar de ler. Cada personagem teve sua própria fórmula de me conquistar, portanto mesmo que eu tenha passado raiva com alguns, desejei o melhor para todos ao final.

Sabe aquela história que não dá vontade de desapegar? É assim que me sinto. A cada volume me senti mais perto de tudo isso, mas também gostei que a ela não tenha se estendido tanto. É uma forma de leitura tranquila e rápida, ideal para quem não curte leituras longas.

Não achei que este volume ficou frenético conforme se aproximava do fim, mas houve momentos de tensão. Acho que esperava algo mais turbulento, como se não houvesse sofrimento o suficiente por aqui haha. O arco dessa história chegou ao fim, mas ainda terá outras HQs com os personagens que pretendo conferir também.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/11/resenha-black-hammer-era-da-destruicao_16.html

José Vitor - @zetalendo 08/04/2023

Um final que esperava mais!
Definitivamente, essa não é uma graphic novel ruim. A experiência de ler e conhecer esse universo foi incrível, amei todos os detalhes da história e todas as tramas abordadas aqui. Os personagens são muito interessantes e foi legal conhecer eles individualmente durantes esses 4 volumes.

Dei uma nota menor da que dei aos outros volumes, pois nesse eu esperava um pouco mais. Queria mais ação, mais descobertas e, mesmo com as coisas que aconteceram, esperava que houvesse mais.

A história poderia ter seguido por vários caminhos, mas eles decidiram ir pelo mais "simples", digamos assim. Como disse, queria mais ação, mas esse volume foi totalmente para concluir tudo o que aconteceu anteriormente, e achei ele longo demais para chegar em um ponto onde não precisaria de tanta enrolação.

Apesar disso, foi interessante ver as novas histórias que apareceram aqui e fiquei curioso para saber o que acontece agora naquele mundo. Vi que tem mais três volumes, que provavelmente focam na nova Black Hammer, mas creio que a Intrínseca não vá publicar eles por aqui, então vou ficar apenas com esses 4 volumes mesmo.

Chico Barbosa Jr. 09/09/2020

Uma série sem rebarbas ou rodeios. Lemire presta homenagem aos super-heróis com um final sincero e cirúrgico. Perfeito!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6