O Dia em que Nasci de Novo

O Dia em que Nasci de Novo João Carlos Xavier

Resenhas - O dia em que nasci de novo

4ndrewnunes 16/04/2020

Eu nunca vou entender os caminhos de Deus
Encontrei esse livro abandonado, cheio de poeira, acompanhado de muitos outros livros religiosos de caráter duvidoso. Esse, porém, me chamou a atenção, por falar de algo que pessoalmente me interessa demais: Como os evangélicos lidam com a comunidade LGBT+

O livro funcionou pra mim como uma mistura de dois gêneros. Metade da leitura foi de uma biografia - um homem contando sua história, desde a infância até a fase adulta. Descobri um pouco sobre o submundo carioca dos anos 60, época da descoberta sexual do autor, então, adolescente. Ele conta sobre seu crescimento em um bairro pobre e sua família "careta", sobre o sonho de um jovem em subir à 'parte alta' da sociedade, sobre as multiformes experiências religiosas que teve, etc. Quero ressaltar que o autor escreve bem! Não é o que eu esperava, sendo honesto. Ele sabe como conduzir o livro.

Entretanto, a biografia é exaustivamente intercalada com comentários bíblicos ou de opinião do autor, que se tornou mais tarde um "assembleiano roxo". Então, sim, há comentários preconceituosos. Comentários homofóbicos, transfóbicos, machistas e intolerantes. Mas, apesar de eu discordar de todos eles, e ter torcido a cara sempre que aparecia mais um - e aparecem muitos! -, eu gostei de ter lido esse livro.

Na página 88, terceiro parágrafo, o autor diz da ida a uma boate gay:
"Assim, partimos em caravana rumo ao túnel das trevas, o submundo dos homossexuais. Deixei-me persuadir mais uma vez pela amizade do mundo e não da de Deus. Que personalidade fraca era a minha! As pessoas que não têm opinião própria são como que joguetes nas mãos dos incautos."

Acredito que essa passagem diz muito sobre o que o livro realmente é. A perspectiva do autor é clara desde o início; para ele, a prática homossexual e as religiões pagãs que conhecera na adolescência foram a causa de sua posterior tristeza e perdição. Minha análise de sua vida, porém, me sugere outro ponto de vista.

O jovem João cresceu estando longe de sua verdadeira identidade. Na adolescência, ele teve o desprazer de experienciar o descobrimento de quem era por meio de pessoas mal-intencionadas. Se tornou, infelizmente, "joguete na mão de incautos". O menino que era ainda menor de idade, foi abusado de várias formas pelas mesmas pessoas que o proporcionaram uma nova vida como gay e macumbeiro, por assim dizer. Tais traumas, com certeza, levaram à decorrente tristeza e sentimento de vazio que o acompanharam durante sua vida. Quando o autor, no "clímax" do livro, encontrou Jesus, aprendeu de seus novos mentores espirituais o que qualquer evangélico pentecostal aprenderia: o motivo de sua solidão era o pecado da sua orientação sexual, e fruto de maldições causadas pelo culto aos deuses africanos. A paz que a religião o proporcionou, veio acompanhada de uma ideologia tradicionalista que, por fazer sentido, se torna a verdade dele.

Lendo esse livro, a ideia que tive do autor é de que ele se tornou uma pessoa amorosa, sabe? Eu gostei de acompanhar a vida desse cara, eu simpatizei com ele. Ele não se tornou a pessoa que odeia aqueles que vivem como ele viveu; na verdade, a sua vivência parece tê-lo tornado um cristão mais compreensivo do que geralmente são. Eu esperava um homem cuspindo veneno com prazer, cegado pelo preconceito e intolerância (como muitos evangélicos quando falam de sexualidade ou de outras religiões). Mas o que vi foi alguém que viveu triste e, quando finalmente encontrou paz, ela infelizmente veio acompanhada de uma doutrina que é preconceituosa. O próprio autor, na página 101, diz: "É interessante que Deus é um Pai tão perfeito que não se preocupa em fazer exigências para nos receber em seus braços seguros, senão apenas a fé". Então, logo depois, ele confirma o que aprendeu sobre as cartas de Paulo e João e como elas alegadamente dizem que homossexuais e membros de outras religiões vão para o inferno.

Ao final do livro, eu fico feliz pelo João por ele, finalmente, conseguir viver com alegria e paz no coração. O triste é que, para isso, ele acreditou que precisava abdicar de sua sexualidade. Não houve ninguém que pudesse mostrá-lo que é possível viver com amor, fé e dignidade, e ainda amar alguém do mesmo sexo.
As pessoas que, na sua adolescência, lhe ofereceram aceitação, lhe arrancaram a paz. Anos depois, os que ofereceram a paz de Cristo, lhe ensinaram que Cristo só dá paz a um homem gay se ele nunca mais amar outro homem - se ele viver sem se aceitar. Acho triste, mas eu nunca vou entender os caminhos dos homens, muito menos os caminhos de Deus.
Janaina 16/04/2020minha estante
Queria "curtir" apenas a resenha, não o livro.

4ndrewnunes 16/04/2020minha estante
janaina, sua estante de lidos poderia ser completa minha estante de "quero ler"! só coisa boa

Janaina 16/04/2020minha estante
Haha, que coisa boa de se ler! Fico feliz!

Chicarito 21/09/2020minha estante
O que são comentários "homofobicos"?

Joao.Filipe 04/05/2021minha estante
Que resenha enorme e bem escrita meu querido, obrigado pela sua opinião sincera.
Uma pena você pensar assim, a respeito dos caminhos de Deus. O orgulho e o pecado nos cegam daquilo que é notório, a vontade de Deus é soberana, e quando infringindo suas leis, somos rejeitados por Ele. Mas Jesus veio e amou aqueles que se arrependem, e reconhecem que precisam mudar, até viver com Ele na eternidade/eternamente. Você pode ter essa oportunidade, leia a Bíblia, não com sua verdade mas com a verdade de Deus, deixe que Cristo te transforme de dentro pra fora.

Sou o filho do autor desse livro, se você quiser podemos conversar mais. Meu pai esta firme até hoje, 35 anos depois desse relato, sou um dos frutos dessa transformação miraculosa em todos os sentidos.

(21) 992029017, te aguardo no amor de Cristo Jesus.

Regy 19/11/2010

Deus transforma
Li esse livro ainda criança. Sempre fui louca pra ler e quando miha irmã pegou esse livro pra ler, quis ler também. Devia ter uns 9 a 10 anos, mas a história real e difícil desse irmão me impactou. Sei que Deus transforma qualquer pessoa que queira ser moldado por suas mãos, eu sou a prova disso. Esse livro é impactante. Aos olhos humanos a vida que o João Carlos vivia, era impossível ser mudada. Ainda hoje muitos querem defender que é impossível um homossexual voltar a ser hetero, mas ele mostra que Deus muda, tranforma, limpa, purifica e dá sentido a vida que é cheia de pecado, tristeza, frustrações e vazio.
Como é maravilhoso ver a tranformação na vida do homem! Glóia a Deus que nos chamou e nos tranformou!
Você que está lendo, já O recebeu em seu coração?

dab 26/04/2011minha estante
Li este livro quando tinha 12 anos de idade, ficou marcado na minha memória, seu que Deus pode fazer o impossivel, ainda tenho o livro está velhilho mais guardo com muito carinho.