A Dança da Floresta

A Dança da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Dança da Floresta

may.reader 02/06/2022

O tanto que aguardei pra ler esse livro não tá escrito!
Eu já li outros livros da autora, amo de paixão a escrita dela, acho super envolvente e cativante.
A edição é mais que maravilhosa, com várias ilustrações, diagramação perfeita, zero defeitos.
Esse livro é perfeito por inteiro!
Quem não conhece nada dessa autora, eu super recomendo.

Emilly.Melinda 31/05/2022

Na minha opinião é uma obra-prima
Eu esqueci que o mundo real existia durante cada parágrafo desse livro. Uma história tão imersiva, uma construção de mundo tão perfeita que a gente falta sentir o cheiro do ar.
Amei a Jenica como protagonista e a paciência que ela teve pra lidar com tudo o que ela e as irmãs passaram, eu teria ido chorar embaixo da cama em várias situações que ela viveu.
Já vou ler o segundo livro pois quero saber mais sobre a Paula, que não ganhou tanta profundidade no primeiro livro, mas parece uma personagem super interessante!

polly.telles 31/05/2022

Mesmo depois de mais de 10 anos, esta história continua sendo a minha preferida. Acompanhar a aventura de Jena, suas irmãs e seu fiel companheiro Gogu sempre me trouxe muito alento.
Uma história muito bem escrita, cheia de misticismo e de lições que nos prendem a atenção até o fim.

Vitória 29/05/2022

Depois de ter comprado e já estar com esse livro aqui em casa eu descobri que conhecia a Juliet Marillier de outros tempos. Logo quando descobri o booktube, por volta de 2012, via muita gente recomendando a fantasia a filha da floresta. Lembro que fiquei interessada na época, mas o livro era caríssimo, então fui lendo outras coisas e acabei esquecendo dele. O livro ainda continua caro hoje, mas, depois de ter concluído essa leitura, vou abrir o bolso só pra ter a oportunidade de ler outra obra da autora.
A Juliet sabe muito bem fazer referências aos contos de fadas clássicos. Sei que esse livro deve ter bebido da fonte de algum conto de centenas de anos atrás, mas tive contato com uma história extremamente parecida com essa pelo filme da barbie e as doze princesas bailarinas, e esse é, ainda hoje, meu filme favorito da boneca. Mesmo com todo esse background, eu acabei me esquecendo das inspirações da autora ao longo da leitura, porque ela conta a história de um jeito único, só dela, e esse jeito é encantador.
Adoro como as irmãs são desenvolvidas, cada uma tem seus pontos únicos e personalidades completamente diferentes. Mesmo que Jena e Tati tenham mais presença, porque as duas são as grandes protagonistas, as outras irmãs não são esquecidas. Também adoro o papel que o Gogu tem, mesmo quando ele ainda é apenas um sapo. Adorei a relação dele com a Jena, como ele é importante pra dar apoio e confiar nela, e como isso ajudou no desenvolvimento do romance mais pra frente.
Confesso que adivinhei quase todos os grandes plots da história, principalmente quando estava mais próxima ao final da leitura. Eu soube facilmente quem era o Gogu, mas mesmo assim o momento da transformação dele não perdeu o encanto pra mim. Na verdade, quase nada perdeu o encanto. Aqui também tenho que destacar como a autora sabe bem mostrar como as meninas são à frente do seu tempo sem parecer algo forçado. Muitas vezes a gente pega livros ambientados nessa época medieval onde as personagens femininas estão quase debatendo sobre vertentes do feminismo, e sabemos que isso era impossível para a época, fosse elas grandes revolucionárias ou não. Aqui nós vemos como os personagens masculinos se sentem incomodados e até ameaçados pelas ideias delas, mas nada é mirabolante.
Comecei esse livro esperando algo mais infantil, ou pelo menos infantojuvenil, mas encontrei algumas coisas meio assustadoras aqui, o que acabou fazendo com que eu não saiba ao certo a faixa etária adequada pra essa leitura. Ainda assim, acho que a Vitória de 12 anos que já tinha lido o senhor dos Anéis e as brumas de avalon teria adorado essa história, e acho também que é por ela que eu acabei dando uma nota tão alta pra ele. Provavelmente em um futuro muito próximo eu retorne à essa Vitória de 2012 que conseguia controlar a wishlist literária em uma folha de caderno e compre a filha da floresta. Quero muito ver o que essa autora ainda pode me entregar.

Maria 27/05/2022

Eu devorei esse livro em horas?
O livro pra mim foi muito bem escrito e os personagens tem personalidade de uma forma que você consegue se colocar no lugar deles, é um livro infantil mas tem muitas coisas que alguém mais velho pode tirar de lições para si próprio e sua vida. Se você quer ler um livro feito para crianças/adolescentes e pensar que elas tem que agir como adultos aí fica difícil. Amei como é fluída a história, não sou fã de livros muito densos e cheios de teoria digamos assim para crianças e esse livro entrega o nível certo de conhecimento que você precisa saber para que a história faça sentido. Enfim eu amei e recomendo.

Quero dizer aqui que acho algumas pessoas sem noção que dizem que a personagem principal deveria ter feito isso e aquilo enquanto ela tem apenas 15 anos e é a responsável pela familia enquanto o pai tem que viajar e tem que lidar com o primo machista dela. Que pelo que não entenderam o livro não se passa no século XXI, ela fez tudo que pôde dentro dos poderes dela e com os conhecimentos de cultura que ela tinha. Os homens não confiavam nas mulheres e muito menos as respeitavam e não importou quantas vezes ela dissesse que o pai havia confiado nela o primo não ouvia e nem ligava e ninguém fez nada para apoiar a pobre coitada da Jena de 15 anos. Só ela tinha peito pra falar, enfim, poderia ficar horas aqui falando sobre isso porque realmente fiquei irritada com a opinião de certas pessoas numa menina de 15 anos naquela época sendo que pra mim ela foi bem firme (não vamos esquecer a imposição de força física do cara) aconselho a lerem e tomarem suas próprias conclusões tendo isso em mente.

sugurugeto 20/05/2022

juliet marillier você sabe ser ARTISTA
Eu realmente não sei o que falar dessa leitura, por quê eu fiquei tão imersa nela, amei tanto, me apaixonei tanto pela história, que virou aquele livro que você ama pra um crlho mas não tem as palavras certas para descrever.
Essw livro no início promete ser um reconto da fábula das doze princesas bailarinas, e ele ENTREGA isso e bem mais!!
quando você pensa que o plot principal da história já foi apresentado, a julie vem com um plot twist oh oh, chef kiss que me deixou rindo e sorrindo que nem uma bobona.
Esse livro me lembra casa e infância, e todos os contos de fadas da Disney e Barbie que eu amava ver e rever.

Iris.Milena 20/05/2022

Dracuta abre um portal pra mim, nunca te pedi nada
Sempre avalio minhas leituras por como me senti enquanto lia, e eu amo contos de fadas, dos sombrios até os mais puros, e ler esse livro fez me sentir como se eu tivesse 13 anos de novo me encantando com uma história mágica, me fez sentir naquele mundo passando por portais mágicos e dançado numa floresta a noite, não sei explicar essa sensação, amo livros que conseguem me transportar pra dentro da história, amo esse tipo de livro, leve, puro, mágico, acho que amo leitura infantojuvenil pq sempre me dá uma nostalgia tao boa, uma sensação mágica kkkkkk é meu jeitão, enfim acho que os personagens são ótimos como são, é o que o livro se propõe, achei linda a história, a leitura flui bastante, e como todo conto de fadas, deixa boas lições de reflexão, desapego, fé no invisível, confiar nos seus instintos, amizade, orgulho e perdão e acreditar no amor. Muito amor por essa história.

Helôdodo 12/05/2022

que experiência!!
Uma fantasia um tanto que bobinha mas muito bem construída, eu amei o fato dessa história não ter perdido a graça a cada página que se prosseguia. Recomendo de olhos fechados, esse livro é absurdamente reconfortante, o quentinho no coração e as desavenças na dosagem perfeita????

Lucas de Deus 01/05/2022

Maravilhoso e emocionante
Adquiri essa leitura pela temática e pela belíssima capa, mas ao iniciar a leitura tive ainda mais certeza da escolha que fiz. O puro e "simples" conto de fadas, contada de forma envolvente e que você fica na expectativa a cada virada de página. Particularmente sou um grande fã de contos de fadas.

Patricia.Cerutti 11/04/2022

Livro: A Dança da Floresta
Autor: Juliete Marilier

? Uma floresta, cinco irmãs órfãs de mãe, uma noite de lua cheia e uma boa história para contar. Juliete Marirlier é uma mestre em fantasia.
? Essa história se passa em um Castelo na Transilvania, onde as irmãs descobriram a entrada para um portal mágico. Elas se reúnem toda a noite de lua cheia e saem as escondidas para participar da dança na floresta com seres, no mínimo, bizarros e encantadores.
? O que elas não sabiam é que com o pai adoentado, Jena e Tati ficariam encarregadas de cuidar dos negócios da família no Castelo Piscul Dracului.
? Mas tudo muda até que um trágico acidente deixa tudo fora de controle. O que será do destino das 5 irmãs e da dança na floresta? Ah! Esqueci de contar que, para piorar, uma das irmãs se apaixona por um dos seres da Clareira Dançante da floresta e não quer mais voltar para casa.
? De repente, Jena se encontra lutando para salvar tudo que ama. E, para isso, ela deve se aventurar por reinos sombrios e perigosos em sua busca para preservar, não somente aqueles a quem ama, mas sua própria independência. Isso com, somente 16 anos.

Ficou intrigado com essa história? Vale a pena ir atrás e descobrir mais sobre os escritos fantásticos desta autora.
Eu adoro Juliete Marilier!!!!

Essa é uma leitura que merece 4,5 ??

?Vamos promover um mundo mais leitor! ?

@afetoliterario5 @radkeroberta @patriciacerutti
#gostardeler #incentivoaleitura #lerparaavida #leréviver

Karmille 22/03/2022

Uma boa fantasia
Sabe aquela sensação de mergulhar fundo num universo paralelo em que você quer saber mais detalhes? Essa foi uma sensação marcante nesse livro, essa vontade de descobrir o que estava acontecendo enquanto se encantava com parte do cenário que era construído, gostei bastante desse aspecto. Contudo o enredo si da história me pareceu linear e previsível, mocinhos são mocinhos até o fim, e pessoas más seguem sendo pessoas más. bem estilo contos de fadas infantis, o final tmbm achei demasiadamente otimista e forçado ao final feliz.

O livro ainda me deixou curiosa para conhecer melhor o resto das irmãs, gostaria de ter as aventuras uma a uma e de conseguir mais detalhes do outro reino, ainda traz algumas reflexões com relação a escolhas, trabalha a questão do orgulho das personagens, e sobre a importância de respeitar a decisão do outro.

Vanessa 13/03/2022

Fantasia, infantojuvenil
A história é muito fofa, cheia de magia e ensinamentos! Apesar de ser infantojuvenil nos trás uma visão bem adulta das coisas... a magia é linda e o desenrolar da história é surpreendente!

Biel 11/03/2022

A Dança da Floresta
Com certeza esse foi de longe o livro que mais me prendeu na leitura. O "caminhar" disso aqui é incrível. Criei um apreço enorme por essa história e sua escrita, além de uma admiração pela autora. Tudo aqui é bom e a maneira que o livro flue te faz ter certeza de que a obra vale muito a pena ser lida por aqueles que gostam de fantasia.

Amanda | @luzemlivros 10/03/2022

Terminei a leitura desse livro com aquela sensação gostosa e acalentadora que um livro de fantasia com elementos mágicos sempre me traz. Por isso, logo ao terminar dei 4 estrelas para a leitura. Mas ao pensar em todas as coisas que me incomodaram ao longo do livro, percebi que teria que diminuir a nota para 3 (e ainda acho que estou sendo generosa, mesmo que eu tenha gostado da história, apesar de tudo).

A Dança da Floresta é um reconto de alguns contos de fadas e estes elementos estão nítidos em cada página. Juliet Marillier nos ambienta com maestria num castelo na Transilvânia e no mundo mítico em que nossa protagonista e suas irmãs transitam. Achei que a história tinha grande potencial e tem muitos elementos que amo em fantasias, mas não foi bem executada. A começar pelos personagens? um mais frustrante que o outro e a principal sendo a protagonista, Jena. Ela é supostamente uma garota inteligente, independente e madura, que assumiu as responsabilidades da casa e consegue ministrar os negócios do pai, mas essas características só nos são ditas sobre ela, em suas ações nada disso é transparecido. O que realmente é mostrado é uma personagem infantil, imatura e mosca morta que só aceita tudo de ruim que vai acontecendo sem nunca tentar realmente fazer algo que vá trazer resultados (o primo dela chega a literalmente pegar o baú com todo o dinheiro que ela tem pra se sustentar durante o inverno das mãos dela e ela não faz NADA, não tenta pegar de volta, não manda ele se lascar, não exerce a autoridade que ela supostamente tem na própria casa, N A D A. Pelo amor de deus, Jena, REAGE!!). É cada ideia mirabolante que ela tem ao longo do livro que atingi níveis máximos de frustração.

Mas nada se compara à minha frustração com Tatiana. Se Jena é uma mosca morta, não há palavras para o que sua irmã mais velha é. Ao menos Jena TENTA ajudar as irmãs, tenta resolver os problemas da casa, se preocupa com os seres do outro mundo que elas visitam, etc. Tatiana encontra UMA VEZ com um cara, não troca uma palavra com ele e automaticamente está perdidamente apaixonada ao ponto de abandonar todas as obrigações com as irmãs mais novas que ela deveria ajudar a criar, ainda mais na ausência do pai. E quando isso não é suficiente para expressar todo o ~~imenso amor~~ que ela sente, a criatura me inventa de PARAR DE COMER só porque ta com saudade. ?Aaaiii, só posso ver o meu amor uma vez ao mês e nos outros 29 dias me matarei de fome ao ponto de quase sumir porque é claro que isso vai resolver meus problemas?. Que tal se manter forte para que possa estar presente quando o teu amor conseguir completar a missão dele? Que tal ajudar as suas irmãs a manterem a casa de vocês? Que tal não definhar a ponto de quase morrer e traumatizar a sua irmã mais nova que só tem 5 fucking anos?? Meus parabéns, Tatiana. Você ganha o prêmio de personagem mais inútil, imbecil e egoísta que tive o desprazer de ler.

O antagonista da história, Cezar, também não entrega absolutamente nada. Suas atitudes são completamente frustrantes, mas ele não me pareceu um bom vilão simplesmente porque não tem uma boa construção de personagem. Não tem uma história convincente por trás sobre porquê ele faz as coisas que faz. O cara ser babaca somente por ser babaca não me convence de nada.

Enfim, em muitos momentos também achei a história muito previsível, mas acho que é algo a se esperar num livro baseado em contos de fadas. O livro também deixa muita coisa mal resolvida, tem buracos na história, os diálogos são um tanto quanto toscos em alguns momentos? falando assim, enumerando todos os elementos que me incomodaram, não to conseguindo mais pensar no que eu gostei nesse livro KKKK foi intrigante o suficiente para me fazer terminar (o que pra mim já vale muito, pois abandono logo se ta ruim) e ficar ansiosa para saber o que ia acontecer ao longo da leitura. Provavelmente eu teria gostado muito mais se tivesse lido quando era mais nova, mas a essa altura do campeonato não atendeu às minhas expectativas.

priscilaschust 06/03/2022

Só quero deixar declarado uma coisa aqui: Foi o melhor livro de fantasia que eu já li e Jena se tornou a melhor personagem feminina para mim. ?