Paula

Paula Isabel Allende

Resenhas - Paula

Laryssa.Carreiro 17/05/2024

Íntimo e comovente, vida e morte
Depois de ler Eva Luna, um livro de aventura e drama político, da autora chilena Isabel Allende, não esperava a narrativa arrebatadora e íntima que o romance Paula poderia proporcionar.

Trata-se quase de uma autobiografia onde a personagem protagonista, a própria autora, narra a singela experiência de cuidar da filha, que aos 28 anos, é acometida por uma rara doença, sem previsões de sua melhora. Durante os meses que a autora acompanha a filha em estado de coma, a autora se debruça nas memórias da família e da própria vida para não sucumbir a dor de não poder fazer nada para tirar a filha daquele estado de letargia.

Durante os incansáveis dias no leito hospitalar ao lado da filha, inconsciente, Isabel relembra as experiências da infância, do asilo político vivido em 1973 devido ao Golpe Militar no Chile, das idas e vindas do amor e dos momentos vividos pela filha, acreditando que Paula, ao despertar, poderia não se lembrar de nada. Entretanto, nada disso é capaz de tirar Paula de seu sono profundo.

O livro é um dos mais comoventes que tive a oportunidade de ler. Não só nos identificamos com Isabel, como sofremos com sua dor de mãe, incapaz. É esplêndido como a narrativa nos faz mergulhar nos aspectos mais íntimos da história da autora, nos transporta para o quarto hospitalar, cria as imagens minuciosamente descritivas em nossa imaginação e nos faz sentir parte da família Allende.

Daniela 06/05/2024

O amor de Isabel e Paula
Meu primeiro contato com a autora foi através desse livro. Amei a forma da escrita dela, as palavras usadas para descrever algumas coisas únicas, algo muito original.
É uma biografia da Isabel nua e crua que foi escrita para a Paula, mas na verdade foi para a própria Isabel. Colocando no papel suas vulnerabilidades, erros, defeitos e acertos.
É um livro lindo, porém muito extenso. A leitura não avança. Alguns detalhes retratados como a ditadura militar do Chile e as despedidas da Paula são muito cansativos de ler.
No mais, vale a pena a experiência. A escrita de Isabel é maravilhosa.
lairamyrele 06/05/2024minha estante
minha incomoda mto q todo livro dela é sobre a ditadura fica mto cansativo

Daniela 06/05/2024minha estante
Também me incomodou

Jess 02/05/2024

Uma viagem com destino à alma de Isabel Allende
Pra mim, depois dessa leitura, vai ser impossível pesar na Isabel Allende sem pensar nesse livro. E tentar resumir tudo isso em uma resenha é quase impossível.
Eu, por exemplo, quando vi esse livro pensei que apenas se tratasse da jornada dela com a filha. Não poderia estar mais enganada. Aqui temos uma espécie de autobiografia, que nos vai guiar as profundezas da alma da Isabel. Passando por diversas épocas da sua vivência, do seu saber e sempre acompanhada de eventos históricos.
Aqui podemos ler os diversos processos que ela passou até começar escrever e seu processo criativo para fazê-lo até a despedida da filha dela. Em muitos momentos tive que parar de ler para absorver tudo que a Isabel estava passando e lidando. Esse livro é muito forte, denso e muito triste.
E foi esse livro, que surgiu como uma espécie de mecanismo de defesa pra Isabel em uma hora de pura tristeza e desespero, que eu acredito que seja o livro mais lindo dela. Fica muito claro que a Isabel e Paula, sua filha tinham uma conexão tão forte e um amor tão profundo, que transcende vários entendimentos da própria Isabel.
Eu poderia mencionar muitos icônicos trechos aqui, desde da infância, adolescência e vida adulta dela passando por um golpe e tendo que ficar em exílio até mesmo se reconectar e descobrir uma paixão ao ela menos esperava. Mas, tenho que citar a parte da filha dela. Que mesmo em meio de tanta dor, a Isabel tirou forças para descrever o que estava acontecendo com a filha dela até a hora da morte. Suas angústias, seu desespero, a descrição de um amor de mãe que beira o divino, se não o é; Só de pensar no epílogo desse livro eu me arrepio toda.
Esse livro também acaba perpassando outros assuntos, como família, casamento e feminismo. Para quem é fã do trabalho dela, sugiro que leiam. Apesar de muito triste, é um livro belíssimo. Que com certeza vai ficar marcado em vocês da mesma forma que ficou em mim.
Carolfreitasnf 02/05/2024minha estante
Esse livro é uma verdadeira montanha russa de emoções. Sigo até hoje lembrando dele e dos relatos da Isabel Allende. Que mulher incrível, com certeza eu virei mais fã dela depois dessa leitura

Gustavo195 30/04/2024

?Senti que submergia naquela água fresca e soube então que a viagem através da dor terminava num vazio absoluto. Ao me diluir, tive a revelação de que esse vazio está repleto de tudo que o universo contém. Sou o vazio, sou tudo aquilo que existe, estou em cada folha do bosque, em cada gota de orvalho, em cada partícula de cinza levada pelas águas, sou Paula e sou eu mesma, nada sou e sou tudo mais que existe nesta vida e noutras vidas, imortal.?

Adson 20/04/2024

Biografia (pra quem gosta vai ser ótimo)
Notas adicionais
História da Paula me chamou atenção, mas é 30% do livro.
Essa escritora parece ótima, só comecei pelo livro errado.

Jaqueline.Xavier 15/04/2024

A Paula com certeza foi um ser de luz, teve uma vida breve, mas muito significativa. Plantou amor e esperança, fez a diferença na vida de muitas pessoas. Esse livro foi uma linda homenagem, hoje sinto que a Paula fez parte da minha vida também, não consigo mensurar a dor da Isabel e de toda a sua família. Espero que a Paula e todos estejam em paz com sua partida.

Gabriela4035 13/04/2024

Espetacular
Allende escreve de maneira tão orgânica que me senti parte da familia e senti todas as emoções que ela facilmente colocou em palavras.
Leitura incrível, triste e forte.

Carolfreitasnf 08/04/2024

Paula
Essa leitura foi uma longa, triste e bela jornada. Conhecer mais da vida de Isabel Allende através da escrita dela foi uma montanha russa de emoções.

Inicialmente escrito para ajudar a recuperação da filha e futuramente convertido em um livro de certa forma autobiográfico, Paula, narra vários acontecimentos da vida de Isabel desde antes de seu nascimento.

Um livro extremamente rico em histórias e emoções. Ao longo de um pouco mais de quatrocentas páginas somos levadas a momentos de descontração, alegria e principalmente tristeza.

Isabel Allende nos conta como se deu a vida dos pais antes de seu nascimento, fala de sua infância, adolescência, da vida adulta. Dos erros, acertos, medos e amores.

Aqui também percebemos muitas das inspirações de A Casa Dos Espíritos, conforme ela vai narrando suas memórias vamos vendo o quanto delas estão presentes em sua obra.

Ela também conta sobre seu processo de escrita e sobre a importância dela em sua vida. Narra o período conturbado que viveu durante a ditadura chilena.

Por fim somos conduzidos aos últimos momentos de vida de Paula. É interessante que apesar de saber o que nos espera isso não impede a leitura de ser mais triste e arrasadora.

Foi um livro que vou guardar com muito carinho no meu coração. Uma leitura da qual jamais vou me arrepender ou esquecer.
Jess 08/04/2024minha estante
Me emocionei com essa resenha! Esse livro pra sempre vai ficar guardado no meu coração

Carolfreitasnf 08/04/2024minha estante
Eu só posso agradecer por ter tido sua companhia durante essa leitura.

Gabriela 04/04/2024

Um dos melhores livros que eu já li. Impecável!
A gente se envolve e não tem como não se emocionar e se identificar com o que a Isabel Allende escreve.

Stephanys27 03/04/2024

Tive muita dificuldade com esse livro, pois na primeira parte ele foi bastante arrastado motivo pelo qual sofremos a angústia de uma mãe que não sabe o que fazendo frente a doença da filha. Já a segunda metade, após o reconhecimento de Isabel do atual estado de Paula, o livro flui melhor, as memória são descritas com mais clareza.

resbeka 02/04/2024

Lindo.
? Que existe do outro lado da vida? É apenas noite silenciosa e solidão? Que resta quando não há desejos, recordações nem esperanças? Que existe na morte? Se eu pudesse ficar imóvel, sem falar nem pensar, sem suplicar, chorar, recordar ou esperar, se eu pudesse submergir-me no silêncio mais total, talvez que então pudesse ouvir-te, filha. ? Eu definitivamente não estava preparada para esse livro. Escrita linda, história extremamente turbulenta e ainda assim extremamente linda. O amor de mãe e filha pode ultrapassar tudo já visto.