Estranhos Estrangeiros

Estranhos Estrangeiros Caio Fernando Abreu

Resenhas - Estranhos Estrangeiros

Júlia 06/01/2012

Isso é Caio Fernando Abreu
No último livro de sua obra, Caio F. desenvolve dois projetos tratando do assunto com o qual sempre soube lidar com maestria: o amor. Na primeira um homem procura incansável por quem se apaixonou, tratado em toda história como "K", num prédio em Paris. Esse cara já andou por toda Europa, e Caio cita vários trechos inteligentes em outras línguas para expressar lembranças dele em suas viagens e na relação com K, que segue confusa e instigante ao estilo de caio até as últimas páginas do conto.
A segunda história - devo admitir que a que mais me agradou - trata-se de um encontro de dois homens que se apelidam de Santiago e Pérsio e, ao que tudo indica, tiveram um romance há muito tempo. Os dois homens tecem diálogos ora encantadores, ora agressivos, revelando amores passados e fracassos, com um senso de humor que quase completa as lacunas que ficaram e às vezes fere o sentimento do outro.
Com esse livro pude ter a certeza de que Caio é bem diferente do que a impressão que se adquire em redes sociais onde citam suas frases descontextualizadas. Ele é bem mais do que isso dentro de um livro bem escrito, dentro de (e falo da última história) um romance homossexual onde é bem expressa a realidade do relacionamento de dois caras com mais de 30 anos e suas dificuldades desde o tempo da escola pra se reconhecerem dentro de um mundo preconceituoso. Caio é mais do que tudo isso, mais do que frases de efeito, mais do que críticas e preconceitos. Porque mostra que no fim o que importa mesmo, longe de todos os risos e de qualquer ignorância, é isso tudo que parece ser nojento que ele sabe ser o amor.

"Será que amor não começa quando nojo, higiene ou qualquer outra dessas palavrinhas, desculpe, você vai rir, qualquer uma dessas palavrinhas burguesas e cristãs não tiver mais nenhum sentido?"

Sim, foi de estranhos estrangeiros que saiu esse trecho tão famoso. E me atrevo a dizer que o amor por um escritor nasce a partir do momento em que você não tem preguiça de ler sua obra e compreender sua grandeza.
Daniel 13/07/2012minha estante
Boa resenha Julia.
Só observando que o livro é formado por tres contos ("Ao simulacro da imagerie", "Bem longe de Marienbad", "London London") e uma novela ("Pela Noite"), e que esta última já tinha sido publicada antes no livro "Triangulo das Aguas".