Eu sou você. Nós somos ele

Eu sou você. Nós somos ele Angelina Dourado

Resenhas - Eu sou você. Nós somos ele

Beatriz Kath 13/01/2024

Eu Sou Você, Nós Somos Ele
Um conto muito interessante sobre um homem - Adam - que possui duas consciências diferentes dentro da cabeça - Caim e Abel.

A história tem uma premissa bem interessante e um desenvolvimento bastante envolvente, cheio de reflexões, alguns momentos divertidos mas também muito drama.

Aborda variados temas relacionados à consciência, convivência harmoniosa com quem pensa de forma diferente, e a forma com que nossas mentes estão constantemente comparando desvantagens e benefícios ao tomar decisões. Tudo apresentado de uma forma bem criativa e diferente

Vitoria.Milliole 06/01/2024

Que livro doido! Quase um conto, com suas 89 páginas ? apesar de o skoob estar marcando como 107 ?, "Eu sou você, nós somos ele" não poderia ter um título mais coerente. Dois irmãos que dividem o mesmo corpo. Almas distintas. Pensamentos próprios.

Adam sempre foi visto como o esquisito, até mesmo para a própria irmã. Quando criança, passou por vários psicólogos e psiquiatras, mas ninguém chegava a um consenso sobre sua inquietude, suas brigas consigo mesmo e seu isolamento do restante de sociedade. Mas é claro, ninguém poderia entender que, apesar de um corpo aparentemente normal, duas consciências o habitavam. E incrivelmente não estamos falando de um transtorno dissociativo de identidade: as mentes dos dois funcionam muito bem, obrigado.

Quando ainda crianças, eles se autonomearam Caim e Abel. O nome escolhido pelos pais ter sido Adam foi só uma coincidência.

"Interiormente ele se dividia em duas mentes distintas, duas almas em um só corpo e duas consciências compartilhadas. Um pegara o nome de Abel, por não querer ser o assassino. O outro escolhera chamar-se Caim, por não querer ser o morto."

A personalidade dos dois é completamente diferente e casa completamente com os nomes escolhidos por cada um: Abel é mais sentimental, recluso e inseguro; Caim, mais pé no chão, sério e ranzinza. Mas um não vive sem o outro, em todos os sentidos possíveis.

No início, pensei que não seria uma leitura tão envolvente. Poucas páginas, poucos personagens e um conflito único não poderiam trazer tanta história assim, poderia? Pois não só poderia como trouxe. Ver os dois irmãos, no corpo de Adam, vivendo seus conflitos internos e se revelando para o mundo foi mesmo surpreendente. A história tomou um rumo que eu não esperava e foi uma grata surpresa, e tenho que dizer que o paralelo com a bíblia foi sensacional.

Abro um parêntese para dizer que os erros de revisão tiveram um impacto significativo na minha leitura. Confusão de "a", "à" e "há" ? que tem sentidos completamente diferentes ?, uso errado dos porquês (que a gente até releva porque, né, são mesmo difíceis de gravar) e, principalmente, bastante ausência de vírgulas pra isolar vocativos com uma certa frequência me incomodaram bastante, confesso. Mas talvez eu que seja meio chata com isso.

_leticiaa_ 07/04/2023

Esse livro é tão intenso que não sei nem como fazer uma resenha decente pra ele.

Caim é Abel. Abel é Caim. E os dois são Adam.
Duas consciências distintas dividindo um mesmo corpo. Duas almas que sofrem em isolamento, não podendo sair do fingimento que é "Adam", existindo só um para o outro e para ninguém mais.

É uma história sobre a vontade de ser lembrado, ser reconhecido. Mas também sobre almas gêmeas (literalmente, na verdade). É sobre luto, perda. Sobre não se sentir visto pelos outros.

É sobre tanta coisa que me deixou meio besta. A escrita é lindíssima, fez os sentimentos dos dois egos atravessarem as páginas e virem em mim como um soco na cara. Vai bem mais além do que um livro sobre um cara que tem dois alteregos.

Priciliana0 28/08/2022

Incrível
Esse livro foi uma incrível surpresa. Uma releitura criativa do mito bíblico de Caim e Abel, e até mesmo eu que não sou religiosa achei o uso das metáforas e analogias feita de forma magistral.

Bianca 30/07/2022

Simplesmente sensacional
Esse foi facilmente um daqueles livros que iniciei sem esperar nada e que entregaram tudo!
Desde a primeira página soube que Adam nunca existiu, sendo apenas a parte física de um ser esplêndido, e que Caim e Abel são consciências únicas e ao mesmo tempo interligadas (algo que associei como a telecinese de um "corpo colmeia" invés da mente).
Com toda a problemática do corpo adoecendo pela mente e a descoberta de uma condição única, confesso que temi pela separação deles e o que aconteceu com o sonho lúcido da pós-cirurgia atendeu completamente meus temores, consegui sentir o desespero e a ansiedade de cada um e me deprimi com eles quando a afirmação de não estarem realmente sozinhos não era mais tão verídica.
Não haveria Caim sem Abel, não haveria Abel sem Caim, não existe Adam sem os dois.

Leticia 04/01/2022

Muito bom!
Muito gostoso de ler! me apeguei de mais ao Abel.
Agora com licença que eu vou ter uma crise existencial e já volto

Littlrabbitt 03/05/2021

Li um livro, terminei a leitura precisando de terapia
?Eu sou você. Nós somos ele?, é um livro da autora Angelina Dourado e de um enredo que, pelas minhas nada humildes palavras, enredo lindo!

A história se passa como o nosso protagonista, Adam, com suas dificuldades no dia a dia e sobre um passado que não explica de início tais problemas, mas não se preocupem porque logo elas são explicadas quando nossos dois protagonistas se apresentam e não, não estou brincando quando falo de dois protagonistas, temos dois protagonistas, no Adam, dois. Pode parecer spoiler, mas não é, parece confuso e é, se mostra intrigante quando é mais do que isso, o livro do início ao fim é além dessas descrições e ao fim, é o embaralhado delas.

O livro, do seu início ao fim, prende e mantém uma narrativa que prende o leitor para algo curioso e agonizante do seu meio para o final e sou suspeita pra comentar da crise existencial que tive após a leitura.

Não se neguem a leitura. ?Eu sou você. Nós somos ele? é algo tão bom que quando acaba, o anseio de ter mais um pouco é o que resta pela maestria da autora.

Recomendo muitíssimo!

Luisa 25/04/2021

Sem nota pq não sei nem o que pensar
a escrita e muitoo boa e vai te garantir diversas crises existênciais kkk, mas não sei pensar numa nota kkk porém recomendo

Jhyenyfer 27/03/2020

Inteligente e incrível!
- Clube do livro Clarices -

Você se imagina tendo duas consciências? E duas almas? Não? Mas Adam, sim.

Adam é apenas mais um homem comum, simples, com emprego fixo e uma casa. No entanto, o que ninguém imagina é que dentro dele existem duas consciências e que seu corpo é apenas um casulo que esconde dois seres totalmente diferentes que comandam seus passos.

Caim e Abel são irmãos que, desde que se lembram, vivem escondidos em um corpo que vaga sem saber de sua própria existência. Os dois têm personalidades diferentes, um mais racional e outro que carrega toda sensibilidade. São inseparáveis, mas ao mesmo tempo possuem o desejo de conseguir sua liberdade.

Eles nunca contaram para ninguém sobre essa peculiaridade. Afinal, quem acreditaria? A única pessoa com quem se sentem confortáveis o suficiente para mostrar quem são é o pequeno sobrinho. Enquanto isso, sua irmã acha que Adam é apenas estranho.

Então, após acontecimentos conflitantes, tudo muda e os irmãos finalmente contam a verdade para o mundo, inclusive para a irmã, que passa a se aproximar.

Existe alguma explicação para Adam? Qual será a solução para Caim e Abel?

"Eu sou você, nós somos ele" foi um livro que surpreendeu o clube. O primeiro pensamento que tivemos foi que tratava-se de transtorno bipolar, mas não. A autora criou algo diferente: duas almas que coexistem em um mesmo corpo; é uma história inteligente, que despertou a nossa curiosidade e nos fez querer ainda mais. Adoramos o livro dessa escritora talentosíssima e ainda entramos em consenso de um shipper super fofo que vocês vão ver na história.

O melhor conselho que podemos dar: LEIAM! Está disponível no Wattpad e na Amazon.