Verissimo antológico

Verissimo antológico Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Verissimo antológico

Will 08/09/2022

Se estiver pensando em ler este livro, desista. Se já tiver adquirido ou então tenha sido um presente, tranque numa gaveta e finja que nunca aconteceu. Eu pensava que livros amaldiçoados tinham caveiras, nomes ininteligíveis e as cores do Flamengo, mas me enganei. O mal se esconde em capas sóbrias e sem brilho.
É difícil começar essa análise sem inundar o leitor com uma torrente de lamúrias sobre a forma como essa coletânea de crônicas e outros textos acabou afetando minha vida e está me levando por um caminho sem volta rumo á completa ruína. Prefiro nem citar o belo nome composto do autor porque sinto como se estivesse invocando forças irônicas extraterrenas obscuras com as quais não gostaria de ter me envolvido.
Quando iniciei o livro, parecia uma leitura agradável comum. Contos e crônicas muito bem escritos, uma bela variação de temas e formatos, um humor bem refinado e amplo em alvos e disposição. O tempo passava rapidamente imerso nas infinitas possibilidades, maravilhado com o poder do autor em usar de sua amplitude literária, trazendo um vasto volume de temas e histórias. Mas os problemas não vieram durante a leitura, as coisas ficaram estranhas assim que fechei o livro.
Ao mesmo tempo que a leitura avançava, os dias passavam rapidamente e eu comecei a perceber as mudanças no meu jeito. A argúcia ao analisar os acontecimentos mais insignificantes do dia, a ironia que inundava meus pensamentos e o deboche presente sempre que resolvia dar vazão aos meus pensamentos por meio das palavras.
Num primeiro momento, me pareceu algo positivo. As pessoas espirituosas tendem a ter um destaque especial e sempre atraírem a atenção e os cochichos de todos os seres humanos, seja de forma positiva ou negativa, e eu pensei que um pouco de atenção seria uma boa. Mas os novos poderes não pararam na visão privilegiada da humanidade e sua intrincada rede de interações sociais.
Os acontecimentos mais insignificantes ganharam grandes proporções. Uma simples ligação de um cliente durante meu rotineiro cochilo após o almoço despertou uma fúria violenta que felizmente mantive nos meus nem tão secretos pensamentos, onde criei uma análise sobre como senhores aposentados da alta sociedade são os seres mais apressados de toda a longa existência humana, provavelmente fruto da questionável lei de filas preferenciais, lei que todos que reclamam apenas sonham em usufruir.
Percebi que precisava de ajuda quando passei um considerável tempo olhando pro nada filosofando sobre a ambígua existência da galinha, um ser neurótico que gera uma das sete maravilhas sóbrias do mundo: o ovo. Sinto que não li as crônicas de L.F.V (o máximo que consigo são as iniciais, gaguejando e suando frio!). É o livro que está lendo e reescrevendo minha essência. Não aguento mais essa carga de ironia mental, preciso descarregar. Vou procurar um advogado. Adeus!

Escrevi essa pobre imitação de crônica apenas como forma de entregar um pouco do espírito que a bela escrita e ampla obra de Luis Fernando Verissimo me trouxe com essa bela leitura. Uma compilação extremamente leve, deliciosa de acompanhar.
Temos o humor refinadíssimo e de ótimo gosto do meu compatriota colorado que todos conhecem, mas também textos de outras áreas, mostrando a abrangência de seu talento. Ótimo livro, tanto para leitura única ou como um acompanhamento de outro livro para descontrair.
Núbia Cortinhas 11/09/2022minha estante
Ufa!! Kkkk eu já estava ficando preocupada! Como vc começou o texto sem as aspas pensei, a princípio, que fosse um relato seu, kkkkk. Na metade do texto é que fui perceber que não! Kkkkkk caí na pegadinha! ?

Will 22/01/2023minha estante
Kkkk uma pequena falha intencional minha haha. Mas levar quatro meses pra ler teu comentário foi uma falha grave, não sei como não percebi ?.

Núbia Cortinhas 23/01/2023minha estante
Kkkkkk, tranquilo! Está perdoado! ?

Geovanna.Holanda 28/07/2023minha estante
genial kkkkkkk

Amanda 27/05/2021

Veríssimo Antológico
Leve e delicioso, críticas cheias de ironia humor que só o Luís Fernando Veríssimo sabe fazer. Situações cotidianas, fantasia, até histórias de mistério e suspense são encontradas nessa obra.

Adorei que não houveram muitas crônicas repetidas de outros livros. Os organizadores fizeram uma boa pesquisa e incluíram textos pouco reproduzidos.

Livro para ir degustando, leituras rápidas reunidas.

Claudio 14/10/2021

O maior de todos!
É o maior de todos nossos cronistas. Com o tempo, a obra dele não perdeu frescor e ganhou uma contemporaneidade que poucos autores conseguiram manter por tanto tempo.

Vitor 02/06/2022

Um documento cultural
Você não quer que o livro acabe, mas é irresistível ler mais uma crônica antes de dormir. E mais uma, mais uma, mais uma... Veríssimo é um gênio que transforma atualidade em histórias e histórias em atualidade.
Anna Sens 06/06/2022minha estante
legal

Antonio Maluco 18/01/2023

Crônicas
O livro conta histórias que são crônicas do grande escritor Luis Fernando Veríssimo que conta sobre vários personagens do Brasil que podem ser qualquer pessoas do nosso lado

Léo 04/04/2023

Sempre genial
Verissimo é um mestre na arte da comédia sutil. Suas crônicas não falham em fazer rirem aqueles apaixonados por uma leitura rápida, fluida e inteligente.

Edson Camara 03/08/2023

O Brasil de Luis Fernando Verissimo é o Brasil autêntico
O Brasil de Luis Fernando Verissimo é o Brasil autêntico

Veríssimo é perfeito para nós apontar o relativismo moral, numa sociedade carente de valores claros em que vivemos atualmente, eu diria que no mundo inteiro, mas com uma forte presença aqui no nosso Brasil.

Este livro nos carrega de forma lúdica por cinco décadas de vida brasileira retratada por este mestre em captar o comportamento brasileiro em sua essência.

Leitura maravilhosa

Nelelis 18/01/2024

As crônicas que ele conta
Meio século de crônicas escritas por um dos melhores cronistas de sua geração.
Os textos do Veríssimo divertem, emocionam, trazem reflexões e é incrível pode acompanhar a evolução e amadurecimento de sua escrita através de 5 décadas e perceber que são um reflexo do momento histórico em que foram criadas.
Ler Veríssimo sempre me transporta para um lugar de aconchego e despretensioso, ao mesmo tempo que, em alguns momentos, me faz refletir sobre quem fomos e quem continuamos sendo dentro da nossa própria história.