O santo e a porca

O santo e a porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Reginaldo Acácio 03/06/2024

Uma obra incrível para entender o Movimento Armorial.
Ariano apresenta através dessa peça teatral, vários aspectos da expressão Nordestina.
A fala, os costumes, o humor, que por vezes pode não ser compreendido na totalidade para os que não fazem parte deste lugar.

Além de tudo é muito interessante perceber os arquétipos bem característicos que os personagens de Suassuna possuem.

Um gênio de nossa Terra.

Marlon.Vitor 01/06/2024

Uma história sobre avareza, onde Eurico guarda seu dinheiro de toda vida escondido dentro de uma porca. Quando ele acha que furtaram sua porca, fica desconsolado. E quando resgata a porca descobre que todo o dinheiro guardado perdeu o valor.

Thiago Toscano Ferrari 31/05/2024

O cordel cômico
Sou suspeito de falar do autor Ariano Suassuna, mediante sua obra prima O Auto da Compadecida que sou fã! Neste cordel nordestino de 1957 o autor nos conta a história de Euricão, o Arábe, sovina, devoto de Santo Antônio e detentor de uma porca cheia de dinheiro, desenrola uma comédia leve e cheia de momentos hilarios entre o protagonista e demais personagens! Vale a leitura!

livv.evelyn 27/05/2024

Assim, eu sinceramente não gostei, o livro é muito confuso (talvez seja porque não sou nordestina), li pela escola (mais um motivo para eu não gostar). A leitura não me prendeu e houveram muitas partes que fiquei extremamente confusa. Algumas partes até que foram engraçadas e me tiraram umas risadas, mas não foi o que eu achei que seria.

O livro que na verdade é uma peça, conta a história de Euricão, um homem que possui uma porca de madeira na qual ele é fascinado e não deixa nem mesmo sua filha toca-lá. Então recebe uma carta de Eudoro Vicente que quer pedir a mão de sua filha Margarida, mas Euricão não entende desse jeito criando uma confusão.

+12

Beatriz 15/05/2024

Ai a caristia...
No O santo e a porca, vemos uma peça incrível de tamanha força que apenas o seu roteiro é capaz de divertir e satisfazer o leitor. Ariano sempre será incrível.

hellenjm 10/05/2024

Tranquilidade
Leitura tranquila, com humor, um toque de ansiedade e cheia de arte! Suassuna sendo Ariano. A história traz à tona a avareza e ganância e nos permite refletir questões próprias de nossa sociedade até os dias atuais.

Ronnayse 29/04/2024

Como é bom ler Ariano Suassuna. Muito gostosa a leitura.

O santo e a porca é uma comédia teatral, que apresenta bastante regionalismo e reflexões a respeito de avareza e devoção.

Comenta Livros 25/04/2024

Muito bom livro com pitadas de humor e muita confusão com personagens que são bem a cara de Ariano. Gostei de ler pela primeira vez seu livro.

site: ttps://comentalivros.com/o-santo-e-a-porca-ariano-suassuna/

melzinhamelao 21/04/2024

Achei esse livro muito rápido por se tratar de um texto teatral e que traz uma mensagem muito interessante! dei muitas risadas lendo

wesinhs 19/04/2024

O santo e a porca
"Afastam-se todos. A cena deve dar ideia da solidão de Euricão, solidão que vai crescendo até o fim."

Eu simplesmente amei o final.

joaovictor 16/04/2024

Legalzinho,um livro muito engracado feito pelo ariano suassuna
Fala sobre a ganancia e oque perdemos por ela
So nao me conectei muito com a historia em muitos momentos

Deborah.Farias 13/04/2024

Mestre Suassuna!
A genialidade de Ariano é algo sublime, encantador e indiscutível. Com sua personalidade forte e nordestina, o autor sempre faz questão de abordar as crenças,costumes, maneiras, espertezas e entre outras características do povo nordestino. O Santo e a Porca é mais uma obra que leio de Suassuna e fico simplesmente encantada com a sua escrita, delicadeza e inteligente. Ao longo de cada ato,fala e personagem foi impossível não associar essa peça com o Auto da Compadecida, enxergo a figura de Eurição com o coronel Antônio Morais, ambos fascinados pela fama,poder e dinheiro sempre priorizaram o status que as próprias filhas. Caroba, conforme Ariano, é "uma imitação do amarelinho João Grilo" essa personagem ganhou meu coração, assim como João. Pinhão, coitado! Representa a classe escravizada pelos coronéis que entendiam que dinheiro e moradia eram as formas máximas de agradar e recompensar o trabalho. No mais, recomendo muito! É uma leitura simples, leve e muito engraçada.

jujuabelc 03/04/2024

ESCOLA TU ME PAGA
No início não entendi nada, no final ficou pior que o início!
Ele só me atrapalhou em tudo!
Espero ir bem na prova

-Ana1 30/03/2024

Experiência Muito Boa!
Minha primeira vez lendo um texto teatral, e ainda mais lendo com o pessoal da escola foi melhor ainda!! Adorei os personagens, principalmente a caroba, o modelo de leitura foi ótimo também, só teve partes bem confusas que não consegui entender muito bem, mas fora isso foi bem divertido! Os personagens divertidíssimo que te contagia a ler e assistir a peça, o enredo também maravilhoso!! Adorei a construção em geral desse história, amei ser a rubrica. ?

lívia 27/03/2024

Apesar do título da resenha for decepção eu não me decepcionei pq eu não coloquei expectativa nenhuma. Li esse livro para fazer uma prova. Livro bem chatinho, mas a leitura é rápida o final é engraçadinho mas mesmo assim me decepcionou