Cinco Dias Para o Fim do Mundo

Cinco Dias Para o Fim do Mundo Lucas Rocha

Resenhas - Cinco Dias Para o Fim do Mundo

Andreia Santana 14/05/2024

'E o tal do mundo não se acabou', será?
Assis Valente, no samba E o mundo não se acabou, imortalizado na voz de Carmen Miranda, nos anos 1930, conta a história de um sujeito que tem uma noite de excessos depois que é 'anunciado e garantido' que o mundo vai acabar. O constrangimento no dia seguinte, quando tudo permanece no mesmo lugar, só não é maior do que a ressaca de quem enfiou o pé na jaca confiando no apocalipse. Nos anos 1990, Paulinho Moska intimava, em O último dia: "O que você faria se só te restasse esse dia?".

O escritor Lucas Rocha resolve brincar com a mesma ideia em Cinco dias para o fim do mundo, uma mistura de 'road book' e comédia romântica lgbtqia+ para ler rapidinho e dar boas risadas.

Camila, a protagonista, tem uma família numerosa e meio caótica. E uma avó que nunca errou uma previsão na vida. Se ela diz que alguma coisa vai acontecer, pode escrever, que acontece. Quando a avó de Camila vaticina o fim do mundo, na mesa do café da manhã, colocando filha, genro e netos em polvorosa, cada membro da família é confrontado com a pergunta, como você vai viver seus últimos cinco dias na Terra?

Apesar da premissa trágica, o autor lança mão do humor para narrar os preparativos dos parentes de Camila para o armagedon. Se só restam cinco dias, vale aproveitar fazendo a melhor coisa possível.

A garota decide viajar com as três melhores amigas e esperar o fim se divertindo. Uma das meninas, Rafaela, é seu crush platônico há anos e, se em menos de uma semana não vai restar mais nada, não custa tentar desatar esse nó e perder o medo de levar um fora, declarando-se para a amada. Vai que dá certo?

Todas a bordo de um carro cor-de-rosa, que o pai de Rafaela ganhou por se destacar como vendedor de uma marca famosa de cosméticos [qualquer referência àquela marca que você pensou não é mera coincidência], as garotas resolvem dirigir pela Rio-Santos e conhecer as cidades litorâneas no caminho. A meta é chegar até Parati e ficar por lá até o apocalipse, mas a viagem, claro, reserva inúmeras surpresas.

Bibliotecário de formação e nascido em São Gonçalo (RJ), Lucas Rocha é bastante conhecido do público leitor do gênero Young Adult (YA), principalmente por seus livros Rumores da cidade e Você tem a vida inteira, esse último publicado também fora do Brasil. Ele é, ainda, um grande leitor e já se declarou fã de sagas como Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan.

Antenado na cultura pop, o autor recheia Cinco dias para o fim do mundo com boas citações e referências que fazem parte da realidade da Geração Z e de quem chegou ao mundo antes. O livro traz ainda personagens carismáticos, situações cotidianas inusitadas típicas de acontecer em uma família numerosa ou em uma viagem improvisada e um final no melhor estilo fofinho como um cupcake e confortável como uma tarde de preguiça maratonando a série preferida.

Para quem vive em busca de boas histórias levinhas para descansar a mente dos 'calhamaços' ou para estimular aquele parente adolescente a gostar de ler, fica a sugestão de apostar nas histórias de Lucas Rocha.

Ficha Técnica:
Cinco dias para o fim do mundo
Autor: Lucas Rocha
Editora: Três Pontos, 2022
119 páginas
R$ 6,99 (e-book, Kindle) ou para assinantes do Skeelo ou do Kindle Unlimited

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Jessica.Cacko 27/04/2024

Pra mim não rolou e não engulo nada que me fere.
Procurando um livro de poucas páginas e que fosse diferente do que costumo ler, encontrei "cinco dias para o fim do mundo", um título que muito me chamou a atenção e de cara pela capa já suspeitei como seria o fim do mundo.

Durante a leitura cheguei em um capítulo que está escancarado a discriminação e preconceito com pessoas que fazem uso da m4c0nh4, usam dreads e até mesmo artistas de rua, fiquei revoltada, não tinha como não ficar, sou usuária e uso dreads, mas muitas pessoas usam dreads e não fumam e vice versa, ser artista de rua, artesão de rua, não significa que estão pedindo esmolas e muito menos são uns bandos de loucos, conforme o livro descreveu.
Fiquei ofendida. Mesmo que o autor não tenha a intenção, mas ficou claro o tamanho do limite de seus pensamentos, pequeno! Mas pequeno que uma formiga, talvez ele não pensou que teria uma leitora como eu, por essas e outras que o preconceito é enraizado.

*Não será o primeiro e nem o último livro que encontrarei coisas do tipo"

Pensei em desistir da leitura, mas felizmente o livro teve uma narrativa fluída e faz com que você queira saber sobre o fim do mundo que por sinal foi bem chato e já tinha desvendado pela capa do livro.

Acredito que o ponto máximo do livro foi a viagem que a protagonista fez, tinha tudo pra dar certo e tive que lidar com a minha revolta.

Que fique claro que sei separar personagens m3rd4s de autores, mas aqui não foi esse o caso e sim um autor que deixou seu preconceito e discriminação sobre tal assunto em uma estória que poderia dar certo.

Infelizmente pra mim não rolou e não engulo nada que me fere.

FrenzyBoy 18/04/2024

O livro é bom porque nos faz refletir sobre o que realmente importa na vida, seja aproveitar ao lado das pessoas que amamos ou viver os dias como se fossem os nossos últimos (o que realmente pode ser). No entanto, poderia ser mais longo para permitir um maior desenvolvimento dos personagens.

AkemiM 25/02/2024

Eu não esperava pelo fim, nem esperava que fosse tão confortável assim.
Cinco dias para o fim do mundo é um conto, então é uma história relativamente curta, mas me levou por altos e baixos (agradecimentos para a Gabi), por partes da juventude e pela simplicidade dos momentos realmente bons, e acho que é sobre isso (e está tudo bem).

arckivw 05/01/2024

Cinco dias para o fim do mundo tem uma escrita muito fluida e uma história muito leve. Porém o meu maior problema com esse livro foi as personagem, eu achei algumas delas muito chatas em vários momentos da história, o que acabou me desanimando muito.

É um livro de fim de tarde, uma farofa meio bagunçada, as vezes coisas meio sem sentido acontecem.

Não é um livro que me fez dar muitas risadas, mas é um livro em que muitos momentos eu revirei os olhos, e por isso eu não leria de novo, mas se você quiser uma coisa leve pra ler, talvez esse seja o livro.

Ana Júlia 03/01/2024

Será que o fim do mundo é desesperador?
A ideia das amigas de aproveitarem o pouco tempo que restava juntas foi muito linda, e juntas conseguiram perceber a importância da companhia de pessoas que amam.
Quando se fala sobre o fim do mundo, é de se esperar que desencadearia um desespero em massa, mas o livro mostrou que talvez, se soubermos aproveitar os últimos momentos com as pessoas certas, há muito mais beleza no fim do mundo do que imaginamos.

giioreads 19/10/2023

Incrível
Se você gosta de histórias que te deem a sensação de liberdade, de romances e de finais emocionantes, esse livro é pra você.

brina 17/09/2023

Pensar no fim do mundo me deixa ansiosa e acelerada. Mas essa é uma perspectiva de escrita que eu não havia lido ainda.
É um ótimo conto, típico de jovens que só querem curtir e viver ao lado de seus semelhantes e que geralmente não se identificam 100% com o ambiente familiar.

Bernardo.Vianna 10/09/2023

Bom pra passar o tempo
Leitura tranquila, muito boa pra passar tempo!
A história é fluída e o autor (que é da minha cidade! lesgo Sao Gonçalo) não tentou criar complexidades desnecessárias e que só fariam a história ficar difícil de acompanhar, muito pelo contrário! Ele manteve a história simples e gostosinha de ler. Adorei!
Ps: foram 4 estrelas para tentar manter algum padrão nas minhas avaliações (que percebi serem completamente aleatórias), mas para o que se propôs, merece 5.

Thais.Carvalho 06/09/2023

Um conto que reforça a amizade simples e sincera de quando somos jovens. Cinco amigas resolvem fazer uma viagem de carro pelo litoral de São Paulo quando descobrem que o mundo acabará em 5 dias.

Lu R. 20/08/2023

Gosteeiii! Romance bonitinho e rápido de ler. Aproveite o dia de hoje como se fosse o último, porque pode ser. A escrita do Lucas Rocha é maravilhosa demaiis.

sou top 12/07/2023

Ruim
Confesso que depositei esperanças. Tinha um potencial para ser muito bom se fosse melhor desenvolvido. A história é meio chata e as vezes foge da realidade. Não leria outra vez, e não recomendo.

natsukashiii 04/05/2023

Achei esse livro completamente esquecível, nada sobre ele me pareceu muito especial, e a escrita é meio rasa. por ser muito curto é difícil se conectar com os personagens (que inclusive achei meio chatinhas).

Erivaldo21 31/03/2023

Legal! E se o mundo fosse acabar?
Cinco dias para o fim do mundo, um conto leve, jovem, divertido. Uma história em poucas páginas que apresenta uma reflexão; o que você faria se o mundo fosse se acabar? Todos fariam coisas, provavelmente, que nunca fizeram ou que nunca teveram coragem. O que importa é fazer o que se quer, realizar os sonhos e viver como se o mundo fosse se acabar. E realmente um dia vai acabar para cada um.

Leopoldo 29/03/2023

Eu achei um livro leve, fofo e em alguns momentos engraçado, com o adicional positivo de uma representatividade(tem até rep ace) q ao msm tempo q n parece ser o centro da história também não parece ser só um check list, mas assim como n ficou abaixo das minhas expectativas também não excedeu elas