O Príncipe e o Mendigo

O Príncipe e o Mendigo Mark Twain

Resenhas - O Príncipe e o Mendigo

Elexandra.Amaral 27/06/2020

Uma montanha russa de emoções
"O príncipe e o mendigo" é aquele livro que já foi adaptado diversas vezes no cinema - em algumas diferindo bastante da premissa do autor -, e que surpreende a cada capítulo.
Tom, o mendigo, é um menino inteligente e afetuoso que vive nos miseráveis arredores de Londres e sonha em dar à sua mãe e irmãs uma vida melhor.
Eduardo, por sua vez, é o mimado e justo herdeiro do trono, aquele sobre quem repousam as esperanças dos cidadãos ingleses.
A estória é curta, bem escrita e intensa, o que a torna indispensável ao leitor que ama aventuras.

Priscila.Veloso 10/05/2020

...
Que livro maravilhoso. Ótimo para ler com as crianças e ensiná-las sobre diversos assuntos.

Milla 21/04/2020

Uma história que muitos filmes adaptam
Se vocês já viram os filmes "Operação Cupido" (título em inglês: The Parent Trap) (aquele com a Lindsay Lohan, que ela tem uma irmã gêmea),, ou "As namoradas do papai" (título em inglês: it takes two)(aquele filme com as gêmeas Olsen), ou "A princesa e a plebéia" (aquele filme de 2018 da Vanessa Hudgens), com certeza, você já deve ter reparado no que esses filmes têm em comum. Todos eles tem a premissa do livro "O Príncipe e o Mendigo" do Mark Twain. Só que esses três filmes não são adaptações nem diretas e nem retrataram o mesmo contexto histórico do livro. Mas o filme das gêmeas Olsen (it takes two) foi o que mais se aproximou da essência do livro, quando mostra uma das gêmeas no ferro velho e outra numa casa de ricos.

O livro, apesar de ter uma história fictícia, usa personagens que existiram na vida real, como o rei Henry VIII e o filho dele, Edward VI. Edward é o príncipe [obviamente], e Tom é o mendigo, um garoto idêntico ao príncipe. As duas crianças tem 9 anos de idade.
Uma coisa que eu achei meio nada a ver nesse livro foi o fato deles não serem irmãos gêmeos. É impossível tanta gente ser tão burra a ponto de não perceber a diferença de um e de outro. E esse detalhe foi corrigido no filme das gêmeas Olsen e da Lindsay Lohan como irmãs gêmeas que foram separadas no nascimento. Porque é mais fácil de engolir assim, né?
Se você viu esses filmes, sabe que a parte que acontece a troca é sempre a mesma coisa. Um combinado entre eles. Mas no caso do livro, o contexto foi um pouco mau explorado pelo Mark Twain. Na minha opinião, o Mark Twain tem um jeito meio estranho de narrar e inventar as histórias.
A história se passa no século XVI, se não me engano. E esse período inicial da idade moderna não era muito glamuroso, né...
Tom vive na pobreza extrema. Além disso, tem um pai e uma avó muito abusivos, que bate nele por qualquer bobeira. Não só nele, mas nas irmãs e na mãe dele também. Tom também é forçado a mendigar à mando do pai. Tom mora num lugar que não tem nem colchão para ele dormir, nem cobertor... suas roupas são uns trapos... A única pessoa que tem pena dele é um padre que ajuda ele a ler, a aprender latim e algumas regras de "etiqueta". Tom tem uma vida tão sofrida que sonha em ser príncipe/rei, e vive no mundo da lua.
O personagem do príncipe Edward só é introduzido na história quando o Tom chega perto do palácio e avista Edward. Nesse momento, quando Edward repara em como Tom se parece com ele, ele convida Tom pra entrar no palácio. Depois de um blablabla, onde o Tom explica direitinho que tem uma vida sofrida e apanha do pai, depois que Edward oferece comida pro Tom, Edward tem a ideia de trocar de papéis com Tom. Porém essa parte no livro, eu achei mal escrita.
Digo... Eu até entendo que eles são crianças e crianças não tem muita responsabilidade, né... Mas achei o motivo pelo qual Edward tem essa ideia (e o jeito como ele não consegue voltar) muito mal desenvolvido. Por que raios ele aceitaria trocar de papel com um garoto que vive numa pobreza extrema e apanha do pai? Ele dá a ideia que quer trocar de papéis porque quer passear além do palácio. Mas, obviamente, ele andar por aí vestido de mendigo não vai ser um mar de rosas... Achei que ou faltou um pouco de perspicácia no Edward, mesmo tendo 9 anos, ou faltou mais desenvoltura na história nessa parte.
Quando a troca acontece, as partes do Tom foram mais interessantes que as do Edward. Apesar do ponto de vista do Edward ter mostrado a vida difícil do Tom, houve umas partes que a narrativa ficou arrastada. Achei que o livro poderia ou ter sido mais interessante ou menor. (E olha que ele nem é grosso).
O Mark Twain narrou a história com detalhes muito razoáveis. Se você é o tipo de pessoa que se distrai muito rápido se o livro não tiver muitas descrições de lugares, roupas, pessoas, ambiente, você pode se pegar se distraindo em algumas partes, tendo que voltar a frase ou o parágrafo. A narrativa é LEVEMENTE apressada também. Mas aí que é engraçado. Apesar dela ser assim, o livro ficou com a história meio arrastada mesmo assim.

Outra coisa que posso comentar sobre esse livro é que eu não concordo que ele seja um livro pra todas as idades! Primeiramente porque é um livro com muita informação de contexto histórico. E segundamente porque não é uma história tão light assim. Por exemplo, eu não acho que uma história que se passa no século XVI, onde os monarcas ordenavam e desmandavam sentenças de mortes por coisas bobas, enquanto uma outra criança sofre de violência doméstica, seja uma leitura adequada pra uma criança de 5 anos de idade... O livro acaba sendo muito rebuscado pra crianças até de 9 anos, com tantos elementos de uma Londres durante o século XVI, com uma monarquia como a do livro, onde um rei pergunta pra alguém se é ok enforcar o pai se a outra pessoa quiser. kkkk

O final do livro cancela um pouco essa onda de arrastamento da história e marasmo, e acaba dando um desfecho digno pros personagens. Poderia ter sido mais majestoso se o Mark Twain tivesse mais criatividade, mas até que foi um bom final, pelo menos.
Eu acho muito interessante ler a obra original de muitos filmes que adaptam a história.
Dei 3 estrelas porque a história foi legal mas a não ponto de "ooohh, nossa, que história incrível e emocionante".

JulianaESF 18/04/2020

Vale a leitura. Simples e rica.
Tom e Edward são dois meninos vivendo em realidades opostas, muitas vezes me irritei com suas atitudes e pensamentos, mas são só crianças presas em seus costumes.
A narrativa é voltada para o príncipe, justificada no final.
Normalmente não tenho personagens favoritos, só que um, fez toda a diferença quando entrou na história. Pra mim é um personagem muito importante e que poderia ser muito mais explorado, Miles, guarde esse nome, e depois veja se não tenho razão.
Leitura leve, história que corre, evoluí. Com costumes, fatos e curiosidades que valem a pena uma pausa na leitura e uma breve pesquisa para enriquecer sua imaginação.

Vale sim incluir na sua lista.

Poli 20/03/2020

Bem mais completo
Sempre assisti adaptações dessa obra, mas a obra em si é bem mais elaborada e talvez tenha sido infantil na época em q foi escrita, hj não sei kkkkkk tem cenas bem pesadas e fala bastante sobre leis e penas absurdas da época. Gostei bastante.

Carla 10/01/2020

Conta a história de dois meninos infelizes com suas vidas. Um acaso faz com que eles tenham as vidas que desejam, um, longe da fome e, o outro, livre. Porém, percebem que que as vidas que tinham eram melhores do que com as que sonhavam.

Bia 23/10/2019

O príncipe e o mendingo
O príncipe e o mendingo é um livro bem criativo, com uma história bem bolada. Apesar de ser um clássico e eu não ser muito chegada a eles, este me cativou e eu gostei muito. Só perde para Dom Quixote e Os miseráveis!

Lucas.Muniz 16/08/2019

Acho muito bom!
O livro traz uma visão crítica do autor sobre aquela época em que vivia, misturando uma leitura simples.
"Na antiga cidade de Londres, um certo dia, nascia duas crianças no mesmo dia, mas de classes sociais diferentes , um dos meninos era de uma família pobre.A outra era muito aguardada a sua chegada por todos , pois a família era muito rica...

O príncipe e o mendigo conta a história de Tom Canty e Eduard Tudor , o primeiro autor é o mendigo morador de um dos lugares mais pobres de Londres.O segundo é o príncipe de Gales, cresceu de muito cuidados e proteção que agora é de uma família rica.

Pedro Abdo 08/08/2019

O príncipe e o mendigo
frfd

Toni Siqueira 04/08/2019

O Príncipe e o Mendigo
Um dos primeiros livros que li!

z..... 12/03/2019

Adaptação infantojuvenil Rideel (2004)
Existem muitas histórias sobre inversão de papeis com experimentação diferenciada e reveladora da realidade (no cinema, TV, teatro, quadrinhos e literatura), o que só constata que essa obra, por mais clichê e previsível que pareça, tem proposta interessante, encaminhada na crítica social.

Foi o que o autor propôs de maneira romanceada, em olhar que se estende a toda forma de governo alienado e desmerecedor de seu povo.

Na Inglaterra, cenário da história, vivia-se a Era Vitoriana na época de publicação do livro no século 19 - glamorosa, mas também com verdades ocultas, como a exploração do trabalho infantil na Revolução Industrial que bombava. Mark Twain a conheceu em visita a Europa e provavelmente serviu-lhe de inspiração.
O romance retrocede ao século 16, mas o contexto de explorações do povo é o mesmo e o que é especialmente interessante é o fato das injustiças estarem "invisíveis" à governança, centralizadas num mundo muito específico e afastado delas.

A realidade nua e crua, que choca em suas revelações, é o aspecto que destaca-se, com o protagonismo maior do príncipe Eduardo.

Tudo previsível e afetado, mas de leitura empolgante, como serão as múltiplas possibilidades que ainda conheceremos nessa mesma proposta.
Leitura rápida e aprazível.

Bruno 02/02/2019

Um clássico que li quando era criança.
Um dos livros que li e que guardo com muito carinho da minha infância, apesar de a história ser um pouco previsível, lembro que gostei muito do livro, especialmente do final.

Fernanda Diogo 01/01/2019

Lento, leitura arrastada, cansativa, chata. Só no final que fica legal e gostoso de ler, mas a leitura quase toda foi empurrada kkk
Mas é um livro bom, uma história interessante.

Beatriz3345 07/10/2018

Mas eu passei cada nervoso com esse livro, quando achava que ia dar tudo certo acontecia alguma tragedia! Aqui viajamos para Inglaterra do século XVI, o nascimento de duas criancas idênticas porém com identidades distintas marca a trama dessa história (que pode ou não ser verdadeira). O podre Tom Canthy vive uma vida miserável e humilhante porém não vê nisso algo tão ruim, enquanto o príncipe Eduardo deseja trocar de lugar com o outro para ter um pouco de liberdade. Logo quando sai do castelo já sente a terrível rotina do pequeno Tom e segue assim por todo livro, transformando-o em uma narrativa aflitiva e dificil. É uma obra maravilhosa porém se vc sofre de ansiedade não deveria ler kkkkkk