O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder




Resenhas - O Dia do Curinga


475 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Jessi 07/02/2023

Quem não gosta de filosofia? De sentir a angústia existencial quando perguntado-nos quem nos somos?! De onde viemos?! Pra onde vamos?! O que o universo?! O que é tudo isso que nós rodeia?! Simplesmente de uma hora pra outra tomamos conta do ser que há em nós?! É onde estávamos esse tempo todo?! Bem pra tantas perguntas existem muitas filosofias que podem ou ajudam a ?responder? tais questões universais, quem é do campo da filosofia tem mais propriedade de fala do que eu ( que sou de História).
O dia do Curinga é um livro anterior ao ?mundo de Sofia?, uma vez que o autor é o mesmo de ambas as obras, nunca li o mundo de Sofia, mas já tive minhas tentativas é relativamente um pouco mais fácil ( o começo) do que este livro aí que possui ótima diagramação, folhas amareladas ( não sei se pelo tempo, peguei ele na biblioteca), letra grande e tals isso não significa que foi uma obra fácil de ser lida tem coisas que eu não entendi, algumas coisas sobre tempo, calendário, divisões dos anos, o dia do curinga seria mais ou menos os anos em que possui dois ou um anos amenos, fazendo com que exista no mês de fevereiro o dia 29, os nossos dois protagonistas, um jovem filósofo e seu pai altamente questionador estão em busca de Anita, mãe do nosso jovem filósofo. Anita precisa se encontrar para isso decidir abandonar o lar e viajar para Atenas ( por alguma razão ela acha que para se encontrar ela precisa abandonar à família, vai entender?). Enfim a obra é um poço difícil, mas nem um pouco chato ( mais ou menos em algumas partes é sim), acredito que é uma boa pedida pra quem gosta de filosofia como eu!!
comentários(0)comente



anzy 24/01/2023

Não se pode mesmo enganar o destino!
Ainda me lembro do dia em que a vida me deu este livro ? e eu não brinco quando digo que foi um presente da vida. Estava saindo do curso pré vestibular. Sempre haviam livros acadêmicos para doação. Mas naquele dia, no meio dos livros acadêmicos, havia O Dia do Curinga. E eu, entre tantas pessoas, encontrei aquele livro e resolvi levá-lo comigo. Aceitei o presente que a vida quis me dar. Na época, que não faz muito tempo, minha cabeça estava fora do lugar. Na verdade, ainda está, e acho que sempre estará. Questionamentos inquietantes estavam atormentando minha cabeça na época: "por que existo?", "por que a vida é tão miserável?", "a vida sempre será essa experiência dolorosa?", "adianta existir num mundo tão cruel?" Porém, sinceramente, acredito que não teria momento melhor para a vida me presentear com esta obra. Tudo se encaixa tão perfeitamente que chego a me assustar um pouquinho, genuinamente falando. É como se o a obra, de alguma forma, quisesse me dar as respostas. A vida é isso. Um mar de questionamentos. Embora dolorosa, é uma experiência única.

Porém, quem somos nós? De onde viemos?
DarkEden 24/01/2023minha estante
Agora eu tô com vontade de ler




Manu 18/01/2023

Quem é curinga neste mundo?
Livro carregado de ótimas reflexões e metáforas para a nossa vida e o papel que exercemos. Tenho a sensação que não entendi tudo que tem nessa história com apenas uma leitura, tamanha a profundidade da obra. Acredito que a cada leitura será possível perceber detalhes e perspectivas diferentes.

"A vida é uma loteria gigante, da qual só se veem os vencedores."

"Não conseguia entender como as pessoas conseguiam viver nesse mundo sem se perguntarem, ao menos de vez em quando, quem eram e de onde tinham vindo. Como seria possível fechar os olhos à vida neste planeta, ou então considerá-la 'evidente'."

"Pois quem tem o mundo inteiro na cabeça acaba se esquecendo de que possui uma boca."
comentários(0)comente



alice 18/01/2023

mais um pros favs di alice
Jostein Gaarder tem essa característica de criar um milhão de questionamentos em nós pra no final surpreender com uma reflexão que chega a doer de tão bonita e real.

?Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo.?
comentários(0)comente



Fernanda.Despirto 17/01/2023

A história é apaixonante e o desenrolar também é muito bom.
Os capítulos curtos e a leitura fácil ajudam bastante a entender todas as informações.
Porém, O mundo de Sofia ainda está no Top 1 ???
comentários(0)comente



Danniki 17/01/2023

Questionamentos, escolhas e viver
“O mundo de Sofia” foi o meu primeiro contato com o autor, e foi uma leitura complexa! Um aulão de filosofia! Como meus amigos falaram muito bem do “O dia do curinga”, então decidi ler.

A capa - edição antiga - do livro me fez lembrar de “Eu sou mensageiro”, de Markus Zusak, que é um livro excepcional! Depois, durante a leitura, pensei em "Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol, mas no final era apenas uma história de Jostein Gaarder!

A obra é uma aula informal de uma maneira única! Ela traz a aventura de um garoto que parte com seu pai para conhecer vários lugares antes de encontrar a mãe que o abandonou quando ele tinha apenas quatro anos. O pai é alcoólatra, porém adora filosofia e faz discursos profundos e bonitos para o seu garoto durante as viagens de carro, às vezes não era só o carro, mas em um cruzeiro e uma balsa.

O autor traçou um destino muito bem elaborado! O livro me fez rir, ficar emocionade e quase me convenceu a derrubar uma lágrima! São tantas coisas que eu gostaria de analisar, mas não quero dar spoiler para quem não leu e privar os leitores a terem suas experiências com a leitura filosófica!

Jostein não só conseguiu criar uma história bem elaborada, ele organizou muito bem os capítulos. Os capítulos são de acordo com a numeração de cada naipe: ás a rei, sendo dividido por 4 naipes: Copas, Espadas, Ouros e Paus, e incluído uma parte do curinga sem capítulo. Achei genial essa estratégia do escritor!

Então, a história tem a ver com escolhas, há tantas escolhas que determinam a nossa vida. Portanto é uma leitura obrigatória para os amantes do destino, da filosofia e da genialidade!

site: https://www.instagram.com/autore.danniki/
comentários(0)comente



Natan.Resenhas 16/01/2023

Hans-Thomas é um garoto de 12 anos, que junto de seu pai, embarca em uma aventura em busca de sua mãe. No caminho, um desvio inusitado faz o garoto questionar sobre a existência humana em uma viagem filosófica.
comentários(0)comente



mk3 10/01/2023

Melhor livro já escrito
Já li esse livro 7 vezes e pretendo ler mais 70! Toda vez que leio me surpreendo com a vida de novo, é perfeito pra todos que perderam seu caminho (ou que nunca encontraram ele).
comentários(0)comente



caiocorrea_art 05/01/2023

Que viagem linda
?O Dia do Curinga? conta a história de Hans-Thomas, um menino de 12 anos que faz uma viagem pela Europa com seu pai, em busca da sua mãe que desaparecera 8 anos antes.
Durante toda a viagem Hans e seu pai tem diversas conversas muito profundas, divertidas e até, pode-se dizer, filosóficas. Além desses papos, que por si só já valem o livro, no meio do caminho Hans-Thomas se vê envolvido em uma história mágica, cheia de mistérios, descobertas, ensinamentos e coincidências muito estranhas.
O desenrolar da história eu deixo para que os leitores descubram sozinhos.

Há muito tempo não lia um livro que me dava tanta vontade e até uma certa ansiedade de ler o próximo capítulo, entender os próximos passos da história. E também me transportar para um mundo de magia onde eu realmente entrava em um universo paralelo cheio de cores, sentidos e sabores.

Livre-se
comentários(0)comente



Tião S3 30/12/2022

"Filosofia do jeito mais gostoso possível"
Uma ótima introdução para a literatura filosófica, assim como "O mundo de Sófia", livro do mesmo autor, tratam o tema filosófico com leveza e calma, não deixam a leitura e a narrativa pesada, nem tensa, se o leitor se propor a ler e analisar a obra com calma e atenção ele encontrará uma leitura muito educativa e interessante.
comentários(0)comente



Leonardo 29/12/2022

Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele...
Uma história que mistura filosofia, mitologia e naipes de baralho.Em o dia do Curinga, o protagonista Hans-Thomas embarca em uma viagem da Noruega até a Grécia junto de seu pai em busca de sua mãe que os deixou 8 anos atrás. No meio da viagem eles se desviam do percurso, indicado por um funcionário estranho de um posto de gasolina que parecia abandonado e que também lhe dá uma lupa de presente.Passando por uma cidade chamada Dorf, onde ele entra em uma padaria e ganha vários pães doces do padeiro.Ao morder um dos pãezinhos ele descobre haver um livro minúsculo que não é possível ler sem uma lupa para ampliar as letras (guardem essa informação) e a partir daí ele começa a ler o livro e o leitor acompanha duas histórias, a do Hans-Thomas e seu pai e a que ele está lendo no pequeno livro.
No decorrer do livro as duas histórias começam a se conectar e o leitor é mergulhado num universo mágico, cheio de misticismo, enigmas e peças que vão se encaixando conforme a história vai decorrendo.Hans-Thomas acaba por descobrir que aquele encontro no início da sua viagem, não foi mero acaso do destino.
Eu já tinha lido O mundo de Sofia do Joostein Gaarder e fiquei muito afim de ler o dia do Curinga pois adoro filosofia e mitologia, e nesse livro ele faz também muitos questionamentos filosóficos, o qual é uma marca registrada dele, sempre descrevendo personagens que se questionam de onde veio tudo que nós conhecemos como mundo, ou quem somos, ou pra onde vamos.E essa história é muito boa porque ele não deixa arcos abertos no final, tudo se encaixa e tem o fim que precisa ter.Gostei muito do livro, a escrita do Joostein é muito boa, a leitura flui bem, no início achei que a história do livrinho ia ser acha, mas acaba por se tornar chave principal para o desfecho do livro com uma atmosfera enigmática que faz com quem o leitor queira cada vez mais continuar lendo para ver onde vai parar.
?????
comentários(0)comente



Maria18724 29/12/2022

Meu livro preferido
A primeira vez que eu li esse livro eu tinha 14 anos. Na época, tive algumas dificuldades na leitura, principalmente por conta da narrativa que me deixava um pouco sonolenta. Li o livro bem de vagar mas mesmo assim se tornou o meu livro preferido.

Esse ano, quando resolvi fazer essa releitura, tive uma surpresa muito feliz. Ler esse livro novamente, com um olhar mais maduro talvez, foi incrível. Amei cada segundo da leitura que foi EXTREMAMENTE prazerosa. A narrativa é uma delícia, a história é incrível e te faz enxergar a vida e p mundo de uma nova maneira.

Tanto aos 14, quanto aos 22 anos esse livro me trouxe um conforto enorme. Ele aborda assuntos e pensamentos que me interessam demais, com os quais me identifico muito.

Sinto como se esse livro falasse diretamente comigo. Indico pra todos!
comentários(0)comente



alencarla_ 25/12/2022

Reflexivo e leve!
Esse livro tem uma narrativa tão gostosa, apesar de profunda, é leve, nos faz pensar sem pesar. E é tão bom que até mesmo a sinopse parece pouco, da vontade de convencer todos a lerem! Apesar de que, talvez, só mesmo um curinga entenderia realmente seu valor e sentido. ???
comentários(0)comente



Livia.Bianchi 19/12/2022

para entender o destino, é preciso sobreviver a ele
O dia do curinga me sequestrou da minha realidade. Me vi imersa em uma história que me fez questionar do início ao fim tudo o que eu me conformo.
A monotonia do cotidiano muitas vezes nos cega para os detalhes que nos mostram que a vida vale a pena ser vivida. Um planeta completamente rico, uma possibilidade de nos aventurarmos da melhor forma que pudermos. E um desperdício que acabamos tendo por não valorizarmos essa dádiva que é viver, nomeado estrategicamente de presente.
Quando teremos a chance de viver o melhor de nossas vidas se não agora? Essa é nossa única certeza.
Tudo a nossa volta nos impacta, nós escolhemos como reagir ao que vivenciamos.
Como disse Sartre: ?O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós?
Sejamos curingas, sejamos conscientes de nossas vidas. Que nos alegremos por todos os detalhes, por todas as oportunidades, por estarmos vivos.
comentários(0)comente



cecilia.araujo 12/12/2022

O segundo livro que li desse autor. Simplesmente incrível e me prendeu de início ao fim. Amo esse autor.
comentários(0)comente



475 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR