Magneto: Testamento

Magneto: Testamento Matt Hollingsworth

Resenhas - Magneto

Randerson 18/05/2024

Um soco no estômago
Ver o Magnus ora como vilão, ora como super herói mutante no conjunto da obra X-Men é meio confuso, às vezes, e bem complexo até, se você não entendê-lo por completo. Essa leitura é essencial para isso. É tão triste que chega a ser massivo continuar a leitura em alguns momentos, após sua cabeça prejetar tantas cenas horrorosas de dor e sofrimento humano. Um soco no estômago. Sabe qual o pior de tudo? É saber que, mesmo sendo uma obra de ficção, narra alguns fatos históricos que realmente ocorreram. Realizar essa leitura após assistir X-Men 97 então só nos faz concluir uma coisa: Magnus sempre esteve certo, dentro do seu mundo e do contexto no qual estava inserido. No caso dele, realmente a tolerância, infelizmente, leva a extinção.

mrthiagohenrique 10/05/2024

Indico Fortemente !
Sou suspeito pois Magneto é um dos meus personagens favoritos.

Agora falando sobre a historia e tais, são esplêndidas, conforme vai acontecendo o desenrolar da historia, aqui você o motivo do Magneto ser o Magneto. Rs

Leia.

gabro 29/10/2023

Bala👌
"Conte a todos que vão ouvir. Conte àqueles que não vão. Por favor. Nunca deixe isso acontecer de novo"

É até difícil saber o que escrever sobre. Tá facilmente na lista dos meus quadrinhos favoritos, mas também não é nem um pouco um que eu tô super animado pra pegar dnv. A leitura é bem incômoda (como deve ser) e é impossível que você não fique impactado com nada acontecendo. Eu amo dms o Magneto, ele é com ctz um dos melhores personagens dos quadrinhos, e isso é um leitura essencial pra entender quem ele realmente é.

Amo o cuidado que tiveram com os diálogos, a ambientação, os detalhes históricos e até as capas (como o fato de todas as capas o magneto ter algum detalhe vermelho, mas na quarta isso não acontecer pq é quando ele chega em Auschwitz e vira só mais um número). O mais importante é com certeza o interesse não só em ser informativo, mas em contar partes da história que são um pouco menos conhecidas. Pelo menos, se fosse pra eu depender das apostilas e do meu professor de história do fundamental/médio, eu nunca ia saber nada sobre Sonderkommando, revolta nos crematórios ou qualquer coisa assim. Vou com certeza estudar mais depois.

Esse é um assunto que em qualquer momento seria absurdamente importante, só que agora, com o que tá rolando na Palestina e com o fato de a gente ter cada vez menos sobreviventes do Holocausto, o que também dá mais espaço para negacionistas do acontecimento, registros e discussões como essa vão se tornando cada vez mais relevantes.

Meio como nota de rodapé, é triste como no fim vc tem a breve história da Dina Babbitt e deixa a questão de por quanto tempo ela vai ter que sofrer e não vão dar pra ela as pinturas que ela fez e tem o direito de ter, só que isso foi feito há bastante tempo, então hoje a gente já tem a resposta. Apesar de toda a comoção da família e de artistas, ela morreu sem receber as artes de volta. Isso é um museu literalmente pegando a história de alguém e falando "não, isso não pertence a você mais". Pô, isso é horroroso e a gente tem infinitos exemplos disso hoje em dia, namoral que raiva.

Leitura extremamente importante

Max 11/06/2023

Qualquer história sobre o holocausto é triste e esta não é diferente. Só achei que ia ter um desenvolvimento do personagem como mutante. De resto a historia é perfeita.

THEBLACKCAT 16/05/2023

Eu gosto tanto do Magneto, conhecer um pouco mais a sua origem é muito bom para a compreensão do personagem e da sua história.

boonaxaa 02/03/2023

Impecável
Não esperava que fosse tão bom. A história conta a infância do Max (Futuro Magneto) e em como foi difícil sobreviver e escapar vivendo em plena 2° guerra mundial. Recomendo muito para quem curte o personagem e o assunto também, é interessante pois no quadrinho tem vários fatos reais e situações que não se distância nem um pouco do que de fato aconteceu sob o domínio dos nazistas. Até agora foi uma das melhores leituras do ano!!

Bônus: ao fim da hq tem uma homenagem (documentário ilustrativo) sobre a história real de Dina Babbitt. Achei muito relevante colocarem na hq!! Simplesmente incrível descobrir mais sobre a história de uma mulher desenhista que sobreviveu ao holocausto.

Julhaodobem 08/08/2022

Antes do Magneto
Historias do holocausto estão grudadas como uma força desconhecida na historia da humanidade, um momento de catástrofe onde pessoas mataram sua propria espécie por conta de ideias autoritarias feita pelo proprio homem. Este momento nunca devemos esquecer ou apagar pois esta ideia nazista sempre tenta voltar para nossas vidas, de formas nunca percebidas, seja por discuros usados pela força e vozes que nascem das sombras da politica prometendo um novo mundo se baseando ao antigo, uma sensação de paz com costumes velhos que escondem milhões de mortes inocentes.

Com isso, produções artisticas são criadas até hoje com o intuito de lutar contra o retorno da segunda guerra e outros massacres étnicos que aconteceram no passado, um belo exemplo disso são os próprios X-Men, criados no tempo das lutas dos direitos civis negros dos anos de 1970, um auge de protestos nos EUA contra o Aparthaid. Os personagens Magneto e Professor X foram baseados em Martin luther king e Malcom X, isto é um fato que por mais que Nerds Haters atualmente negam, é uma realidade que existe e sempre existirá pois os X-Men nasceram de uma idade de representatividade e luta pela humanidae, luta pelo amor e pelo respeito mutuo.

O foco aqui é Magneto, além de ter Malcom X como referencia para a sua criação, Stan Lee após alguns anos da sua criação colocou um passado obscuro para o personagem, ele viveu e sobreviveu ao holocausto judeu, uma criança judia que perdeu tudo que tinha e cresceu com a morte beirando sua existência, moldando seu intelecto até descobrir que era um mutante e assim se tornar um anti-heroi que luta para a sobrevivência de seus irmãos mutantes, esta é uma historia rica para um dos maiores personagesn da Marvel, onde ser apenas um vilão não serve para ele, Magneto é mais do que um homem que conrola o metal, ele é um icone de um grupo de pessoas que luta para sobreviver, mas sem seguir os metoods falhos da democracia que existem até hoje.

Assim, estes pensamentos afloraram um minha mente depois de ler esta HQ escrita por Carmine Di Giandomenico em uma tarde na biblioteca da minha faculdade. Na trama acomphamos um jovem Max, que cresce em uma Alemanha Nazista, inicialmente em 1934, o apogeu de Hitler na politica alemã. Este jovem garoto vive como qualquer adolescente, indo a escola, tendo amigos e se apaixonando por uma bela garota, mas em torno disso o nazismo crece pelas ruas que anda, as pessoaas começam a ficar com raiva por ele ser judeu, as ofensar aumentam, as brigas, momentos de horror começam a aparecer e assim Max e sua família tentam sobreviver em uma época que sua propria população estava sendo caçada e massacrada por apenas existirem.

A arte feita pelo autor e a produção intensa dos momentos mostrados não resulta apenas em uma origem de um mutante poderoso, mas nos mostra a forma mais pura de como foi o holocausto, sem ser romântico ou fantasioso, nas paginas desta HQ estão ali, a dor, o sofriemnto e uma tristeza que cada judeu morto passou antes de ver todos os seus sonhos serem despedaçados por um soldado nazista.

Esta HQ consegue causar uma tristeza e momentos emocionantes com apenas dois quadros, feitos com tamanha simetria que um filme se grava em sua mente, esta foi a minha sensação ao ler esta HQ. A emoção vai aumentando a cada momento, devagar e no momento certo que no fim você se encherga na pele do jovem Magneto e entende seus motivos violentos de proteger os mutantes depois que vira um vilão, pois ele ja viu o que um governo e uma deia de segregação podem fazer. X- men: magneto testamento é um historia artistica e profunda, feita para ser lida não apenas pelos amantes da Marvel ou dos mutantes, mas por todos aqueles que não querem esquecer o terror que a nossa espécie causou para a humanidade, ideias que nunca devem ser esquecidas pois sabemos que o fascismo pode voltar, e nada mais informativo que passar essa história por meio da arte feita em HQ, uma forma poderosa de contar histórias sociais e politicas pelo mundo.

Bia 26/05/2022

Gostei bastante do livro é uma ótima história de como foi a vida do Magneto antes de tudo mas também é muito triste e muitoo pesado

nalu 19/05/2022

muito triste
eu amo essa hq porque o erik é um dos meus personagens favoritos e dói tanto ver o jeito que ele sofreu e as coisas que ele passou durante a alemanha nazista :( só queria dar um abraço nele e protegê-lo de todo o mal do mundo

Vic 28/08/2021

Me marcou demais! Li de madrugada me cortou o coração do começo ao fim. Achei muito interessante o desenvolvimento conforme os anos iam passando e a situação ia piorando cada vez mais, e como Max (Erik/Magneto) ja demonstrava querer revidar todo aquele ataque.

eaiale 25/02/2021

uma aula de história
aí não vemos o vilão magneto e sim uma aula de história do REALMENTE aconteceu com os judeus. é pesado, bem pesado.

Tarso 13/02/2021

Realista
Historia de origem baseada nos horrores da segunda guerra. Muito envolvente e emocionante.

gabriellamoreira 10/04/2020

foi minha entrada no mundo dos quadrinhos e já adorei o contexto histórico

Geórgea 13/12/2019

Magneto - Testamento
Max Eisenhardt era apenas uma criança quando deu-se início à Segunda Guerra mundial. O jovem judeu vivia com os pais e levava uma vida normal antes de todo esse terror começar. Bom filho, muito inteligente e com um futuro promissor, ele acaba despertando o ódio e a inveja dos outros garotos e precisa ser cauteloso, principalmente em um momento tão difícil. Mesmo sendo pequeno e fraco, ele possui uma grande determinação. Além de um grande afeto por uma cigana chamada Magda.

Não demora para que Max e sua família comecem a sofrer preconceito daqueles que vivem no mesmo local que eles e que se consideram superiores. Com a passagem dos anos esse preconceito apenas aumenta e a família começa a passar por diversas dificuldades. O discurso de ódio passa a fazer parte das suas vidas e eles sofrem na pele todo esse tormento. O medo toma conta das famílias e diversas injustiças são cometidas.

Sua família permanece unida, mesmo passando por diversos problemas. Vivenciamos com Max todo o mal que se acomete sobre eles e todo o drama sofrido. Acompanhamos sua história desde o começo até o momento que ele próprio acaba parando em um desses acampamentos e descobrimos o que o destino reserva para ele. Será que ainda existem pessoas boas em meio a todo esse sofrimento? O que acontecerá com sua família? Ele reencontrará pessoas que poderão ajudá-lo?

Minha Opinião

Mesmo sabendo que tudo isso aconteceu há pouco tempo é sempre um ato extremamente difícil para mim e, acredito que para tantas outras pessoas, ler sobre as barbáries cometidas na segunda guerra. Essa história não deixa a desejar em nenhum momento, acredito que até foi muito leve em algumas partes. Começamos a trama vivenciando com Max, que já enfrenta desde muito novo um preconceito descabido dos colegas e até professores, sendo chamado de “verme judeu”. Ver essa figura do Magneto jovem, a bondade que havia nele e que foi morrendo aos poucos, nos leva a entender tudo que ele já passou e em como isso afetou e moldou o que ele se tornou posteriormente.

Ter fatos históricos trazidos e acompanharmos o que aconteceu conforme ele crescia, ajudou além de tudo a compreender um pouco da história desse momento tão difícil e constrangedor para a humanidade. Assistir tudo isso e não sentir o estômago embrulhar é algo impossível. Essa história nos leva a um misto de sentimentos. Desde vergonha até uma raiva por vermos na nossa frente e de maneira clara, tudo o que os nosso semelhantes foram capazes de fazer. Ficamos extremamente chocados com a propagação de ódio gratuito e totalmente descabido e que, incrivelmente, ainda não deixou de aparecer. Nos consideramos tão lúcidos e inteligentes, mas vemos, e para meu grande espanto, cada vez mais esse tipo de discursos. Ainda não evoluímos.

As humilhações sofridas, a crueldade empregada e o ódio puro adotado ainda marcam e mancham a nossa história. E creio que esse tipo de narrativa deve continuar a ser trabalhada, para que isso nunca caia no esquecimento. Mas sabemos que não é fácil fazermos ficção em cima de algo tão delicado. Essa história é pesada e ao terminá-la fiquei extremamente tocada e pensativa. Tantas humilhações sofridas por Max e os outros me fizeram com que eu visse Magneto com outros olhos. Uma frase que ele ouve de um dos poucos amigos que restam é uma das que mais me chocaram “apenas continue vivo”. O desespero e descrença eram tantos que essa acaba sendo a única motivação daqueles que estão sendo perseguidos.

As cores, de Matt Hollingsworth, são o elemento chave para a história. Juntamente com as ilustrações, elas passam todo esse clima pesado, melancólico e cheio de tristeza. Podemos sentir o desespero e a dor daqueles que sofreram na mão desses tiranos. O roteiro de Greg Pak está incrível. Toda a construção psicológica, juntamente com o horror sofrido pelos personagens, não deixa em nada a desejar. Ele não foca tanto em como surgiram os poderes de Max Eisenhard, mas em mostrar que Magneto também possuía uma parte humana, mas que infelizmente foi destruída devido a tanto horror sofrido.

A cronologia da trama parte do momento inicial em que Adolf Hitler, assume o título de Führer do estado alemão, e a liderança absolutista do país. Durante a leitura temos alguns textos explicativos contendo os fatos cronológicos da época. Toda a construção da história está excelente e serviu para conhecermos um outro lado de Max que virá a ser conhecido como Erik Lehnsherr (ou Magneto, se você preferir.). Essa HQ é indispensável para todos os fãs.

site: https://resenhandosonhos.com/magneto-testamento-greg-pak/