1793

1793 Niklas Natt och Dag

Resenhas -

Mandy 12/03/2024

Detalhes, muitos detalhes
Demorei um pouco a ler este livro porque contêm muitos detalhes. Cada cena é bem detalhada, cada personagem e ação também. Uma leitura que, pra mim, é bem vagarosa, mas a história é bem construída e rica ao mesmo tempo. Não é um plot twist daqueles, mas tem personagens bem construídos e te prende do meio pro final, é um bom livro.

Bianca.- 12/03/2024

1793
É um livro intenso, pois as emoções, a ambientação, a época, o descaso, e a humanidade mostrando sua verdadeira face mostra como o ser humano é repugnante e egoísta.

A obra me passou diversos sentimentos, sendo o mais recorrente a supresa, a raiva e a repulsa. Mas também me ensinou lições que não esquecerei tão facilmente.
Eu recomendo o livro para aqueles que tem estômago firme e não sintam o peso de uma realidade incomum para alguns e tão recorrentes para outros.

lou 26/02/2024

Extraordinário
Não vou me prolongar nessa resenha como costumo fazer em outras porque agora nem palavras eu tenho. Comecei completamente despretensiosa, confundindo os personagens e não fazendo questão de diferenciá-los... mas cara que livro BOM, sério.
A cada parte eu me adaptava à história e me identificava com os personagens, cada um com suas diferenças distoantes dos outros, mas todos cheios de complexidades, segredos, incompreensões e dramas, e, ao mesmo tempo, uma sensibilidade que só eles tinham pra enfrentar as maiores atrocidades que viam, e como viam.
Mais ou menos da metade pro final, cada capítulo tinha um plot twist diferente, cada um mais chocante que o outro, que eu ficava de queixo caído toda vez e amava que todos faziam sentido, não pareciam ter sido jogados no livro do nada só pra dar graça, eram coisas realmente trabalhadas e totalmente coerentes, e amei isso.
Amei o livro, as amizades construídas, as histórias de amor e a escolha do autor em não fazer o livro só sobre os romances, que eu gosto, mas às vezes é um saco ver autores desperdiçando as chances que têm de escreverem um livro incrível só porque prometeram romance, o que claramente não aconteceu aqui e por isso ele é tão bom, o autor soube aproveitar o que tinha nas mãos e nos presenteou com essa ARTE.
Ketlin 26/02/2024minha estante
Esse livro me surpreendeu demais quando li!! Quero muito ler o próximo, 1794, mas acho que ainda não tem edição em PT-BR ???

lou 26/02/2024minha estante
mentira, Ketlin! nem sabia que tinha a sequência! mas acho que não vai demorar pra chegar aqui... ja to ansiosa

Ketlin 26/02/2024minha estante
Tem simmmm! Espero que lancem logo por aqui

Milton Junior 07/05/2024minha estante
Comecei no domingo 1793 e estou achando incrível.
Inclusive o tempo da ação na qual encontrei alguns comentários dizendo que é muito arrastado.
Estou achando perfeito, moderado, e fluindo da forma como tem que ser.

Em Portugal já foi lançado os dois últimos volumes que compõe a trilogia com 1794 e 1795.

Lucas 17/02/2024

?1793?, de Niklas Natt och Dag, é um livro que nos transporta para a Estocolmo do final do século XVIII, um período de grande tensão social e política, com notícias da Revolução Francesa chegando e a sociedade sueca assombrada pela possibilidade de uma revolta semelhante.

O estilo de escrita de Natt och Dag é único. Ele brinca com a cronologia, dividindo a história em quatro partes que correspondem às estações do ano, mas que não seguem a ordem do calendário. Isso cria uma sensação de desorientação que se encaixa perfeitamente no clima sombrio do livro.

Quanto à trama, ela gira em torno da investigação de um cadáver brutalmente mutilado. Os personagens principais, o sentinela Mickel Cardell e o advogado Cecil Winge, são figuras complexas que lutam para desvendar a verdade

por trás desse crime horrível. Eles não são heróis no sentido tradicional, mas sim pessoas comuns que são forçadas a enfrentar circunstâncias extraordinárias. A trama é intricada e cheia de reviravoltas. A investigação leva os personagens a todos os cantos da sociedade sueca, revelando uma cidade cheia de segredos e corrupção.

?1793? é um livro que não deixa o leitor indiferente. Ele é perturbador, instigante e, em muitos aspectos, inovador. No entanto, ele também é um livro que exige paciência. O autor dedica muito tempo à construção do mundo e à caracterização dos personagens, o que pode não agradar a todos os leitores. O estilo de escrita de Natt é descritivo e atmosférico. Ele tem uma habilidade incrível para evocar a Estocolmo do século XVIII, tornando a cidade quase um personagem por si só.

Em suma, ?1793? é um livro fascinante que oferece uma visão única da sociedade sueca do final do século XVIII. É uma leitura que vale a pena para quem gosta de thrillers históricos e não se importa com um ritmo mais lento e uma abordagem mais detalhada da construção do mundo.

Livinha 26/01/2024

Ainda tô em choque
Acredito que, pelo título, você também achou que este livro dissertaria sobre a Revolução Francesa, né? (sim, eu sei que seu início fora em 1789, mas em 1793 houve um período, durante a Revolução, chamado de ?Terror Jacobino?, dando início a queda dos girandinos). Mas não. Aqui temos um thriller histórico que se passa em Estocolmo, em que um homem encontra um cadáver em um rio. Contudo, este corpo não tem mais membros (pernas e braços), seus olhos foram arrancados - bem como seus dentes - e sua língua fora cortada. Assim, este homem entra em contato com um senhor advogado para ambos entrarem em uma missão de descobrir quem é aquele corpo e quais os motivos para ele ter sido torturado de forma tão cruel. Vale ressaltar que, neste momento, o povo de Estocolmo estava farto dos privilégios da aristocracia (principalmente após o assassinato do rei Gustav III). Então, em meio a várias revoluções, a sede por justiça os colocam em uma posição quase investigativa sobre este corpo. É um livro fantástico, mas MUITO visceral. O autor não teve receio em chocar seus leitores, então se preparem psicologicamente para muitas cenas fortes e detalhistas sobre morte por guilhotina, pessoas morrendo em incêndios, estupro e violência em geral. O autor também intercala esse cenários com mais outros dois (o livro é dividido em três partes) que, sinceramente, abrilhantou o livro. É forte, nu, cru, mas é incrivelmente bem escrito. Favoritado.

Cami 14/01/2024

Demorou um pouco
Achei q a história demorou um pouco pra engrenar mas, no geral, tudo que aconteceu teve motivos pra estar ali. Gostei muito desse livro apesar da marcha mais lenta.
Perfeito

Pucca.Farion 10/11/2023

Thriller histórico para te dar pesadelos
Você já parou para pensar como era Estocolmo no século XVIII? De acordo com o autor, assustadora.

O ano é 1793, local: Estocolmo. O livro começa com o sentinela Mickel Cardell achando um corpo no rio, um corpo sem pernas, sem braços, sem olhos, sem dentes e com os ouvidos perfurados.
O chefe de polícia, temendo a política da época ( altamente corrupta), chama seu amigo, o advogado Cecil Winge, que está com os dias contados em razão da sua saúde.

A primeira parte do livro se concentra em descobrir quem descartou o corpo no rio, e tem algumas das cenas mais perturbadoras que eu já li. O autor relata como era a vida daquelas pessoas, e isso acaba sendo mais assustador que o assassinato em si.

Em seguida, temos retroagimos um pouco no tempo, e temos a história de um jovem, filho de fazendeiro. A tensão nessa parte e o medo do que vai acontecer é palpável.

Em seguida temos a história de uma jovem órfã, e se você achou que não poderia ficar pior, espere até ler sobre a perspectiva feminina naquela época.

Ao final, voltamos à investigação, com Cardell e Cecill procurando o assassino.

Se você gosta de thrillers, tem estomago forte (pois o livro está cheio de todos os tipos de violência) e quer saber mais sobre esse período da história, 1793 é o seu livro.

"Thriller histórico que venceu o prêmio de Livro do Ano da Suécia é fenômeno internacional, comparado a Stieg Larsson e Umberto Eco

Em seu romance de estreia, o sueco Niklas Natt och Dag cria um retrato vívido da sombria Estocolmo do final do século XVIII. Estamos no outono de 1793. Logo pela manhã, ainda de ressaca, o sentinela Mickel Cardell é alertado sobre um corpo que foi encontrado flutuando nas águas fétidas do lago da Ucharia. Os esforços para identificar o cadáver totalmente mutilado são confiados ao incorruptível advogado Cecil Winge, que pede a ajuda de Cardell para resolver o caso. O tempo, no entanto, é curto: a saúde de Winge é frágil, a situação política do país, instável e, pelas esquinas, proliferam paranoia, violência e conspirações.

Winge e Cardell mergulham nas sarjetas de um mundo brutal de ladrões, mercenários e aristocratas corrompidos. De um filho de fazendeiro percorrendo um caminho traiçoeiro ao procurar fortuna na capital a uma jovem órfã enviada para uma casa de correção por um pároco impiedoso, a complexa investigação passará pelas muitas camadas de uma sociedade corrupta. Ricos e pobres, bons e maus, vivos e mortos: o cadáver retirado do lago pode comprometer e fundir todos esses mundos.

Ousado e brilhante, 1793 é um noir histórico eletrizante que, a cada página, torna-se ainda mais perturbador."

Chele 26/09/2023

Vítimas da própria existência
SENSACIONAL.
Aqui a decomposição vai além dos corpos vitimados pela febre, pela miséria ou pela guerra. 1793 me surpreendeu com a construção de personagens de modo a causar repulsa, pena ou empatia e dos contrates entre eles e uma narrativa que casa todos os pontos de vista. Me senti nervosa, acuada, ansiosa, esperançosa e tantas outras emoções que, quem me observou enquanto eu lia deve ter muito conteúdo para memes...
Prometeu muito logo nas primeiras páginas e não me decepcionou...pena que não vejo divulgação desse livro excelente para fãs do gênero.

JAnior 19/09/2023

Foi interessante a proposta, mas bem arrastado
Nossa , eu adiei bastante essa leitura. Esse livro passou mais de 2 anos na minha estante e eu sempre esperando sentir vontade de ler. Mas minha intuição estava correta: o livro não é totalmente ruim, tem uma trama boa, escrita ok, mas tem partes que chega a dar sono. Muuuuito parado diversas vezes. Gostei de como o período histórico foi retratado .

Gabi 29/08/2023

Séc 18, Estocolmo suja, triste, perversa, como toda Europa
Sinceramente, eu esperava mais da leitura. Achei o livro bem confuso, leitura arrastada, quase desisti. O começo é bem lento, mas vc fica curioso. Do meio pro fim dá uma acelerada e vc começa a gostar. Mas no final das contas, eu não gostei como as coisas de desenrolaram.
A edição em si da Intrínseca foi muito bem feita. Capa linda, com bold em algumas áreas. Realmente, lombada toda preta se destaca tbm, além da chamada do livro. Mas achei tudo muito arrastado.
E a estória tbm é bem feia, suja, perversa. Pense em uma Suécia como a Europa do século 18, fétida, difícil, cheia de doenças e depravados?! Era um mundo menos evoluído, mais ignorante, mais complicado, ainda mais desumano. As pessoas se viravam da forma que podiam. Neste quesito, ponto para o autor que soube imprimir bem essa áurea pessimista e realista da época. Sem mais, se vc gosta de livros ficcionais com um pano de fundo histórico, encare a leitura. Mas não com um prato de comida ao lado pois têm falas e situações nojentas.

Marjory.Vargas 27/08/2023

Achei o livro um pouco viagem demais, principalmente na questão do que fizeram com aquele personagem. Considerando a época, impossível ele ter sobrevivido ao procedimento e menos ainda levar a vida daquele jeito.

João 27/08/2023

epiphany & my tears ricochet by taylor swift.

pessoas criminosas e dilaceradas com razões muito humanas pra serem como são.